A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

domingo, 5 de setembro de 2010

Quem Ama Trai


Mais uma polêmica amorosa. No título do post nem coloquei interrogação, pois, na minha humilde opinião, quem ama trai. E se quem ama trai, imaginem quem não ama...  A maioria é infiel(e põe maioria nisso!).  Descobri um artigo interessantíssimo sobre isso no site "ajudaemocional.tripodi". Infelizmente, é proibida a reprodução do texto. Se a maioria das pessoas é infiel, se, praticamente, ninguém é confiável, não seria mais viável um relacionamento aberto?  Por que os desejos de posse?  Por que tal pessoa não quer dividar a pessoa amada com outros(a), mas pode dar suas 'escapadas'?  Para muitos o que é proibido é mais gostoso, dá mais tesão. Quando eu era adolescente, um colega me disse: 'adoro chifrar os outros'.  Paradoxalmente(ou hipocritamente?), os(a) galinhas ficam muito magoados(a) ao serem traídos. Toda regra tem exceção, não?  Mas, no tocante a relacionamentos amorosos, onde estão, quem é exceção? É mais fácil, nos dias de hoje, encontrarmos uma agulha no palheiro do que uma pessoa fiel.  E ainda nos apaixonamos... Maldito Cupido! Malditas Bruxas! Malditos Dons Juans!
Impressionante a mentalidade de certas pessoas, que em pleno século XXI, ainda vem com aquele papo que a mulher quando trai tem um motivo, digamos justo, que a culpa é do marido(ou do namorado). Uma conhecida minha, quarentona, inteligente, moderna, pensa dessa forma... A má fama dos homens existe desde que o mundo é mundo, mas, hoje, as mulheres têm o mesmo direito, apesar de ainda haver machismo e a pouca tolerância da sociedade com a infidelidade feminina.
E o mundinho de mentira, de mentirinha chamado virtual, está aí, veio para ficar, ajudando mais ainda na proliferação da infidelidade. A mulher feia se 'torna' bonita e sedutora; a mulher bonita é mais sedutora ainda.
Creio que seria melhor, mais saudável, se todos fossem como uma mulher que chegou a ficar no meu rol de amigos orkutianos. Pedi sua adição, porque eu tinha o costume de fazer isso com quem tinha o nick referente a Edgar Allan Poe. Tal mulher era uma periguete assumida(rs). Quando pedi sua adição não reparei direito seu perfil. Ela dizia ser casada, e estava interessada em namoro(rs-homens), dizia que não conseguia viver sem homens, e que cada 'experiência' era melhor que a outra(rs). Além disso, exibia fotos bem provocantes, para a alegria da galera masculina(rs). Se o marido dela sabia disso, não sei. Ela ficou muito pouco tempo no meu rol, tive que excluí-la, devido o 'ciúme' da LL. Gostaria de esclarecer que não tive interesse algum na citada periguete, principalmente pelo fato de eu estar totalmente enfeitiçado pela LL.
E o boboca aqui acabou se apaixonando... O tolo sentimental ,que vos escreve, pensou que a LL fosse uma mulher diferente. Sem ser uma periguete, ela é uma mulher muito sedutora, sensual, que provoca os homens, que gosta de ser paparicada. O nome do jogo é sedução, disfarçado de amizade. Assim como muitas, ela diz ser seletiva, acredito que sim: uns são escolhidos, outros são preteridos, mas cairam na rede da sedução. E se aparecer um homem bem cavalheiro, romântico, entre outros predicados, ela seria capaz de amá-lo, mas jamais abandonaria seu estilo sedutor, sua meta de continuamente angariar elogios e galanteios, viver experiências mais intensas , trocar conhecimentos com os 'amigos'.  Mais vale ser desejada do que amada. Afinal, ela é uma mulher moderna, sendo praxe comportamentos similares de outras mulheres, em especial no mundo virtual.



Segue um artigo sobre o assunto, retirado do site "Educa"


QUEM AMA TRAI?


Os adolescentes e a traição



A traição está entre as principais preocupações de quem mantém um relacionamento. Este medo de ser trocado por alguém melhor não é nada saudável para os relacionamentos e pode trazer conseqüências dolorosas para os envolvidos. Curiosamente, ele pode desencadear o final da relação sem que nada esteja realmente acontecendo, apenas porque uma das pessoas não confia na outra de verdade.



Mas por que as pessoas traem seus parceiros? Quem ama trai? As duas perguntas não têm respostas exatas e nem corretas. Conhecemos exemplos nos dois lados da história e não há uma regra que possa determinar padrões de comportamento nesta delicada ocasião.



Os motivos



Uma traição pode ser motivada por carência afetiva, insegurança e baixa auto-estima. Mas nem só motivos ruins levam alguém a trair seu parceiro, como é comum e confortável pensarmos. A curiosidade para testar novas sensações, o desejo por outra pessoa, insatisfação com o próprio relacionamento, enfim, também há uma série de motivos saudáveis que podem levar uma metade do casal a buscar outras experiências.



Por isso, uma pessoa pode perfeitamente trair mesmo amando seu par. Na adolescência, época onde hormônios estão em ebulição e o desejo ainda é um sentimento meio desconhecido, este comportamento é bastante comum. A explosão de micaretas e outros eventos deste porte também ajudam a aumentar as possibilidades para uma possível "pulada de cerca".



O medo da traição



Se você sente medo da traição, deve tentar mudar este tipo de pensamento. A desconfiança certamente vai gerar atritos em sua relação e você vai começar a duvidar de tudo o que acontece, questionar horários, celulares desligados e "sumiços". Esse sentimento só vai trazer brigas e desentendimentos, devendo ser evitado a todo custo pelo casal. Quando pintar a dúvida, expor seus sentimentos pode ajudar a diminuir a insegurança e retomarr a harmonia.



Um casal que vive permanentemente com medo da traição acaba engessado e inerte, impedindo que a intimidade evolua e comprometendo a cumplicidade, já que em certo momento cada parte acaba enxergando a outra como inimiga, responsável por possíveis tristezas.



Dá para perdoar?



Desculpar uma traição é um comportamento raro, já que na maioria das vezes em que ela é descoberta uma mistura de mágoa, tristeza e decepção toma conta de quem foi traído. A conversa franca neste momento tão delicado é a única saída, mesmo que ela signifique o fim da relação. Da mesma forma, também pode deixar clara alguma insatisfação e começar a pavimentar um recomeço do casal. Nesta hipótese, rara, vamos admitir, é preciso que os dois se libertem do problema e consigam realmente restabelecer um novo início para a relação, deixando o episódio devidamente enterrado no passado.

4 comentários:

  1. Na condição de mulher vou parar, ler e reler esse assunto para melhor assimilar o pensamento dos homens sobre a liberalidade feminina...rs

    ResponderExcluir
  2. Oi Malu. Bom te ver por aqui. Hoje, dei uma passada nos seus dois blogs, apreciando as belezas das atrizes.
    Depois q vc reler, volte e conte o q vc concluiu.rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Roderick, não acredito que quem "ama trai", eu acho que quando acontece a traição quer dizer que você não está mais satisfeito com aquela pessoa, ela não se torna o bastante pra vc...

    ResponderExcluir
  4. Algumas pessoas pensam como vc, mas não concordo. É difícil uma pessoa ser fiel, é difícil ser correto. O comportamento humano é bem complexo, e uma das coisas mais complexas é o chamado 'amor'.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.