A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Um Sonho Que Se Tornou Pesadelo


Eu sonho muito. Mas não sonho acordado, sonho muito dormindo. Meus sonhos têm muito a ver com o que penso, o que vivo e o que vivi.  Exemplos: trabalhei alguns anos como balconista no Mercado Central e numa multinacional, vez outra sonho sobre isso.
Na multinacional, tinha um colega de serviço, que costumava a pedir que eu fizesse trabalhos escolares de inglês para ele, já que o mesmo era péssimo na matéria. Num final de semana, não fiz o trabalho, eu estava muito desanimado e achei que o colega estava muito folgado; e fiquei a pensar que desculpas daria a ele... Acabei sonhando com isso à noite.
Atualmente, como uso muito o computador, sonho que estou diante do pc.  Sou muito nervoso, dono de uma mente turbulenta. Evidentemente uma pessoa com tal perfil, estaria propensa a pesadelos: sonho muito que estou brigando... Há também os sonhos sem pés e cabeça, igual um em que eu estava numa rua da minha cidade, a caminhar; de repente, surge um carro, sem capota, dele desce um homem de terno preto, elegante, de bigode, que me dá um tiro.  Sonho que estou beijando lindas mulheres que jamais conheci em minha vida. Sonhei algumas vezes com algumas atrizes, incluindo Raquel Welch. Sonho com meus familiares. Já sonhei com os meus estimados papagaios...

De uns tempos pra cá, fui alvo de um sonho bem incomum.  Um sonho que me pareceu ter sequências. Explicando melhor: eu dormia, sonhava e acordava num dia; no outro dia, o mesmo sonho voltava.  A principio , o sonho era lindo, parecia que eu estava no paraíso, no qual conheci uma deusa, uma musa, uma beldade, uma diva. No entanto, a evolução do sonho não foi nada agradável. Gradualmente, tudo foi se tornando um pesadelo. Eu acordava agitado, nervoso, mas voltava a sonhar.  Os dias passavam e tudo só piorava. Ainda assim, eu não queria que o sonho terminasse, eu persisti. Era vero que eu estava vivendo um terrível pesadelo, mas eu não admitia, querendo voltar ao sonho lindo.  Foi impossível! E eu acabei cansando de sonhar, de sonhar em vão, de sofrer, de tentar vencer uma batalha há muito tempo perdida.  Não, ELA não me abandonou, afinal ELA nunca existiu.  Curioso é que numa parte do sonho eu disse: Você é tão maravilhosa, que nem parece ser real!  ELA está morta, não sei se literalmente, mas está morta dentro de mim. Não restou nem resquícios de carinho e admiração em minha mente.  Hoje, penso que ELA era uma má pessoa.  Quando eu estava sonhando, cheguei até a ter remorso por tê-la feito chorar. Agora, não tenho remorso algum!  Afinal, ELA nunca existiu, foi tudo um longo e agitado sonho, que se tornou um  pesadelo!

Abaixo segue fotos dos personagens do 'dreammare' e um poema de Edgar Allan Poe.



Um Sonho Dentro de Um Sonho(E.A.Poe)

Este beijo em tua fronte deponho!


Vou partir. E bem pode, quem parte,

francamente aqui vir confessar-te

que bastante razão tinhas, quando

comparaste meus dias a um sonho.

Se a esperança se vai, esvoaçando,

que me importa se é noite ou se é dia...

ente real ou visão fugidia?

De maneira qualquer fugiria.

O que vejo, o que sou e suponho

não é mais do que um sonho num sonho.



Fico em meio ao clamor, que se alteia

de uma praia, que a vaga tortura.

Minha mão grãos de areia segura

com bem força, que é de ouro essa areia.

São tão poucos! Mas, fogem-me, pelos

dedos, para a profunda água escura.

Os meus olhos se inundam de pranto.

Oh! meu Deus! E não posso retê-los,

se os aperto na mão, tanto e tanto?

Ah! meu Deus! E não posso salvar

um ao menos da fúria do mar?

O que vejo, o que sou e suponho

será apenas um sonho num sonho?

12 comentários:

  1. Olha que estranho Roderick, sofro do mesmo mal que vc , hahaha. Eu sonhooo demais, só que no meu caso é o contrário: sonho muito acordado. Sinceramente, tento me librtar um pouco deste sonhos, já aconteceu de alguns momentos eu me perguntar o que é ou não real na minha vida. Culpa dos sonhos.
    E outra, também sonho com uma linda mulher, mulher esta que não conheço e não esqueço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Roderick, nossa cabeça é deveras inconsequente fabrica sonhos em cima de pobres mortais, depois de tudo pronto quer ver aquele sonho funcionar perfeito e descobre, que não anda, nem fala e nem diz eu te amo, fica estático, ali olhando para nós, pedindo para amarmos assim daquela forma inerte, pois ele estava ali parado só para nós, até arriscou apresentar-se melhor, nos enganando? pode ser, mas era seu grito pedindo que o amássemos, e só ... Divagar a realidade e sonho é sempre muito complexo, prefiro acreditar que os meus sonhos são sempre realidade e que a minha realidade é pura ilusão! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Caro Alan, acho q já te falei q eu poderia ser seu avô(rs). De geração a geração, os valores mudam. Com a sua idade, 16 anos, eu era um idiota. Com 18 anos, ainda um idiota, comecei a questionar tudo, achando por melhor me isolar. Acho q já te disse isso, não? E creio ter te dito q isso não me impediu de ter namoradas, "amigos", emprego... Bom, se vc acompanha o q eu digo no blog, creio q vc deve ter captado bem. Parei de sonhar, acordado, aos 18 anos. Vivi a realidade de gostar de rock, de filmes de terror, eróticos e pornô, etc... E quanto ás mulheres, sou tão azarado, ou idiota, ou talvez não reconheço meu lugar, q jamais consegui namorar uma mulher do meu tipo: morena clara, de longos cabelos negros. Namorar mesmo, namorei 5, isso mesmo: 4 ruivas e uma loura. Quem ler isso, não pensem q sou vulgar a ponto de só olhar aparência, claro q isso não é tudo. O q vale é um entender o outro, haver confiança, sinceridade, sintonia, mas nem isso eu consegui.
    Sei, meu caro Alan, me desculpe, até mesmo por eu pedir tantas desculpas, mas creio q a perda de uma pessoa q vc tanto amou, e tão jovem como vc é, te abalou muito. E quem não ficaria abalado?
    É a vida, meu caro! E haja paciência! Temos q tocar o barco. Fazer o q , não é?

    ResponderExcluir
  4. "Prefiro divagar q meus sonhos são sempre realidade e minha realidade é pura ilusão"
    "Nem diz eu te amo".
    Ilusão, mera ilusão, q se torna desilusão.
    A realidade dos sonhos se torna pesadelo.
    Uma palavra como 'eu te amo", pode ser enganosa, afinal o q não falta no mundo é quem mente, mas ela pode nos dar força, fazer com q tenhamos
    confiança, dar-nos uma esperança, ainda mais quando o contato é só virtual.
    Mas, quem é narcisista e sedutor, mesmo sendo dissimulado, não tem condição de dizer " eu te amo".

    Grato pelo comentário, Lua!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Meu querido Roderick

    Nossos sonhos são reflexos de nossos pensamentos. No seu caso, são reflexos de sua idéia fixa (nós sabemos bem em quem) e em tudo que ela significou de bom e de ruim. Abandone essa carga emocional que de nada lhe serve, esse peso morto que vc carrega em vão e abra as janelas do seu coração pra deixar entrar novos motivos pra ser mais feliz, novas imagens, novas sensações e sentimentos, enfim, novos sonhos, belos sonhos.
    Sua mente é muito poderosa e vc a tem usado contra vc mesmo e contra sua paz interior.
    Te desejo de coração que abra mão disso tudo (mesmo sendo teimoso e cabeça dura) e consiga se dar uma nova chance de ser feliz e, quem sabe, fazer mais alguém feliz também.
    Um lindo fds pra vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lua Nova,

    Mesmo no meu perfil assumi q sou monomaníaco, e quando adolescente eu era pior ainda(rs). E quando me apaixono é pra valer, com muita intensidade. Pode até ser loucura, mas ELA foi a mulher q mais amei na minha vida. Tenho escrito muito sobre isso no blog, mas é q tal paixão me marcou tanto, q necessito desabafar, extravar tudo o q sinto. E, falando em sonho, sonhei com ELA nesta última noite, e tenho sonhado com frequência, em outras noites.

    Quer dizer q sou teimoso e cabeça dura?! Moça, moça... rs

    Lua, muito, mas muito obrigado pela força; suas palavras são um bálsamo!
    Um ótimo final de semana pra ti tb.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ahhh Roderick, cara, já falei como te vejo, hahaha. A imagem que tenho de vc é tipo.. Bela Lugosi, HAHAHA.
    Está se tornando meu herói (já que não vou com a cara de Superman, Batman e essas tranqueiras..).
    É, creio tbm que a morte do meu pai me abalou, só não ser dizer em que sentido, só foi pra melhor ou pra pior..mais preferi não descobrir.
    por agora, pelo menos.

    Cara, sem problemas com a opção escolhida na enquete, eu gostei HAHAHAHA.
    Já votei na sua, gostei das opções!!!!!

    Abs.

    ResponderExcluir
  8. Herói, eu?! rs. Sempre fui vilão, ou talvez mais ainda o bobo da corte, o insosso, o apagado.
    Fico agradecido por sua consideração, espero não decepcioná-lo.

    Nem sei bem o q dizer, e posso acabar até por falar o q não devia. Tive sorte de não perder nenhuma das pessoas q me foram caras, ainda jovem. Minhas avós morreram octagenárias. Meu pai se foi com 72 anos incompletos, e minha amada mãe partiu com 67 anos(a coisa mais triste q aconteceu na minha vida)...

    Aposto q foi vc q votou q sou louco. hehe
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. É, vc já é um cara experiente, já sabe lidar com as emoções e os sentimentos da vida.
    HAHAHAHA, eu votei nessas opções: gente boa,um homem bom e sensível, o tenho como um irmão, muito engraçado-sarcástico e sou fã dele (pelo menos acho né.. hahaha)

    ResponderExcluir
  10. Não, Alan, não é bem assim, creio q se eu soubesse mesmo lidar com emoções e sentimentos, não seria vítima de uma louca paixão virtual, e nem me abateria tanto. A vida é mestre em nos apresentar surpresas, nem sempre agradáveis; por mais atento q ficamos, o inesperado aparece. Creio q os melhores remédios são não perder o senso de humor e não levar nada a sério, sem cair tb na irresponsabilidade. Olha, é difícil viver!

    Muito obrigado mesmo por me considerar como se fosse um irmão. Valeu!

    Ah, não costumo poupar nem a mim mesmo. No meu outro blog, numa das enquetes, uma das opções é q 'sou um pilantra'. Três pessoas votaram assim. Fui uma delas. rs

    ResponderExcluir
  11. Vc se considera pilantra ?
    HAHAHAHAHA. Só vc mesmo.!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.