"Ah, mas que sujeito chato sou eu, que não acha nada engraçado, macaco, praia, carro, jornal, tobogã... eu acho tudo isso um saco!"(Raul Seixas)
Duas coisas que eu tenho em comum com o líder soviético, Joseph Stalin, é que detesto oposição e gosto de fazer expurgos. Expurguei muito durante minha vida. Possivelmente acometido por monomania, curto determinada coisa, que com o tempo deixa de me dar prazer, o que faz com que me afaste dela.
Coisas e pessoas foram expurgadas do meu convívio, não deixando saudade alguma.
Um exemplo: em 2001 passei a escrever missivas para um jornal da minha cidade, que eram publicadas na página de opinião dos leitores. Até 2007 foram publicadas umas 200 cartas. Além disso, toda manhã eu lia um tanto de jornais, da minha cidade, do Rio de Janeiro, São Paulo. E foi no citado ano que terminou minha saga com os jornais. Tive muitos motivos para me desgostar, muitos, que prefiro, já que fará com que este post fique bem mais longo, não revelar. Hoje, só leio um jornal, na net, olhando o trivial, e tem dia que até me esqueço de ler...
Ainda em 2007, conheci um 'admirável mundo novo', o cibernético. Aliás, o conheci em 2006, mas tímida, gradualmente. Em 2007 conheci e passei a opinar em blogs, em sua grande maioria blogs de rock, principalmente rock progressivo. No final do ano ingressei num 'paraíso', chamado Orkut.
A principio foi muito divertido, cheguei a ficar entusiasmado com os 'amigos' que conquistei. Com o passar do tempo, pipocaram as decepções, decepções essas, que já expus aqui no blog.
O saldo foi bem negativo, o que me fez afastar para sempre do site de relacionamentos.
E foi depois de eu criar meu primeiro blog, "Beldades do Cinema e TV", que passei realmente a conhecer melhor a blogosfera, navegando por blogs de tendências variadas, não só visitando e/ou seguindo blogs musicais, como eu fazia antes. Apaixonado por uma fascinante mulher, que conheci no Orkut, resolvi criar outro blog, em sua homenagem, "A Maior Paixão da Minha Vida". No entanto, enxurradas de brigas fizeram com que eu mudasse o nome e a diretriz do blog. E foi com este blog que mais me interagi na blogosfera, passando a conhecê-la melhor.
Uma conhecida, recém egressa na blogsfera, diz estar decepcionada com este mundo; chegando até a dizer que é um ambiente pior que o orkutiano, que a vaidade permeia entre os blogueiros.
Penso que ela exagerou, mas não deixa de ter suas razões.
Creio faltar espontaneidade em grande parte dos blogueiros. Tudo se torna um círculo vicioso, mecânico demais, aquele lance: 'Já que você segue meu blog, seguirei o seu também. Como você comentou no meu blog, comentarei no seu'. Eu próprio cai nesta teia: seguindo diversos blogs fica difícil de acompanhá-los direito. Uma das coisas que me dá mais prazer nos meus blogs, é quando me deparo com algum comentário num post antigo, coisa que muito RARAMENTE é feita por quem segue o blog.
E sou prolixo mesmo, preferindo ser assim do que lacônico e superficial. E também abomino essa ambição de ter 300, 500 seguidores. Prefiro escassez de comentários do que ler de 30 a 60 comentários, nos quais encontramos fazeção de média e falta de personalidade entre os opinantes.
Evidentemente que existem exceções entre os blogueiros; na blogosfera encontramos blogs com conteúdo, originais, mas na maioria a banalidade prevalece.
Claro que cada um tem seu gosto, pensa de um jeito, e deve ter muita gente que detesta, que não vê conteúdo algum em meu blog. Gosto de interagir, mas com prudência, coerência, sem deixar me levar por vaidades e exacerbada ambição. Gosto de elogios, mas que sejam sinceros, autênticos mesmo! Críticas, desde que construtivas, também são bem vindas, mas puxa-saquismo, superficialidade, interesses excusos, aí abomino, sendo necessário fazer expurgos.
Fico chateado também que, às vezes, crio uma postagem, que penso ter mais conteúdo, e ninguém comenta. Outras, não tão atraentes assim, são comentadas...
Talvez eu esteja louco, mal humorado demais... pode ser... Roger Waters, em uma de suas canções-sempre questionando- pergunta: "Será que tenho visto TV em demasia?". Será que tenho navegado em excesso no mundo virtual? Não será que acabei levando muito a sério a blogosfera? Será que temos amigos neste mundo cibernético? Será que estou cada vez mais louco e ranzinza? Será que estou exigindo demais das pessoas? E, falando em loucura e mau humor, as fotos presentes neste post, remetem a isso, com a presença de figuras ranzinzas da nossa história.
Eu também sou muito assim! Detesto quando me atiram flores, prefiro que me critiquem, pois sei que a crítica é sincera.
ResponderExcluirOs sites de relacionamento são um saco com todas as pessoas fingindo serem policamente corretas e dizendo seus blá, blá, blás...
Enfim, eu escrevo para não enlouquecer!
Faça aquilo que te der vontade e não se importe quando publicar algo com conteúdo e ninguém comentar, o problema é que a maioria das pessoas hoje não tem conteúdo.
Gosto do seu blog.
Quando começamos a mergulhar nesse mundo da blogosfera e interagir com outros blogs, começamos a entender mais como algumas coisas funcionam. Tbm concordo que não adianta ter um monte de seguidores, por que nem todos vão acompanhá-los direito, seja por falta de tempo, ou porque não se interessam mais pelo blog, alguns até esquecem acho que blogs estão seguindo.
ResponderExcluirEu mesma sigo um monte de blogs, mas fica difícil acompanhar todos eles, e muitos deles quando vou visitar estão esquecidos, desatualizados, parece que os donos abandonaram os blogs.
Há muitos seguidores falsos por ae, do tipo que vê na comunidade do orkut, siga o blog acima ou comente no blog acima, e coloca lá para seguir, mas depois nunca mais dá a cara no blog. Alguns nem lêem o post e comentam qualquer coisa só p/ dizer que comentou. No meu blog mesmo, teve um amigo meu que gostou de umas imagens que eu tinha colocado e depois me perguntou: que legal essas imagens!!quem fez esses desenhos?? Um grande sinal de que ele não lê os posts porque estava escrito o nome do artista no post. Claro que alguns não tem mesmo o nome do artista, porque as vezes não encontro.
Eu tbm já participei desse "círculo vicioso" de sempre comentar no blog de quem comentou no meu blog, principalmente quando é alguém que não conheço, porque gosto de saber quem são as pessoas que se interessam por meu blog e que tipos de assuntos gostam, porque há uma grande variedade e estilos de blogueiros que atingimos.
Mas um blog que tem muitos seguidores,muitos desses , infelizmente, são falsos seguidores. Apenas uma minoria são os seguidores fiéis. São como se fossem velhos amigos que de vez em quando aparecem na sua casa para saber como vão as coisas e que não se esqueceram de você.
É vivendo e aprendendo nesse mundo da blogosfera...
Kátia e Denise,
ResponderExcluirO ser humano... o ser humano... recentemente, uma pessoa disse q sou viciado em elogiar(rs). Isso é o mesmo q dizer q sou fazedor de média, o q eu não sou. Se gosto de uma coisa ou de uma pessoa, expresso o q sinto; faço elogios, assim como critico.
No blog da Kátia, já citei q me identifico com alguns de seus textos. Já o blog da Denise, é um dos mais originais q conheço.
Daí , gosto de navegar neles.
E vcs, Katia e Denise, são sempre bem-vindas!
Tudo de bom!
Olá querido.
ResponderExcluirSaudades de vir aqui te ler.Como é bom tudo o que escreve.Eu mais que ninguém tenho motivos de sobra para odiar a blogosfera, mas mesmo assim ela tem mais pontos positivos que negativos e é por isso que eu ainda continuo... Lá em meu blog novo percebo que são poucas as pessoas que entendem realmente o que escrevo nos meus pseudos poemas, mas não ligo, cada um vê neles o que carrega na alma.
Estava dando um tempo nos meus antigos conhecidos aqui na net, espero poder restabelecer a confiança novamente... tenho saudades de lê-los principalmente a Ambar, o Fernandes e o Anjo Sidério e vc, evidentemente.
Beijo no seu coração e ótimo domingo.
Salete Cattae
Oi Salete. Poxa, vc sumiu. Bom te ver de volta.
ResponderExcluirVc não é pseudopoeta(rs);escreves bem sim!
Muito obrigado pela consideração. E apareça sempre!
"Parole"? Mudou de novo o nick?rs
Beijo e um ótimo domingo pra vc também.