A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Silêncio


Como todo chato que se preza, sempre questiono as coisas; como todo vagabundo contumaz, tenho tempo de pensar; como todo burro incorrigível, penso em muitas bobagens, uma delas: a morte. De que eu vou morrer? Sabem que cada vez mais chego a conclusão que vou morrer de 'barulho'. É, não suporto barulho, e, hoje em dia, é quase impossível viver sem ele, o nefando barulho, amado por muitos. Tive que  me mudar, no final do ano passado, devido ao barulho infernal que meus vizinhos faziam com o som. Seis meses no novo lar, estou feliz. Feliz? No último sábado, uns 50 metros de minha casa, um pequeno quarteirão foi fechado para um 'grande evento': festa junina. Seis horas direto de barulho ensurdecedor de músicas horríveis. No domingo, a mesma coisa...

Ah, como eu amo o silêncio. É bom escutar: o canto dos pássaros, vozes femininas, palavras sábias, músicas de qualidade-em volume baixo...  Mas, existe um silêncio que me incomoda, me maltrata: o silêncio da mulher amada.  Por que o amor é um coisa tão contraditória?  Por que ele machuca tanto?
Enquanto isso, vou chorando em silêncio...
Ah, estou falido!  Aceito doação de revólver, pois quero contribuir como um humilde cidadão que fará, ao menos uma vez, um grande barulho pra acabar com outro barulho, e terminar em silêncio.


Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música.


Aldous Huxley
Há momentos infelizes em que a solidão e o silêncio se tornam meios de liberdade.


Paul Valéry
 
 
O silêncio é a mais perfeita expressão do desprezo.


George Bernard Shaw
 
Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz.


Arthur Schopenhauer
 
 
 
O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.


Sabedoria popular
 




CONFISSÃO

Que esta minha paz e este meu amado silêncio

Não iludam a ninguém

Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta

Nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios

Acho-me relativamente feliz

Porque nada de exterior me acontece...

Mas,

Em mim, na minha alma,

Pressinto que vou ter um terremoto!

Mário Quintana




A Voz Do Silêncio -



Pior do que a voz que cala,

é um silêncio que fala.



Simples, rápido! E quanta força!



Imediatamente me veio à cabeça situações

em que o silêncio me disse verdades terríveis,

pois você sabe, o silêncio não é dado a amenidades.

Um telefone mudo. Um e-mail que não chega.

Um encontro onde nenhum dos dois abre a boca.



Silêncios que falam sobre desinteresse,

esquecimento, recusas.



Quantas coisas são ditas na quietude,

depois de uma discussão.

O perdão não vem, nem um beijo,

nem uma gargalhada

para acabar com o clima de tensão.



Só ele permanece imutável,

o silêncio, a ante-sala do fim.



É mil vezes preferível uma voz que diga coisas

que a gente não quer ouvir,

pois ao menos as palavras que são ditas

indicam uma tentativa de entendimento.



Cordas vocais em funcionamento

articulam argumentos,

expõem suas queixas, jogam limpo.

Já o silêncio arquiteta planos

que não são compartilhados.

Quando nada é dito, nada fica combinado.



Quantas vezes, numa discussão histérica,

ouvimos um dos dois gritar:

"Diz alguma coisa, mas não fica

aí parado me olhando!"



É o silêncio de um, mandando más notícias

para o desespero do outro.



É claro que há muitas situações

em que o silêncio é bem-vindo.

Para um cara que trabalha

com uma britadeira na rua,

o silêncio é um bálsamo.

Para a professora de uma creche,

o silêncio é um presente.

Para os seguranças de um show de rock,

o silêncio é um sonho.



Mesmo no amor,

quando a relação é sólida e madura,

o silêncio a dois não incomoda,

pois é o silêncio da paz.



O único silêncio que perturba,

é aquele que fala.



E fala alto.



É quando ninguém bate à nossa porta,

não há emails na caixa de entrada

não há recados na secretária eletrônica

e mesmo assim, você entende a mensagem

Martha Medeiros
 
 
 
 
Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te.


Pitágoras
 
 
O silêncio é o santuário da prudência.


Baltasar Gracián y Morales
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão respondidos.