A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dia do Amigo

Fiquei sabendo agora que ontém foi Dia do Amigo, graças ao post do nosso amigo Alan Raspante.
"Amigo", como essa palavra é usada em vão; os comerciantes mesmo adoram usá-la. Mas o que é ser amigo? Quem é amigo? Já tive amigos, ou seriam simplesmente colegas?  O mundo está cheio de amigos ocasionais: o colega de trabalho, de escola, o vizinho, o parceiro de boteco, o companheiro das gandaias, o amigo virtual blogueiro, o orkutiano...
Muitas vezes esperamos muito de determinada pessoa, acreditando que a mesma seria nossa amiga, aí ela nos deixa na mão. A mão amiga pode vir de uma pessoa a qual nada esperamos; são os paradoxos da vida.
No começo da amizade, o amigo parecia ser bem legal,com o tempo, percebe-se que ele não era bem assim.
Desgostei há anos de amizades pessoais. Com poucos anos no mundo virtual, passei a acreditar, a me iludir com esse "novo" tipo de amigo. Ledo engano! Conheci pessoas agradáveis no campo virtual, e acredito que uns poucos são, de fato, amigos, mas, na realidade, o contato cara a cara é bem mais válido. Nenhum dos meus contatos virtuais, conheci pessoalmente. A vida gosta de nos surpreender, sendo possível que o simpático amigo virtual, seria um chato , antipático ou insosso, no contato pessoal.
E se a amizade entre pessoas do mesmo sexo já é difícil, o que dizer da amizade entre pessoas do sexo oposto? Isso é muito polêmico. Muitos pensadores e leigos são radicais ao afirmar que um homem e uma mulher não podem ser amigos. Os tempos mudaram, claro. Todavia, ainda assim, creio ser coisa rara uma amizade pura entre uma mulher e um homem, havendo a tal antipatia física mútua, pode até vingar...
E eu cheguei a te chamar de amiga, Linda Linda, até mesmo chegando a considerá-la  minha melhor amiga. Mas, não fui sincero. Não que eu tenha mentido, detesto falsidade, porém, creio no subconsciente. Inconscientemente, eu a desejava, queria tê-la em meus braços. A meu ver, amigo não fica a elogiar em excesso a beleza da amiga. Em certos pontos, acho que o orkut é uma Sodoma e Gomorra: homens casados a declararem amor e fazendo os mais diversos galanteios às amigas:  solteiras, casadas, enamoradas.
Em pouco tempo, Queen of My Dream, percebi que eu não era seu amigo, pois eu a amava. Não, não sou tão malicioso assim, muito menos sou partidário do 'faça o que eu digo,mas não faça o que eu faço'.  Da amizade ao amor, depois a dor. O Cupido é safado. Flechada doi, amor doi!  Extirpar o veneno é dolorido e demorado, e quando ele finalmente acaba, aparece o vazio e uma tristeza, uma frustração imensa.  "Quando aparece o amor, a amizade despede-se".

É, talvez eu não saiba amar e nem ser amigo.  E, certamente, quem tiver coragem, paciência e tempo de ler esse prolixo texto, entenderá perfeitamente o  porque que não tenho amigos e não sei amar.
Feliz Dia do Amigo , com atraso, para todos!

2 comentários:

  1. Eu não li o seu prolixo texto pq eu tô muito cansada. Mas deixo aqui o meu carinho pelo Dia do Amigo, com atraso é verdade, mas sincero!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, obrigado pela visita e pela consideração. Apesar de te conhecer por pouco tempo, gosto muito do seu jeito; vc parece ser brincalhona, de bem com a vida(eu já sou o contrário-rs) e, paradoxalmente, gosto de gente assim. E gostei tb da franqueza em dizer sobre meu texto, mas será q alguém teve coragem de ler? rs
    Beijos

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.