![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUMQhevAlemnqBFTWnhf-LZZhVHz65GHJ9t7xNbGLEHsm0fCuKGrAVQeDmwHUOLdTCIc7_zpfVR14BnHsv9UeBmeA1Fy4_vZs5cJtn2L4yZwJmkelElcqcmk4GJFutA8KUjt0uus9S3-0/s748/p17.jpg)
A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhs3u08SGG9ZPh41XrbBQmtxMz_XZf4EXtlwvlrHN_64sLRWEdWNISKfUEWyExSaGjgH9MV0nn0cXKiksSthQoD2TvuwaPdYoYCtO-zciLzF9sS6enV5N1vMR7xkEOBxMgjLYHlRL_jS-Y/s1600-r/morgue4.jpg)
Isso, abaixo, seria a vida após a morte?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-UARLyo3tmYATsoXHJGI8SFZHOZSjByR0zv-8FkberFD5bkyr3LEy2_AVuVKEGOCafeV99R1W-aoIpgvkAjijV2oMeoySCxbctFMosq6B0G8lSihgq4_tb8GG4QK6iunw4BuWbGb5YcgN/s1600/TalesOfTerror02.jpg)
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Augusto dos Anjos(biografia)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Augusto dos Anjos
Augusto dos Anjos
Nascimento 20 de abril de 1884
Sapé, Paraíba
Morte 12 de novembro de 1914 (30 anos)
Leopoldina
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação poeta e professor
Escola/tradição Pré-modernismo, Modernismo
Augusto dos Anjos nasceu no Engenho Pau d'Arco, no município de Sapé, estado da Paraíba. Foi educado nas primeiras letras pelo pai e estudou no Liceu Paraibano, onde viria a ser professor em 1908. Precoce poeta brasileiro, compôs os primeiros versos aos sete anos de idade.
Em 1903, ingressou no curso de Direito na Faculdade de Direito do Recife, bacharelando-se em 1907. Em 1910 casa-se com Ester Fialho. Seu contato com a leitura, influenciaria muito na construção de sua dialética poética e visão de mundo.
Com a obra de Herbert Spencer, teria aprendido a incapacidade de se conhecer a essência das coisas e compreendido a evolução da natureza e da humanidade. De Ernst Haeckel, teria absorvido o conceito da monera como princípio da vida, e de que a morte e a vida são um puro fato químico. Arthur Schopenhauer o teria inspirado a perceber que o aniquilamento da vontade própria seria a única saída para o ser humano. E da Bíblia Sagrada ao qual, também, não contestava sua essência espiritualística, usando-a para contrapor, de forma poeticamente agressiva, os pensamentos remanescentes, em principal os ideais iluministas/materialistas que, endeusando-se, se emergiam na sua época.
Essa filosofia, fora do contexto europeu em que nascera, para Augusto dos Anjos seria a demonstração da realidade que via ao seu redor, com a crise de um modo de produção pré-materialista, proprietários falindo e ex-escravos na miséria. O mundo seria representado por ele, então, como repleto dessa tragédia, cada ser vivenciando-a no nascimento e na morte.
Dedicou-se ao magistério, transferindo-se para o Rio de Janeiro, onde foi professor em vários estabelecimentos de ensino. Faleceu em 12 de novembro de 1914, às 4 horas da madrugada, aos 30 anos, em Leopoldina, Minas Gerais, onde era diretor de um grupo escolar. A causa de sua morte foi a pneumonia.
Durante sua vida, publicou vários poemas em periódicos, o primeiro, Saudade, em 1900. Em 1912, publicou seu livro único de poemas, Eu. Após sua morte, seu amigo Órris Soares organizaria uma edição chamada Eu e Outras Poesias, incluindo poemas até então não publicados pelo autor.
[editar] Curiosidades biográficas
* Um personagem constante em seus poemas é um pé de tamarindo que ainda hoje existe no Engenho Pau d'Arco.
* Seu amigo Órris Soares conta que Augusto dos Anjos costumava compor "de cabeça", enquanto gesticulava e pronunciava os versos de forma excêntrica, e só depois transcrevia o poema para o papel.
* De acordo com Eudes Barros, quando morava no Rio de Janeiro com a irmã, Augusto dos Anjos costumava compor no quintal da casa, em voz alta, o que fazia sua irmã pensar que era doido.
* Embora tenha morrido de pneumonia, tornou-se conhecida a história de que Augusto dos Anjos morreu de tuberculose, talvez porque esta doença seja bastante mencionada em seus poemas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão respondidos.