A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sobrevivência(Velhice)







                                          Eu e Você?  Com você do lado, vale a pena envelhecer!

Sobrevivência

Como a vida era bela na minha meninice
E eu nunca poderia imaginar cair nas garras da velhice
Hoje restou apenas saudades
Inseguro apelo pras orações, pois estou na terceira idade
Olho no espelho e não acredito no que estou vendo,
um rosto cheio de rugas, estou desvanescendo
Do  que eu fui não sou nem sombra, e muita gente de mim zomba
Tentei no máximo preservar minha vida, pensei que nunca iria envelhecer
Hoje estou com a alma ferida e aguardando o dia de morrer.
Dor aqui e dor lá, já não consigo mais enxergar
Não estou escutando direito; agora dever ser o coração, pois me doi o peito
Tempo dos colégios, festas, amores...
Agora só tédio e dissabores
Já se foram a maioria de meus amigos; minha estatura diminuiu
meu futuro é um jazigo, minha ilusão por tudo sumiu
Muito lutei pela minha sobrevivência, mas a vida não tem clemência
Às vezes, sinto-me à beira da demência, embora consciente que em breve
terminará minha existência.(Roderick Verden)

Escrevi essas rimas entre 1996 e 1998. Minha octagenária avó materna me serviu de inspiração. Morei com ela nos seus últimos anos de vida. Vaidosa, egoísta, ela não se conformava nem um pouco com a velhice. Mesmo gozando de boa saúde, era notória sua decadência, assim como narrei nessas rimas. Ao escrever isso, pensei em mim também, assim como em outras pessoas idosas.
Embora, haja uns velhinhos animados, penso que a velhice é um fardo. E coitado deles... eles gostam de um papo, vibram de alegria quando lhe dão atenção. E é tão bonito , quando uma pessoa jovem escuta e conversa com os idosos!

E hoje, Dia dos Mortos. Tempo chuvoso e triste!  É o nosso dia! É o nosso futuro!
Segue um link de uma música bem apropriada para hoje: "Born to Die", do conjunto Grand Funk. Gravada em 1975, a canção foi composta pelo guitarrista/vocalista Mark Farner, que , tristemente, relata a morte precoce de seu primo.
Comprei esse vinil, cuja capa está aí acima, em 1976.  O disco ainda está inteirão!

OBS: Desde o começo dos anos 80, tenho o costume de escrever rimas. A maioria triste e subjetiva. A maioria mal escrita, já que meu português, anos atrás, era pior do que hoje. Eu as mostrava para minha ex-mulher. Ela dizia que eu escrevia bem, e me elogiava na presença de outras pessoas.  Mas... ao eu apresentar "Sobrevivência", ela se traiu, pois não acreditou que eu fosse o autor. O que provou que, na verdade, ela achava que eu não escrevia bem, o que é um fato.  Não tenho técnica, nem estética e minhas rimas são bem simples, diria até simplórias, mas servem para eu desabafar, revelam o que sinto.  Afinal, se Waldick Soriano e Amado Batista podem, por que eu não? rs
http://www.youtube.com/watch?v=yDj6tT5Y24o

9 comentários:

  1. Não envelheci ainda, mas tenho muito medo da velhice, vejo meus pais velhos e tudo que esse fato implica...

    Sinceramente, sempre quis morrer antes de envelhecer e foda-se quem acha que estou maluca...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Cara Dama, pois já estou com 54 anos. Quando eu era quarentão, o pessoal dizia q eu aparentava ser mais novo q meu irmão, q é seis anos mais novo do q eu. Hoje aparento ser bem mais velho do que ele. Os cabelos grisalhos custaram a aparecer... aos poucos estão se abundando. Minha barba praticamente está toda branca. Muitas pessoas me chamam de 'senhor'. Mas, pode-se dizer q faço tudo(ou quase tudo), o q eu fazia quando mais jovem. Ainda não me sinto, por bem dizer, velho. E concordo contigo, prefiro a morte a ficar muito velho.

    Grato pelo comentário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa.. que poema bonito! Quem inventou a expressão "melhor idade" deve ter vinte anos e estar desesperado pra envelhecer! Sempre achei que velhice é coisa da cabeça: mente velha, corpo velho. Acho que é como "pensar gordo": engorda; E "pensar velho" acelera a decadência corpo. A velhice assusta por estar ligada ao sentido de decadência e sofrimento físicos e fim. Será mesmo que precisaríamos sofrer físisicamente para morrer, já que a morte é tão certa?
    Qdo vi o filme "O Curioso Caso de Benjamin Button", baseado em uma obra de F. Scott Fitzgerald, um dos maiores escritores americanos do século XX, saí do cinema refletindo: "então..., e se fosse o contrário? E se, ao invés de envelhecer, nós rejuvenescemos? E qto ao final de tudo?
    Vc está de parabéns pelo seu belo poema, querido Lord!
    bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oi anônima. Vc não deixa de ter razão. O filme q vc citou deve ser muito interessante, pena q não o vi.

    Essa foi interessante: 'quem inventou a expressão 'melhor idade' deve ter vinte anos e estar desesperado pra envelhecer!" Dizer q a velhice é a melhor idade não faz sentido!

    Muito obrigado pelo elogio, querida!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Aplaudo-te e de pé!!

    Primeiro por suas rimas, que ficaram extraordinarimante bem escritas, descritas e muito bem elaboradas! Adorei o tema e a maneira pela qual você relatou a velhice, inspirando-se em sua avó! Que devia ser uma pessoa maravilhosa!

    Em segundo lugar pelo texto abaixo, onde fala de maneira carinhosa da sua avó e da maneira como os jovens atenciosos tratam os mais idosos! Achei fantástico!! Tanto é que todos nós retornaremos ao pó, de onde viemos, e para chegarmos ao pó, precisamos envelhecer..mas, envelhecer essa carcaça que se chama corpo, e jamais a mente ou a alma, pois estas, traduzem-se em sabedoria e evolução!

    Eu sempre tive medo de envelhecer, principalmente em minha fase narcísica...hoje, com 33 anos, como bem sabe, levo isso naturalmente, pois, o que vale mesmo é o nosso interior e como vamos lidar com a velhice, morte e pós-morte!

    Mas que é triste chegarmos a envelher, é sim...pois, como a Dama expôs-se acima, é triste sim ver a decadência de tudo....células, maneira de pensar, agir, ser....etc.... e o medo de envelhecer e querer morrer antes....

    É a vida! Infelizmente ou não, temos que aceitar!


    Grande abraço e ótimo dia, meu amigo!


    ps.: veja o filme citado pelo anônimo - O Curioso Caso de Benjamin Button - vais adorar!

    ResponderExcluir
  6. Anjo, pretendo te dar uma resposta maior pelo q vc acabou de dizer. Agora, tenho q ver outras coisas... Talvez ainda de manhã lhe respondo, ou mais tarde, ou até mesmo amanhã(rs), ok?

    Grato.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Caro Anjo, muito obrigado pelo gentil elogio. Vc está me superestimando(rs).

    A respeito da minha avó materna, gostaria q vc, se possível, olhasse o post "Causos de Traição(Em família)". Eu gostava dela, mas não concordava de forma alguma com suas atitudes, q prejudicaram ao seu marido, seus posteriores companheiros, sua família, seus filhos e, ao menos, um de seus netos, no caso, eu!

    Espero q me compreenda.

    Abraços, malungo!

    ResponderExcluir
  8. Olá meu amigo-irmão!

    Ah...não é superestimando não...é a verdade! Tu escreves magistralmente o texto..gostei muito de verdade!

    Ah..vou passar e ler sim o texto que fez sobre a família...deve ser assaz interessante sim!!

    As pessoas agem conforme elas sabem agir, e isso muitas vezes não condiz com a nossa maneira de agir e pensar..por isso, temos que compreendê-las, né? Por mais ignotas que elas sejam ou não, pois, nós, n´alguma fase de reencarnações, podemos ter sido bem piores....digo isso pois aprendi tanto a lidar com o humano..sei que na prática é tão trabalhoso tudo isto! Vivendo, aprendendo e reverberando nossa maneira ímpar de ser, né? rsrs

    Volto para ler seus textos e comentar...estou num estresse aqui na gráfica..aff..rssrsrs

    Abração e tenha uma sexta-feira iluminada!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado, Anjo. Estou em falta tb nos seus blogs. As vezes pintam contratempos, mas brevemente vou lá comentar.

    Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.