A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Eva e Adão






                                    

Sofocles

Já imaginaram se Adão não comesse do fruto proibido oferecido por Eva?  Não haveria sofrimento algum.  Deus continuaria pegando barro e nos criando tirando pedaços de nossas deliciosas costelas?  Ou não criaria mais nada; a raça humana se limitaria a Adão e Eva?

Vejam só o que Sofocles(495-406 a.C.) disse a respeito das duas verdadeiras felicidades: "Bom é morrer logo depois de nascido, e melhor é não ter nascido nunca".

6 comentários:

  1. Rsssssssssssssss, verdades essas que tentamos todos os dias não acreditar heim!!! Beijo Roderick

    ResponderExcluir
  2. E os culpados de todo nosso infindável sofrimento: Adão e Eva(rs).

    Beijos, Lua

    ResponderExcluir
  3. Bom diaaaaaaaaaa, meu amigo!
    Saudades de visitar seu recanto filosofal!
    Ando bem atarefado com o trabalho...

    bem, vamos lá!
    Adoro essa parte da história da humanidade...A queda do homem, d´onde tão somente, provou do fruto do conhecimento... O homem quedou-se a partir do momento em que conheceu o bem e o mal, a partir do momento em que provou das polaridades...e aí, vemos a esbórnia que nos metemos..rsrs....

    Nossos pais: Adão e Eva, se não tivessem provado do fruto, o que seria de nós, né? Anjos? rsrs... ou simples vagadores do paraíso!! Creio que isso foi até um mal necessário, mas...a frase de Sófocles é muito bem pertinente e totalmente atemporal/moderna!
    Bom seria nascermos natimortos para não provarmos da essência da maldade!!

    Adoro esses temas...
    grande abraço fraternal, meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. Grande Anjo! Senti sua falta, camarada!

    Seu comentário, como de costume, é sábio,mas interpretamos a frase de Sófocles de um modo diferente. A meu ver, ao proferir tal frase, o dramaturgo quis dizer q é preferível o Nada do q viver, tamanha é a dor da existência.

    Abraços, malungo!

    ResponderExcluir
  5. Passeando pela net e me deparei com seu blog.
    Imediatamente fui conquistada pela definição de quem és.
    Ah, minha opinião quanto a sua colocação acima: Desde a criação somos tendensiosos a culpar o outro, portanto culpar Adão e Eva não será mais uma fulga de nossa responsabilidade?!
    Inté!

    ResponderExcluir
  6. Seja bem-vinda, Keila!

    Creio q tudo na vida é relativo, mesmo nossas culpas.
    Bem, vc está caminhando,no passeio, aí um carro a atropela. Pode ter havido uma falha mecânica no automóvel, o motorista pode ter dormido no volante, pode ter tido um ataque cardiáco, e outras coisas mais...mas q azar de vc passar naquela hora, naquele local... Que culpa, q responsabilidade vc tem? Nenhuma, ou tem? Agora, se vc atravessa a rua sem atenção e é atropeladada, claro q vc tem culpa, né?

    Então, no meu caso, na minha vida, tenho minhas culpas... Tenho minhas sortes... é, isso mesmo, com 54 anos de vida e gozando de uma boa saúde, não é para qualquer um. Evidentemente, q isso não é motivo pra tanto orgulho, pra me achar o tal, mas já é uma dádiva q o destino me deu. Cometi tantos erros q eu, de fato, teria vergonha de expor. Então, temos nossas culpas, mas os Adãos e Evas de nossas vidas são muitos, desde nossos antecedentes, até mesmo um carro q nos atropela quando estamos tranquilamente caminhando num passeio.

    Inté!
    Apareça mais!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.