A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Não Creio Em Mais Nada



Nos anos 70, ainda não existia o termo 'brega'.  A elite, os intelectuais, de gosto apurado, rotulavam de 'cafonas', os que criavam músicas românticas, de letras simples, arranjos idem; e,claro, os que apreciavam tais canções eram rotulados da mesma forma.
E eu, um adolescente, gostava de algumas músicas cafonas(posteriormente é que fiquei fã de rock). Gostava em especial do cantor Paulo Sérgio, um dos mais malditos cafonas da época, mormente por cometer a heresia de ter um timbre vocal bem semelhante ao Rei Roberto Carlos. Apesar de ser um cantor de muito mais sensibilidade do que o Roberto, na verdade, melhor cantor, Paulo, de fato, imitava, no começo de carreira, o amigo do Erasmo(mas nunca assumiu isso).

Tantas delongas, é para exibir a letra de um de seus maiores sucessos, "Não Creio Em Mais Nada". Essa canção foi composta pelo obscuro Totó, um negro simples, discreto, que, mais tarde fez sucesso com pelo menos uma música, um samba, depois, sumiu do mapa.
O ano era 1970, em plena ditadura militar. Os militares não viram com bons olhos a música, cuja letra pode ser uma apologia ao suicídio. E "Não Creio Em Mais Nada", além de ter feito muito sucesso, agradou até a muitas pessoas que não gostavam das gravações de Paulo Sérgio. E pude notar, que, apesar da melodia ter um bonito arranjo de cordas e da interpretação apaixonada e convincente de Paulo Sérgio,  que as pessoas se identicavam demais com a letra, que, sem dúvida, foi uma das mais dramáticas e tristes surgidas na música brasileira, quiçá a mais amarga. Quem, por mais otimista que seja, nunca pensou , ao menos uma vez na vida: "há dias na vida, que a gente pensa que não vai conseguir, que é bem melhor deixar de tudo e fugir, que outro mundo tudo vai resolver"? 
Com 14 anos na época, será que eu já não cria em mais nada?  Bem, tal música me tocava muito.
Quarenta anos se passaram. Paulo Sérgio morreu em 1980.  Hoje, ninguém mais compõe melodias tão bonitas e com letras tão profundas,como a do desconhecido Totó.  Há anos , anos e anos,que não creio em mais nada.  Mas, sabe-se lá o porque que o destino ainda me quer vivo? O que, para eu ser feliz?  Tá brincando!  Nestes 54 anos de vida não consegui mesmo entender o motivo da nossa existência.  Não acredito que haja vida depois da morte. Porém tudo é possível, mas creio que se houver uma continuação, boa coisa não nos espera do outro lado.
Para sermos mais felizes, ou melhor, menos infelizes, seria mais plausível não levarmos as coisas a sério. Mais sensato seria ter pouca ambição. Até que vale a pena ter um objetivo, mormente se tal objetivo for profissional... Problemas sempre aparecerão; infelizmente, não há como viver sem sofrer, sem ter dor. Aquele(s) que comanda(m) o Universo está sempre de olho, e não quer que sejamos felizes. Quando tudo aparenta estar sob controle, que a felicidade parece estar presente, surge mais problema(s)...
Depois da tempestade, vem a bonança, depois, novamente, a tempestade...
É, não devemos levar as coisas a sério, principalmente as pessoas. E é perigoso ter sentimentos, focar, transmitir toda a sua ternura para uma determinada pessoa.  Acho que foi a Clarice Lispector que disse isso, que seu maior erro foi sentir, amar...

Não, eu não creio em mais nada!  Há muitos anos que não creio, mas uma doença chamada paixão, nos tira do sério, e faz a gente levar uma pessoa a sério.  Aí que está a fonte de todo o mal, pois não devemos levar nada a sério!
E, por favor, não tentem mudar minha mente, pois eu não creio em mais nada!!!


Não Creio Em Mais Nada

Não sei o que faço, a minha vida é uma luta sem fim,


Me sinto no espaço, o tempo todo a procura de mim,

Há dias na vida, que a gente pensa que não vai conseguir,

Que é bem melhor deixar de tudo e fugir

Que outro mundo tudo vai resolver.



Não sei o que faço, se volto agora ou continuo a seguir,

Eu sinto cansaço e já não sei se vale a pena insistir,

Há dias na vida que a gente pensa que não vai conseguir,

Que é bem melhor deixar de tudo e fugir,

Que outro mundo tudo vai resolver.



Não creio em mais nada, já me perdi na estrada,

Já não procuro carinho, me acostumei na caminhada sozinho,

A vida toda só pisei em espinho, ja descobri que o meu destino é sofrer.(Totó)
 
 

(...) farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz...(Clarice Lispector)

Quem tem filhos, tem problemas(Paulo Autran)

Seu eu fosse corajoso, já teria me suicidado, mas já esperei tanto
tempo, que agora espero que o tempo me suicide(Jorge Luis Borges)

18 comentários:

  1. Ah amigo que belo texto pra nós humanos, pq somos todos assim de uma forma ou outra.
    Sem querer te mudar em nada, afinal nem teria competência pra tal e não tô afim tb, o Paulo e outros da época infelizmente aqui no brasil, foi muito mal assessorado e produzido e as musicas eram sim cafonas prq eram mal produzidas.
    Se vc pegar um 75 rpm do Glenn Miller vc não nota essa breguice e prq? Prq apesar de faltar qualidade musical (entenda qualidade sonora) não havia a breguice dos produtores e sim a qualidade do maestro.
    Tanto Paulo, como Jerry, Wanderley, e até o próprio Roberto eram sim bregas e cafonas prq transformaram belas melodias e letras em um lixo musical sem qualidade nenhuma e nada dessa forma pode chegar ao seu coração.
    Ouça um Luiz Gonzaga do início de sua carreira e vc não vê breguice, vc vê regionalismo, música de uma região e seus trejeitos mas não breguice que transformaram estas que falamos. Baixei um disco em homenagem ao Odair José, o rei das domésticas como se dizia a época, e com vários artistas a musica dele soa tão gostosa, e se vc notar, o Paralamas que agora toca no rádio, é bem parecido, mas olha a qualidade amigo.Isso é só pra mostrar do meu ponto de vista que sua luta é inglória prq foram incompetentes os produtores e conheço um pouco disso prq produzi algumas coisinhas que deram certo, e até o antigo toca fitas roadstar, bastava vc colocar um calço entre a fita e ele, pra que o som ficasse um avião. Qualidade e inteligência é um privilégio e nem todos tem.
    Viver é dificil sim amigo, não sei como sobreviveremos.
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dead! Agora vou ter q sair.
    Hoje mesmo, aqui, vou te responder, ok?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Oi Roderick sou eu a N.F tudo bem?
    li seu post e concordo com vc.
    Sabe vivendo a gente vai aprendendo,não devemos esperar muito das pessoas pois elas só nos daram aquilo que as convém...
    Mas não fique assim, não vale a
    pena...
    Acredite na vida
    Nem todos os dias são de chuva...
    Amanhã o dia vai nascer limpo....
    Sinta o sol a iluminar teu rosto...
    Ouça o canto dos passaros melhor som não há...
    A natureza é o melhor remedio pra qualquer tristeza...
    As vezes quando se sentir mal procure ir em algum lugar que possa comtemplar a natureza
    a uma cachoeira por exemplo...
    comigo funciona.
    Um abraço e levanta esse astral...

    ResponderExcluir
  4. Oi N.F.. Eu sei q o q vc disse faz sentido, mas é q sou um caso perdido(rimou, hein-rs). De fato, contemplar a natureza nos ajuda. Mas eu sou assim. Nem sei como consegui sobreviver por pouco mais de meio século. E desde q começou a madrugada,hoje estou daquele jeito... É...
    Obrigado, N.F., e perdão pela minha amargura, mas sou como certos países de terceiro mundo: não tenho conserto. rs
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Caro Dead,

    Obrigado por gostar do meu texto, por em certos pontos concordar. Bem, sempre digo q não sou um conhecedor de música, e sim um escutador, q presta atençaõ nos arranjos, e procura saber quem é quem numa canção, quem compõe,quem canta...
    Mas, não concordo contigo em culpar a produção ou o maestro por essa turma ser rotulada de cafona/brega. E os intelectuais caiam de pau nas letras: aquela coisa de: rimar 'alguém' com ninguém. Pensando bem , como comparar a letra de "Não Creio em Mais Nada", com "Construção", de Chico Buarque. Gosto das duas, mas a primeira gosto mais ainda; isso q as pessoas, a maioria, não concorda. O orgão do The Doors é chamado de sem-vergonha-seu som- eu gosto! Gosto tanto da letra, como da melodia de "O Tempo Vai Apagar"- gravação do Roberto Carlos. Adoro "Pelo Amor de Deus", de Martinha, gravado pelo Paulo Sérgio- só na base de orgão, guitarra, baixo e bateria. Conheço bem o repertório do Paulo Sérgio. O quarto lp-q tem "Não Creio em Mais Nada", é muito bem produzido, com belos arranjos,eu penso. No terceiro Lp, escutamos até oboé. E no rock, os puristas progressivos desdenham Pink Floyd, meu grupo predileto. Um exemplo de simplicidade, q muitos diriam coisa de amadores: "Fearless"... ah, na minha humilde opinião, ela ganha de muitas suites de 20 minutos q escutamos no rock progressivo.

    Abraços, malungo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Roderick,

    Não sei se te servirá de consolo, pois eu ainda sou fã de brega. Nossa! Como eu me identifico com aqueles arranjos "decadentes" e com aquelas letras "simples", mas que escondem tamanha amargura. Elas são apenas desprovidas de certa "intelectualidade" exigida pelos críticos, mas passam a verdade nua e crua, direto no peito de quem viveu aquela época.
    Ainda não consegui me livrar desse "mal gosto". Creio que tenha sido herança de minha mãe - que era uma pessoa extremamente sensível. E, desde que ela se foi, menos motivo ainda tenho para esquecer estas músicas.
    Não vá contar isto lá no Hofmannstoll hein... eheh.

    Quanto a felicidade, meu amigo, Schopenhauer já dizia: "a felicidade é apenas a interrupção temporária de um processo de infelicidade constante, inerente ao ser humano". Portanto, meu caro, você tem a resposta nos prazeres da vida, ou seja, buscar os prazeres para estancar este processo, evitando sua continuidade. A música é uma boa resposta...

    Parabéns pelo magnífico texto, meu amigo. Me identifico muito com sua forma de ver a vida.

    Um grande abraço e muita paz com muita música (progressivo e brega).

    Faustodevil

    ResponderExcluir
  7. Poxa, confesso q vc me surpreendeu, prezado Fausto. Não sei sua idade. Eu era até , vamos dizer um tanto ridicularizado por gostar de música brega, no começo dos anos 70. As letras, de tão dramáticas, costumam até ser cômicas. E os três maiores comediantes bregas , na minha opinião, são: Waldick Soriano, Lindomar Castilho e Evaldo Braga, sendo q esse tinha mania de falar q a sua ingrata amada um dia iria pagar(rs). E quando a gente está na fossa, como ando ultimamente, as músicas encaixam como uma luva, nos dão muito conforto. Dê uma olhada no post, "Mulher Fatal", pra mim as letras das músicas do post, são um pouco mais sofisticadas.

    Eu já era desiludido, quando conheci Schopenhauer, nos anos 80, fiquei mais ainda. Muito realista o homem!

    Fausto, muito obrigado pelo seu gentil comentário, mas muito obrigado mesmo.

    Apareça sempre, ok?

    Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  8. Exatamente tocou no ponto, o melotron praticamente foi implantado pelo doors e era sim ridicularizado a época. Os arranjos poderiam ser melhores sim, menos simplórios como diz o Fausto, mas eles queriam algo que só o teclado do caçulinha ou quem de plantão faria de playback no bolinha ou no chacrinha e por isso o Fausto veio com aquele papo de quem sabe faz ao vivo,isso é o ranço daquela época e me perdoe discordar de novo, mas é só minha opinião. Faltava qualidade sonora e não artistica, faltava técnica e aparelhagem adequada, instrumentos de melhor acuidade que só vieram após a liberação das importações e aí sim ficou o vácuo dessa turma que fala, pras novidades que falo, e nesse vácuo eles se perderam prq ng queria mais.
    Como já disse em posts o Manito foi um de meus mestres e se vc lembrar de sua origem (Clevers e Incríveis) ao conhecê-lo foi no Som Nosso de Cada Dia, percebeu a diferença?
    Foi isso que citei e qto ao Floyd e outros se pegar a primeira versão do Tommy ou se pegar o Yes Album verá nitidamente uma qualidade técnica muito boa apesar de poucos canais e bits, o que não tínhamos aqui e quem tinha não usava por achar que o povo não assimilaria. Exemplo do prq os Mutantes são endeusados, o Sérgio sempre usou o que tinha de melhor, e pegue seus discos antigos e não notará quase diferença com remasterizados.
    E tenho dito,rs

    ResponderExcluir
  9. Não concordo, caro Dead, por mais q vc entenda de engenharia sonora. Que eu saiba, ou meu ouvido escutou, The Doors nunca tocou mellotron, q é um instrumento maldito para muitos. Veja bem, e 'veja', q coincidência, primeira vez q escutei "Veja", gravação do Paulo Sérgio, foi num pout pourri, no qual ele a tocou com violão... Quando eu ouvi a gravação original, de estúdio, com orgão, orquestra e trompa, fuquei chapado. Não só é minha música predileta do cantor, como a maior de todas as músicas brasileiras q escutei. Claro, q quem gosta de mpb e afins, pensará o pior a meu respeito(rs), mas é meu gosto.

    O Sabbath Bloody Sabbath" é bem mal gravado, mas é um clássico.

    E claro q muitos já perceberam q houve falha na gravação de "Atom Heart Mother", falha no lado dois: a voz de Richard Wright sai embutida, a instrumentação aparece mais... e é a segunda música q mais gosto do Floyd. Só perdendo pra outra, "See Saw", tb do Wright, com uma qualidade sonora não tão boa assim...
    E tenho dito rs
    Abraços, malungo!

    ResponderExcluir
  10. Desculpe a falha, a pressa sempre é a culpada, mas o erro foi meu, onde se le doors era o Mike Pinders do Moody Blues que praticamente institucionalizou o instrumento já usado pelos Besouros em SFF, e tá aí mais um exemplo de diferença técnica, é só pegar qqr trabalho deles, e pode ser o Help por exemplo que se nota a diferença. Erros? É óbvio não disse que não haviam, afinal a mão humana era mais usada do que hj, mas comparar o que os chamados bregas poderiam ser se fossem devidamente produzidos apesar de venderem e muito é muito interessante. Dia desses zapeando vejo o Amado Batista com um violão elétrico e um rapaz com um teclado de tres estágios e mesmo na tv comum a única coisa que não mudou mas ganhou imponência foi sua voz. Os tempos eram outros sim, mas com mais qualidade e cuidado os seus amados como Paulo Sérgio (a quem não ataquei e nem a vc pra se defender tanto) teriam hj o devido respeito fato este que acontece com Roberto Carlos, que acordou antes e exigiu sair daquele circulozinho e por isso tornou-se o que é enquanto talentos como do Paulo, AntºMarcos e outros até como do Totó e essa letra maravilhosa que já salvei pra mim teriam aí sim seu devido respeito e o brasil um legado maior e mais diversificado.
    Enjoy!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Novamente não concordo, e não é q estou defendendo o Paulo Sérgio, é q ele, dos ditos bregas, conheci bem seu repertório. Seus últimos lançamentos: vol.13 e o 14(esse depois de sua morte), mostram mais tecnologia, com letras mais bem feitas(e não fizeram sucesso e continuaram malditos pelos intelectuais).
    Uma das características da música brega é letra bem dramática e simples, com arranjos instrumentais cheios de metais.
    Citei Waldick, Lindomar e Evaldo Braga, mas não gosto de suas músicas, exceto algumas do último.
    Eu, particularmente, prefiro as canções antigas do Roberto, como "Eu Sou Terrível" e o "Tempo Vai Apagar", do q as q ele gravou nos anos posteriores.
    E, como sou imparcial, pude notar q as músicas da dupla Erasmo e Roberto tocavam fundo no dia a dia das pessoas. No entanto, as artimanhas pra se conseguir sucesso, sabe se lá.

    "Here and there and everyewhere", dos Beatles é uma balada super simples: guitarra, baixo , bateria, vocal e backing vocals: minha música predileta dos Beatles.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. NAO CREIO EM MAIS NADA ! UMA LINDA LETRA,UMA
    BELISSIMA MELODIA E UM ARRANJO DIGNO DESTE QUE
    FOI PARA MIM,O MELHOR CANTOR BRASILEIRO ENQUAN
    TO VIVEU:PAULO SERGIO.SUA VOZ GRITANDO POR SOCO
    RRO,SUA DOR POR TER QUE SE DESCULPAR POR SER ME
    LHOR CANTOR QUE ROBERTO CARLOS,SEU DESESPERO POR CONTA DA IMPLACAVEL PERSEGUIÇAO DA MIDIA PO
    BRE E ASQUEROSA CONTRA ELE,ME DAO A NOCAO EXATA
    DO QUANTO O ARRANJO DESTA CANCAO NOS ARRASTA
    A ESSE INCONSCIENTE COLETIVO.UM DOS MAIS BELOS
    ARRANJOS DE UMA DAS MAIS LINDAS CANCOES DESTE
    QUE MARCOU MEUS PAIS,AVOS E FILHOS PARA SEMPRE!
    FAZ TEMPO,AMIGO RODERICK,QUE EU TAMBEM NAO CREIO EM MAIS NADA,POREM,CONTINUAREI OUVINDO
    ESSA MARAVILHOSA CANCAO.PAULO SERGIO PARA SEMPRE!

    ResponderExcluir
  13. Cara, vc falou e disse! E eu disse, no post, já q, na época, eu acompanhava bem a carreira do cantor, era coisa rara alguém não gostar dessa música, q era uma das prediletas do cantor. Creio q o Totó ao compô-la estava repleto de angústia, uma angústia q, praticamente a nós todos nos cercam. Pena, q apesar de todo o sucesso feito na época, hoje pouco gente conhece uma música tão bela, e de pouco mais de 2 minutos de duração, q retratam toda a dor humana.

    ResponderExcluir
  14. nao creio em mais nada e,sem duvida,uma das mais lindas cancoes dos anos 70.dizer que essa
    musica e brega,e uma grande tolice.
    quero lembrar que o maestro dessa musica linda,
    foi valdemiro lemke,arranjador da musica feelings,com morris albert,sucesso mundial.
    foi o arranjador de paulo em quase todos os seus discos.fabio lima

    ResponderExcluir
  15. E o Vol. 4, além de ser um dos melhores discos do PS, tem arranjos de primeira. Eu é por gostar muito dos arranjos antigos do iê iê iê,orgão, guitarra, violão, por isso prefiro os arranjos do segundo LP.

    ResponderExcluir
  16. ANTONIO CARLOS BEZERRA29 de janeiro de 2011 às 13:10

    A MÚSICA NADA É SENÃO UM DESABAFO EM FORMAS DE MELODIAS,A MUSICA NÃO CREIO EM MAS NADA EXPRESSAVA A DOR QUE PAULO SERGIO SENTIA,DEPRESSÃO,ANSIEDADE,MELANCOLIA E ALEM DO MAIS EXPRESSAVA SUA VIDA DE SOFRIMENTOS,POREM EXISTEM MUSICAS QUE EXPRESSAM OUTROS SENTIMENTOS,OTIMISMO,FÉ,ESPERANÇA,ALEGRIA,AMOR,FELICIDADE,RELIGIOSIDADE,TEMPERANÇA ETC.. EU PARTICULAMENTE PREFIRO A BELEZA DAS RESPOSTAS DAS CRIANÇAS COMO REZA A MUSICA DE OUTRO CANTOR FINADO, E A VIDA? O QUE É QUE É A VIDA? DIGA LA IRMÃO? ELA É UMA BATIDA DE UM CORAÇÃO? ELA É UMA DOCE ILUSÃO? JUNTO COM GONZAGUINHA EU POSSO EM FIM DIZER, POIS ESPEREI 23 ANOS PARA ME ENCONTRAR, MAS ISSO NÃO ME IMPEDE QUE EU REPITA É BONITA É BONITA E É BONITA>

    ResponderExcluir
  17. ME PERCO NA BELEZA DAS RESPOSTAS DAS CRIANÇAS, É A VIDA É BONITA E É BONITA

    ResponderExcluir
  18. Bem-vindo, Antonio Carlos. "Não Creio em Mais Nada" é de autoria de Totó. Mas creio q Paulo Sérgio se sentia desse jeito, tanto q um ano antes, de parceria com Eustáquio Sena, comporia "Estou Só"(creio q a letra seja mais coisa do PS), em 1971 escreveria "Minha Vida Só Pertence a Mim".

    Grato pelo comentário. Apareça sempre.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.