A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

sábado, 26 de outubro de 2013

Demócrito, Epicuro... Morte... A Vida é uma Prisão


Só adicionando: Epicuro, assim como Demócrito, achava que era uma bobagem o medo da morte, pelos motivos postados no parágrafo *. E a prisão, pra mim, é nossa vida, aqui na Terra.

Faz tempo que fiz um post no blog das lamúrias, http://beldadedaminhavida.blogspot.com.br/search/label/Deus%20%20-%20Vida%20Depois%20da%20Morte%20%20-%20Vida%20em%20Outros%20Planetas.
Sobre Deus, vida após a morte, vida em outros planetas.

Não se consegue agradar a todo mundo, não? E como sei disso! Afinal,  tenho 57 anos . Sei que nem mesmo Cristo agradou a todos(até existe uma música que diz isso, gravada pelo Paulo Sérgio-postei no blog das lamúrias). Mas, dentre os meus inúmeros defeitos, não gosto nem um pouco de quem não gosta de mim(rs). E, com todos meus defeitos, tenho orgulho de ser educado, de tratar a todos que veem a mim, com educação, não importa se seja do chamado mundo real ou do virtual. Aceito discordâncias, mas não aceito ignorâncias.

Uma das características humanas, é o preconceito.Que  raça preconceituosa essa, humana. Sou ateu/agnóstico, mas respeito as crenças alheias . Dentre os tantos preconceitos humanos, há os que tem preconceito pelos ateus, os que tem, em especial, preconceito pelos evangélicos.
Todos merecem respeito, sejam ateus ou evangélicos.

Sobre o ateísmo, 85% dos suecos são ateus; 72% dos noruegueses são ateus, 65% dos japoneses não acreditam em Deus. E daí para fora...

A meu ver, não é uma crença, que faz uma pessoa feliz. Mas, tudo bem, se ela , a pessoa,acha que é Deus o motivo de sua felicidade, respeito.

Já falei muito da minha situação, os tais 4,5 meses de vida que me restam.rs. Parece ser brincadeira,não?
Se têm pena de mim, acho até natural, pois a piedade não é um sentimento piegas como os insensíveis e/ou donos da verdade pensam ser. Àqueles que agem como um juiz sem piedade, um escroto, cheio de si, a ditar a sentença, como uma blogueira que navegou por estes mares aqui, no meu blog.
Não é cuspindo no copo de café de um patrão deplorável, que seremos felizes, que sejamos dignos de louvor.

Antes de Cristo, Demócrito e Epicuro, filósofos gregos, iam na contramão de outros filósofos e da sociedade grega: o ateísmo , antes de Cristo... Átomos, o encontro de átomos seria nossa origem.
Os gregos, incluindo seus incontáveis filósofos, acreditavam nos deuses, isso, não num só deus, isso foi invenção dos judeus, um só deus. Demócrito e Epicuro também acreditavam em deuses, mas não acreditavam na  existência de vida após -túmulo. Segundo os dois, tanto o corpo como a alma, pereciam.

*Eis uma frase do Epicuro: A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.

Bom, na minha opinião, e Democrito também, claro, concordava com ele, a  coisa não é tão simples assim, embora eu tenha quase certeza de não existir vida depois da morte. Mas, o instinto, o medo do nada, ainda nos amedronta. Não todos, porque creio que certas pessoas pensam como os dois filósofos.

Bem, no post, o qual deixei o link acima, eu não disse que , pra mim, a vida é uma prisão.
Quantos prisioneiros no mundo! A maioria, pelo que sei, condenada pelo que fez, pelo que não devia fazer, mas existem também os inocentes, condenados pelo que não fizeram...
Mas, a vida aqui,no planeta Terra, consegue ser tão terrível, que estamos condenados, por um  crime o qual não sabemos. Não temos ideia de quanto tempo cumpriremos essa sentença, quando seremos soltos... nada, nada... Nossa vida é uma prisão. Nosso planeta é uma prisão, por isso, que alheios,numa solidão de 7 bilhões de habitantes(talvez tenha até aumentado e não fiquei sabendo), nem sabemos o dia que nossa sentença terminará.

Epicuro, Demócrito, e somos tão babacas que tememos a morte, temos medo do nada, daí não é tão simples como os senhores dizem, que terminando a vida,nada mais sentimos. Claro que nada mais sentimos, mas aí é que reside nossa idiotice, deve ser o tal do instinto idiota, com todas os problemas da vida, ainda queremos viver. MISERIA HUMANA!

12 comentários:

  1. Olá Eustáquio
    Estive a ler esta mensagem e há algumas coisas que concordo e outras não.
    Numa coisa estamos de acordo,eu também não gosto nada de quem não gosta de mim rs.
    Também sou educada ,sou católica,tenho a minha fé mas respeito todas as pessoas independentemente da sua religião ou crença.
    Agora vamos ao que não concordo.
    Que história é essa de só lhe restarem 4 ou 5 meses de vida?
    Era o que faltava!
    Nem pense numa coisa dessas ,então comecei agora a ser sua amiga e já me quer abandonar?
    Não me vai fazer uma coisa dessas ?olhe que eu zango-me.
    Eu gosto muito de viver,mesmo com tudo o que tenho passado ainda acredito que é muito bom andar por aqui.
    Se é idiotice,então eu sou uma grande idiota.
    Abraços e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Talvez uma das coisas piores da vida, sejam as pessoas que não gostam da gente.rs

    E amiga Natália, nascemos no mesmo ano, não?rs

    Fui católico. Depois , me tornei espírita. Há uns trinta anos, sou ateu.

    Obrigado pela consideração.

    Tudo de bom, Natália!

    Retribuo os abraços e o bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci em 1956 no dia 24 de dezembro à noite,portanto na noite de Natal por isso me chamo Natália.
    Como um amigo meu diz ,ainda bem que não nasci na páscoa ou no carnaval,porque me chamaria pascoália ou canavália e era bem mais feio rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, Pascoália não não um nome próprio feio. Tem piores!!! rsrsrsrsr

      Excluir
    2. Oi Janice! Quanto tempo, hein? Vc anda muito sumida. Tudo bem contigo?

      Excluir
    3. Este é um dos poucos que tenho visitado.
      Beijos!!!

      Excluir
    4. Muito obrigado mesmo, Janice! É uma honra para mim receber sua simpática visita.

      Beijos!

      Excluir
  4. Bom, Natália, deste jeito, vc me mata antes, dos 4,5 meses que me restam.rs
    Me mata de tanto rir.rs

    Vc tocou num outro ponto que o chato aqui critica, nossos pais são cruéis para escolherem nossos nomes.rs Mas, Natália é um nome bonito, sinceramente.

    Sou alguns meses mais velho do que vc, nasci em maio.

    Muito obrigado por sua presença.

    ResponderExcluir
  5. Está a ver,aqui sempre se diverte um pouco rsrsrs

    meus filhos também nasceram em Maio,um a 9 e outro a 14

    ResponderExcluir
  6. Muitas coisas que acontecem, fogem a explicaçoes logicas... as vezes nao sei em que acreditar...

    Mas um fato é certo... "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia." (William Shakespeare)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu frequentava um centro espírita kardecista, um médico, que lia e interpretava o evangelho segundo o espiritismo , nas reuniões, chegou a falar que Deus não tinha mistério. Não concordo mesmo, Deus , a vida, tudo é mistério. Os espíritas kardecistas têm a mania de explicarem tudo, mas como vc disse, muitas coisas fogem da lógica. A famosa frase de Shakespeare tem tudo a ver.

      Minha mãe era espírita, mas tinha uns costumes católicos. Ela dizia que no além ainda deveríamos ter muitas surpresas.

      Excluir

Todos os comentários serão respondidos.