A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pais Inteligentes... Filhos Burros?(3)

Meu irmão, seis anos mais jovem do que eu(tenho 57), diferentemente de mim, sempre foi ambicioso e mais sociável(e quem não é mais sociável do que eu?rs).

Enquanto eu parava de frequentar as escolas, não queria estudar, matando até aulas, o que acabou por eu ter concluído os estudos bem mais tarde, meu irmão, teve uma vida regular nas escolas, se formando em eletrotécnica.

Quando ele tinha pouco mais de 20 anos, do quintal de casa, escutei um desabafo seu com a minha mãe(minha avó materna também estava presente), lamentando, que com tal idade, não tinha nada na vida. Até chorou...

Trabalhou durante anos, numa famosa multinacional. Como nós nunca fomos muito de conversar(era mais comum brigarmos-rs), eu, por muito anos pensei que ele tinha uma função de destaque na empresa, compatível com a sua formação de eletrotécnico, contudo, um dia, descobri , ao ver o seu cartão da firma, que ele era um peão.

Se casou, aos 27 anos, em 1989. Graças à valiosa ajuda financeira dos meus pais, ele conseguiu um apartamento para morar com a esposa. Teve um casal de filhos.

Trabalhou no Ceasa por uns tempos, mas não com a função de gerenciar, como foi o caso do meu pai.

Um dia, nos anos 90, quando eu morava com a minha avó materna e meu pai, o velho, que tinha acabado de beber cerveja num bar, mas não estava bêbado, desabafou com um casal de tios maternos, que estava a nos visitar: "eu estou mal de filhos, um trabalha como atravessador no Ceasa; outro, pior ainda, não trabalha"rs. E meu tio, que era meu xará, completou: "o xará para ficar igualzinho o Tio J., só falta tocar violino(Tio J., era irmão da minha avó materna, o qual nunca cheguei a conhecer; tinha fama de sistemático e antissocial, e diziam que meu comportamento parecia com o dele e tocava violino-rs).
Fiquei na cozinha, e não dei resposta alguma, mas fiquei chateado . Poxa, meu pai, do alto da sua ignorância, não reconheceu que para a coisa chegar a tal ponto, o fracasso meu e do meu irmão no campo profissional, ele teria também parcela de culpa, até mesmo por ser um pai ausente?

A segunda e atual residência, em que meu irmão mora, é uma casa bem confortável, de dois andares; incompatível com seu salário. E meu irmão não é corrupto. Minha mãe e seu companheiro ajudaram na aquisição da casa. O companheiro da mama ajudou até na compra de um carro, do meu irmão.

Desde o ano passado, ele me isolou. Há menos de um mês, um tio materno, disse ter ficado sabendo, através da sua irmã, que meu irmão está desempregado e perdeu todos os seus dentes. Pior que, infelizmente, não está se adaptando à dentadura...

Seus filhos, uma moça de 23 e um rapaz de 21 anos, trabalham e ajudam em casa, assim como sua esposa, que toma conta de crianças, enquanto suas mães vão para o trabalho.

Com toda a ambição, com o olho grande enorme, meu irmão nada conseguiu, a não ser com ajuda daqueles que eu falei. Eu já contei muito da minha vida, entre tanta coisa contada, que estou falido, à beira da sarjeta.

Apesar dos meus pais terem errado, não mostrando inteligência no sentido de saber empreender o dinheiro, eles eram inteligentes. Meu pai foi um empresário, e depois se tornou um gerente, que era disputado pelos empresários, no Ceasa, percebendo ótimos salários. Minha mãe, como falei, era uma pessoa muito capaz, que ajudou seu marido e seu segundo e último companheiro, a crescerem.

Será que foi azar meu e do meu irmão, o fato de sermos uns fracassados? Será que o motivo é apenas nossa burrice? Bem, pode ser os dois motivos, mas creio que houve falhas na educação que nossos pais nos deram, para a coisa chegar a tal ponto. Praticamente, todos nossos primos, que regulam com a nossa idade, estão bem de vida; só nós fracassamos!

6 comentários:

  1. Não esqueça que a burrice alivia o sofrimento. Eu não sei bem o que quer dizer fracassado. Vai depender do ponto de vista de de partida.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Vc dizendo isso me fez lembrar uma frase de Schopenhauer, "quanto maior o conhecimento, maior a dor". No entanto, há um paradoxo, pois sou burro e sofro. rs

    Profissionalmente , eu e meu irmão fracassamos.

    Obrigado, Janice!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Eustáquio Caverão!
    Rapaz, eu sou fã do Erico Verissimo, acho ele o melhor escritor brasileiro que já lí... Mas seu filho o tal do Luis Fernando é terrível! Mas financeiramente ele é bem mais sucedido que o pai, e tem mais moral na mídia.
    Sabe... O fracasso é subjetivo. Tem gente que é rico e fracassado pois é infeliz, e tem gente pobre e feliz!

    ResponderExcluir
  4. É relativo, prezado André, como vc disse. Mas, no tocante a meu irmão e eu, acho estranho os dois não terem sido bem sucedidos, e, pelo que pude notar, meu irmão, assim como eu, não está feliz.

    Grato pelo comentário!

    Apareça mais!

    ResponderExcluir
  5. Creio que os pais dão formação moral, transmitem valores e servem de exemplo. Seus pais o fizeram, pois afirma que trabalhavam e muito os ajudaram. Crescer depende de cada um. Talvez não tenha sido motivado ou trabalhado em algo que o estimulasse. Não se busca sucesso, ele é consequência do esforço e empenho profissional. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, sempre me faltou objetivo; como vc disse eu não fui motivado, nem trabalhei em algo que me estimulou.

    Obrigado, Marilene.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.