A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

sábado, 20 de abril de 2013

O Que Mais Me Aflige(2)

Nestes últimos tempos, o que mais me aborrece, o que mais me aflige, é a poluição sonora. Isso acaba com meus nervos, me mata, me corrói. Costumo até a pensar que pode ser algo patológico.

No último domingo, quando do barulho que o carro no galpão promovia, já de noite, no meu quarto, querendo escutar meus discos, não havia como, devido a poluição sonora do vizinho, claro.
Me veio algo na cabeça, eu estava enfurecido. Bem antes de navegar no mundo virtual, afinal sou um homem maduro, já tinha ciência que quando reclamamos muito, espantamos as pessoas. Tenho dito coisas fortes, nos meus blogs, e digo isso porque é neles(nos blogs), que tenho como me desabafar. Mesmo podendo chocar as pessoas, não é essa a minha intenção. E, longe de mim, influenciar qualquer pessoa.

Continuando... me veio na cabeça de pegar uma faca grande , de cozinha, e ir até onde ocorria o barulho sonoro. Pensei que a balburdia tanto podia ser de uma pessoa só, como de várias; que com apenas uma faca, eu poderia me dar mal, ser desarmado e agredido. Que poderia rolar policia na jogada e/ou hospital. Mas, minha raiva era enorme, custei a me controlar, chegando até a pensar: que tudo se acabe de vez, eu não aguento mais!!!!! Vale lembrar que nunca entrei numa delegacia. Nunca fui alvo de processo e jamais processei alguém.

E, hoje, pouco antes das 14 hs., tive que parar de escutar meus discos, pois outro vizinho, há poucos metros da minha casa, numa residência de dois andares, começou com seus funks, bem altos. Fiquei olhando para a residência, e vi uma jovem loura e um rapaz escuro. Creio que são moradores novos, pois lá morava um evangélico, há pouco tempo atrás.  Ao ficar olhando para a casa, uma vizinha, que nunca conversou comigo, ela é a única dessa casa, que nunca dirigiu a palavra à minha pessoa, reclamou  do som, lembrando do barulho ocorrido no domingo. Eu falei alto(mas, não dava para os barulhentos escutarem), que chamei a polícia, no domingo passado, e que é isso que devemos fazer.

Liguei o computador, e pela primeira vez experimentei um protetor auditivo, "Nexcare", que me foi indicado por uma blogueira. Ele não fez efeito... Em pouco menos de meia hora, os vizinhos desligaram o som. Porém, imediatamente, aonde fica o tal galpão, começou um som alto, de música sertaneja. Mas, foi questão de pouquíssimos minutos, e o silêncio, o tão amado silêncio voltou. Contudo, estou preocupado, acho possível, ainda hoje, ser perturbado.

Já falei por aqui, que meu dinheiro vai se acabar no final deste ano; que não tenho como me manter, depois disso. Isso, de fato, é muito preocupante,me dando até ímpetos de me suicidar. Todavia, mesmo se eu tivesse com dinheiro, um dinheiro e/ou uma profissão que pudesse me sustentar durante o resto da minha vida, tal fato não seria ainda suficiente. O que mais me aflige é a poluição sonora. E, hoje em dia, está difícil de se viver sem ela. Talvez eu esteja doente, pois com barulho, penso que não vale à pena viver.

Obs.: Para quem não sabe, não costumo escutar música em volume alto. As vizinhas que moram abaixo de minha casa, já me falaram que nunca escutaram minhas músicas.


6 comentários:

  1. Estou passando por isto neste momento.
    Acontece uma festa de rua e o locutor grita tanta que chega a doer nos ouvidos.
    parece uma narração de jogo. Seu que não é é um leilão. Deveria não acontecer isto. Detesto barulho.
    Como vc está???
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. E haja paciência , Janice! Há quase um mês atrás, no balcão, perto de casa, em pleno sábado, eles começaram a escutar música alta às 6 hs. da manhã. Só terminaram por volta de 11, 12 hs. Chamei a polícia. Não sei se ela veio.

    Se houvesse como, eu tomaria uns comprimidos para dormir, no começo das noites de sexta-feira e só acordaria na manhã de segunda.(rs). Dá até tristeza quando chega o fim de semana...

    Bom domingo pra vc, e sem barulho!rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora com tanta gente matando por causa do som alto, a polícia vai ter mais cuidado. Bom, assim eu espero.
      Beijos!!

      Excluir
    2. A polícia pouco pode fazer, Janice. Ela não tem muita autonomia em casos assim. As leis brasileiras é que são ruins,e parte da população é bem mau educada.

      Excluir

  3. Bem, hoje é dificílimo se livrar disto.
    Certa época morei em um prédio de apartamento em que um determinado morador, por volta das três horas da madrugada, ao chegar de sua farra diária, abria as portas e janelas de seu apartamento e colocava em máxima altura a música "Caruso" , cantada por Luciano Pavarotti, uma, duas, três vezes, UMA MARAVILHA!!! Linda música , belíssima interpretação.
    Passei a amar esta música e a gostar mais ainda do Pavarotti.
    Hoje moro em outro prédio em que não há nenhum "maluco beleza" a colocar música alta na alta madrugada, contudo há algo pior, muito pior, pelo menos para mim, ARRASTADO DE MÓVEIS nos mais variados horários, principalmente de madrugada, acreditem-me , incomoda bem mais que música alta, o arrastar de móveis ( comparativamente é como aquele barulho do giz na lousa , ou quadro negro, como queiram). Fico a imaginar o que motiva tal movimentação de móveis: Adequação da decoração? Melhor aproveitamento do espaço? Algum exercício lúdico? Feng shui? Prazer (sic) em incomodar?
    Nas lojas que vendem equipamentos de proteção individual há protetores auriculares para quem trabalha operando equipamentos que emitem barulho capaz de trazer danos ao sistema auditivo, que podem ser também utilizados em situações como as tratadas neste post.
    Já os utilizei, são ótimos , preço acessível e não trazem desconforto para os ouvidos e orelhas.

    Abraços e boa semana.

    Vauxhall






    ResponderExcluir
  4. Oi Vauxhall, vc está sumido. Tudo bem contigo?

    Grato pela dica sobre o auditivo. Não conheço nenhuma loja, mas vou pesquisar.Ontem, felizmente não houve barulho. O dia foi tranquilo. Mas me preocupa os tais vizinhos, um jovem casal. Eles gostam de funk, tem uma casa bem confortável, espaçosa... Acredito que ontem , eles devem ter ido nas casas de seus pais ou de amigos, e ainda vão promover coisas como churrasco por aqui... Espero que eu esteja enganado.rs

    Meio esquisito mesmo o que vc relatou. E, claro, dá para nos irritar.

    Nos anos 90, acho que em 1994, eu morava com a minha avó materna, num prédio, no primeiro andar.Acima dele, havia morado uma senhora com sua filha. A proprietária era uma ótima pessoa, muitíssimo educada. Ela havia se mudado, e estava reformando o apartamento. Um certo dia, desde logo cedo, de manhã, o pedreiro começou a usar uma máquina, tipo uma britadeira, que fazia um barulho terrível. E o barulho só continuava... Achei compreensível, pq todos um dia têm de fazer reformas, tudo bem. Porém, pensei que por volta das 18 hs., o expediente terminaria, mas o pedreiro continuou... Não havia como nem ver televisão. Eram quase 20 hs., aí, puto, falei com a minha avó que iria até o apartamento xingar o pedreiro. Minha avó vendo meu estado de nervo, me impediu, dizendo que ligaria para a síndica reclamando. O telefone só dava ocupado... Minha raiva só aumentando... Aí escuto uma voz de um homem, na portaria do prédio: "Vc já vem?" O pedreiro responde: "Eu já estava terminando tudo, mas a síndica pediu que eu parasse , porque uma vizinha reclamou do barulho". Deduzi que o homem era algum conhecido do pedreiro. Depois fiquei sabendo que quem reclamou , morava em outro bloco do prédio.

    A sorte mais uma vez me ajudou, e não houve briga...

    Muito obrigado, Vauxhall.

    Uma boa semana para vc também.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.