A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

terça-feira, 30 de abril de 2013

Karl Kraus


Karl Kraus foi mais um dos pensadores que o pé-rapado aqui descobriu no mundo virtual.
Dramaturgo, ensaísta, aforista, poeta, satirista e panfletário.

O austríaco Karl Kraus denunciava  os compromissos, as injustiças e a corrupção, com enfase à corrupção da língua, acusando, em especial, a imprensa de sua época.

Polêmico, Kraus se auto-valorizava, o que pelo meu entendimento, não chegaria a ser um convencimento de sua parte. Talvez não tenha me expressado ou entendido bem  o que já foi dito a seu respeito.
Bem, cito um trecho da Wikipédia; "  Viam nele uma espécie de autoridade infalível e alguém que faria também qualquer coisa para retribuir ou ajudar aqueles que o apoiavam. Não obstante, fez também numerosos inimigos, devido ao seu carácter inflexível."

Segue algumas de suas pertinente frases. Mas não concordo muito com a que está acima, das cadeiras vazias, pois acho melhor viver sem elas. Quem sabe, não entendi o que ele quis dizer. Eu gosto de observar, não muito , as pessoas, mas não gosto de conviver com elas, pelo menos no sentido de ser íntimo. As pessoas são até interessantes de serem observadas à distância; uma atraente mulher, não só nos trás prazer no olhar, no tocar também, claro, mas no conviver, aí , é ruim.

"A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou."

"O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua platéia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele."

"O progresso técnico deixará apenas um problema: a fragilidade da natureza humana."

"A evolução da técnica chegou ao ponto de tornar-nos inermes diante da técnica."

"O génio só pode compensar o defeito de provir de uma família não deixando nenhuma."

"A diplomacia é uma partida de xadrez em que os povos levam xeque-mate.

"Não há dúvida, o cão é fiel. E por isso devemos tomá-lo como exemplo? No fundo, é fiel ao homem, não ao cão.

"O desenvolvimento técnico só vai deixar um único problema por resolver: a debilidade da natureza humana.


"O diabo é um otimista se acredita que pode piorar as pessoas.

"Os mais falsos argumentos podem mostrar um ódio correto".

"Existem imbecis superficiais e imbecis profundos."

"O ciúme é um latido que atrai os ladrões."

"A carreira é um cavalo que chega à porta da eternidade sem cavaleiro."

"Uma mulher é, às vezes, uma alternativa satisfatória à masturbação. Claro que ela exige muito mais imaginação da nossa parte."

"Nada é mais insondável do que a superficialidade da mulher."

"A mulher existe para que o homem se torne inteligente graças a ela."

"Os alunos comem o que os professores digerem."

"A cosmética é a doutrina do universo feminino."

"Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem."

"O diabo é um otimista, se acha que pode tornar as pessoas piores do que já são.

""As mulheres pelo menos possuem cosméticos. Mas como o homem encobre o seu vazio?"

""Muitos têm o desejo de me matar. Muitos, o desejo de ter dois dedos de prosa comigo. Daqueles a lei me protege."



6 comentários:


  1. Está é excelente :

    "Uma mulher é, às vezes, uma alternativa satisfatória à masturbação. Claro que ela exige muito mais imaginação da nossa parte."

    Já externei para algumas pessoas que certas "masturbações" são infinitamente melhores do que muitas transas ditas "reais" - além das vantagens adicionais de não se expor a uma série de riscos e chateações.

    E olha que eu nunca tinha ouvido falar no Karl Kraus , KK para os íntimos (rsrs).
    Abraços

    Vauxhall



    ResponderExcluir
  2. Oi Vauxhall, o KK(ótimo essa!rs) é muito sarcástico. Não creio que ele tenha sido machista e nem vc me parece assim. Sou um pouco, não muito machista. Na frase sobre o quanto a mulher gosta de cosméticos, ele pode ter parecido machista, mas KK acaba sendo mais cruel com o homem, pois diz que nem cosmético ele tem(rs).

    Bem, vc não deixa de ter razão. Me lembrei que, no começo dos anos 90, eu estava conversando com um dono de loja de discos. Ele, de dois a quatro anos mais jovem do que eu, era casado, na ocasião, e tinha filho(s). Ele é tão alto, que seu apelido é Grande(o pessoal só o chama assim). Me revelou que toda manhã, antes de ir para o trabalho, quando vai ao banheiro, masturba(veja bem, mesmo casado...rs). E ainda falou: "quando a gente bate uma , a gente pega cada mulher gostosa, e citou o nome de algumas atrizes, como a Michele Pfeiffer(rs). Eu falei: é isso mesmo, e elas não ficam grávidas, não nos transmite doenças e fazem o que a gente quer, no tocante ao sexo.rs

    Valeu, Vauhall!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Também não sei o que ele quis dizer com a necessidade de ter cadeiras vazias. Eu gosto de comer só e com as cadeiras no lugar, ou apenas uma vazia. é como se alguém que não queira falar estivesse ali, alguém que eu possa incomodar sem ser incomodada. Não sei explicar. Porém me sinto acompanhada com esta cadeira vazia. É melhor do que ter alguém vazio esvaziando a cadeira com sei traseiro sobre o pescoço.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Bem pensado, Janice.rs.

    Eu almoço em casa e/ou tomo café, numa cadeira. Quando lancho, por volta das 18 hs, me sento na cadeira e coloco dois banquinhos, onde ficam meu lanche e meu copo de bebida. Não tenho mesa.rs

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. fazendo uma correção:
    Não sei explicar. Porém me sindo acompanhada com esta cadeira vazia. É melhor do que ter alguém vazio esvaziando a cadeira com seu traseiro sobre o pescoço.

    OBS: parece o mesmo, é que eu tinha colocado sei no lugar de seu. rsrsrsrsrs
    Desculpe.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.