A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Amizade Entre Homem e Mulher - A Infidelidade ao Alcance de Todos - Ciumes









Novamente, postagens em blogs me inspiram a  criar um post.

No último domingo, me deparei com dois posts, que me chamaram bastante atenção.

No primeiro, num blog que sigo, a blogueira fala sobre um velho amigo de infância, cuja amizade permaneceu no decorrer do tempo.  Amizade que esfriou muito, devido o amigo ter se casado, já que sua esposa é muito ciumenta.  Ainda assim, com todo seu ciume, ela chegou a permitir que o amigo visitasse a amiga, mas acompanhada por sua enteada...

Pelo que entendi, os dois amigos chegaram a se encontrar escondido... E a amizade está pífia... Tudo por causa do ciume da esposa do amigo.  A blogueira se mostra indignada, já que proclama que nunca teve nada com ele, apenas amizade. No final do texto, sugere que a cônjuge do amigo, se trate.
Bem, ao meu estilo, respondi achar raro, mas raro mesmo, a existência de amizade entre um homem e uma mulher, e lembrei de Nietzsche, que afirmava  que a amizade , só existiria, caso houvesse uma antipatia física recíproca.  A blogueira, que pouco fica on, mas tem o costume de responder aos comentários, ainda não se manifestou.

O outro post foi bem mais interessante ainda, mais polêmico...
A blogueira, que faz parte de um blog que não sigo(foi, se não me engano, a  primeira vez que li um texto da mesma), revela, entre outras coisas, num texto muito longo(tão ou mais longo do que os meus-rs) fatos interessantes...

Ela , de uma famosa capital brasileira, morou numa cidade do interior. Estudou e/ou trabalhou... Devido a isso, não passava todos os dias com seu marido, que morava em outra cidade. Ela afirmou amar o marido. Um professor tentou chegar junto dela. Ela disse que sentiu uma forte atração pelo mestre, mas não se entregou.

Depois disso, surgiu uma forte amizade com um colega. Amizade essa, que foi só crescendo. Novamente, pinta o desejo... Ele beija sua boca, mas ela não deixa ele passar disso.  Ela quer amor, não só sexo. Ele só quer sexo. Ela diz que quer pelo menos sua amizade, mas ele insiste em querer sexo.
Ela não cede, se sente frustrada. E, pelo meu entendimento, ficou só nisso.

Eu comentei, falando que gostei da sua sinceridade, e ainda falei que ela não revelou se o marido dela tinha conhecimento do fato.. Como de costume, falei da quase impossibilidade da amizade entre um homem e uma mulher, e que o homem é mais falso do que a mulher, neste ponto. Ressaltei que, hoje em dia, isso é comum: a traição feminina; que o mundo virtual ajuda mais ainda a proliferação da infidelidade, que casamento é uma instituição falida, que o ser humano não nasceu para ser monogâmico(tudo com as exceções de praxe). E que se Jesus vivesse nos dias atuais, diria: "Aquele que não for infiel, que atire a primeira pedra".

Fiz o comentário,que foi o único(pelo menos enquanto eu estava on), na parte da manhã. Ao ligar o computador, à tarde, o post tinha sido apagado.


33 comentários:

  1. Eu acredito na amizade entre um homem e uma mulher sim. Por que não????
    Mudando de assunto, você ouviu falar que o governo federal vai facilitar a vida dos pedófilos? Quem liberar o sexo para crianças de 12 anos. Antes 16, agora com 14 e em breve com 12.
    Quero dizer também que com 12 anos podem fazer filhos, porém não vão ser responsável pelos crimes que cometem. Que contradição.

    ResponderExcluir
  2. Foi apenas um comentário de um artigo que vi.

    ResponderExcluir
  3. na minha opinião não existe amizade entre homem e mulher. pelo menos o conceito tradicional de amizade - sem transar nem beijar na boca. rs.

    ResponderExcluir
  4. MoiselleMad, amizade colorida, de fato, existe, e como!rs

    Janice, Eu não sabia disso, de mais essa aberração.
    É o Brasil, governado por bandidos, habitado por muitos marginais, onde pessoas de bem não tem vez. O ECA é uma desgraça!

    Moiselle, Você é aquela da foto, no seu último post? rs

    Janice e Moiselle, obrigado por suas presenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Interessante, existem pessoas que a gente , sem conhecer o rosto, no caso no mundo virtual, a gente a lê, e fica a imaginar como seria seu rosto. Quando conhecemos sua face, em alguns casos, notamos que o rosto nada tem com o que imaginamos, mas em outros, a fisionomia da pessoa era o que imaginávamos que fosse, como no seu caso. Não sei se me entendeu, acho que me enrolei.rs. Você tem cara(e jeito) de espevitada(rs), brincalhona, agitada. Mas nada de antissocial, como já falou que seria. Muito simpática!

      Excluir
    3. entendi sim o que quis dizer rs.. eu sou um pouco de cada coisa que vc falou, mas também antissocial e tolerância zero :)

      Excluir
    4. Tolerância zero... é, você tem cara de brava , de briguenta.rs

      Excluir
    5. briguenta não... mas brava eu sou sim..rs.. aquela foto, vou deixar lá por um tempo. me deu vontade de que as pessoas que conhecem o meu blog me vissem. mas é importante para mim continuar escrevendo no anonimato por causa do meu trabalho etc.. então, em breve, vou tirar a foto...

      Excluir
    6. ah, e obrigada pelo muito simpática, apesar de eu preferir ser chamada de bonita (hahha). e eu sou gente boa! rsrsrs

      Excluir
    7. Poxa, acho que estou ruim para entender as coisas, uma pessoa brava é briguenta, não? A não ser que a bravura seja interna, não é exposta, mas isso existe? A pessoa brava xinga, algumas até berram, e isso gera briga... Se possível , explique para o chato aqui a diferença.rs

      Mas, você é bonita, sim, com todo respeito, e parece ser gente boa.rs

      Excluir
    8. obrigada, agora sim. rsrs

      bom, a pessoa brava pode ter também uma enorme preguiça de brigar. xingar, berrar só vai botar lenha em situações que muitas vezes não valem a pena. é importante impor limites, deixar claro o que te agrada/desagrada para que as pessoas não ultrapassem esse limite e elas sim tenham uma úlcera, não vc! então é isso, digo logo a que vim para que, quem julgue necessário, mantenha logo a distância de segurança. mas não sou de bater boca não. de modo algum...

      Excluir
    9. Hum... acho que entendi.rs
      Um cado de gente se define, como você.

      Costumo falar que todo mundo é nervoso e brincalhão(zoador), a diferença é no grau, que o que existe são pessoas que parecem sérias e calmas, mas, principalmente ao conviver mais estreitamente com elas, percebemos que elas não são isso.

      Obrigado por sua presença, MoiselleMad.

      Excluir
  5. Hum interessante.
    Tenho amigos que me fazem sentir atração, mas que não passaria disso. Amigos de verdade, sinceros e leais.
    Outros nao sinto nada e sao tao bons quanto os bonitoes....
    Acho relativo. Tem o lance de confundir sentimento tb, mas no geral acredito e tenho amigos de outro sexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, quando há o lance de se enturmar, sem estreitar muito os laços, acho possível a amizade entre um homem e uma mulher, mas quando eles estão sempre juntos, sem turma, aí acho que acaba rolando algo, nem que seja um sentimento, sentido por apenas uma das partes.

      Gostei muito do seu comentário.

      Muito obrigado!

      Excluir
  6. Pois é, meu amigo; este assunto além de ser muuuuuito polêmico, gera muitas e muitas questões nas mentes das pessoas..seja homem ou mulher! O fato é que se existe realmente o amor entre o casal, pode ser amigo, amiga, colega, conhecido(a) na vida de ambos; que este elo jamais cessará..Claro que é uma maneira minha de pensar, mas sei muito bem o quanto pode ser arriscado a amizade entre homem e mulher; já que o carinho e o conhecimento de ambos pode sim vir a gerar um amor, mesmo que platônico..quando solteiro, já fiquei e até namorei com amigas, mas, mesmo assim, quando se há o Amor, nada abala o relacionamento!

    E concordo contigo quanto à sua abordagem de que o homem é mais falso, pois, quando quer algo, principalmente o sexo, nestas horas o homem pode sim contornar a situação pelo lado emocional da mulher! Acontece muito!!

    Já me falaram ou li algo a respeito, não me lembro ao certo...que no lado espiritual, muitos homens possuem uma espécie de espírito o qual chega antes dele perto da mulher almejada, fazendo-a sentir-se atraída por este homem!! rsrs Lenda ou não, toda esta polêmica que envolve homens e mulheres é deliciosamente debatida e debatida através dos tempos!

    Grande abraço Roderick!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Tiago! Bem interessante seu comentário, sempre sensato.
      Acho, de fato, muito arriscada, como você disse, a amizade entre mulher e homem. O amor pode ser platônico,e sendo assim, penso ser torturante não poder ter nos braços a pessoa amada, embora quando estamos no auge da paixão, nos consolar apenas com a presença dela- já é uma coisa. Mas nada melhor que um amor correspondido,com compreensão, lealdade, respeito e confiança, o que acho muito difícil.

      Muito obrigado, Tiago!

      Excluir
  7. Meu amigo, você partilha o posicionamento de meu cunhado (rss). Diz ele que, como homem, não admite a existência desse sentimento, ainda que a mulher não tenha qualquer outro interesse. Mas eu acredito nele. Já tive muitos amigos, hoje distantes porque mudei de cidade, e a relação sempre foi, exclusivamente, nesse sentido. Conversávamos, brincávamos, reclamávamos de nossos eventuais parceiros (rss), sem qualquer envolvimento. Pode ser difícil, não impossível. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Você já havia me falado do posicionamento do seu cunhado.rs

    Sua presença, é sempre bem-vinda, Marilene.

    Tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
  9. Roderick, esse assunto é bem interessante e dá uma boa conversa...
    Eu tenho amigos homens e penso da seguinte maneira: Nietzsche está certo. Se há antipatia física recíproca, a amizade pode ser apenas amizade. Se há atração física, sentida por uma das partes, pode até haver amizade, mas não é mais apenas isso. Haverá um limite que não poderá ser ultrapassado (principalmente se houver namorados no meio). Agora, a citação dele não é válida apenas entre homem/mulher. É válida entre mulher/mulher e homem/homem também. Porque amizade, amizade mesmo, como existe entre irmãos, só com a tal antipatia física e isso vale para todas as combinações.
    Bem...é apenas a minha opinião.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Isa. Gostei demais do seu comentário, bem interessante.
    Mas, mesmo respeitando sua opinião, acho que no final dela, você foi mais radical do que o Nietzsche e eu(rs). Pra mim, duas pessoas do mesmo sexo podem sim ter uma amizade pura, principalmente se forem do sexo masculino. Digo isso, dando ênfase aos homens, porque acho mais comum as mulheres terem inclinação homossexual; elas se amamentam numa mulher(a mãe-rs). Têm o costume de tocar umas nas outras. São bem carinhosas. Com os homens não existe isso.

    Segundo as estatísticas, o número de homossexual masculino é maior que o feminino. Mas eu acho que em termos de bissexualismo, o número de mulheres deve ser maior do que o de homens.

    Agora, venhamos e convenhamos, se um sujeito tem uma namorada, mas prefere bem mais a companhia do amigo, é meio esquisito, não?
    Se bem que pode ser que o sujeito, simplesmente não gosta da namorada, ou não?rs

    Olha, o que você falou daria um post bem interessante. Não quer fazer um? Amizade entre pessoas do mesmo sexo, seria o título.rs

    Muito obrigado pelo comentário.

    Bo feriado!

    ResponderExcluir
  11. Bem, Roderick, não conheço nada sobre essas estatísticas que você mencionou. Rsrs
    Agora, um sujeito que prefere a companhia do amigo à da namorada? Hum...meio complicado! Se gostasse dos dois 50/50, mas preferir o amigo? Ele vai deixar a namorada um tanto nervosa. Rs
    Quanto a fazer um post sobre esse assunto, até que não seria má ideia. Mas a minha inspiração anda meio brava comigo, aparece só na hora que quer e parece que vai me deixar de vez! Rsrs
    Um bom feriado para você também!

    ResponderExcluir
  12. Oi Iza. Talvez eu faça o post. Se eu fizer, tem algum problema citar seu nome? Ou citar que uma blogueira teve tal opinião a respeito do tema?

    Obrigado por sua presença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roderick, não tem problema citar o meu nome não, desde que você tenha compreendido exatamente o que quis dizer. Rsrs
      Fiquei um pouco em dúvida quanto a isso quando você respondeu ao meu comentário. Porque na verdade, eu acredito sim na amizade pura entre dois homens, duas mulheres e um homem e uma mulher, essa é a regra. Só acho que, para qualquer uma das três variações de amizade acontecerem, realmente, não pode rolar atração física, porque aí poderá deixar de ser amizade.
      Foi isso que você entendeu? Se foi, peço desculpa por repetir de novo a minha opinião. Rsrs
      Abraços

      Excluir
  13. Não, acho que te entendi mal.rs
    Apesar de eu te conhecer muito pouco, pelos seus escritos, você não parece ser uma pessoa maliciosa, e eu tinha entendido que você duvidava até mesmo de amizades entre pessoas do mesmo sexo, como se dois homens ou duas mulheres, sempre unidos, juntos, tivessem algo a mais do que amizade. Porque eu, que sou meio malicioso(rs), acredito que entre pessoas do mesmo sexo pode haver amizade pura, já entre homem e mulher, acho raro.

    Creio que agora tudo ficou esclarecido, não? E não vejo mais necessidade de criar um post sobre isso.rs

    Muito obrigado por seu esclarecimento e pela sua atenção.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a sua gentileza e atenção de sempre, Roderick!
      Um bom domingo e tudo de bom!

      Excluir
    2. Um bom domingo para você também, Isa.
      Obrigado.

      Excluir

  14. Caro Roderick Verden

    Penso que este post foi um dos mais polêmicos e comentados.
    Que tal um post sobre "Amizade Desinteressada" ?

    Abraços

    Vauxhall

    ResponderExcluir
  15. Vauxhall, bem interessante sua sugestão, mas, pelo menos no momento, o que penso a sobre respeito de amizades, mormente entre homens e mulheres, já disse aqui. Porém, opiniões pertinentes, sempre são válidas. Que tal você fazer tal post? Me mande aqui, não publico, mas claro que vou te dar crédito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vauxhall, me enrolei todo, eu quis dizer que se você mandar o texto, eu publico.rs

      Excluir
  16. rsrsr Ah, meu querido amigo, adoro posts polêmicos...

    Eu acredito na amizade até com as pedras, desde que seja envolta em respeito mútuo, tenho vários amigos, mas são também amigos do meu marido, acredito também que se a mulher der um espaço maior a um amigo ele pode sim, confundir as bolas, afinal é do macho pensar em sexo, sem envolvimento, claro que hoje em dia há mulheres também assim...

    Assim sendo, fica difícil hoje em dia colocar todas as coisas nas "prateleiras certas", por isso aviso-vos, é melhor reforçar o relacionamento com quem se ama, tornando-o o ser mais amigo de todos, e levando-o a fazer parte de seu mundo de amizades, eu não iria gostar de saber de meu amor encontrando-se sozinho com amiga alguma, quando ele casou comigo sabia que eu desde sempre sou ciumenta demais... rsrs

    Homem, se Jesus voltar nesse tempo em que estamos vivendo hoje ele vai dizer a seguinte frase com a voz do inri cristo:

    "- Oh, pai, eles não sabem o que fazem..." rsrs

    Abraços e ótima semana pra ti

    ResponderExcluir
  17. Oi Janaina, eu já acho que desde a sua época, Jesus teria que dizer: "não os perdoe, pai, pois eles sabem o que fazem".rs

    Grato por sua presença.

    Apareça mais!

    Um ótima semana pra você também!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.