A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

domingo, 12 de agosto de 2012

A Morte e Eu(2)


Pra quem não leu ou se esqueceu, volto a falar que vivo com uma renda que tenho no banco, que se extinguirá daqui há uns 15 meses, aproximadamente. Não vejo possibilidade nenhuma de arrumar um emprego; não tenho nem condições psicológicas para isso. Estou cada vez mais apático.
No entanto, hoje, eu não quero morrer. Mas por que eu queria morrer em 1996, 1999, 2008 e 2009, e , hoje , isso não me atrai? Ainda tenho instinto de sobrevivência, no entanto, nestes anos citados, eu não via saída para a minha vida; meu dinheiro, ainda de uma caderneta de poupança, estava para se acabar, o ambiente no apartamento da minha avó, em companhia de meu pai, estava péssimo.
Depois da morte da minha mãe, seu companheiro disse que moraríamos juntos, e eu não queria isso, de forma alguma,não vislumbrava um futuro legal. Se eu e ele já não nos entendíamos com a presença da minha mãe, imaginem com a ausência dela... E a família dele, gente muito complicada, briguenta, egoísta, certamente que não me trataria como me tratava quando minha mãe estava viva. Mas, dizem que há males que vem para bem: ao fazermos o acerto da parte que me cabia da casa deles(da minha mãe e dele), ele quis me passar para trás, não aceitei, e falei que não queria morar com ele, que acabou me dando rapidamente a parte que me cabia. Em 2009, ao me mudar, morando só, num barracão bem precário,pouquíssimo seguro, achando que meu dinheiro duraria pouco, pensei que a solução mais viável seria o suicídio.

Ainda em 2009, fui importunado durante meses com vizinhos, que moravam parede e meia comigo, com som alto(relato isso no post "Balanço do Ano..."), pensei em tirar a vida deles e logo depois a minha... Acabei me mudando de residência.

Hoje, eu não quero morrer, eu não amo a morte. Estou satisfeito onde moro. E, por incrível que pareça, curto essa vida que levo, vida que para a maioria dos mortais, é pura monotonia, uma vida vegetativa. Evidentemente, que se eu tivesse mais dinheiro, seria bem melhor. Mas, eu gostaria, se fosse possível, de viver assim para sempre: ficando umas 6 horas diárias diante do computador; ouvindo de 4 a 08 discos diários; bebendo todo final de tarde; saindo três vezes semanalmente, indo no mesmo bar(rs); fazendo minhas compras em supermercados e pagando meus boletos no banco. Porém, ninguém vive sem dinheiro...

Curto muito autonomia, fazer as coisas do meu jeito, tanto que das 21 firmas , em que  trabalhei, a única que  gostei foi porque eu tinha uma certa autonomia, que não tive em nenhuma outra empresa.
Hoje, não tenho mais condições psicológicas de lidar com o público.

A minha apatia é enorme, a sensação de "já vi esse filme antes" é cada vez maior em mim. A paixão avassaladora pela LL, que chegou até a me dar mais ânimo de viver, se foi, embora eu ainda goste dela, não tanto, claro, mas gosto ainda um pouco, sem ilusão alguma, sem esperança...

Não amo a morte, não amo a vida, mas amo a solidão, a autonomia, o sossego, a paz, a saúde, mas falta dinheiro... Pra quem ainda não sabe, minha família, pelo lado paterno, tem uma tendência suicida.
E acredito ser bem provável que eu cometa tal ato, quando meu dinheiro acabar, a não ser que fatos inusitados aconteçam, neste ínterim dos 15 meses que virão. Espero que eu não sofra nenhum acidente, não seja vítima de violência, nem sofra alguma doença, que possa me condenar a viver meus últimos dias de uma forma vegetativa.  Se a vida está muito ruim, insuportável, se não temos mais prazer, não vislumbramos uma luz  no fim do túnel, melhor mesmo é a morte, aí , ela é bem-vinda!

OBS: Achei a foto do orkut, por acaso. Hoje, o Orkut é um moribundo, o negócio, para a maioria, é o Facebook, mas mesmo se ele não estivesse semi-morto, para mim, tal rede social morreu há muito tempo. E eu cheguei a levar a sério o Orkut...

16 comentários:

  1. Sei o que vc sente... tambem quero o mesmo que vc paz,sossego,autonimia e solidão, alias amo a solidão... não tenho mais paciência para lidar com pessoas cada vez mais falsas e hipocritas... mas tenho que trabalhar para tem dinheiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liza, é isso: falsidade, hipocrisia, falta de educação, grosseria...

      Grato pelo comentário.

      Apareça mais!
      Abraços!

      Excluir
  2. Minha vida é parecida com a sua. Tem meses que não saio de casa e fico sem pronunciar uma palavra. Quando vou falar tenho que fazer força para o som sair. Confesso que gosto de ficar só e calada. Você deveria ter vindo pagando seu INSS como autônomo para poder aposentar-se um dia.
    Vai precisar de muita sorte. Sorte mesmo.
    beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janice, interessante, de uns tempos pra cá, tenho que sair de casa pelo menos três vezes na semana. Eu já fui mais caseiro. Não me esqueço, um dia, eu com vinte anos, recebi a visita de um colega, e falei com ele, com até um certo orgulho(rs): estou há quinze dias sem sair de casa.

      Como eu fiquei muito tempo desempregado, não paguei meu INSS como autônomo. E pouco adiantaria se eu pagasse, já que o máximo que receberia seria o salário mínimo,e tenho uma despesa de 900 reais mensais.

      Você falou certo mesmo, Janice, vou precisar de muita sorte mesmo, e a minha maior esperança é a morte, de preferência, natural, sem dor...rs. Afinal, vamos morrer todos mesmo, e já vivi muito: 56 anos é muito tempo. Falei no post que, se possível, gostaria de viver para sempre da forma como vivo, mas não é possível, lógico. A morte é mais forte que tudo, a coisa mais certa da vida, como muitos dizem.

      Obrigado!
      Abraços!

      Excluir
  3. Difícil falar alguma coisa sobre algo tão misterioso como a morte. Se fosse em alguns anos atrás eu diria com toda certeza que a única coisa que niguém nunca deveria fazer é tirar a própria vida, por tudo o que aprendi em algumas religiões espiritualistas. Mas hoje depois de mt tentar para melhorar e entender algumas coisas na minha vida e simplesmente não conseguir nada, consigo entender um pouco a sua total falta de ânimo e esperança. Mas ainda assim mesmo sem as esperanças bobas que me davam ânimo para continuar tentando entender eu ainda acho que não a vida, mas sim a morte é mt misteriosa, sagrada e mágica até, afinal o que acontece qd a gente morre? Esse, na minha opinião, é o grande medo que todas as pessoas que tentam se matar sentem. Será que isso não quer dizer que nós não devemos nôs matar. Por vc não tenta alguma outra forma de conseguir uma renda mesmo sendo difícil conseguir um emprego com a sua idade. Vc mesmo disse que não quer morrer então vc poderia tirar dessa sua vontade de continuar vivendo alguma força para continuar. Ainda faltam 15 meses vc poderia os encarar como os 15 meses mais importantes da sua vida e tentar algo novo, afinal vc não tem nada perder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cah, bem interessante seu comentário. Concordo, mas acho que a vida também é muito misteriosa, tudo é mistério...

      Se possível , leia o que respondi para a Janice.
      O que não falta é quem tente arrumar uma solução para nossos problemas, e, sinceramente, costumo ficar agradecido pela atenção, pela preocupação... Para muitos, eu só quero moleza, não quero enfrentar, como as outras pessoas enfrentam, etc e tal.

      De fato, não tenho nada a perder,e já sondei até empregos cibernéticos. Pode até ser patológico, mas, eu, não tenho mais paciência de lidar com o público. Me conheço bem, e quanto mais envelhecemos, as portas se fecham, e vamos ficando mais impacientes...

      Grato pelo comentário.

      Apareça sempre!

      Excluir
  4. Olá Roderick!!!!
    Bom pelo visto meu desejo de ter ver escrevendo bem velhinho está surgindo efeito, visto que já não deseja tanto a morte...mas rogo outra praga "boa" que nesses 15 meses apareça o "grande" amor da sua vida e te vire de ponta cabeça, sinta seu coração bater na garganta e que vc encontre muitos motivos de continuar aqui, até a agora programada...
    òtima semana pra vc!!!

    ResponderExcluir
  5. Sumida... Primeiramente, é sempre um prazer vê-la no meu humilde blog. Segundo, não abuse da sorte, voltando a me jogar essa praga, você não sabe com quem está lidando...rs

    Fabiana, é brincadeira de minha parte, não me leve a mal.
    Mas, pelo meu modo de viver, pela minha personalidade, e até mesmo por estar á beira da sarjeta, qualquer mulher que envolver comigo sério, se dará mal, sofrerá. Veja bem, conheci a LL há quatro anos atrás, antes de eu me apaixonar, encantado com a sua pessoa, eu dizia pra ela, coisas assim: nada tenho a oferecer; vc é tão rica e eu tão pobre... E acabei me apaixonado , e ela diz também ter se apaixonado.

    Mas os tempos eram outros. Eu era muito inexperiente, ingênuo, no campo virtual. Não mais vou me apaixonar, como digo sempre, me conheço bem, e tenho certeza que nenhuma mulher mais se apaixonará por mim, se isso acontecer tenho pena dela. Longe de mim, ser arrogante, não quero mais amor, quero dinheiro, sossego, paz, saúde... Só essas coisas quero.

    Muito obrigado pelo comentário. E apareça com mais frequência, ok?
    Tudo de bom pra vc!
    Uma ótima semana pra vc também.

    ResponderExcluir
  6. Sou contra suicídio. Ja passei por péssimos períodos e nao considerei me matar.
    Acho covardia de quem comete tal ato e tb uma grande injustiça aos que ficam e amam o que foi fraco.
    Nem falo por religião que tb me faz contra e sim por filosofia de vida.
    Espero que nao tenha mais esses pensamentos.

    ResponderExcluir
  7. Não concordo com vc, Camila; acho até que o suicida é muito corajoso, por que haja coragem de tirar sua própria vida, de cometer uma violência contra seu próprio corpo. E a coisa é mais complexa do que se pensa, já que cada caso , é um caso.
    Uns suicidam porque faliram, outros por depressão, há caso de suicidas com doenças terminais, uns por decepção amorosa, uns por se sentirem fracassados profissionalmente, uns por idealismo, por uma causa, pq são engajados, uns até pq não querem envelhecer, uns por terem sido vítimas de uma grande humilhação, etc...

    Eu, particularmente, acho que o suicida é um adiantador da natureza, e se o suicida for um covarde, como vc e algumas pessoas pensam, os que querem prolongar suas vidas, chegando na velhice, são bobos, porque por mais lúcido e de boa saúde que um idoso seja, ainda sim a terceira idade não é algo agradável, e o saudável velhinho, a ouvir uma voz dizer: "sua hora está chegando". E o feliz ancião deixará um paraíso chamado Terra, indo de encontro ao Nada!

    Não me arrependo de ter tentado o suicídio. Mesmo eu pedindo ao meu pai e à minha avó, que não contasse para a minha saudosa, a vovó contou. A mama disse pra mim, que chorou, ao saber da notícia. É triste, é constrangedor, no entanto, ela mesmo, que durante grande parte da sua vida, foi, radicalmente, contra se matar, pensou nisso, no começo dos anos 90, e até falou comigo(ela e meu pai viviam em constantes conflitos, e ainda havia a minha avó materna, pra azucriná-la). Ah, e por volta de 1977, ela também teve vontade de se matar, ao saber que meu pai a estava traindo...

    O russo Maiakovisky dizia que nunca se mataria, tempos depois, acabou se matando...

    Se eu fizer isso hoje, ou amanhã, ninguém liga a mínima. Talvez alguns parentes tenham um choquizinho, mas logo esquecem.
    A cada 40 segundos, uma pessoa se mata no mundo, segundo as estatísticas. Será que todos são covardes, ou é pq a vida é boa demais?rs

    ResponderExcluir
  8. a vida às vezes nos surpreende, tudo é tão imprevisível... não sei o que te falar nesse momento, pois iria parecer banal um: não desista! mas é por aí minha mensagem... tente não fechar todas as portas pois, do nada, vc pode se ver envolvido em algo que te recubra o ânimo e talvez mude o rumo de sua história. às vezes é pouco provável, mas impossível não é. vou torcer que isso aconteça com vc, uma nova perspectiva.

    ResponderExcluir
  9. Moiselle, gostei muito da sua mensagem.

    Obrigado pela força!

    Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Ro,

    Bom, pelo menos, o sentimento de querer viver, aflorou. Se estivesse depressivo, ou algo do tipo, provavelmente seria mais difícil tentar levar a vida!
    Mesmo que não queira trabalhar, não há nenhuma possibilidade de você fazer algo, em casa mesmo, para ter uma renda mensal? E quanto a aposentadoria? Não rola?

    Aguardo mensagem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Já pesquisei na internet, sobre trabalhar em casa... tudo é fria.

    Como fiquei muitos anos desempregado, só me aposentarei por idade. E como fui sempre mal remunerado, só receberia um salário mínimo, e tenho uma despesa mensal de uns 900 reais mensalmente.

    Grato pela solidariedade, Suzi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho vergonhoso alguém com 56 anos não querer trabalhar. Como é que pode isso? Pelo que li no seu blog, você tem saúde e não é portador de nenhuma deficiencia que o desabilite ao trabalho.
      Acredito que isso seja falta de vergonha na cara!

      Excluir
  12. Que comentário divertido, "Maria Cristina", eu não vou te mandar tomar naquele lugar porque além de eu ser um cavalheiro, acredito que se você gostar de tomar no tal lugar, você irá , com todo prazer,e se não gostar não irá.

    Sou vagabundo e com orgulho! E consegui sobreviver, hein, e quem é você? Não tenho deficiência, física, felizmente, e nem de caráter, o que acredito que você tenha!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.