A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mais Um Post, De Um Fraco e Covarde, Dedicado Para os Fortes e Corajosos

Anos atrás, gostei muito de uma reportagem, na qual a cantora Zizi Possi, diz que pagou língua, já que vivia a afirmar que quem tem depressão, é pelo motivo de faltar um tanque...  Pra quem não entendeu, não ter o que fazer. E ela diz ter pago língua, pois, num dia qualquer, levantou sem ter vontade de nada fazer. Deprimida, procurou ajuda de um profissional da psique.

Quando minhas cartas eram publicados, num jornal da minha cidade, na página de opinião , dos leitores, critiquei um dos leitores assíduos, um homem culto, parecendo ser bem intencionado, mas muito radical, tendencioso até, e tipo um fundamentalista católico. Uma das minhas críticas , foi por ele ter chamado os suicidas de bobo, pois, segundo ele, a vida é boa demais... Um outro leitor, disse que minha carta foi muito pertinente, que ele se sentiu ofendido, com a afirmação do outro leitor. Ele falou que seu filho se matou, deixando, além da dor, uma carta, na qual, dignamente, se declara o responsável por seus atos. E o leitor, ainda diz, foi uma opção dele, que sabia o que estava fazendo. Traduzindo: a gente tem que respeitar.

Não é minha intenção fazer apologia do suicídio, mas ele, é mais uma coisa que faz parte da condição humana.  Dizer que os suicidas são bobos, ignorantes, fracos e covardes, é o mesmo que dizer que a pessoa homossexual é doente, idiota, promiscua, entre outros exemplos radicais e tendenciosos.

O ex-companheiro da minha mãe era uma pessoa muito vulgar. Meu único irmão,não passa de um capitalista frustrado, fracassado, que hoje é um simples subalterno, uma pessoa superficial. Ambos pensam que o suicida é um covarde. E meu falecido pai chegou a pensar em se suicidar. Repito: minha família pelo lado paterno tem tendência-com algumas práticas- suicidas.

E como eu disse na citada carta publicada no jornal, temos de respeitar os suicidas. O ex-companheiro da minha mãe, certamente, não cometerá o suicídio, pois morreu de morte natural há poucos meses atrás, mas quem sabe o meu "corajoso" irmão poderá cometer tal ato...

Cuidado com o que falam, gente, todos estamos sujeitos a pagar língua!

19 comentários:

  1. É amigo... tem coisas que a gente "acredita" que NUNCA vai passar, fazer, acontecer... E a vida... ah! essa prega peças, quando a gente nem espera! Tb não gosto de radicalismo. Excelente post reflexivo!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Encerro minha noite no pc, com a sua sempre bem-vinda e simpática presença.

    Obrigado, Simone.

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Hebe... Eu nao concordo com a comparação que fez em relação aos homossexuais e continuo com a mesma opinião sobre suicídio.
    É minha opinião, fazer o que? Não mentiria no teu blog jamais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Hebe?!rs. Não entendi.rs

    É uma questão de opinião...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Creio que o suicida demonstra, antes de cometer o ato, sua necessidade de ajuda. É o desespero, a sensação de incapacidade, a depressão extrema, que leva a esse triste fim. Mas não somos pessoas adequadas para julgar. Basta olharmos para dentro para encontrar nossas inconfessáveis fragilidades. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Isso , Marilene, mas os "superiores", os "corajosos", donos da verdade, e que julgam, pq sabem de tudo, tem o "direito" de ter certas opiniões.

    "Basta olharmos para dentro para encontrar nossas inconfessáveis fragilidades". Comentário humano, sábio, que os críticos dos suicidas, jamais aceitarão.

    Muito obrigado, Marilene. Quem sabe, sabe , e como!

    ResponderExcluir
  7. "A justiça de Deus quando tarda já vem a caminho."

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Mas qual justiça? A para julgar os suicidas? Ou a que os julgam de covardes e fracos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos causador(es).
      Eu não teria em momento algum tira a minha vida.
      beijos!!

      Excluir
    2. Ah, agora entendi.rs

      Obrigado, Janice.

      Tudo de bom!

      Excluir
  9. Temos o direito de escolher se queremos viver ou não. Julgar um suicida de covarde é um grande erro, pois, precisa de muita coragem para praticar tal ato. Acho seus textos interessantes... Boa noite!

    ResponderExcluir
  10. Temos o direito de escolher se queremos viver ou não. Julgar um suicida de covarde é um grande erro, pois, precisa de muita coragem para cometer tal ato. Gosto dos seus textos... Boa noite! Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo, Liza! Reprovar o ato suicida, até que concordo, quer dizer, a escolha é da própria pessoa, ela é dona da sua vida, do seu corpo, então, quem manda é ela. Muitas pessoas se chocam com os suicidas, mormente, quando tal ato é feito por alguém que lhe é cara, daí reprovam a atitude da pessoa, mas chamar o suicida de covarde e de bobo, pra mim, é radicalismo e falta de respeito.

    Fico contente de você gostar do meu blog.
    Também gosto do seu.

    Obrigado!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  12. Um assunto completamente delicado e que deve ser previamente analisado "trocentas vezes" antes de comentarem qualquer coisa!

    Realmente, pessoas depressivas não se tornam assim, de uma hora para outra. E muito menos, por frescuras, como já ouvi muita gente dizer!

    É revoltante ler opiniões de pessoas completamente leigas e que escrevem coisas para chocar, ao invés de irem procurar, ou pelo menos, tentar entender certos assuntos.

    Abstenho-me desses ignorantes que só estão no mundo para atrapalhar os outros!

    Ro, sua atitude é completamente exemplar! E como sempre falo aos 'doutrens': o mundo dá voltas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Suzi, eu acho um termo muito forte chamar o suicida de covarde. Como eu disse, cada caso é um caso...

    Obrigado, Suzi.

    ResponderExcluir
  14. Olá Roderick!

    Interessante o tema. Acredito que para se compreender um suicida e o ato em si deve-se ter uma compreensão dos processos mentais individuais de cada um. Nem todas as pessoas aguentam o mesmo tipo de pressão e há vários níveis de entendimento.

    Apesar de ter sido ( acho que ainda sou ) uma pessoa depressiva; nunca pensei em suicídio por causa da minha crença forte de que a vida não acaba aqui e também por ter o costume de levar uma situação até além daquilo que eu posso aguentar.

    Como gosto muito de assuntos relacionados ao comportamento humano e tenho a mente aberta me coloco no lugar de várias pessoas e sabe o que mais me irrita? Mesmo eu tendo tratado um câncer (você sabe disso) não gosto quando comparam os depressivos com os portadores de alguma neoplasia dizendo que os primeiros deveriam "levantar as mãos para o céu" por não terem câncer olhar o sofrimento dos que tem. Eu penso ( porque vivi toda a dor de existir da depressão ) que há uma discriminação e incompreensão muito grande quanto aos depressivos e suicidas potenciais. Precisam de apoio e não do julgamento da sociedade.

    Em resumo não vejo os suicidas como covardes... pensemos nas pessoas que de uma outra para outra se vêem objeto de tortura por vários motivos e em vários países ou locais... de uma hora para outra já querem e desejam a morte para não ter que passar pelo sofrimento.

    Então nunca se sabe o quanto de tortura mental a pessoa está passando e quando ocorre o suicídio é por terem chegado no limite e por acreditarem ( eu não acredito ) que depois a coisa vai melhorar ou não existir mais.

    Não aprovo o suicídio, mas nenhum de nós pode saber até que ponto nossa mente aguenta uma situação de dor pela qual poderíamos passar.

    Pensemos nas pessoas que "doentes terminais" e desestruturados psicologicamente pela dor que sentem anseiam a morte com todas as forças.

    Eu tenho uma pessoa amiga que venho conversando muito para que consiga uma orientação e não pratique este ato ( que para mim não resolve nada ) que antes de tudo é um atitude tomada por quem ( por impedimento, devido a crenças ou falta delas) não vê mais nenhuma saída.

    E para você Roderick, ânimo. O dia de amanhã por mais longe que possa estar pode ser melhor. E muitas vezes o problema não tem solução por não estarmos olhando na direção certa.

    Abração. Fica bem!

    ResponderExcluir
  15. Muito pertinente seu comentário, Iza. Isso demonstra compreensão, bondade, solidariedade...

    Muito obrigado pelos seus comentários.

    Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse termo, "pagar língua", mas captei o sentido a que se propõe. Talvez o antigo "queimar a língua" esteja careta, tanto faz.
    Não vejo tanto problema com isso. Creio que todos estamos sujeitos a termos opiniões que acabam se mostrando erradas com o tempo. Faz parte do amadurecimento perceber os novos fatos e assumir a mudança de postura, de opinião.
    Eu quando defendo uma opinião, o faço porque creio num determinado ponto de vista, e não porque me acho o dono da verdade, o senhor sabe-tudo.
    E não tenho vergonha quando descubro que estava errado. Ao contrário, é bom deixar de ser ignorante.
    O problema de "pagar língua" é quando o fazemos passando por cima dos outros, lhes faltando com respeito, sendo arrogantes ou coisas assim. Pois ao descobrirmos que estávamos errados, fica a culpa, e essa ao contrário da ignorância que se vai, fica e incomoda muito!
    Bom fds!

    ResponderExcluir
  17. È que muitas vezes o que criticamos no comportamento dos outros, acabamos por testemunhar nos comportamentos de quem nos é bem caro, bem próximo, e o pior, em nós mesmos. Maiakoviski dizia que nunca iria se matar, e acabou se matando...

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.