A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

terça-feira, 27 de março de 2012

Deus - Vida Depois da Morte - Vida em Outros Planetas



Três assuntos bem polêmicos, envoltos de mistério. Por mais ocupada que uma pessoa seja, por mais  que nem goste de tocar no assunto- e o que é mais evitado é a temível morte- ao menos em algum momento da vida, pensou a respeito desses fatos.

Deus é o mais falado, sendo que a maior parte da população mundial, nele crê. Embora alguns terem uma visão mais cósmica do que religiosa a seu respeito. Conheço até  quem acredita em Deus, mas não acha que existe vida depois da morte.

Não acredito no Deus das religiões. Tanto ele pode existir como não, mas, na minha modesta opinião, ele não ajuda e nem castiga qualquer pessoa(se existir).
Vocês podem achar que estou maluco, que o que direi é um absurdo, porque na minha concepção, se Deus existir, ele é uma espécie de um grande diretor. Somos os atores, que acreditam que têm liberdade de opção, até improvisamos, mas quem comanda é mesmo ele, que sabe das coisas, sabe até o caminho que escolheremos, conhece bem o nosso final, que nunca é um happy end.

Já li, um pouquinho só, sobre a Cabala, e existe uma corrente do judaísmo que crê que o universo inteiro cabe na mão de Deus. Acho isso ser possível. O que não quer dizer que creio, acredito piamente nisso. Tanto pode ser como não ser. Como vamos saber?

Também não acredito em vida após a morte. Fui católico, e aos 11 anos de idade, quando perdi meu avô materno, fiquei super triste, e já comecei a descrer da existência de vida após a morte.

Ao conhecer a doutrina espírita, a principio pensei que ela fazia sentido, e passei a crer na continuação da vida pós-túmulo. No entanto, com o passar do tempo, percebi as contradições da doutrina. A meu ver, o espiritismo não passa de mais uma das muitas religiões na face da Terra.

É o instinto que nos prende tanto à vida. O suicida é um caso à parte, e mais um assunto polêmico. Será que na minha teoria sobre o Grande Diretor, o Criador escolhe esse final para alguns? Como saber?

A angústia que temos ao saber da morte de uma pessoa, que nós é tão querida, já é um forte indício da não existência de vida pós-morte. Se fosse um até breve, ou mesmo tivéssemos certeza de um reencontro demorado, não ficaríamos tão triste, com aquela sensação de termos perdido um pedaço de nós.

Ainda assim, não há como comprovar que não existe vida além-túmulo. Se existir, creio que boa coisa não nos espera nessa nova vida, já que o ser humano é muito mal feito, um ser bem imperfeito , ambíguo, e não vai ser um outro mundo, uma outra dimensão, que vai consertá-lo.

Existem muitas explicações científicas para "aparições de espíritos", as quais são refutadas pelos especialistas.

Não falta quem diz que, se existe vida num pequeno planeta como o nosso, deve igualmente existir vida em outros planetas. Porém, não há provas da existência, assim como até hoje não foi provada a existência de Deus e de vida após a morte. Vou repetir o "tanto pode existir como não". É possível que se Deus existir, tanto ele pode ter escolhido somente o nosso planeta com habitantes, como também ter querido ocultar a existência de seres extraterrestres, ou seja, os extraterrenos podem existir, mas nunca saberemos ao certo se existem ou não, nunca teremos contato com eles. Com isso, Deus mostra o quanto somos pequenos, ajudando a nossa angústia aumentar; o sentimento de solidão, vivendo num pequeno e conturbado planeta, iluminado por uma estrela de quinta grandeza, dentro de um vasto universo, no qual só conhecemos poeira cósmica, nebulosa, explosões, cometas e etc... Vivemos uma vida limitada, incerta, cheia de perigos. Pretensiosamente, criamos um Deus, que cremos sempre estar do nosso lado. Crendo em sua bondade, e achando que somos os tais, esperamos uma vida feliz além-túmulo.

E, pelo que pude notar, na verdade, não há muito interesse, curiosidade, na maioria da população do nosso planeta, com a existência de vida em outros planetas. Os habitantes da Terra, são em sua maioria, ególatras, daí creem em um Deus, que vê apenas o lado de cada um, e o bondoso Criador irá recompensar todo o sofrimento que a vida nos dá, com um prêmio, depois de nossa morte.


19 comentários:

  1. Deus, Deus, Deus,. . . todos falam e nada se prova. Acho que é uma criação dos homens formadores de S/A. Diante de um estatuto que foi tomando rumo sem dimensão, chegou no que é hoje. A natureza tem poder e força. Ela sim, é DEUS! E espero que ela proteja a fauna e a flora.
    Vida pós morte é para os que acreditam na igreja.
    A igreja aprisiona o homem e seu espírito, a crueldade dela é infinita.
    Desconheço vida em outro planeta, porém não acho que seja impossível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Se deus existe, não sei. Por isso que às vezes me digo ateu (que abrange toda e qualquer divindade) ora me digo agnóstico. Ateu choca; agnostico exige explicações que nem sempre tenho espirito didático para da-las. Um tanto pertinente ao seu "post", lembrei-me desta passagem de Friedrich Nietzsche:

    "A crença é sempre desejada com a máxima avidez, é mais urgentemente necessária onde falta vontade: pois é a vontade, como emoção do mundo, oo sinal distintivo de autodomínio e força. Isto é, quanto menos alguém sabe mandar, mais avidamente deseja alguém que mande, que mande com rigo, um Deus, um príncipe, uma classe, um médico, um confessor, um dogma, uma consciência partidária." - Claro, estamos falando do velho Nit.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Discordo de vc em algumas coisas...somos muito bem feitos, mas ja nascemos com o poder de dicidir o que queremos na vida, os caminhos que queremos seguir, então o que nos estraga no decorrer da vida somos nós mesmo decorrentes das escolhas que fazemos. DEUS realmente está muito além de qualquer religião, porque até ela o homem conseguiu estragar, o sofrimento com a perda de um ente querido é algo que realmente machuca nossa alma...mas o tempo trata de cicatrizar as feridas...e bem ou não continuamos nosso caminho.
    Procuro imaginar que ao partir daqui um mundo muito melhor me aguarda e lá reencontrarei todos que um dia amei...
    Desejo estar certa...

    Um abraço pra vc... adoro seus posts!

    ResponderExcluir
  4. Janice, Richard e O Sol do Amanhã,

    Grato pela visita e por expor suas opiniões.

    Sol do amanhã(não tenho certeza, mas seu nome é Fabiana, não? Vou depois conferir no seu blog),

    Eu costumo exagerar e , às vezes, digo bobagens, foi mal dizer que somos mal feitos. Nosso corpo é até bem feito, mas nem tanto. Proteínas, dna, enzimas; as funções dos orgãos. Eu falei da ambiguidade nossa, e isso também está presente no nosso corpo, que tem suas imperfeições, inclusive ele defeca... E a natureza nós dá muito, mas também nos ameaça. Desde que o homem surgiu na face da Terra, teve que travar uma batalhar árdua na luta pela sobrevivência, enfrentando a força, a fúria, os perigos da natureza. E com o tempo, foi e ainda está destruindo a mesma natureza.

    Te entendo e respeito muito sua opinião, e, sinceramente, eu gostaria que houvesse vida depois da morte, e, como vc disse, encontrar aqueles a quem amamos.

    Apareça sempre. Gostei muito do seu comentário. Obrigado pelo elogio.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu necessito acreditar em vida após a morte e reencarnações. Se eu não acreditar nisso eu me mato hoje mesmo... rsrs.

    Sempre fui uma revoltada com o jeito que o mundo é. Para uns o mundo está perfeito e é um lugar bom de se viver. Para mim é meio que um lugar para se suportar, mesmo que tenha meus momentos de paz e alegria. Não sou uma completa pessimista, sou mais realista... rsrs.

    Um dia desses assisti um programa em que uma criança nasceu com uma doença genética chamada dermatoso bolhosa, em que a pele se desprende a menor fricção, então o garotinho de cinco anos estava todo em carne viva desde seu nascimento. Se eu acreditar que só existe essa vida, que Deus não existe e ver algo assim, eu não quero mais viver nesse mundo! Umas pessoas nascem lindas, ricas saudáveis. Outras feias, pobres e com problemas de saúde. E aí vão me dizer que é só essa vida. Então realmente tudo estaria errado de verdade.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Muitos que acreditam em reencarnação, pensam como você, Dama. É triste essa desigualdade, muito triste, mas como dizia Nietzshe, a natureza adora desigualdade.

    Respeito muito sua opinião, mas a doutrina espírita é refutada por muitos, sendo que parte deles tem conhecimento profundo sobre ciência, e são pessoas bem dotadas de inteligência. Não quero ferir os sentimentos daqueles que professam uma religião, mas penso que todas as religiões são até pretenciosas, pois a verdade está longe de ser alcançada, e, talvez nunca a alcançaremos. Creio que nunca provaremos a existência de Deus, de vida depois da morte e de seres extraterrenos.

    Grato pelo comentário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu não acredito em nada, e ao mesmo tempo acredito em tudo. Não é que eu esteja em cima do muro, mas é que sinceramente acho que nossa inteligência é limitada à realidade que conhecemos. Para não vivermos em angústia, criamos explicações medianamente plausíveis. Mas QUEM SABE DE VERDADE??? Ninguém. Não que eu conheça. Acho que há uma energia que move tudo isso que é bastante viva, e por isso ela deve ter algum sentido. Há certos flashes de sensações que me fazem acreditar que há algo maior. Mas não sei o que é.
    Também não consigo acreditar em religiões. Em nenhuma. Talvez todas tenham um feeling em comum, uma inspiração que, no fundo, seja igual pra todas. Talvez seja esse lampejo de lucidez a que me refiro e que não sei explicar direito. Aliás, esse comentário inteiro que fiz está bem complicado..rs...

    ResponderExcluir
  8. Não, seu comentário não foi complicado, muito ao contrário. No entanto, eu continuo a pensar que todas as religiões estão equivocadas. Os filósofos também se deram mal, no tocante ao que citei neste post.

    E continuo achando a vida sem sentido. Por isso que acredito mais no Grande Diretor, que, pra mim, só quer se divertir. Ainda sim, clamo pela sua piedade; que não me traga sofrimento e nem um final de vida doloroso.

    Grato pelo comentário.

    ResponderExcluir
  9. Roderick, vc é esse da foto? Seu nome é esse mesmo?
    Bom também se não for nada vai mudar e vou entender a sua privacidade...mas achei seu olhar muito expressivo e gostaria que vc fosse esse da foto que enqto escrevo olho nos olhos...

    Cuidado com o que desejas, pq temos uma força tremenda no pensamento que é capaz de realizar e fazer acontecer muitas coisas..

    Meu marido sempre falou desde que nos conhecemos que não chegaria até os 40 anos e eu sempre brigava com ele pq sempre fiz planos para os meus 80 anos... o câncer apareceu na vida justamente nessa idade, e olha que ele tem tios e um irmão que fuma horrores e ele nunca fumou e desenvolveu justamente câncer de pulmão,tenho certeza que devido ao seu pensamento em parar com tudo nos 40, hoje o que ele mais pede é vida é a oportunidade de fazer tudo diferente, talvez porque tenha ficado frente a frente com a morte...

    Desejo verdadeiramente que vc encontre grandes motivos pra querer viver, e que possa viver sempre com a alegria, a esperança e grandes ou pequenos projetos ao seu lado ou que seu desejo se realize sem grandes sofrimentos...dormindo como sua avó. Mas sinceramente? Torço pra que vc seja muito feliz pelo tempo que tem que ser.

    forte abraço!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, sei que isso pode acontecer, já disse, nos meus blogs,que posso ser acometido de coisas como AVC, que me deixaria a vegetar...

    Hoje, ao sair de casa, pra encontrar com um conhecido, que me ficou de negociar trocas de discos, vinil, cd. Nada ilegal, coisa entre nós , que temos coleção, ele não apareceu. Eu só saí de casa por causa disso. Aí, bem ao meu estilo, fiquei irado, tipo, se ele telefonar, vou dispensar qualquer troca e descartar contato entre nós. No caminho de casa, andando muito a pé, como sempre ando, um motoqueiro quase me atropelou, com uma botijão de gás, na garupa, ainda me chamou atenção, e eu , já que foi tão rápido, lamentei de não tê-lo xingado. No caminho, fui vítima de três gentilezas, isso mesmo! Cheguei no meu doce e silencioso lar, e recebo sua mensagem, Sol do amanhã.

    Meu nome não é Roderick Verden, fiz uma fusão de dois personagens de Edgar Allan Poe, os quais muito me identifico. A foto é do Christopher Lee, que ficou famoso interpretando Dracula. Gosto muito dele, que se parece, de rosto com meu pai. No entando, eu e o velho, nunca nos demos bem.rs

    Eu sou parecido com Roger Hodgson, do grupo de rock Supertramp, com Anthony Philips, ex-Genesis, e, mais ainda, com o cineasta Luis Fernando de Carvalho.

    Mudo muito as fotos. Sou brincalhão, mas sou sincero.

    Tudo de bom, e obrigado por ter feito minha tarde ficar melhor.

    ResponderExcluir
  11. Pra não haver mal entendidos, fui vítima de gentilezas, no caminho, de pessoas que me trataram bem.

    ResponderExcluir
  12. Então continuo te chamando de Roderick, ok?
    Corri no Google pra te ver....rsss, me desculpe mas sou pessima em relação a cantores ainda mais internacionais, meu ingles é pessimo, alias só aprendi a contar até 10... se vc for parecido com os caras lá de cima, deve ser muito bacana, mas acho que sua alma é mais ainda, embora nem vc tenha se dado conta disso...

    Viu como ainda existe gente gentil?E vc por sorte encontrou logo três na sua volta... eu as vezes levo dias pra encontrar uma...

    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Fabiana,

    Ok, mas esqueci de te dizer, acredite se quiser, que , nas minhas caminhadas, ando até uns quinze quilometros.rs
    Mas, hoje , não foi bem meu dia. São coisas da vida.

    Grato pela sua presença.
    Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  14. Que assunto bom esse Roderick! Três temas que eu adoro!

    Sabe, desde criança eu sempre fui apaixonada pelas coisas ocultas, os mistérios e tal. Nunca consegui imaginar o mundo sem a existência de deus. Não o Deus das religiões mas a ideia de algo superior a tudo o que existe. Estive em várias religiões buscando explicações para uma coisa e outra. Algumas religiões aumentaram meu medo e não me fizeram vivem bem. Outras, aquelas no estilo mais oriental me deixaram mais livre e consegui me adaptar melhor, mas somente no dia em que descobri que fora dos templos religiosos eu também poderia compreender e tentar viver melhor neste mundo foi o momento que consegui me encontrar mais.

    De cada religião eu retiro um pouco de ensinamento para tentar compreender este mundo e assim vou vivendo tentando de todas as formas me curar do meu negativismo porque não faz bem não Roderick. Negativismo demais atrapalha muito.

    Hoje li uma coisa bem interessante e vou colar aqui para ti. Eu gostei e se tu não gostar me diz:

    "As 4 leis da espiritualidade ensinadas na Índia, achei bem interessante e aí vão eles:
    1- " A pessoa que vem é a pessoa certa". Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo conosco, têm algo para nos fazer aprender e avançar em casa situação.
    2- "Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido." Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter acontecido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum "se eu tivesse feito tal coisa...". Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente.
    3- "Toda vez que você iniciar é o momento certo". Tudo começa na hora certa, nem antes, nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.
    4- "Quando algo termina, ele termina". Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evoluçãao. Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com essa experiência."

    E quanto aos seres extraterrestres e tal eu imagino que nós somos como um cãozinho que nasceu dentro de um pátio e nunca mais saiu da corrente. Não tem noção nenhuma do que acontece fora do pátio. E então imagino que nós estamos para o Universo assim como o cãozinho está para o mundo fora do pátio. É impossível que sejamos apenas nós aqui. E acho que somos tão menos evoluídos que os outros seres que nem se interessam pela gente. Muitas vezes acho que os outros seres nos vêem como vemos as formigas.

    Quando a vida e morte já falei muito antes. Acho que a ordem Universal é sobreviver, mas quando chega a hora não tem jeito. Se não morremos é por ainda não ter chego a hora e enquanto isso temos que ir vivendo o máximo que pudermos.

    Para não ficar muito extenso o comentário vou concluir dizendo que nem sempre podemos explicar tudo o que existe usando argumentos. Existem coisas que são podem ser sentidas e nem a linguagem é capaz de definir.

    Beijos, Roderick! E fica bem, tá? Pelo que li você não estava muito bem.

    ResponderExcluir
  15. É isso , Dhona, como dizia Shakeaspere, há mais mistérios , entre o céu e a terra, do que possa imaginar nossa vã filosofia.

    Gostei muito do seu comentário. Vc é sempre bem-vinda.

    Quanto a mim, tenho que me controlar, ficar mais calmo e ficar mais atento, principalmente para atravessar a rua(rs). É a segunda vez, em poucos meses, que quase sou atropelado por moto.

    Muito obrigado pelo comentário, Dhona.

    ResponderExcluir
  16. Somos os únicos seres que ao nasce não tem uma independência.
    Os outros animais ao nascer uns já ficam de pé, ex:cavalo, boi, girafa,. . . outros se arrastam, engatinham,ex: cachorro, gato,
    e outros. O ser humano tem uma necessidade de viver em sociedade. Isto esta dependência mostra a incapacidade do ser humano.

    ResponderExcluir
  17. Voltei!
    Voltei para dizer que adoro este blog.
    Quando o tema vira polêmica não tem problema.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. O ser humano, Janice, o ser limitado.

    Sua presença simpática, é sempre bem-vinda.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.