A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Animais










































Gosto de animais, mas assim como meu sentimento com as crianças, gosto, não sou fanático.
Tanto com os animais, como com as crianças, não sou de ficar brincando em excesso, pegando, abraçando...

A natureza nos assusta, costuma ser nociva conosco, no entanto, ela nós dá muitas coisas, nos ajuda também, e,  é bela, é fascinante. Confesso que foi gratificante colocar as fotos de diversos animais, muito conhecidos(será que esqueci de outros igualmente interessantes?). Uns amados, outros temíveis, alguns polêmicos, uns ridículos, havendo os belos, os feios, os inteligentes, os burros, os inconvenientes...

O mundo virtual, como sempre, tem me surpreendido, e, surpreendeu até mesmo no tocante ao gosto das pessoas pelos animais, suas preferências. Pelo que percebi, o gato é o campeão. Gosto do animal, que é muito bonito, mas não é dos meus preferidos. Na verdade, me desculpem os fãs do bichano, o gato me parece um animal falso e frio. Coincidentemente, minha avó e minha tia materna, a primeira falsa, a segunda fria, adoravam o animal. Minha mãe já não gostava de gatos, e, na verdade, nunca foi fanática com animais. O negócio dela era amizades, família, embora fosse apaixonada pelo Yagoda(um de nossos papagaios).
Meu pai gostava muito de cachorro, fazia farra com eles. Tivemos cachorros, uma vez só, quando eu tinha 12 anos. Foi por pouco tempo, era um vira-lata bem pequeno, chamado Bolinha(meu irmão que deu-lhe tal nome). Eu gostava dele, meu irmão gostava bem mais ainda. Não me lembro mais que fim ele levou.

Tivemos muitos passarinhos. Sou contra eles ficarem presos na gaiola.
Achei estranho também, as poucas referências aos pássaros, que, a meu ver, são mais belos e fascinantes do que cachorros e gatos.

Tenho a impressão, que o amor de muitos pelos animais, tem a ver com sentimentos de posse. Não só os apreciam pela sua beleza em si, querem tê-los também. Schopenhauer ao falar sobre a vontade, dizia que a pessoa mais sujeita á vontade, não consegue apenas admirar o animal, quer tocá-lo, brincar com ele, e, se possível, ser o dono dele. Penso que tal amor, é também pelo fato da necessidade que temos de sermos amados, nossa ânsia por reciprocidade, querendo saciar nosso coração faminto. Os animais tratam melhor as pessoas que as próprias outras pessoas. Os animais não são ingratos. O polêmico gato mesmo, muitos dizem que é o bichano é um animal carinhoso.

Em casa , tivemos também , por pouquíssimos anos, galinheiro. Sou chegado em galinhas, admiro o galo(um dos animais que mais gosto). Tínhamos um galo garnizé, excessivamente bravo, avançava na gente. Eu não gostava muito dele. Por ideia minha, criamos um frango, que se tornou galo. Lá em casa , todos foram contra, pois diziam que num galinheiro não poderia ter mais de um galo. Como não gosto muito de coisas pequenas, eu queria um galo grande.  O garnizé, pequeno e bravo, vivia batendo no semi-galo, já bem grande. Ele não deixava o mesmo se aproximar das galinhas. Um dia, eu ouvindo música, olho da janela, no galinheiro o precoce , mas grande galo, estava batendo muito no garnizé. Como não sou de pegar em animais, até mesmo por medo, chamei meu irmão, que não época tinha uns 14 anos, para separar a briga. Meu irmão colocou o galo jovem separado das galinhas e do ensanguentado garnizé. Sinceramente, eu fiquei triste, com pena do galo, e me emocionou o carinho de uma das galinhas com ele, bicando carinhosamente sua crista, tentando conter o sangue. Pouco tempo depois, o comemos. Só meu irmão que não quis o cardápio. Só ele foi humano.

Ainda neste século, tivemos três papagaios. O papagaio é meu animal predileto. Acho-o carinhoso, engraçado, bonito, e como é gostoso quando fala! Gosto de coçar sua cabeça. Não passo disso, porque, se bobearmos, ele bica. Como todo ser humano, o louro tem seu defeito: grita demais!

Gosto muito de leão, jacaré, calango. Acho o hipopótamo engraçado. Outro animal engraçado: o macaco,nosso primo.

É notório também que as mulheres apreciam muito o cavalo.

Quem não gosta de golfinho?  Adoro uma vaca.

Tenho medo de cobra. Odeio , mas odeio mesmo pernilongo!

Entre animais e seres humanos?  Prefiro os primeiros.

19 comentários:

  1. Bem, vc já sabe o que acho a respeito porque fiz um post recentemente. Meu animal preferido é porco, filhotinho então tenho paixão. Entre gato e cachorro sou mais cachorro, mas gosto de gato tb. Na verdade os animais em geral me fascinam, dos estranhos aos fofinhos todos tem seu encanto.

    Entre animal e criança, sou mais de brincar com animais, acho mais divertido.

    Queria ter tido um papagaio. Meu irmão tem um papagaio, que fala e tudo, mas eu não conheço, porque não vou à casa do meu irmão há mais de 10 anos. Mas minha mãe me conta as frases que o papagaio diz, deve ser bem divertido.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Dez anos sem ir na casa do seu irmão?! Creio que sua família é tão unida como a minha. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Do jeito torto deles a minha família até que é unida entre si, só eu que fui meio que "expulsa" de lá porque não concordam com meu jeito de ser. Nunca vi algo assim, grande parte da culpa disso é do meu irmão que fez a cabeça dos meus pais contra mim. Já sofri por conta disso, hoje acho que sinto alívio, poque estar no meio deles é ser constantemente desvalorizada e eu não preciso disso.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Por isso que sempre digo, nada melhor do que viver só.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não chego a odiar nem um animal.
    Porém sei que o pernilongo perturba muito.

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Não sei qual foi a intenção do seu texto, mas se era para rir, você conseguiu arrancar gargalhadas. Principalmente quando você contou dos dois galos que brigaram e, posteriormente, um destes você comeu.

    Hilário.

    O modo como escreveu foi ótimo!!!

    Amo animais.. E, realmente eles são bem mais recíprocos que os seres humanos. Pena não é!? Pois se os homens tivessem um pouco do senso que estes mesmos não têm (visto que eles são irracionais), o mundo seria um pouquinho melhor.

    Enfim...

    Deixemos alguns comentários para um próximo post.

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Janice, nem barata vc odeia?rs

    Suzi, os animais fazem parte de nossa vida, por isso que criei o post. Eu também achei o texto um pouco engraçado, até mesmo que certos animais são engraçados.

    Mas, sobre a briga dos galos, foi triste, sério, fiquei com pena do garnizé, e fui, ao menos frio, por comê-lo.

    Janice e Suzi, muito obrigado por suas presenças.

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  8. ódio é uma expressão muito forte.
    É mais fácil eu não gostar de alguém. rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  9. Certa vez matamos um pato que passou alguns dias por aqui, ele ia pra mesa e voltava para a geladeira, e assim, ninguém comeu o pato.

    ResponderExcluir
  10. Bem, Janice, eu odeio pernilongo, pois praticamente em todos os lugares q morei, ele me incomodou. Mas, não sou só ódio, sou amor também, já que amo o repelente que o espanta.rs

    Estranha essa história do pato.rs

    ResponderExcluir
  11. Aqui em casa tem uma árvore que espanta mosquito.
    "Nim". Ela fica com uns 20 metros de altura.
    Estou pensando em podar para que as folhas fiquem
    mais próximas as janejas.

    ResponderExcluir
  12. Bom é que ela não gosta muito de água.
    Não precisa nem chover. rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  13. estava aqui lendo o seu texto porque gosto de animais. aí me ocorreu dizer: vc escreve muito bem? vc é estudado, sr. Roderick Verden? é apenas curiosidade, ok? obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Está falando sério, MoiselleMad?rs. É bondade de sua parte, pois escrevo de uma forma bem simples, coloquial. Só tenho o ensino médio, tirado em 1985, num supletivo de segundo grau, depois que fiquei uns 10 anos sem estudar.

    Muito obrigado, Moiselle!

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. pois então você tem o dom da escrita. estou falando sério sim. vc sabe se expressar num português bastante correto. parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Mais uma vez, muito obrigado, Moiselle, vc é muito gentil.
    Vc, sim, que escreve bem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. de nada. eu escrevo mais ou menos e gosto de usar finais marcantes. aí quem lê pensa que escrevo muito bem, mas sou uma farsa, hahaha. mas obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Não, modéstia sua(rs), vc escreve bem sim.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.