A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mentira, Dissimulação, Falsidade





Uma das características humanas que mais abomino é a mentira.
Infelizmente, certas circunstâncias nos obrigam a mentir; a famosa e bonita música do Roberto Carlos, "Traumas" diz: "as vezes , as mentiras também nos ajudam a viver".
Mas, algumas pessoas tem o dom de mentir. Mentira, dissimulação e falsidade, um trio terrível, que andam juntos.

Minha indignação é tanto a respeito da mentira, que em 2006, um jornal da minha cidade publicou uma carta minha discorrendo sobre esse tema. É uma carta escrita , bem ao meu estilo, simples e coloquial. Vou postá-la aqui.

Os mentirosos estão em toda parte, estão presentes até nas melhores famílias.
Minha avó materna era mentirosa, falsa e dissimulada. Leviana, adúltera, ela ainda era moralista, criticava mulheres de comportamento duvidoso, e ainda difamava algumas.
Em 1991, uma conhecida minha me visitou. Era um sábado, ela ficou comigo horas. Quando ia embora, era bem tarde, de noite. Eu e minha mãe aconselhamos a ela dormir na nossa casa. Minha mãe até lhe emprestou sua camisola. Ela dormiu num cômodo, eu dormi em outro. No dia seguinte, me levantei primeiro. Ao chegar na cozinha, minha mãe estava dizendo pra minha avó, que a moça dormiu em nossa casa, minha avó falou: "então, ela não presta!". Eu fiquei p. da vida, e pela primeira vez fui ríspido com minha avó, falando que como ela pode dizer isso de uma pessoa, se nem a conhece, e por, simplesmente, a pessoa dormir numa determinada casa. A vovó se assustou, mudou até sua cor(rs), e , descaradamente, disse que não falou o que eu havia acabado de escutar.

Eu tinha meus 18,19 anos, um dia, duas irmãs, colegas de escola do meu irmão, cujas idades regulavam com a dele(meu irmão é 6 anos mais jovem do que eu), nos visitaram. Depois que elas foram embora, meu irmão disse que namorou a mais bonita, a K.
No ano seguinte, nos tornamos vizinhos das duas irmãs. Um dia, eu estava contando um caso para a K., e falei: isso aconteceu , na época que você namorava meu irmão. Ela, espantada, falou: "Namorei seu irmão?! Eu nunca o namorei". Nem lembro o que respondi pra ela, sei que fiquei sem graça. Mais tarde, chamei a atenção do meu irmão.
Uma vez, meu irmão, em férias escolares, falou com a minha mãe que quando algum colega telefonasse pra ele, que ela falasse que ele estava viajando. Isso pode ser mania de grandeza, coisa que meu irmão tem. Por outro lado, pode ser também coisa de adolescente, que, nesta fase, gosta de se auto afirmar. Os jovens acham uma caretice ficar só em casa... Daí, mentira assim, nesta fase, até que é compreensível.

Minha ex-esposa também era mentirosa, dissimulada e falsa.
Até contava pra mim suas mentiras, que mentia até para a sua família. Uma vez, mentiu para o seu irmão mais velho, tentando fazê-lo de "idiota", que, claro, percebeu logo que ela estava mentindo, mas ela foi firme, falando que ele se enganou, não era aquilo que ele tinha visto...
Ora, se ela mentia pra todos, por que não mentiria pra mim? Eu seria um privilegiado?!
Trabalhou num escritório de um colégio. Na sua sala de trabalho, haviam mais 3,4, mulheres. Segundo minha ex, todas implicavam com ela, jogavam "ponto", indiretas. E havia também um professor, que ao entrar na sala, cumprimentava cordialmente a todas, mas dizia: "bom dia pra todas, menos pra uma". Ele foi acometido de câncer; precisava de doador de sangue. Minha ex colocou à disposição para doar sangue pra ele. Suas colegas de sala admiraram sua atitude. Não foi preciso a doação. Minha ex- mulher disse que ofereceu seu sangue, sem ter piedade nenhuma do professor, que, na visão dela, merecia a doença, pois a tratava muito mal. Ela quis fazer bonito...  Dissimulação!!!!  Falsidade!!!! Mentira!!!!

continua...



8 comentários:

  1. Por isso gosto do Delirios, só ele me ama, não implica comigo e ainda aceita meus comentários!!!

    Também tenho aversão a mentira, falsidade e dissimulação, prefiro ser sincera e chata do que legal e dissimulada!

    Já estava com saudades de ler seus textos!!! Incrivel como a gente se apega aos tais amigos virtuais!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pandora. O Preenchendo o Vazio da Existência também te ama(rs), mas é que ele está sob suspeita(rs). Ainda não consegui uma solução para apagar a mensagem sobre o malware, por isso que estou novamente postando aqui. E o problema continua em outros blogs.

    Muito obrigado pela consideração, Pandora!

    Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Tô meio perplexa com o seu texto, com o seu jeito!
    Mas enfim...

    Ah! "mentiras sinceras me interessam"!

    ResponderExcluir
  4. Por q meio perplexa com meu texto e com meu jeito?

    ResponderExcluir
  5. Roderick, em primeiro lugar, o que está acontecendo com seu outro blog parece que é um problema ligado aos contadores que são instalados no blog ou mesmo se algum blog do seu blogroll está com esse problema o seu fica com o mesmo. Então a sugestão que vi na net é limpar a lista de blogs, tirando todos que estejam linkados no seu blog e também tirar o contador, caso haja, muitas pessoas conseguiram resolver o problema assim.

    E quanto a mentira, uma vez um mentiroso compulsivo e carismático foi morar na casa dos meus pais, quando eu era bem jovem ainda. E ele fez uma confusão... São realmente pessoas perigosas.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Dama, fiquei até curioso sobre o q esse mentiroso compulsivo aprontou.rs

    Dama, o q mais estranho, é q , no domingo de manhã, quando surgiu esse problema, nos meus três blogs apareciam as mensagens. Aí escaneei o antivirus. Nada foi detectado, e este blog e o das beldades ficaram normais. Hoje, finalmente, consegui mandar uma mensagem pro blogger.

    O blog do vazio da existência , não tem outros linkados. Cheguei a tirar o contador de cabeça e o de on line, não adiantou. Os gadgets não pretendo tirar. Poxa , o que mais gosto nos meus blogs é o visual. rs

    Mas, valeu a dica.

    Muito obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  7. É, Roderick, na verdade essa dica funcionou só para algumas pessoas e outras não. E na verdade dizem que não é um vírus, mas um bug, um erro que está sendo interpretado pelo sistema como vírus.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Também acredito mais q seja bug, porém, se for, está durando muito tempo, não?

    E o Preenchendo o Vazio da Existência continua com a mensagem...

    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.