A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Solitude

 Ozzy, jovem, com pinta de quase galã, com um jeito sereno.
 A bizarrice, falta de senso de ridículo, depois de ter se tornado super star
 Nos bons tempos com o Black Sabbath
 Olha a roupa e a cara do homem(rs). Sem dúvida, o mais maluco dos 4.
Foi justamente no ano de 1976, quando me tornei fanático por rock, estava mesmo extasiado pelo estilo, que conheci a música "Solitude", gravada pelo Black Sabbath, em 1971, no álbum "Master of Reality". Imediatamente traduzi a letra. "Master of Reality" foi o terceiro disco do Black Sabbath. O grupo era considerado, na época, o menos sutil do rock. E, certamente, foi uma grande surpresa a gravação de uma música tão suave e sutil, como "Solitude". Nas primeiras audições da canção, não gostei muito dela. Dois colegas, especialmente um, ficaram apaixonados por ela, já na primeira vez que a escutaram.

"Solitude" é uma melodia triste, bem lenta, tocada, principalmente pela guitarra de Tony Iommi, com muita sutileza. E ainda escutamos um discreto piano e uma soft flauta(ou seria mellotron?).

Ao traduzir a letra, fiquei impressionado com a falta de esperança do autor, notada no primeiro parágrafo. Mais desespero, desesperança e descrença, seria impossível. E a surpresa acontece no segundo parágrafo, quando é revelado o motivo de tanto desalento: o rapaz foi abandonado pela sua namorada(rs). "Você simplesmente riu, quando eu pedi para você ficar...".  A frase, "o mundo é um lugar solitário", tocou até no meu irmão, meu alegre e pouco íntimo irmão. Senti que mesmo ele(meu irmão) sendo um cara popular, também se sentia só.  Nosso planeta é enorme, cheio de gente, cheio de coisas e mais coisas, ainda sim é um lugar solitário.

Creio que a letra de "Solitude" só pode ser de autoria de Ozzy Osbourne, um letrista e homem exagerado, problemático, complicado, que ,paradoxalmente, ainda resisti, ainda vive, de uma forma grotesca, desprovida de senso de ridículo , mas ainda vive. Ozzy, talvez seja o letrista mais exagerado e pessimista do rock. Nas letras antigas do Black Sabbath, a frase "tarde demais" constantemente estava presente.
Li, bem antes de conhecer computador, uma entrevista, no qual Ozzy conta sua vida, incluindo, claro , sua infância. Não me lembro mais dos detalhes, mais fiquei obstupefato com suas revelações. O homem sempre foi problemático e como! Confiram letras como, "Diary of a Madman".


Solidão(Black Sabbath)

Meu nome não significa nada
Minha fortuna menos ainda
Meu futuro está amortalhado numa vasta escuridão
Os raios de sol estão longe, as nuvens permanecem
Tudo o que possuí - Agora se foi

Oh aonde eu posso ir e o que eu posso fazer?
Nada me satisfaz, a não ser pensamentos em você
Você simplesmente riu  quando lhe implorei que ficasse
Eu não parei de chorar desde que você partiu

O mundo é um lugar solitário - você está sozinho
Acho que vou pra casa - sentar e lamentar
Chorar e pensar, é tudo que eu faço
Recordações que eu tenho me fazem lembrar de você



8 comentários:

  1. Bela música. Pena que solidão é uma coisa que todos temos que enfrentar (mais cedo ou mais tarde).

    ResponderExcluir
  2. Faz sentido. Quer solidão maior q a da morte? Ou a maior, a pior, seria a solidão na multidão?

    ResponderExcluir
  3. Que blog fantástico!
    Fiquei fascinada com as imagens ao lado.
    Convenhamos, o Ozzy quando mais novo era LINDO *---* Se bem que hoje, ainda o acho super charmoso.

    Parabéns pelo blog, eu adorei.

    ResponderExcluir
  4. Jamais havia visto fotos dele mais novo. Não é que o cara era gatão.
    Não curto muito o som dele, nem da época do Black Sabbath, mas tem uma música em especial que gosto muito. Mas não sei o nome, vou procurar por aqui e te fala.
    Quanto a solidão, desde que não seja eterna, tem suas vantagens.
    Bjin,
    K.

    ResponderExcluir
  5. A solidão é o mal do séc XXI, infelizmente.
    Lindo Ozzy!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rubi. Muito obrigado pelos elogios. Vc é muito gentil. Seu blog ,sim, q é fantástico.

    Keila, o Black Sabbath é meu segundo grupo predileto. É provável q a música q vc está falando é "Changes", q foi o maior sucesso da banda. Ela é bem lenta, uma balada, predominada por piano.

    Katia, acredito q a solidão foi o mal do homem desde q ele apareceu na face da Terra.

    E as mulheres gostam mesmo do Ozzy...
    Na entrevista q citei no post, Ozzy diz o quanto gosta de mulheres, o quanto namorou... Mas, poxa, há uns tempos atrás , ele quis beijar a boca do Marilyn Manson, q pediu socorro à sua esposa(a do Ozzy). Santa Decadência!

    Muito obrigado pelos comentários, Katia, Rubi e Keila.

    ResponderExcluir
  7. Hum... well, Ozzy Osbourne is a crazy man!

    Have a nice day, gentleman!

    Cheers!

    ResponderExcluir
  8. Very crazy, very crazy, Christopher Price!

    Thanks a lot!

    Cheers!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.