A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

sábado, 30 de abril de 2011

O Assustador Roger Waters

Oh, que lindo eu sou!
Nossa, e ainda existe quem ache que o David Gilmour é mais bonito do que eu!
Quem é Alain Delon?
E aí, estou com a bola toda  ou não?
Acreditem,eu que rejeitei a Jude
Ah, uma molecagem de vez em quanto não faz mal a ninguém!
Também toco instrumento de sopro, e melhor que o David Gilmour, certo?
O que as mulheres dizem de tudo que estão vendo?
Os gatos esperam... Já estão acostumados, ou melhor, nem tanto, já que variam muito as gatas que aparecem
à minha procura.
Vejam só que paciência que tive na vida. Minha banda de apoio fazendo graças, ganhando dinheiro ás minhas custas...

Uma vez galã, sempre galã!


Como sou pessimista, melancólico, questionador, reclamador(rs) e tanta coisa de ruim, eu não poderia ficar indiferente a figuras musicais como, Raul Seixas, Ozzy Osbourne, Ian Curtis, John Lennon e, principalmente, Roger Waters, que , a meu ver, é o pior de todos(rs).
O homem contesta , critica  tudo, nada escapa da sua ira. E nenhum outro músico transmite tanta tristeza, tanto descontentamento como Waters.  Suas canções, mormente à partir do famoso álbum "The Dark Side of The Moon", são tristes, violentas. Ele lamenta, berra, como nenhum outro músico; é como se a gente tivesse xingando e quebrando tudo à nossa volta.

Waters não é meu músico predileto no Pink Floyd-gosto mais do tecladista Richard Wright- mas foi o que mais compôs no grupo. Sem dúvida, o melhor letrista, e, na minha modesta opinião, o mais eclético do Floyd. Compôs músicas psicodélicas, baladas, progressivas, jazz, folk, country e até rock pesado... e ópera!!!
O que não sei é se os arranjos de suas canções foram feitos por ele. A única música, no Pink Floyd, que tenho certeza que foi arranjada só por ele, foi "Saint Tropez"(Wright disse que Waters chegou com a música pronta no estúdio).

A primeira música que Waters apresentou ao público, de sua autoria, foi "Take Up Thy Stethoscope and Walk", gravada no primeiro álbum do Floyd, em 1967. Nesta época, Syd Barrett era disparado o maior compositor da banda. A música é muito boa, bem psicodélica e com uma ótima instrumentação. O vocal ficou por conta de Barrett, Waters faz um backing vocals bem estranho e original, repetindo, 'doctor, doctor...'. A introdução, com a bateria, é incrível e diferente. O vocal some rápido, dando lugar para um contagiante instrumental, no qual todos os instrumentistas brilham: guitarra, orgão, baixo e bateria. E a música termina, como começou: com um batido de bateria. A letra? Bem, não é non sense,como pensei que fosse. Há toques de amargura nela.

No disco seguinte, já sem Syd Barrett, muitos dizem que Waters assumiu a liderança do Pink Floyd. Eu não diria isso, o grupo se tornou democrático, à partir daí, embora o baixista já se sobressaia como compositor: compôs 3, das 7 músicas do "A Saucerful of Secrets"(1968)  "Let There be More Light" e "Set The Controls for the Heart of the Sun", são o que chamo de melodias psicodélicas progressivas. Ótimas! Com letras psicodélicas; "Set The Controls..." é puro non sense!  Mas em "Corporal Clegg", que tem uma melodia bem psicodélica, remetendo a Beatles, Waters já demonstra seu descontentamento: Cabo Clegg é um amargurado ex-combatente, que perdeu sua perna na guerra, mas foi premiado com uma medalha. Melodia alegre, letra triste. Na canção escutamos um instrumento de sopro,kazoo, que acredito ter sido tocado por Waters.

"More"(1969) contém 13 faixas, a maioria composta em conjunto. No entanto, Waters compõe 5 músicas. Quatro baladas, bem suaves, algumas cantadas por David Gilmour- belíssimas! A novidade é "The Nile Song", que é um rock 'pauleira'... Nas letras, não vi nada demais; focam a natureza; o psicodelismo ainda está presente. Não consegui entender o que Waters quis dizer em "Cymbaline". Um conhecido, que a traduziu pra mim, disse que Cymbaline é uma leoa(?!).

No "Ummagumma"(1969), o disco é dividido entre os quatro integrantes, com cada um mostrando sua capacidade individual. Cada qual compõe uma faixa, mas Waters compôs duas, apesar delas juntas, serem menores que a música de Richard Wright.
E o baixista não toca seu baixo. "Grantchester Meadows" é uma canção bem lenta, na qual escutamos apenas violão e o canto dos pássaros. A letra fala sobre os campos de Grantchester, uma pequena vila, na Inglaterra. A outra faixa tem um título enorme, e é bem maluca, certamente uma das mais loucas , gravadas pelo Pink Floyd, uma anti-música, na verdade... mas bem divertida!

No "Atom Heart Mother"(1970), Waters empatou com seus colegas, Gilmour e Wright: o disco tem 5 faixas, duas compostas por todos os integrantes, as outras três compostas separadamente por Waters, Wright e Gilmour.
"If" é uma simples e bela música,com um bonito arranjo de violão, guitarra , piano e orgão, cantada suave e tristemente por Waters: "se eu fosse um homem bom, falaria mais com vc do q falo... se eu ficar louco, por favor, não coloque seus fios em meu cérebro", "se eu fosse um homem bom, entenderia a distância que há entre os amigos".

Waters e Gilmours foram parceiros ainda no final dos anos 60, ao comporem juntos, a psicodélica(e eu pouco triste), "Point me at Sky", lançada como single. No "Meddle"(1971), os dois compõe duas músicas juntos: "A Pillow of Winds" e "Fearless". Ambas de andamento bem lento, mais acústicas. Cantadas por Gimour, mas creio que as letras foram de autoria de Waters. A primeira é romântica, a segunda é um pouco confusa, focando vários temas, sendo o que mais me chamou atenção, foi: "destemido o idiota encara a multidão"; "sem piedade, o juíz dá a sentença". Frases assim, só podem ser coisas do Roger Waters, não? rs
Waters é o único do grupo a compor uma música sozinho no "Meddle", "Saint Tropez", uma espécie de jazz, bem calmo e acústico, com um belo solo de piano executado por Richard Wright. Letra tranquila, relaxante...

No "Obscured by Clouds", Waters e Gilmours criam três canções, em parceria. Curioso é que uma delas, a faixa título, é instrumental, e Waters nunca foi de compor obras instrumentais. Na música , os destaques são a inconfundível guitarra de Gilmour e um sintetizador, creio que VCS3. Bem, é possível que Waters é que tenha tocado o sintetizador. "Wot's ... Uh the Deal" é um folk bem bonito: violão, piano, slide guitar e a voz, a voz de Gilmour... Quanto á letra, não achei lá essas coisas... "The Gold it's in the" tem pesados riffs de guitarra; uma canção alegre, focando aventura e liberdade. Waters compõe sozinho, "Free Four"(já postada aqui no blog), melodia alegre, letra triste: a morte está em evidência...
A novidade é que Waters e Wright , pela primeira vez foram parceiros. Pelo que conheço do grupo, acredito que em "Burning Bridges" e "Stay", Wright foi o autor das músicas, ficando as letras , por conta de Waters. Tranquilidade na letra de "Burning Bridges", romantismo em "Stay".

Continua...







16 comentários:

  1. Eu não conhecia, mas já gosto dele se é chato, contestador e tudo mais.. ahahaha...

    E olha que ele ficou mais bonito depois que envelheceu, porque novo ele era triste de feio... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Dama, dizem q o homem tem um gênio do cão!rs

    Interessante é q já vi, ao menos duas mulheres, na internet, dizerem q ele era bonito quando jovem.
    Pensando bem, não posso falar dele não, pois sou tão o mais feio q a morte(rs) E ele, pelo menos, é alto; eu tenho apenas 1,72 cm. de altura.

    Waters é uma figuraça! Gosto muito dele!
    E gostei muito do seu comentário, Dama!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ola, Roderick.. estive aqui! valeu saber muito mais sobre Roger Waters!

    ResponderExcluir
  4. Oi Virgínia, vc sumiu!
    Apareça mais!

    Bom que vc gostou do post.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Roderick, como você sabe coisas sobre o Roger e o Pink Floyd! Já virou meu ídolo. rs

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, Lu!

    Apareça sempre!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Particularmente, ele sempre foi mais bonito do que o David Gilmour. Ele fica super charmoso com um cigarrinho na mão...

    ResponderExcluir
  8. Oi Michelle. Cada qual com seu gosto, não é?rs
    Waters é muito carismático, tem presença. Recentemente, ele declarou que gostaria de ser um ótimo guitarrista e ter uma linda voz. Gosto muito da sua voz, até mais que a de David Gilmour.

    Grato pelo comentário.
    Apareça sempre.

    ResponderExcluir
  9. Podem dizer tudo dele... mas parece que entendo o Pink Floyd como um todo. Não os considero uma banda... Banda é AC/DC, Iron Maiden, Beatles (...)

    Pink Floyd é maior, alcança o estágio máximo na minha mente. Me faz viajar, me faz chorar e sorrir. Me faz parecer louca, e eu realmente acho que sou. O que para muitos pode parecer entediante, agora já entendo como parte de mim. Às vezes parece que nasci ao contrário (mentalmente falando). Não é todo mundo que nasce ao contrário. Não é todo mundo que entende o estágio Pink Floyd, Roger Waters, David Gilmour, Richard Whrith, Nick Mason e Syd Barret.

    Saudações Barret... obrigada por ensinar o Pink Floyd a colocar em música, a minha mente.

    ResponderExcluir
  10. Costumo entender o Pink Floyd como um todo. Não como uma banda... Uma banda é AC/DC, Iron Maiden, Beatles (..) Pink Floyd é muito maior que isso. Eles sobem o nível.

    São os únicos que me fazem delirar, com a combinação letra e melodia; me fazem viajar, entrar em outros espaços, chorar, sorrir, me sinto tonta, com dores (...). Entendo tudo, e sei que sou realmente louca. Na realidade, acho que nasci ao contrário (mentalmente falando). Não é todo mundo que nasce ao contrário. Não é todo mundo que entende Pink Floyd. Não é todo mundo que sofre uma lavagem cerebral com "Cymbaline".

    Minhas Saudações ao Syd Barret, que iniciou a passagem da minha mente para músicas, seguido por Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wrigth, cada um com sua particularidade, representando meus estados emocionais. Meus Senhores.

    ResponderExcluir
  11. Oi Aymê, eu brinco, faço críticas, mas gosto em demasia dessa coisa chamada Pink Floyd! Gosto dos 5, Barrett, Wright, Waters, Mason e Gilmour. E gostei muito do seu comentário também.

    Apareça mais!

    ResponderExcluir
  12. Não sei se te entendi bem, mas você conseguiu entender "Cymbaline"?rs

    ResponderExcluir
  13. os PINK FLOYD,sao simplesmente o melhor grupo musical de rock de to
    dos os tempos.escutem ASTRONOMY DOMINE E SABERAO DO QUE FALO !
    BEIJOS E ABRAÇOS A TODOS OS QUE AMAM ESSES CARAS.
    A PROPOSITO,ESTIVE EM SAO PAULO PARA ASSISTIR ROGER WATERS NO
    EPICO THE WALL EM 1 DE ABRIL DE 2012 NO MORUMBI.
    ELE INICIA O SHOW CANTANDO A MUSICA IN THE FLESH E EU SIMPLESMENTE
    MARAVILHADO COM TAMANHA GRANDIOSIDADE AGRADECI A JESUS PELA OPORTU
    NIDADE E CHOREI E HOJE SEI QUE WATERS E UM GENIO. FABIO LIMA

    ResponderExcluir
  14. É, Fabio, temos isso mesmo em comum: Pink Floyd e Paulo Sérgio.

    Muito obrigado pelos comentários, e apareça mais.

    Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  15. cara,sou libriano e como tal,sou muito romantico,entao gosto e mui
    to dos cantores ditos como brega,que para mim nao sao.
    gosto de paulo sergio,roberto carlos,ronnie von,vanderley cardoso,
    jerry adrianni,benito di paula,valdick soriano,lindomar castilho e
    sem esqueçer de nelson gonçalves e altemar dutra.tambem adoro rock
    e pink floyd,genesis,beatles,rolling stones,the who,scorpions,black
    abath e deep purple estao entre os meus favoritos.
    porem meu maior idolo e JESUS CRISTO.GRANDE ABRAÇO DO FABIO LIMA

    ResponderExcluir
  16. Prezado Fábio, nem sempre há consenso, nem entre os irmãos gêmeos.
    Então, desta turma citada por vc, vou revelar o que não gosto:
    Waldick Soriano, Lindomar Castilho(mas gosto de "Se eu Pudesse"-postada aqui no blog), Nelson Gonçalves(mas ele tinha um vozeirão), Altemar Dutra(quase gostei-gosto dele(rs)- sentimental demais e com a voz parecida com o a do Paulo Sérgio), Benito de Paula(com a exceção, "mas se não for por amor, não diga nada por favor, não apague esses sonhos, pois meu coração, nunca sofreu por amor" e a bela "Retalhos de Cetim"). E Benito, um compositor/cantor que era bem visto pela mídia, foi no enterro do Paulo Sérgio.

    Quanto á turma de rock, que vc citou, gosto de todos.

    No tocante a Jesus, respeito,mas sou ateu.

    Grato pela ótima contribuição, Fábio.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.