A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quarta-feira, 2 de março de 2011

"Nos Dissemos Adeus Antes de Dizermos Olá"




Impressionante o lance de afinidade. Logo ao conhecer o Pink Floyd, me tornei fã do conjunto, minha coisa predileta musical. Todavia, eu não conhecia o teor de suas letras. Paulatinamente, percebi que suas letras se identificavam muito comigo. Roger Waters, Richard Wright e David Gilmour escreviam temas inerentes a minha vida, a meu modo de pensar...

E "Summer'68", composta por Richard Wright, além de ser uma das músicas mais belas que já escutei(é minha segunda predileta do Floyd), tem uma cativante letra. Há um mistério  envolto nessa canção: ela aparece no álbum "Atom Heart Mother", gravado em 1970. Notem bem, gravada em 1970, mas retratando uma coisa acontecida em 1968. Na internet é dito que Wright revela uma rápida aventura que teve com uma groupie. Mas não acredito nisso, pois ele já era casado há alguns anos, e não seria tão cara-de-pau de tornar público que 'pulou a cerca'. O que sua esposa diria disso? E o tecladista ficou casado durante anos com a bonita Julliete Gale.

Interessante também, é que , numa entrevista, perguntaram a Wright o motivo do Pink Floyd não tocar "Summer'68" ao vivo.  Ele respondeu que ela foi tocada uma vez, há muitos anos. A canção não é executada ao vivo, devido ser difícil de ser tocada no palco, segundo o tecladista. Bem, sua resposta não me convenceu, apesar de eu não ser músico(rs): ora, a instrumentação de "Summer' 68" consiste de piano, orgão(incluindo multi orgãos-aí penso ser difícil mesmo reproduzir isso no palco), violão, baixo e bateria, e , pra mim, o curto solo de trompete é feito por mellotron. No meu modo de pensar, a dificuldade seria Wright tocar o piano e cantar ao mesmo tempo.

Mistérios à parte, Richard Wright estava inspirado ao compor "Summer'68".  Vocal suave, tranquilo, com um belíssimo acompanhamento de piano, com o tecladista esbanjando criatividade. Grande parte da melodia, é alegre. O solo de 'trompete' é amargo. O 'pa pa pa pa pa pa', feito com múltiplas vozes, que não sei se foi feito apenas por Wright, com a voz dobrada, claro, ou se teve a ajuda de Gilmour e Waters, é delicioso de se escutar. E quando o tecladista mete bem seus dedos nos orgãos, notamos influência de outro Richard, Richard Wagner- esse trecho é dramático. E Wright , no final, se despede tristemente da moça, "Goodbye to you...", deslizando seus dedos nas teclas do piano. Sim, um final bem triste!

"Nos dissemos adeus, antes de dizermos olá". Dramático, não? Recentemente, isso aconteceu comigo. Mas acontece com qualquer um, não? "Acontece nas melhores famílias"(rs).
Muito triste, eu penso, porém, são coisas da vida.


Verão de 1968(Richard Wright)

Você gostaria de dizer alguma coisa antes de partir?
Talvez  você se preocupasse em declarar exatamente como se sente
Nós dissemos adeus antes de dizermos olá
Dificilmente eu gostaria de você
Eu não me preocuparia afinal

Nós nos conhecemos há seis horas atrás
A música estava muito alta
Eu vim da sua cama hoje e perdi um ano sangrento
E eu gostaria de saber

Como você se sente
Como você se sente

Nenhuma simples palavra foi dita
A noite ainda escondia nossos medos
Ocasionalmente você mostrava um sorriso
Mas que era forçado

Eu logo senti o frio da distância
No quarto noventa e cinco.
Meus amigos estão deitados ao sol
Eu queria  estar com eles

O amanhã traz uma outra cidade
Uma outra garota como você
Você tem tempo antes de partir para cumprimentar outro homem?
Simplesmente deixe-me saber

Como você se sente?
Como você se sente?

Adeus para você
Charlotte Pringle* ficou em débito
Eu tive o bastante por um dia

* Não sei o que significa isso. Mas creio q essa última estrofe pode ser traduzida assim: Adeus, espero não ter mais dessas dívidas, já tive o bastante por um dia.






4 comentários:

  1. será que essa música Summer 68 é tão difícil mesmo de ser tocada ao vivo?

    Eu gostei da letra da música,é um pouquinho triste e nos remete a lembranças.

    bjos!

    ResponderExcluir
  2. É, Denise, sei não, creio q Wright não gostava de tocá-la ao vivo. Aliás, o tecladista não gostava de algumas de suas músicas antigas; quem sabe, "Summer 68" é uma delas?

    Um simples encontro, e uma grande frustração. Nos remete a lembranças, sim, a frustrações de um dia apenas, de meses ou até de anos: 'nos dizemos adeus, antes de dissermos olá".

    Grato pelo comentário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou péssima para lembrar nomes de música. Conheço essa, mas pra variar...não lembrava o nome...hehe
    Seria interessante escolher uma música - de preferência uma trilha sonora -, que representassse os anos passados - uma para cada ano - no mínimo.
    A imagem: Você e LL - acho que sim, estou tentando ficar mais atenta...hehe
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Vc está sugerindo isso pra mim: música representando os anos passados? Não sei se consigo, creio q não.

    Sim, Keila, a imagem é de Roderick "Richard Wright" Verden e L "Sandra Bullock" L.rs

    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.