A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vale a Pena se Apaixonar?




Abaixo segue um bonito poema escrito pelo Fernandez, do blog Terza & Rima, um blog repleto de belas poesias e contos, que também são escritos pela Amber. Este poema me deixou pensativo. Leiam. Logo em seguida, escreverei alguma coisa sobre.
                                                                                          
DIÁLOGO
                                                                                           
                                                                                  O Moço
                                                                                                                                  
O que falta em mim?
Diz-me tu solidão:
São asas de querubim
Ou um humano coração?


Sou um vão, sou um nada,
Um corpo vazio.
Não tenho princípios e nem compaixão;
Por que dos homens sou o mais frio?
Diz-me tu, oh solidão!


Será que o ódio que guardo no peito
É que sufoca meu coração
Ou este é mesmo meu íntimo jeito?
Oh, diz-me !diz-me tu solidão!


A Solidão


O que faz de ti incompleto
Tu não me podes negar:
Não é ser de ódio repleto
E sim o teu medo de amar.(Fernandez)
Um vez li, numa página de recados orkutiana, uma mulher dizer a um amigo que o que estava faltando para ela se sentir completa ,seria uma paixão.  Recentemente, uma blogueira revelou que adora suas ex-paixões, ama-os, guarda ótimas lembranças de tudo.  Sempre achei uma tolice ir em programas de TV , chats, sites de relacionamento, etc... para procurar sua 'cara metade'. Tenho ciência que às vezes costuma dar certo, e a pessoa encontra a sua amada, mas creio ser raro tal fato.  Prefiro deixar acontecer, sem procurar. Talvez eu seja assim, por não ter uma imagem positiva do amor. Sei, sei, há uma distinção entre amor e paixão, mas creio apenas no amor fraternal. Com as raríssimas exceções de praxe, não creio no amor entre dois conjuges. Apesar de eu ter passado bons momentos com algumas de minhas ex-paixões, no geral acho que o saldo foi mais negativo do que positivo. Não as odeio, tirante uma(essa merece tal sentimento), outra que tomei antipatia e a minha ex-esposa, que , pra mim, foi como se fosse uma estranha que passou em minha vida, no entanto, não guardo boas lembranças como é o caso da blogueira, que citei acima. E não curto essa de continuar amigo de minhas ex(que cara chato, hein?rs)
Já disse, aqui no  blog, que a paixão, a meu ver, é como se um outro eu saisse do meu corpo, e eu o procuraria ansiosamente, porém, esse outro eu tem personalidade própria.  Seria um(a) bom(a) caráter? Seria fiel? Gosta de mim como gosto dele(a)?  Já fui acusado de ser inseguro, de não ter amor próprio e de um tanto de coisas, mas acusações á parte, continuo achando muito incômodo se apaixonar. Quando eu estava com 31 anos, alguns meses antes de conhecer minha futura esposa, fiquei com uma moça, que tinha uns 22 anos. Ela era mãe solteira; dizia que nunca se apaixonou, que só vivia os momentos. As aparências enganam, muitos costumam mentir, mas ela parecia ser sincera... e feliz, tranquila! Portanto, não penso que é melhor ter se apaixonado e malogrado, do que nunca ter se apaixonado, como muitos pensam.  E o amor me mete medo sim!  Pode até ser que eu não saiba amar, mas temo-o sim!
E, novamente, volta a bater na mesma tecla: a paixão virtual é pior ainda. Ora, a pessoa amada pode se comportar de uma forma no mundo virtual e de outra na vida pessoal. É uma loucura realmente! Temos que olhar nos olhos da pessoa, observar , de fato, suas atitudes, até mesmo como se comporta com outrem, como é seu dia a dia.  Mal entendidos, intolerâncias,  pipocam num affair virtual. E falando de relacionamentos amorosos, no geral, o mundo virtual certamente colabora e muito para a desgraça dos enamorados, dos conjuges.  Amantes virtuais, amigos(a) bem , mas bem mais que amigos cibernéticos... Virou bagunça! Em quem confiar?
Outro fato: as mulheres sentem mais necessidade de encontrar uma paixão que os homens, embora existam homens também com a mesma postura.  Algumas  reclamam da falta de cavalheirismo dos homens atuais, e quando o gentleman aparece, tende a ser descartado...
A rotina igualmente desgasta com os casamentos e namoros.  E me lembrei da vontade, da insaciável vontade de Schopenhauer...
Vale a pena se apaixonar?

12 comentários:

  1. Apesar de ser um assunto sério, tenso, complexo... senti algo bom ao ler este post.
    Engraçado, porque ontem antes de dormir, já na cama, estava relembrando com a amiga do meu core sobre nossas paixões. E neste remember pude sentir algo leve.
    No meu caso, continuo amiga de alguns ex, inclusive, como já disse anteriormente, um deles é meu melhor amigo.
    Outros dois me ignoram, um por ter a ilusão de que eu ainda gostava dele quando terminamos e outro por ter nutrido o amor por alguns anos após o término e ser radical.
    Mulher, é um bicho estranho, diz querer um Lorde, mas quando este chega não o quer. A questão é: Tudo em excesso cansa, todos os caras mais carinhosos que fiquei me cansavam, até por eu achava que soava falso.
    Eis mais dilemas: Equilibrio nessas situações.
    Em geral, o ser humano quer ser parte de algo, portanto temos o anseio pelo outro, seja ele quem for.
    Particularmente, não gosto das idéia de metade, de me sentir vazia sem este outro.
    Acredito sim, que todas as relações sociais contribuem para o que somos, mas um dos problemas em relação ao amor é esperar que o outro nos complete.
    Não sei se gosto de me apaixonar, mas algo sei: adoro paixões platônicas, são as melhores, pois são criações da mente, e nisso a pessoa desejada torna-se a ideal, e quando isso torna-se real perde a graça...rsrs
    Bjin!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem explanado, Keila.

    "Mulher, é um bicho estranho, diz querer um Lorde, mas quando este chega não o quer. A questão é: Tudo em excesso cansa, todos os caras mais carinhosos que fiquei me cansavam, até por eu achava que soava falso.
    Eis mais dilemas: Equilibrio nessas situações."

    Faz sentido o q vc disse. Eu quando gosto, é pra valer, e, claro, quanto mais eu gosto de uma mulher, mais a elogio. Não sou somente um egoísta do amor, sou tb um 'exagerado' apaixonado(rs). Como o q não falta no mundo é homem galinha, é gente fingida, eu posso soar falso, mas não o sou. Não sei dizer ao certo se essa minha última paixão acha q sou falso, com meus galanteios, muito menos sei dizer se isso a cansou. Mas eu canso de amar em vão e com a frieza e incompreensão da mulher amada. Neste caso, estou até demorando muito, mas muito a me cansar. Não gosto de me apaixonar, porém, paixão é igual doença, quando a gente está numa boa, tranquilo, ela aparece a nos martirizar.

    Esqueci de colocar no post sobre as incompatibilidade de gênios, outro fato que ajuda a minar os relacionamentos amorosos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Se apaixonar vale a pena sim....
    Quando se tem o objetivo de estar com a pessoa que seu coração escolheu deve lutar pelo amor dessa pessoa não importa o que aconteça va ate o seu limite...

    Sobre incompatibilidade de gênios dizem que os opostos se atraem e é verdade...
    eu sou tranquila e meu marido muito explosivo
    imagina se fossemos iguais....
    seriamos incompativeis....

    Ass: N.F

    ResponderExcluir
  4. Mas, os dois sendo explosivos, é um verdadeiro barril de pólvora! rs.

    Quando amo uma mulher, eu persisto sim, como tenho persistido com a LL. Temos nos desentendido muito. Sou explosivo, e às vezes me dá vontade de explodir tudo, mas ainda tenho esperança, ela ainda não morreu.

    Grato pelo comentário, N.F..

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito no amor e mais ainda nas afinidades.Bem essa é a minha opinião, mas pessoas muito diferentes tende a ter muitos conflitos e somando-se a isso a rotina, as contas à pagar, os trabalhos domésticos e os problemas do dia dia, não há amor que resista.
    O gostoso é combinar, é gostar de fazer as coisas juntos e claro, preservando a individualidade, mas quando as coisas se encaixam entre o casal, isso não é problema.
    Acredite no amor, querido... Ele existe!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu amo a LL! Não acredito no amor e a amo, quer maior paradoxo? rs
    Ela me enfeitiçou(rs). Gosto muito dela!

    Muito pertinente seu comentário, Salete!
    Obrigado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vc tem o dom de falar de coisas sérias e até um pouco polêmicas, com um certo humor. Normal, não conheço ninguém inteligente como vc (por mais descrente e amargo que tenha se tornado) que não seja também bem humorado, mesmo que seja um humor meio sarcástico, meio avinagrado. De qualquer modo, tenho um lado sombrio, melancólico em mim que compreende seus temores, seu medo, seus ciúmes, esse teu jeito Verden de ser... rs. Pior que isso, além de compreender, gosto dele, desse jeito apaixonado, controlador, sofrido.

    Quanto ao post, está perfeito, bem escrito, claro. A 1ª imagem é linda e a última, hilária.
    Beijos.
    Eu.

    ResponderExcluir
  8. Muita gentileza de sua parte, Lua Nova! Como sempre, me superestimando(rs).

    A meu ver, linda mesmo é a terceira imagem, não?rs. Mas a última, de fato, é bem hilária, é um humor negro, é a realidade, afinal, quanto mais vivo, caio na real que amar é perder tempo... bem, perdemos muito tempo mesmo em nossa vida e nos enganamos demais a respeito de certas pessoas.

    Grato pelo comentário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Vale a pena se apaixonar???
    Sim e muito!!!! Como boa escorpiana que sou, gosto de viver intensamente tudo e todos!
    Bjus,

    ResponderExcluir
  10. RV que coisa linda, tanto o texto qto sua explanação. Posso não concordar com nada mas defendo seu direito de se expressar até a morte e por isso me identifico, não tô tendo mesmo tempo amigo, a fase tá meia louca e o lobo mais ainda me perdoe.
    Já li outras coisas interessantes mas cadê mente pra pensar e escrever?
    Eu só questiono uma coisa por causa de um filme; no cidade dos anjos o caído diz que "melhor ter experimentado o amor uma vez que seja do que passar a eternidade sem saber como seria"; e olha que a comparação com o amor divino que eles contemplavam toda hora é explicita, mas mesmo assim romanticamente o diretor assim conduziu o romance.
    Sou assim, acho que é melhor sofrer por ter amado ou por amar, do que sofrer pelo que quer que o valha, mas este sou eu, um lobo secular, e o que saberia um lobo sobre amar?
    rs
    Enjoy!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Caro Morto ou Vivo(rs), vc não é gente boa, é ótima!

    Te agradeço muito por vc ter tanto me ajudadado.

    Saúde e paz, malungo!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.