A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Novalis

Outro poeta alemão muito conceituado, Friedrich Von Hardenberg, mais conhecido como Novalis.
Assim como Holderlin, Novalis foi um romântico, mas não chegou a enlouquecer, e sim a entristecer pela morte precoce de sua amada.
Relatos do seu exacerbado sentimento por sua mulher, está no link da Wikipedia.
Sua biografia é bem interessante.
Enquanto Holderlin, se foi setentão, Novalis morreu com apenas 28 anos de idade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Novalis



Assim como o poeta e romancista Holderlin foi inspiração para o nome de uma banda de rock, o mesmo aconteceu com Novalis.
Gosto mais ainda do Novalis que do Holderlin. E sua discografia é maior.


Seu primeiro álbum, "Banished Bridge"(1973) já revela o potencial do grupo, no entanto, não revela o que a banda seria posteriormente. Este disco, até destoa dos demais, pois o vocal é em inglês, não escutamos guitarra, e o estilo musical é parecido com Emerson, Lake & Palmer, inclusive o vocalista tem um timbre de voz bem semelhante ao de um dos cantores do Triumvirat.
O disco é ótimo, com apenas 4 músicas, uma das quais uma suite de 17 minutos, a ocupar todo o lado do vinil. Excelentes tramas de orgão, sintetizador, piano e um pouco de mellotron também. Embora, influenciado por Emerson, Lake & Palmer penso que o Novalis tem mais personalidade que o Triumvirat(nada tenho contra o som dessa banda- gosto muito) e é mais suave que o famoso trio inglês.
Provavelmente, Novalis é o grupo mais lírico do prog alemão. Românticos como o famoso poeta germânico; até mesmo adaptaram poesias dele.


No "Novalis"(1975) saí Emerson, Lake & Palmer e entra o verdadeiro Novalis. O vocalista, que cantava em inglês, já não pertence mais a banda; a parte vocal fica por conta do baixista, cantada em alemão. Das 5 faixas, em apenas duas há vocal. O músico Carlo Karges, tocando guitarra e teclados , contando ainda com outro guitarrista Detlef Job e mais os teclados do grande Lutz Rahn(líder e principal compositor do Novalis), fazem do grupo um instrumental de primeira, soberbo! O vocal do baixista Heino Schunzel é muito bonito também. E que capa!!!

Mas o 'cigano' Carlo Karges sai da banda.  Uma pena!  E o som do Novalis caiu de qualidade?  Nem um pouco! "Sommerabend"(1976) é outra obra-prima !  Com apenas três músicas. o trabalho de violão, o vocal cheio de sentimento, as mudanças incríveis na melodia, na segunda faixa, são de nos deixar empolgados, emocionados! A canção "Sommerabend", que ocupava todo o lado b, do vinil, é uma das mais lindas(e líricas) suites que já escutei. Desta vez, o guitarrista também atua nos vocais.
E mais uma belíssima capa!

Bem, o baixista e o guitarrista não gostavam de cantar(era imposição do empresário da banda), eles diziam que o negócio deles era só tocar seus respectivos instrumentos. Uma pena, pois nunca fui muito fã do novo vocalista Fred Mulhbock, que toca guitarra base e ocasionalmente flauta e saxofone. Não que ele fosse um cantor ruim, mas sempre achei sua voz muito estridente.
O disco seguinte, "Brandung"(1977) é um bom disco, que vale à pena de ser ouvido, adquirido, assim como os álbuns posteriores, porém sem a mesma qualidade dos três primeiros. Diminuiu um pouco o lirismo, um pouco só, não foi totalmente extinguido.
O Novalis, sem dúvida, é um dos melhores conjuntos do mundo, oriundo de um país que é  um verdadeiro paraíso do rock progressivo, experimental, maluco, psicodélico, a Alemanha, a subestimada Alemanha roqueira.

http://www.progarchives.com/artist.asp?id=596

http://www.youtube.com/watch?v=33W_bMR89tg

6 comentários:

  1. Oieeeee!!!!
    Poxa, adorei saber que ganhei um selo de vc!!!
    Mas só vou postar nesse fim de semana, que é quando pretendo sentar e me dedicar ao meu blog e ao dos amigos.
    Roderick, tô sem tempo pra nada, chegando em casa exaurida! Mas tô adorando o emprego novo. Tudo bem que eu "ralo" como um camelo, sem contar com o calor senegalês que tem feito aqui no Rio. Parece que ligaram o maçarico!!! E o resultado disso é que quando chego em casa só penso em ficar na frente da tv com "cara de caneca".
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. É , Ana, a felicidade nunca é completa. Li vc dizer q gasta mais tempo para chegar ao seu trabalho e q tem ralado muito. No entanto, o mais importante é vc estar gostando do emprego. Te desejo sucesso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa oportunidade de conhecer som novo. Não tinha visto esse post e agora k estou eu me deliciando com Novalis.
    Vou ter que fazer uma lista contendo todas as indicações.
    Bju!

    ResponderExcluir
  4. Keila, talvez eu não tenha sido feliz em me expressar: todos os discos do Novalis valem a pena serem escutados. O lirismo deles é uma coisa incrível. Depois q postei sobre eles, escutei quase tudo q tenho deles... bom demais!

    Obrigado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Verden,
    Eu não conhecia o Novalis (musical), apenas o poeta. Vi na busca que fiz para obter uma informação que me faltava do poeta, mas confesso não ter tido curiosidade por pesquisar sobre o grupo, embora goste de bandas alemãs. Depois do seu comentário lá no Galhofa, vim ver seu "post" e depois busquei alguns vídeos no Santo youtube.com: Soberbo!, como disse você! - Wunderbar!

    Navegando e aprendendo.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  6. Oi Richard,

    Não sei se vc costuma baixar músicas pela internet, se baixa, vc achará,creio eu, os discos da banda.

    Obrigado.
    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.