A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

sábado, 11 de dezembro de 2010

Edgar Allan Poe, Você e Eu






Existe o acaso, ou nada é por acaso?
Por que será q em 1972, com meus 16 anos, ao descobrir e me apaixonar por filmes de terror, a minha preferência foi pelos baseados em Edgar Allan Poe(apesar de a principio não saber q eram baseados nos contos do escritor)?
Por que antes de me deparar com os citados filmes, já tinha um fascínio por Poe, q conheci em enciclopédias, sendo q só posteriormente aos filmes é q o li?
Por q Allan Poe foi, se não me engano, o único autor de contos que tive paciência(e prazer) de ler?
Por q nos filmes baseados no taciturno escritor,as morenas claras eram as que mais me chamavam a atenção, as mais belas?
Por que minha maior paixão da adolescência, e uma das mais fortes q eu tive, foi uma morena-clara- uma fascinação, quase um mito?
Por que aos 26 anos, eu me apaixonei por uma menina de 12-caso similar ao de Poe- mesmo não a tocando(não sou pedófilo) e não sendo meu costume ter atração por meninas bem jovens?
Seria apenas uma coincidência eu ser, a meu modo, rebelde, indisciplinado, enfim, complicado, como Edgar Allan Poe?
E a identificação com Roderick e Verden,  personagens marcantes e sombrios do inigualável escritor?
Inesperadamente, no incrível mundo virtual,  surge uma morena-clara, fã de Poe, mas q faz questão de enfatizar não ser como  as mulheres q o escritor idealizou.
Essa mulher, a frente de seu tempo, fez com que um homem parado no tempo se apaixonasse.
Se Poe estivesse vivo, poderia também se apaixonar por ela. Tudo isso obra do acaso?
Você, moça de longos cabelos negros, é uma Ligéia moderna, inteligente, erudita, dona de si, com um fascínio, uma personalidade como poucas outras do seu sexo.
Quem me dera ser tão letrado e inteligente como Poe, e ter a honra de conquistar a linda morena-clara, a inconquistável Ligéia.
Posso até escutar a voz de Poe, dos recantos do além, a dizer, "Caro  Roderick Verden, é tudo um sonho dentro de um sonho, e o nevermore pode estar bem próximo..."(31.05.2009)

7 comentários:

  1. Engraçado ontem a noite estava paquerando um livro de Poe, pensando em reler... e cá estou eu lendo sobre ele... Engraçado[2] é que eu não gosto de filmes ou contos de terror, detesto aliás, mas se tiver Poe no meio a coisa muda e eu vejo, eu leio, dele eu gosto é minha excessão no reino das coisas sombrias...

    Ah, seu texto me emocionou... uma forma melancolica de começar o dia, mas não tem problema!!!

    ResponderExcluir
  2. Pandora, o pouco q sei, penso q Poe era um escritor q ia mais além das histórias de terror, era um romântico, trágico, dono de um estilo bem pessoal, nunca igualável, q idealizava uma mulher perfeita, ou quase isso,eu penso. E ele próprio, com toda a sua genialidade, estava bem longe de ser perfeito, ou será q algumas mulheres tolerariam suas imperfeições? Poe, só por ser Poe, e ser um gênio pode? E aqueles , q mesmo não sendo gênios, mas levam uma vida mais regrada, bem mais correta q Poe, nada podem?

    Muito obrigado, Pandora, por ter gostado do meu texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Iiii, então será mais coincidência? Minha amiga do meu core me perguntou mais cedo se já li algum livro do Poe. Mas não, eu nunca li. No entanto, confesso estar ficando curiosa por meio do seu apreço demonstrado em seus posts.
    Vamos ver se nas férias ao menos assisto algum dos filmes citados por você e que são baseados nos contos deste autor.
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Seja bem-vindo, Fernandez!

    Apareça mais.

    E depois q vc assistir, me conta o q achou, Keila.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tio Verden (eu posso mesmo chamar o senhor assim? Acabou que eu achei legal essa coisa de ter tio virtual), sabe que eu acabei lembrando dessa postagem do Poe hoje. Engraçado como falou em terror clássico eu lembro do senhro tio Verden!

    ResponderExcluir
  6. Claro que pode me chamar de tio Verden(rs).
    Te agradeço por se lembrar de mim e pela visita.

    Bom final de semana pra vc!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.