A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dezembro




Creio que este post não agradará a muitos.  Pra quem não sabe, digo que não gosto de natal, reveillon. Detesto o mês de dezembro, final de ano e... chuva.  E o mês de dezembro começou bem: está chovendo sem parar; acho que há mais de 8 horas. Um dos motivos de eu não gostar de chuva, é porque não gosto de me molhar e não sou chegado em guarda-chuva. Aliás, preciso urgentemente comprar um. Tenho dois, que estão caindo aos pedaços. Sou pobre, moro numa modesta casinha, pago aluguel. Felizmente, não estou tendo prejuízo com a chuva, como muitos têm. Chuvas assim causam muito estrago...

No início de dezembro/2006, um jornal da minha cidade ,publicou uma carta minha, "Dezembro", na qual eu meto o pau no mês. A missiva gerou protesto de dois leitores; direi seus prenomes: Mônica e Roberto. A moça me achou muito baixo astral: 'não gosta de chuva, de natal, de pessoas'rs, e encerra assim sua mensagem: " sei q vc não gosta de chuva, mas experimente tomar um banho de chuva. Lave a alma, deixe esse seu mau humor ir embora e  comece um ano novo renovado". O tal Roberto é evangélico, daí passou dos limites ao me criticar, já que citei religião na carta. Respondi aos dois, mas o jornal não publicou, o que fez com que minha humilde pessoa demonstrasse sua ira ao editor. No entanto, um outro leitor me defendeu da estupidez do evangélico Roberto.
Em 2006, eu morava com a minha mãe e seu companheiro. Eu não me sentia feliz.

Ano passado, já morando sozinho, igualmente não me sentia feliz, falando mais claramente, eu estava muito infeliz!  Há dez meses que eu morava num local, cujo dois vizinhos, que moravam de parede e meia comigo, me pertubaram bastante com som alto. Tiraram tanto o meu sossego, que cheguei até a pensar em cometer umas bobagens...  Para piorar a situação, lá pro dia 20 de novembro quebrei o punho. Fiquei engessado do punho até quase o ombro. Sozinho, tive que me virar. Felizmente, minha cunhada lavou e passou minhas roupas.  E eu só me livraria do gesso no último dia do ano: 31.12.2009.  Sem opção, pois tentei dialogar com os nefandos vizinhos, xinguei-os, os ameacei, chamei a polícia algumas vezes, falei com a imobiliária, reclamei também com o proprietário... e nada.
Me senti impotente com a fratura no punho. Quando isso ocorreu, eu pensava em acionar a polícia civil, para denunciar os excrementos que tanto me perturbaram.  Pensei em comprar um revólver, no entanto, ninguém de confiança me arrumou um, e como sou leigo temi comprar a arma de uma pessoa estranha, que poderia me passar pra trás, me vendendo um revólver estragado ou de brinquedo. Muitos me aconselharam a mudar, inclusive a LL... Eu achava um desaforo, no entanto, acabei me mudando no dia 24.12. Minha situação ficou crítica, porque eu não havia encontrado ainda um lugar para morar. Deixei minhas coisas na casa de uma ex-faxineira da  minha mãe e fiquei 6 dias morando com meu irmão. Felizmente, no dia 30.12 consegui achar meu canto. Daqui há 29 dias completa um ano que estou a morar no meu novo lar.  Estou adorando.  Estou feliz, tranquilo, sossegado. A paz impera. Estou com saúde.  E ainda espero , neste mês, realizar um sonho que acalento há dois anos.

Abaixo segue a carta.

Dezembro

Existem pessoas que, inconformadas com a rotina da vida, dizem: "Nada muda!". Mais uma vez, estamos no mês de dezembro. O atual ano está para terminar. É uma pena as estações não mudarem e, novamente, chega o solstício de verão. Na minha humilde opinião, dezembro é o pior mês do ano.  É evidente que sei da importância da chuva, contudo, mesmo assim, a odeio(exceto à noite, quando estou na cama). O tempo nublado me entristece(adoro o sol). As roupas não se secam, cheiram a mofo. Nos centros das capitais impera a correria.  Natal é época de hipocrisia.  Como se sabe, de Jesus poucos se lembram.  Seria conveniente lembrar que Jesus foi uma criação do catolicismo. Sendo que o "filho do homem" , com o tempo, foi incorporado por outras religiões(até o espiritismo entrou nesta).  Não adianta tapar o sol com a peneira, pois Jesus falou em vão. Parece que jamais sabaremos a verdade sobre o Jesus histórico, já que mistificaram, endeusaram o "homem de Nazaré".  Uma coisa parece ser verdadeira a seu respeito: era um idealista. Se ele pudesse ver o estado caótico em que o mundo se encotra, a distância que há entre as pessoas, talvez até se suicidaria. Se dissesse, nos dias atuais, "aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra",  morreria apedrejado. Talvez eu esteja com algum "problema", mas , se fosse possível, não gostaria de ter contato com qualquer pessoa no mês de dezembro.



OBS: Hoje, não estou tão radical e desiludido, a ponto de não querer contato com as pessoas em dezembro, ok? rs

8 comentários:

  1. eu já te digo que gostei muito mesmo do post. eu também não sou muito chegada em dezembro. é so começar e começa em mim uma sensação nostálgica, de dor, de perda. perdi meu pai a tres anos em dezembro. lembro como foi o mês mais difícil da minha vida. sobre o natal... é tudo marketing mesmo, concordo contigo. não lembro de ter tido natais felizes.

    ResponderExcluir
  2. OI RODERICK TUDO BEM?

    CONCORDO COM VC DEZEMBRO É UM MÊS RUIM,TRISTE E CHUVOSO. DESDE QUE MINHA AVÓ MORREU EM 15 DE DEZEMBRO DE 1995 OS NATAIS NÃO FORAM OS MESMOS SINTO FALTA DO CARINHO QUE ELA TINHA POR MIM...E AGORA PRA PIORAR ESTOU COM MINHA MÃE DOENTE FAZENDO QUIMIOTERAPIA...NATAL É HIPOCRISIA SÓ COMERCIO...MUITAS PESSOAS NEM LEMBRAM DO NASCIMENTO DE JESUS...SÓ PENSAM EM FESTEJAR EM QUANTO MUITAS PESSOAS ESTÃO NA MISERIA PASSANDO FOME....

    RESUMINDO
    EU ODEIO NATAL...



    ASS: N.F

    ResponderExcluir
  3. Que alívio: "Hoje, não estou tão radical e desiludido, a ponto de não querer contato com as pessoas em dezembro, ok?"rsrsr
    Sei como é dureza ter vizinhos sem noção, padeço desse mal.
    Ontem, estava comentando com duas amigas sobre as datas comemorativas de dezembro. Compartilhamos de suas colocações: não gostamos destas datas, e concordamos que há uma hipocrisia permanente durante este mês.
    As pessoas tornam-se bondosas e as famílias se reunem no intuito de celebrar algo que não existe entre seus membros: Harmonia.
    O natal foi mercantilizado, assim como tudo nessa sociedade. Portanto, gera lucro ao comércio.
    O reveillon é um instrumento das pessoas planejarem o próximo ano, e eu, particularmente não vejo o tempo dessa forma, como s eo próximo ano fosse me trazer algo novo. Mas vejo cada dia como o novo.
    Quanto a chuva, não gosto por dois motivos: O transito fica caótico e pessoas perdem tudo o que possuem.
    Mas gosto do tempo nublado.
    Bjin

    ResponderExcluir
  4. Penso q perder um ente querido quando estamos jovens e em datas festivas como o natal, a dor é enorme, indelével. Tive sorte de conviver com meus familiares, q, no caso as avós, viveram muito; ninguém morreu de desatre, nenhum deles foi acometido de doenças terríveis como o câncer. Aliás, minha avó materna teve câncer no útero, com seus setenta anos de idade, mas, surpreendentemente, se curou.

    A coisa pior q aconteceu comigo foi ter perdido minha mãe, no final de agosto de 2008. Eu achei q não superaria a dor da perda, mas me conformei rápido, tão rápido q isso chega até a me assustar, minha consciência dói um pouco.
    Será q tal conformismo, seria pq eu tive uma coisa pra me preocupar, q era arrumar um lugar para morar, pagando aluguel? Será q foi pq, três meses depois da morte da minha mãe, me apaixonei perdidamente pela LL? Será q foi por passar a maior parte do dia navegando na Internet? Ou será q me falta amor, sou uma pedra fria egocêntrica? Quem sabe é tudo isso.

    Sinto muito, Amber e N.F.. N.F. nem sei bem o q dizer, só espero, faço votos q vc tenha muita força, vc, seus familiares e q sua mãe não sofra dor(desculpe se estou dizendo o óbvio).

    "e eu, particularmente não vejo o tempo dessa forma, como s eo próximo ano fosse me trazer algo novo. ". Concordo plenamente contigo, Keila.

    Amber, N.F. e Keila, muito obrigado pelos seus comentários.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Os meus vizinhos são uns amores, mas já tive problema com um certa vez e foi muito chato e estressante.Graças à deus ele foi embora rapidinho.Oh homem insuportável!!!

    Eu sempre gostei do clima de natal em si, das luzes, férias, verão e tb gosto mesmo muito, juro, de chuva, trovão, raio... sem enchentes é claro!rs
    Mas apesar de gostar, minha família nunca foi de festas e por isso sempre foi uma época bem solitária para mim, já que estão todos reunidos e comemorando com suas famílias...

    Beijos e que bom que esse ano vc está mais feliz.

    ResponderExcluir
  6. É, como sempre falo, cada pessoa é de um jeito e temos q respeitar. Na minha família, minha mãe e meu irmão gostam de festas, meu falecido pai e, principalmente eu(rs), detestamos.

    Meus vizinhos atuais são ótimos também.

    Obrigado, Salete!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Já gostei bem mais de Natal, mas hoje em dia "nem fede e nem cheira". Acho Dezembro um mês como outro qualquer, depende muito do enfoque que as pessoas dão a ele.

    Quer dizer que vai realizar o sonho de conhecer pessoalmente a LL ????? Então é por isso que tá chovendo desse jeito (rs)!
    Tá vendo só, o olhar sobre o mês de dezembro vai mudar...

    Beijos,

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.