A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Caixa de Pandora








É, as mulheres sofrem mesmo, foram 'premiadas' com  menstruação, gravidez... Além do mais são acusadas pelas desgraças da humanidade. Antigas mulheres rurais diziam que "Mulher é coisa do diabo". Antes de Cristo, o filósofo grego Pitágoras proclamava que houve dois principios, um bom, que criou o homem, outro mal, que criou a mulher. Para a mitologia judaíca, a culpa de todos os males cabia à primeira mulher do mundo, Eva,tirada da costela do primeiro homem, . E na mitologia grega a culpa fica por conta de Pandora. Como os gregos eram machistas!  Zeus ordenou que fosse criado a primeira mulher do mundo, para castigar os homens. Prometeu avisou ao seu irmão, Epitolomeu que não recebesse nenhum presente dos deuses; um dos presentes era a linda Pandora. Epitolomeu ficou tão fascinado, que se casou com ela. Epimeteu havia ganho uma caixa dos deuses, na qual haviam todos os males. Avisou a Pandora que não abrisse, mas a curiosa o desobedeceu. Felizmente, uma coisa ainda ficou na caixa, a Esperança.

Devido a imprudência de Pandora, sofremos tanto, apesar de termos esperança, muitas delas vã. A vingança da sociedade foi bem cruel: o patriarcalismo.  Mas, os tempos mudaram e tudo tende a evoluir cada vez mais.  Hoje, as mulheres jogam futebol, pescam, jogam sinuca, pilotam motos, dirigem ônibus e caminhões, praticam artes marciais, falam tanto ou até mais palavras chulas que muitos homens, estão insaciáveis sexualmente tal qual os homens, apesar das cobranças e do preconceito de grande parcela da população, ainda atrelada ao machismo.  Creio que chegará um ponto que só haverão relacionamentos abertos.  Me perdoem, não curto mulher submissa e não dá para ter saudades da sofrida mulher de outrora, mas que a mulher atual tem perdido seu encanto, isso tem!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandora
http://www.youtube.com/watch?v=ZlFPmHaXO9E

O segundo link contém a ótima música, "Pandora's Box", gravação do conjunto Procol Harum. A melodia até que é alegre. O som da marimba é muito legal.

9 comentários:

  1. Excelente post!
    Nós mulheres, assim como a sociedade em geral, avançamos em muitos pontos, conquistando vários direitos pelo ao menos descritos em lei, um dos nossos desafios é efetivá-los, principalmente de forma cultural.
    Uma vez que para algumas mudanças, deve-se alterar uma cultura interna e externa.
    Outro ponto relevante está na quebra de próprios preconceitos, pois com o avanço, também regredimos e muitas vezes agimos baseadas num feminismo chulo, vulgar, permeado de preconceitos...
    Creio que podemos ser fortes e sensíveis, se cobramos tanto isso sobre os homens, porque não guardamos traços que pertencem a nossa feminilidade?!!!
    Eu por exemplo adoro quando abrem a porta para mim!rsrsr
    Beijo,
    K.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Acho que até hoje os homens temem as vinganças femininas e por seu medo ostilizam as mulheres de suas vidas. Nem todos os homens sabem lida conosco, com nossos humores, com nossa sexualidade, com o desejo que provocamos... Minha teoria é que esse estranhamento e medo que os homens tem em relação as mulheres que os levam a nos ostilizar... Enfim o mito de Pandora é meu signo/simbolo!!!

    Ah, e que bom que vc não curte mulheres submissas, gostaria que todos os homens (e um em especial) fossem assim...

    ResponderExcluir
  3. Seja bem-vinda, Pandora!

    Logo quando vi q vc havia me dado a honra de seguir meu blog, pensei em postar sobre Pandora. Não sou expert e minha memória falha, mas sempre gostei da mitologia grega, e o mito da Caixa de Pandora é um dos mais interessantes. Sobre o q vc falou sobre o medo q temos, a falta de jeito em lidar com as mulheres, eu, particularmente, tenho dificuldade com seus humores(rs).

    Keila,

    Seu comentário, como de costume, foi muito pertinente, mormente sobre a feminilidade.

    Pandora e Keila,

    Fico muito contente de vcs terem gostado do post. Temi q eu fosse mal interpretado, ainda bem q isso não aconteceu.

    Muito obrigado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olha, pena que tantas mudanças sociais não sejam acompanhadas por mudanças internas de mesma qualidade!

    O que vemos são homens machistas, mulheres machistas. Homens que ainda dividem mulheres entre direitas e vadias. Mulheres dependentes de homens até pra respirar. E uma pequena parcela que luta pra mudar tudo isso, para que as mentes se abram mais. Para que uma igualdade de fato ocorra... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Dama,

    Gostei muito da sua colocação,"homens q dividem as mulheres entre direitas e vadias"rs.

    Grato pelo comentário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia meu caro!
    Saudades em visitar seu espaço!

    Ah...as mulheres "difícil entendê-las, impossível viver sem elas"...
    Desde os primórdios são taxadas, injustamente, e assim, manipuladas pelo sistema machista...graças à evolução humana, elas conquistaram seus lugares e hoje, como todo e qualquer cidadão comum, tem seus direitos e deveres a serem cumpridos!

    Ora, se todos fomos criados com o mesmo intuito aqui na terra, porque as mulheres não poderia ter os mesmos direitos que os dos homens?

    A Dama falou e disse tudo....ainda existem aqueles e aquelas que subdividem-se em grupos, que se auto-taxam e acabam assim, colocando-se aos pés da outra pessoa, tornando-se um "escravo" do poder, escravo do sistema, escravo das ordens, escravo de si próprios, escravo daquilo que o outro almeja que este seja e não mais de seus próprios intentos e gostos, tornando-se assim um objeto...

    bem...é assunto pra mais de metro..rs..

    Muito bom seu post, como sempre!

    Grande abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi caro Anjo,

    Tudo bem contigo?

    Preconceitos: mulheres, pretos, homossexuais, gordos, baixinhos, feios... Sabe, às vezes, dá pra ter vergonha de ser humano.

    Muito obrigado pelo seu sábio comentário, Anjo!

    Uma ótima semana pra vc tb!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem comigo, meu amigo! E contigo?

    Pois é, o preconceito infelizmente ainda perdura na mente pérfida das pessoas e enquanto isso não findar-se, o mundo só evoluirá aos nacos!


    tenha uma semana iluminada!

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, meu caro! Estou tocando o barco...

    Abraços!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.