A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tratamento Difícil - Homens e Mulheres Errol Flynns








Minha intenção era mostrar como é difícil o tratamento para quem tem Transtorno de Personalidade Histriônica, contudo ao buscar fotos, encontrei, por acaso, a foto acima com o Errol Flynn e a Olivia de Havilland, além de encontrar uma boa matéria a respeito de mulheres que se deram mal com namoros na Internet.

Mais sensíveis, carentes, certamente as mulheres são em número maior as vítimas de homens sedutores, mas é notório também a existência de homens que cairam nas garras de mulheres sedutoras.
Ainda estou obstupefato por ter, recentemente, conhecido o desvio de personalidade, Transtorno de Personalidade Histriônica. A mulher é mais propensa a ter tal transtorno, embora o número de homens também seja  significativo.
A foto de Flynn com Olivia ilustra a matéria sobre as mulheres que se deram mal com namoros virtuais. O ator, tido para quem não está bem a par de sua vida e para os que maldosamente veem homossexualismo em tudo, como homossexual (ou bi), foi um dos atores mais mulherengos de Hollywood; talvez, em termos de conquistas femininas, só perca para Warren Beaty. Segundo Betty Davis, Flynn conquistava todas as atrizes que contracenavam com ele. Antes de ingressar na carreira artística, chegou a fugir de uma cidade, sendo um dos motivos a perseguição por maridos ciúmentos.  Ora, claro que se os maridos ciúmentos ficaram com vontade de agredí-lo, boa coisa ele não deve ter feito(rs), mas e as abnegadas esposas?   Evidentemente, que elas tiveram sua parcela de culpa(e muita!), já que o belo sexo feminino quando não quer determinada coisa, sabe com maestria afastá-la, diz 'não' com muito mais convicção que o sexo masculino.  Pelo que sei, Errol Flynn jamais se apaixonou. Não sei dizer ao certo se ele era portador do TPH, até mesmo porque, segundo relatos, seu apetite sexual era intenso, e a pessoa histriônica prima mais por seduzir  e chamar atenção para si própria, do que de fato fazer sexo. Mas, o poder de sedução do galã, era tamanho que, das suas três esposas, as duas últimas continuaram a ter o maior apreço por ele, mesmo depois da separação: a segunda continuou  sua amiga e a terceira disse que jamais conheceu alguém tão doce.
E Flynn gostava de mulheres bem jovens, era o que  hoje é denominado de 'pedófilo'. Sua última namorada tinha 15 anos, enquanto ele estava com 50, bem acabado, aparentando ter mais de sessenta... É impressionante a insaciabilidade das pessoas sedutoras, ao envelhecerem acabam mesmo caindo no ridículo, ao desfilarem com outras bem mais jovens. Creio poder haver amor entre um casal com idade dispares, mas é coisa rara. Mais comum é que a pessoa mais jovem ou tem interesse financeiro ou quer apenas 'amassos' e sexo.

E, hoje, a vida nos mostra a  proliferação de homens e mulheres Errol Flynns, portadores ou não do TPH, a regra é seduzir; o gozar, tanto pode ser chegar ao orgasmo, como gozar da imensa satisfação de ser desejada(o), de chamar, de ser o centro das atenções.
E, como sempre digo, nada como o mundo cibernético para tal coisa.  Monogamia e fidelidade são coisas em extinção, a regra do jogo é a sedução(até rimou, hein?rs).


Abaixo as duas matérias.

Tratamento para Transtorno de Personalidade: Personalidade Histriônica – Pessoa que gosta de chamar sempre a atenção

July 5, 2009 – 11:28 pm


A pessoa que desenvolve o transtorno de personalidade histriônico tem como característica uma padrão de excessiva emotividade e busca de atenção.

Esse transtorno inicia na idade adulta a apresenta uma variedade de contextos e para seu diagnóstico deve enquadrar em pelo menos cinco dos critérios abaixo:
·         Se sentir desconfortável em situações em que não é o centro das atenções
·         A interação com os outros é muitas vezes caracterizada por um comportamento inadequado sexualmente mostrando-se sedutor ou com comportamento provocativo
·         Exibe rapidamente emoções distintas alternando entre elas.
·         Usa consistentemente a aparência física para chamar a atenção para si
·         Tem um estilo de discurso que é excessivamente impressionista e carente de detalhes
·         Mostra auto-dramatização, teatralidade, exageradas na expressão das emoções
·         É sugestionável, ou seja, é facilmente influenciado por outros, ou por circunstâncias
·         Considera suas relações como mais íntimas do que realmente elas são

Tratamento para Transtorno de Personalidade Histriônica

A Psicoterapia em diferentes abordagens pode ser uma forma eficaz de tratamento
Os indivíduos que sofrem deste transtorno são normalmente difíceis de tratar por uma multiplicidade de razões.

Como na maioria dos transtornos de personalidade, as pessoas somente se apresentam para o tratamento quando o estresse ou algum outro fator situacional dentro de suas vidas tornou impossível sua capacidade de funcionar e enfrentar a situação.

No entanto, em comparação com pessoas que sofrem de outro tipo de transtorno de personalidade, muito mais rápidos a procurarem tratamento e exagerarem os seus sintomas e as dificuldades de funcionamento.

Como característica das pessoas com transtorno de personalidade histriônica, tende a ser mais emocionalmente carentes e são muitas vezes relutantes em anunciar a terapia.
A psicoterapia de Grupo e terapia familiar geralmente não são recomendados, pois a pessoa que sofre com esse transtorno muitas vezes chama a atenção para si e exagera a cada ação e reação.

As pessoas com transtorno de personalidade histriônica muitas vezes expressam todos os sentimentos com a mesma profundidade de emoção, desconhecendo as sutilezas dos seus próprios estados emocionais e da vasta gama disponível para eles.
A terapêutica deve ser favorável e o bom relacionamento será geralmente facilmente estabelecido com o paciente desde o início.

O terapeuta muitas vezes é colocado no papel de salvador e pode ser constantemente solicitado para resolver e solucionar os problemas diários do paciente.

Todo problema é normalmente expresso em um tom dramático e necessitado de ajuda pelo exagero pontuado pelo paciente.

Muitas vezes o terapeuta será percebido como sexualmente atraente para o paciente, ou será assediado pelo paciente para buscar a atenção e ter a terapia focada em suas habilidades de conquistas.

O terapeuta pode utilizar de técnicas que permitam o paciente confrontar com sua realidade, obter por ensaios comportamentais a estimulação da assertividade e focar os problemas de forma individualizada para encontrar soluções aceitáveis, fazendo com que o cliente tenha maior previsibilidade e consiga desenvolver sua capacidade de solução de problemas em sua autogestão.


Nota: Não consegui salvar um link. O site se chama "Recanto das Letras" e o texto é da Juli Lima. O título do texto é "Súplica da Mulher Carente".

2 comentários:

  1. Caro Roderick, aplaudo-te pelo primoroso artigo o qual escreveste acima.

    A respeito das crises de Errol Flynns é algo sim a ser estudado minuciosamente, tal qual um paciente que sofre da TPH. No mundo de hoje, devido à abertura da comunicação e a facilidade com que todos usufruem de tudo, o mundo cibernético virou uma vedete atrativa para os narcísicos, sociopatas e egolatras, visto que, cada um usa sua máscara da maneira que melhor lhe provir; manipulando, com seus atos sedutores, pessoas de boa índole as quais somente desejam encontrar sua "cara metade".

    A internet, como bem dito em seu artigo, é uma arma nas mãos de alguns e alvo fácil para estes mais sensíveis e buscadores de si nos sentimentos de outrém. Devemos zelar por demais, principalmente chamar a atenção de nossas crianças e adolescentes para o perigo pode vir a tornar-se um "amor platônico" cibernético.

    É bem verdade dizer também, que existam suas excessões, como é o caso de pessoas que acabam até casando-se na vida real, depois de terem se conhecido pelo mundo virtual. Cada caso é um a ser estudado e exposto de uma tal maneira a alertar as pessoas sobre as determinantes que os Transtornos de Personalidade, poder-se-ão causar em suas vidas.

    Os narcísicos, são totalmente egocêntrico, precisam de atenção total voltada para seus atos, a fim de preencher o vazio de suas amarguras e de seu lado metade. Com isso, seu poder de sedução é o seu maior atrativo, fazendo com que, seja pelas palavras, atos, maneira de expressar-se, vestir-se, etc; ative na pessoa almejada, total atenção e extensão para lidar com...
    Essas pessoas tem como principal paixão o seu próprio ser! E ai da pessoa que for contra seus ideais; sua ira poder-se-á algo categoricamente expressiva ou até violenta!

    Bem, meu amigo..falei demais..rsrs pra variar ..rsrs
    mas é um assunto deveras intrigante e assaz interessante o qual aprecio uma boa discussão a respeito!

    Enquanto isso, vamos destrinchando a mente humana em seus quesitos mais profundos e até, profanos...

    Abraços fraternais

    ResponderExcluir
  2. Caro Anjo,

    Que falou demais o q?!rs. Suas palavras foram sábias!

    Muito obrigado!

    Um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.