A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

domingo, 10 de outubro de 2010

Sonja Linwood(e seu Curved Air)






































Alguns marmanjos não gostam de vocal feminino, não apreciam a participação da mulher no rock. Seria machismo?  Não sei, o que sei é que sempre adorei escutar e ver as mulheres no rock. Uma fusão perfeita: música e mulher, dois bálsamos a darem alegria, relaxamento, prazer para a nossa conturbada existência.
A inglesa Sonja Kristina Linwood, nascida em 1949, é uma das minhas três cantoras preferidas. E, na minha modesta opinião, é a mulher mais sensual do rock. Ela não é a mais bonita, mas nem sei bem explicar, parece que ela tem o tal do 'q', seu tipo feminino e até mesmo selvagem, seu charme... e... sua belíssima voz. Há erotismo na voz de Sonja, assim como no som do conjunto o qual ela foi vocalista, Curved Air.

O primeiro disco do Curved Air foi o "Airconditioning", gravado em 1970. É o álbum que mais gosto do grupo. Nele , Francis Monkman faz um trabalho bem equilibrado de guitarra e teclados(apesar dele ser ótimo nos dois instrumentos, dava mais ênfase aos teclados).
A formação da banda era:
Sonja Linwood: vocal
Francis Monkman: teclados e guitarra
Darryl Way: violino, teclados ocasional e vocal de apoio
Rob Martin: baixo
Florian Pilkington-Miksa: Bateria

Os compositores principais eram: Francis Monkman e Darryl Way. Sonja ficava mais por conta das letras. O baixista Rob Martin teve uma boa participação como compositor no "Airconditioning", mas não faz parte mais da banda à partir do álbum seguinte, "Second Album", considerado por muitos o melhor disco do Curved Air. Ele foi substituido por Ian Eyre. Eyre também sai ... No seu lugar entre o talentoso baixista/compositor Mike Weedgood, e gravam "Phantasmagoria", no qual foi acrescentado um naipe de metais em algumas faixas. E a faixa "Once a ghost, always a ghost' é a  pior música do Curved Air, a meu ver, graças a zoeira que os metais fazem. E, pela primeira vez, no Curved Air, a adorável Sonja compõe uma música sozinha, a belíssima, "Melinda(more or less)", uma canção de ninar, cantada maravilhosamente por Sonja, que também toca violão, com destaque para a flauta, tocada pela Annie Stewart.

Mais mudanças na formação da banda: saem Darryl Way e Francis Monkman. O Curved Air conseguiria sobreviver sem a presença dos dois gênios?  Bom, por incrível que pareça, eles foram bem substituídos por Eddie Jobson: violino e teclados e Kirby: guitarras. Ah, mudaram também de baterista, desta vez  as baquetas ficaram por conta de Jim Russell.
Com a presença de Kirby , a guitarra se destacou mais do que nos discos anteriores. E o guitarrista deu um toque bem hard rock no grupo. No entanto, a banda se desfez pouco depois do lançamento do "Air Cut"(1973). Neste mesmo ano, eles gravaram "Love Chid", um bonito disco quase todo composto pela linda Sonja, mas que só foi lançado nos anos 90.

Supreendentemente, no final de 1974, Francis Monkman, Darryl Way e Florian Pilkington-Miksa se juntam à Sonja Kristina e ao novo baixista Philipp Kohn e gravam seu primeiro disco ao vivo.  Segundo as más línguas, o motivo da reunião do grupo, foi devido a Sonja estar com problemas sérios com o leão inglês, isso mesmo: o imposto de renda. E talvez tenha sido por isso, que a bela vocalista, berra o álbum quase todo, parecendo até uma vocalista de heavy metal, aparentando estar com muita raiva, raiva do leão!

Em 1975 gravam "Midnight Wire".  Da formação original, só restaram Sonja Kristina e Darryl Way. No disco em questão, se tornaram um quarteto, os outros integrantes eram: Stewart Copeland: bateria(ele se casou com Sonja. E mais tarde entrou para o famoso The Police)  e Mick Jaques: guitarra(ele adorava tocar slide-guitar). Músicos convidados: John G. Perry: baixo, Peter Wood: teclados e Derek Damian: vocal de apoio.  Esse é o disco que menos gosto do Curved Air. Ainda assim, é um disco muito bom, embora parece ter sido feito muito às pressas. Na realidade, é um disco solo de Sonja. E, paradoxalmente, ela não estava inspirada, pois assina só uma música, de parceria com a sua amiga, a letrista Tager.  Darry Way não toca teclados, somente violino e não participa de todas as faixas, apesar de sua presença como compositor ter sido marcante.

E no "Airborne" pode-se afirmar que o Curved Air voltou, novamente, a ser um conjunto.
Na época, a formação era a seguinte: Sonja Krisina: vocal, Darryl Way: violino, teclados, Mick Jaques: guitarras, Tony Reeves: baixo e teclados, Stewart Copeland: bateria. Todos os integrantes contribuiram com composições.
E depois , o grupo se separa. Só voltam a se reunir nos anos 90, gravando alguma coisa ao vivo, e, se não estou enganado, lançaram uns poucos singles.

Sonja Kristina Linwood, para nossa alegria, seguiu carreira solo.
Eis sua discografia:
  • Sonja Kristina (1980)
  • Songs From The Acid Folk (1991) (with TY-LOR and friends)
  • Harmonics Of Love (1995)
  • Cri De Coeur (2003)
  • Heavy Petal CD + DVD by MASK ft Sonja Kristina (2005)
http://www.youtube.com/watch?v=eFGPYbXKipchttp://www.youtube.com/watch?v=V-o_jWQiXi0

9 comentários:

  1. Ahahauahauahhauhhhaahahaha!!!!!
    Adorei o novo nome do blog.
    Ótima postagem.

    ResponderExcluir
  2. rs. O nome do blog foi graças à sugestão da nossa grande amiga, Mjosie.

    Vc já conhecia o Curved Air?

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu caro, como vai você?
    Realmente me deixa estarrecido perante tamanho conhecimento musical de sua parte. Não conhecia o Curved Air, mas, já ouvi falar muito da Sonja. É sempre bom vir aqui e deparar-me com seus conhecimentos.

    Venho cá, também, agradecer-lhe, por seus comentários lá em meu castelo.

    A respeito das minhas crenças, concordo contigo quando diz que o ser Criador não é bom e nem mal. Acredito na dualidade desta força! D´us, o criador, arquiteto, ou quem quer que seja que tenha nos criado; é uma potência de luz e sombras, tais quais também somos feitos, tal qual é o Amor... cabe, somente a cada um de nós saber, enveredarmo-nos, em doses corretas dessas duas polaridades...não podemos ser crônicos nem em uma e nem na outra polaridade (ying x yang), mas sim, centrados homeopaticamentes e agudos!

    Só para simbolizar um pouco desta crença, postarei aqui algo que aconteceu com Albert Einsten quando este, era ainda um garoto:
    "Certo dia, quando Einsten tinha apenas 8 anos de idade, seu professor perguntou para todos da classe:
    - Meus caros, Deus existe?
    - Sim professor!
    - Deus criou o bem e o mal, certo?
    - Correto..
    - Então Deus é mal! - e zombou de todos, deixando-os cabisbaixos.
    Einsten, em sua sabedoria levantou sua mãozinha e indagou:
    - Professor, existe frio?
    - Sim, claro Einsten.
    - Não professor, segundo a física o que existe é ausência de calor.
    E o mesmo calou-se.
    -Professor, existe trevas?
    -Existe sim.
    - Não professor, segundo as leis da física o que existe é ausência de luz.
    - Professor, existe o mal?
    - Sim Einstein, acabei de dizer isso agora mesmo.
    - Não professor, o que existe é ausência do bem.
    E o professor, naquele momento, nada mais perguntou."

    É mais ou menos isso, meu amigo. Acredito que o único lugar onde o bem e o mal se degladiam, é aqui na terra..e essas duas polaridades são assaz relativas, pois, o que é bom para um pode não ser para outr. Exemplo: para os seguidores do alcorão, exterminar as crenças ocidentais para eles, é algo de bom, é fazer o bem...mas, para os ocidentais, não..é tudo questão de cultura! Para um é o bem, mas, para o outro, não é!

    Muitos de meus textos são somente exercícios poéticos, outros, não...rs

    Adorei seus comentários e suas visitas, meu amigo!
    Retorne quando quiser.

    Grande abraço fraternal!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Anjo,

    Muita gentileza de sua parte, pois meu conhecimento é muito limitado. Costumo dizer q sou um escutador de música e não um conhecedor. Até me esqueci de falar q o som do Curved Air é uma mistura de progressivo, folk, hard; criaram tanto músicas sofisticadas, como mais simples.

    Gostaria de fazer uma retificação a respeito de um comentário q fiz no seu blog: o título do disco do Rush é "2112" e não "2012", como falei. Sou leigo nestes assuntos, daí, não sei bem de q se trata o tema do álbum. Vc conhece o disco?

    Einstein, de fato, era um gênio, e como sabia argumentar.
    Porém, o chato aqui é mais partidário da filosofia de Schopenhauer, q dizia q nossa vida oscila entre a dor e o tédio. À partir do momento q o homem está com a vida ganha, ele não sabe mais o q fazer dela. E desde q surgiu, na face da Terra, o homem teve q enfrentar a força selvagem da natureza. O saudoso Raul Seixas disse-o muito bem: "Deus é aquilo q me falta para compreender o q não compreendo". Portanto, essa teoria, q acho ser possível, de q Deus é um grande diretor, quer só se divertir, enquanto nós, mesmo com prazeres e alegrias, sofremos muito, não temos, na verdade, autonomia, sem saber o q pode acontecer conosco no futuro, nos deixa impotentes, perdidos, a indagar: por q Deus? Qual o propósito de tudo? Eu não entendo nada!

    Muito obrigado por prestigiar meu humilde blog. E sempre passarei no seu castelo.
    Apareça sempre! És sempre bem-vindo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Agradeço sua resposta, amigo!
    Procurarei algo do Curved Air para ouvir, deve ser um tanto quanto interessante. É na linha do Jethro Tull?

    Pois é, Einstein era um gênio de primeira categoria! Concordo, em partes, com Schopenhauer! O homem acaba por acomodar-se, à medida em que vai conquistando as coisas em sua vida, aí ele acaba frustrando-se e culpando D´us e o mundo por sua real infelicidade.
    A felicidade depende somente de nós e de mais ninguém..é um estado de ser! Já Rauzito vai bem a fundo! rsrs... é complicado mesmo compreender algo incompreensível ou algo que muito de nós não sentimos... Por vezes somos sim, ou até me sinto tal qual uma "marionete" do grande Arquiteto...mas, creio que tudo tem um por que e tivemos sim o livre arbítrio, em outros planos, para escolhermos como, onde e quando viríamos para cá!

    Quanto ao propósito de tudo: exitem muitas coisas ocultas além da compreensão humana!

    Agradeço novamente pelas palavras e pelos comentários!

    És também muito bem vindo lá no meu castelo!

    Abraços fraternais!

    ResponderExcluir
  6. Grade Anjo!

    No you tube vc escuta alguma coisa do Curved Air. Eles não parecem com o JT. Inclusive, é raro escutar violão no Curved Air, e flauta, q eu me lembre, só apareceu em duas de suas músicas, tocadas por instrumentistas convidados.
    O som do grupo lembra um pouco Renaissance.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. linda sim, assim como muitas, a renate do amun, a mariska do shocking blue, grace do jefferson airplane, enfim, assim como os rapazes também que nessa época possuíam a verdadeira beleza, não esses monstros da modernidade, não consigo compreender esse padrão de beleza de hoje, e olha que eu só tenho 20 anos :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline. Gostei muito do seu comentário.
    Essa turma de cantoras , q vc citou, é da pesada. Adoro todas, já até pensei em postar a Mariska.

    Interessante vc gostar do Amon Duul 2.rs

    Obrigado pelo comentário.
    Apareça sempre!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.