A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

domingo, 17 de outubro de 2010

Christopher Lee e Peter Cushing


















                                                       Quem diria, hein? E de bolsinha e com a mão na cintura! rs













Me tornei fã de filmes de terror em 1972, quando assistia, na Rede Globo, todas as quartas-feiras, "Sessão Mistério". No citado ano, era mais exibido filmes estrelados por Vincent Price(meu ator predileto). Foi no ano seguinte que conheci Christopher Lee e Peter Cushing.

A principio pensei em postá-los separados, mas, Lee e Cushing se destacaram mais trabalhando juntos que separados.
O personagem mais famoso de Christopher Lee foi, sem dúvida, o Conde Drácula, e nos quase dez filmes que interpretou o mais temível dos vampiros, em três deles, Peter Cushing estava presente, na pele do Professor Van Helsing, um intrépido caçador de vampiros.
Os dois astros brilharam nas películas produzidas pela Hammer Films.

Lee era um verdadeiro monstro, foi o monstro de Frankenstein, a Múmia(segundo ele, foi seu pior papel). Além disso, interpretou outros personagens famosos, como Rasputim e FuManChu.
O personagem que mais gostei, disparado é o Drácula. Ainda nos anos 70, assisti alguns filmes de Drácula, estrelados por C.Lee, no cinema. Quando muito jovens, temos o costume de imitar nossos ídolos; apesar de Vincent Price ser meu ator predileto, eu queria mesmo era ficar parecido com Christopher Lee(rs).  Sua estatura me causava inveja(1,93 cm). Na época, a moda era usar cabelos longos, mas deixei os meus bem curtos, durante um tempo, só pra ficar parecido com o Lee... Coincidentemente, Christopher Lee tem o rosto bem parecido com o do meu falecido pai.  Já , meu rosto é bem diferente(me pareço com minha mãe).
Meu pai era um homem sisudo, ignorante; quanto a Lee, dizem que é um cavalheiro, gente boa, embora li um depoimento de uma atriz, que contracenou com o mesmo, afirmando que ele era frio e distante, que Peter Cushing sim, era uma pessoa legal.  Lee também diz que conversa muito, fala até o que não devia.  Vincent Price contou que ficou preocupado ao saber que iria contracenar com Lee, no "Oblong Box", pois tinha ouvido falar que o ator era pedante. No entanto, eles se deram muito bem, se divertiram muito, se tornaram amigos. Chris Lee ainda vive, está com 88 anos. Está casado com a mesma mulher desde 1961 e tem um filho.
Sua filmografia é muito extensa.

Cushing, além do já citado Van Helsing, foi o Dr. Victor Frankenstein por diversos filmes  produzidos pela Hammer. Foi também Sherlock Holmes e participou do famoso "Guerra nas Estrelas". Ele não tinha o físico privilegiado como os de Vincent Price e Christopher Lee, era franzino e discreto,  mas um excelente ator. Na vida real, foi um perfeito cavalheiro. Christopher Lee, que foi seu melhor amigo, disse que Cushing era um homem tão bom, que nem merecia viver num planeta como o nosso. Depois de 28 anos de casado, ele perdeu sua esposa, em 1971. Nunca a esqueceu. Na noite em que ela se foi, Cushing tentou se matar, descendo e subindo continuamente as escadas de sua casa. Era do conhecimento de todos que ele ansiava pela morte, para se unir com sua amada. Ainda assim, sobreviveu até 1994, falecendo de câncer de próstata, no ano seguinte depois da morte de outro terrorífico, Vincen Price(Price morreu aos 82 anos, Cushing se foi com 81).  Uma de suas frases: 'odeio a palavra ódio'.

Outra coincidência: Vincent Price e Christopher Lee nasceram em 27.05, Peter Cushing em 26.05, eu em 29.05(rs).

13 comentários:

  1. Muito bem explanado a grandiosa pessoa e ator que é Cristopher Lee! Como você mesmo disse, ele é um monstro do cinema, não somente por ter atuado como grandes mosntros, mas, pela sua notória maneira de cativar o público e inebriar com sua maneira ímpar de ser, falar e atuar!

    Gostaria que visse esses vídeos http://www.youtube.com/watch?v=djBxec8hEc4
    http://www.youtube.com/watch?v=Z93SdirnzTw&feature=related
    um dos grandiosos cantores do metal contemporâneo - Rhapsody - seguido da maravilhosa voz de Lee!!

    Lee é um dos atores que mais aprecio e tiro o chapéu por tamanha qualidade e tenacidade!

    ResponderExcluir
  2. Outra fã número 1 de Christopher Lee, assistia seus filmes(Drácula), escondida debaixo de cobertores na sala com minhas irmãs. Muito bom relembrar! Beijo Roderick e ótima semana para ti!

    ResponderExcluir
  3. Lua, escondida é de medo?rs

    Anjo e Lua, talvez vcs não concordarão comigo, achando esquisito o q penso: gosto muito do jeitão sério de Christopher Lee, e sempre achei q pessoas assim, sisudas, chegam a serem engraçadas, de tão sérias.

    Fico muito contente de vcs terem gostado.
    Valeu!

    Muito obrigado e uma ótima semana pra vcs!

    Ah, Anjo, obrigado pelo vídeo. Depois comento contigo sobre.

    ResponderExcluir
  4. Olha..um filme que tive medo, quando menor foi a adaptação do mestre Stephen King - "IT" ...eu tive medo do palhaço Pennywise! rsrs Aquela famosa frase "Do you like balloons? They float!"...aquilo me arrepiava a espinha..rsrsrsrrs

    Ótimos os filmes do Lee, né Lua?

    Ah...espero que tenha apreciado os vídeos!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. oi amigo tudo bem!!!
    achei um blog q fala sobre Syd Barrett, o meu tb tem alguma coisa sobre ele!!!
    Boa semana..beijão.

    http://mofodeu.com/mofoblog/?p=332

    ResponderExcluir
  6. Oi Anjo, não vi nenhum dos dois. Na realidade, é raro eu curtir filmes de terror pós O Exorcista. Nunca tive medo de filme de terror; se eu tivesse, não viria(rs). No entanto, em 1973, na primeira vez q vi um filme de vampiro, "Horror de Drácula"(1958), na introdução, fiquei meio temeroso, pensei: dizem q os filmes de Drácula são muito impressionantes... Mas, mal o filme começou e o temor se foi.

    Súhmida(rs). Vc sumiu, Súh, apareça mais!
    Muito obrigado pelo link!

    Tudo de bom pra vcs, Anjo e Súh

    ResponderExcluir
  7. Eu amo filme de terror! rss
    é que quando era pequeno, assistia por curiosidade e passava medo! kkkkkkkkk

    Adoro filmes, ainda mais thrillers e terror!

    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
  8. E faz tempo q não vejo filmes. Não tenho dvd e estou sem televisão. Onde moro , TV só antena externa,e como a grana está curta e quase não vejo televisão, então, optei por ficar sem.

    Abraços, Anjo

    ResponderExcluir
  9. Gosta deles tb? Sabe como é, né, sou uma pessoa simples e humilde, de gostos não complexos.rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ah..eu também ando vendo poucos filmes...
    também estou sem TV, há alguns meses..rsrs
    O que eu faço é baixar os que aprecio e assisto pelo notebook mesmo...rsr

    Temos que improvisar, né? Faz parte!

    Abraços amigo

    ResponderExcluir
  11. Até o ano passado eu baixava alguma coisa, mas o computador fica muito lento, eu desaprendi a gravá-los no Nero, e ando muito sem paciência(rs)

    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.