A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um Estranho Casal Vinte







Uma das coisas que descobri nos anos 80, foi o marxismo.  Fiquei fascinado pelas teorias de Karl Marx.  Acabei me 'tornando' um socialista... Adepto do socialismo real.  No entanto, meu deslumbramento era tanto, que eu gostava de todos os comunistas, Trotsky, Stalin, Brejenev... Ser comunista era uma qualidade, assim que cheguei a pensar.  Mas, rapidamente me decidi, li, pesquisei , e me tornei stalinista. Isso mesmo, um stalinista!  E cheguei a debater com muita gente: parentes, colegas, conhecidos...
Minha mãe: "Para com isso! Se é uma coisa que aqui no Brasil não toleram, é o comunismo" Eu respondi que ela estava alienada(rs). A mama ficou indignada.  Eu tinha acabado de conhecer uma mulher, da minha faixa etária, socialista convicta; o papo estava bom, mas aí eu comecei a elogiar o Stalin, ela ficou perplexa, dizendo q foi graças ao líder que a União Soviética era  burocrata, desviada dos ideais marxistas...  Bem, na época, cheguei a irritar muita gente. Não obstante,como tenho costume de questionar tudo, cheguei a conclusão que o comunismo é similar a uma religião, cheio de dogmas, entre outras coisas. Porém, quando bebo e alguém toca em assunto de política, me torno stalinista novamente(rs).

E penso que o comunismo tem suas vantagens.  O comunismo é sim  bom para os pobres.  Quando da implosão do comunismo, não fiquei satisfeito.  Quem mais chamou a atenção, na realidade, o único que lutou foi o ditador romeno, Nicolae Ceausescu, e sua inseparável esposa , Elena também, claro.  Como de praxe, foram acusados tanto pelo que fizeram como pelo que não fizeram. Segundo a imprensa, até ver seus filhos fazendo sexo, em cameras escondidas, eles faziam. Eles eram tudo de ruim, sendo que a Dona Elena era pior ainda que o marido.  Uma coisa real, e impressionante, foi o nepotismo existente na era Ceausescu.
Dizem que foi Elena que sugeria que Nicolae usasse roupas bem simples, ao estar diante dos trabalhadores.

E o estranho casal vinte foi fuzilado, em 24.12.1989, num julgamento sumário.  Era previsto haver até mesmo uma espécie  de guerra devido a reação da polícia secreta. Mas, nada aconteceu...  Na realidade, o casal Ceausescu, mesmo com todos os seus erros, mesmo com todo seu autoritarismo, foi um bode expiatório.  Na hora da execução, Elena estava apavorada, enquanto Nicolae Ceausescu estava tranquilo, e demonstrando ser nacionalista e marxista convicto , ao mesmo tempo, deu vivas à República Socialista da Romênia e cantou o hino da Internacional Socialista(fanático o homem,  não?).

Hoje, a Romênia continua 'mal das pernas', e há quem sinta falta do temível ditador, do tirânico casal, em especial os camponeses, os desempregados e as minorias étnicas.

E o estranho casal vinte, depois de 60 anos de casados, morreu , morreram juntos. Os dois pombinhos tinham muito em comum, não?
Não é romântico? rs
http://pt.wikilingue.com/es/Nicolae_Ceau%C8%99escu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão respondidos.