A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Augusto dos Anjos(poesias)

                     A Fome e o Amor
Fome! E, na ânsia voraz que, ávida, aumenta,


Receando outras mandíbulas a esbangem,

Os dentes antropófagos que rangem,

Antes da refeição sanguinolenta!



Amor! E a satiríase sedenta,

Rugindo, enquanto as almas se confrangem,

Todas as danações sexuais que abrangem

A apolínica besta famulenta!



Ambos assim, tragando a ambiência vasta,

No desembestamento que os arrasta, Superexcitadíssimos. os dois



Representam. no ardor dos seus assomos

A alegoria do que outrora fomos

E a imagem bronca do que inda hoje sois!
 
 
A Louca
 
A LOUCA




Quando ela passa: - a veste desgrenhada,

O cabelo revolto em desalinho,

No seu olhar feroz eu adivinho

O mistério da dor que a traz penada.



Moça, tão moça e já desventurada;

Da desdita ferida pelo espinho,

Vai morta em vida assim pelo caminho,

No sudário da mágoa sepultada.



Eu sei a sua história. - Em seu passado

Houve um drama d'amor misterioso

- O segredo d'um peito torturado -



E hoje, para guardar a mágoa oculta,

Canta, soluça - o coração saudoso,

Chora, gargalha, a desgraçada estulta.
 
 
A Minha Estrela
Eu disse - Vai-te, estrela do Passado!


Esconde-te no Azul da Imensidade,

Lá onde nunca chegue esta saudade,

- A sombra deste afeto estiolado.



Disse, e a estrela foi p'ra o Céu subindo,

Minh'alma que de longe a acompanhava,

Viu o adeus que ela do Céu enviava,

E quando ela no Azul foi se sumindo



Surgia a Aurora - a mágica princesa!

E eu vi o Sol do Céu iluminando

A Catedral da Grande Natureza.



Mas a noute chegou, triste, com ela

Negras sombras também foram chegando,

E eu nunca mais vi a minha estrela!
 
 
Abandonada
 
Bem depressa sumiu-se a vaporosa


Nuvem de amores, de ilusões tão bela;

O brilho se pagou daquela estrela

Que a vida lhe tornava venturosa!



Sombras que passam, sombras oor-de-rosa

- Todas se foram num festivo bando,

Fugazes sonhos, gárrulos voando

- Resta somente um'alma tristurosa!



Coitada! o gozo lhe fugiu correndo,

Hoje ela habita a erma soledade,

Em que vive e em que aos poucos vai morrendo!



Seu rosto triste, seu olhar magoado,

Fazem lembrar em noute de saudade

A luz mortiça d'um olhar nublado.
 
Anseio
ANSEIO




Quem sou eu, neste ergástulo das vidas

Danadamente, a soluçar de dor?!

- Trinta trilhões de células vencidas,

Nutrindo uma efeméride interior.



Branda, entanto, a afagar tantas feridas,

A áurea mão taumatúrgica do Amor

Traça, nas minhas formas carcomidas,

A estrutura de um mundo superior!



Alta noite, esse mundo incoerente

Essa elementaríssima semente

Do que hei de ser, tenta transpor o Ideal...



Grita em meu grito, alarga-se em meu hausto,

E, ai! como eu sinto no esqueleto exausto

Não poder dar-lhe vida material!
 
 
Coração Frio
 
Frio o sagrado coração da lua,


Teu coração rolou da luz serena!

E eu tinha ido ver a aurora tua

Nos raios d'ouro da celeste arena...



E vi-te triste, desvalida e nua!

E o olhar perdi, ansiando a luz amena

No silêncio notívago da rua...

- Sonâmbulo glacial da estranha pena!



Estavas fria! A neve que a alma corta

Não gele talvez mais, nem mais alquebre

Um coração como a alma que está morta...



E estavas morta, eu vi, eu que te almejo,

Sombra de gelo que me apaga a febre,

- Lua que esfria o sol do meu desejo!

44 comentários:

  1. Caro Anônimo,

    Acabei de receber seu comentário. Agradeço muito por vc gostar do meu blog. Mas acho mais prudente não publicar seu comentário, já q vc citou um nome, revelando até seu nick... Espero q vc compreenda e q continue a navegar por aqui, se possível comentando.
    Gostaria q vc me respondesse e se indenticasse(se possível).


    Abraços e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Meu camarada o nome e a penas um nome, mais a que dizer que consegue o nome de uma pessoa consegue controlar sua vida. Pode mim chamar de Sanssa. E o nome que eu citei mil desculpas eu lhe em tendo, mais você a conhecer?. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. gostei das fotos do blog
    elas sao lindas, quanto mais antigas mais assustadoras ficam.

    ResponderExcluir
  4. Ok, Sanssa, com um nome conseguimos identificar uma pessoa(rs). Muito obrigado por gostar do blog e por comentar.
    Apareça sempre!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Na arte de amar sou iniciante não sei as regras, na verdade ninguém mim ensinou, pois ninguém sabe ao certo cada um tenta criar a sua imagem e semelhança, existem varias formas de amar mais a penas uma para ser feliz. Tento ser romântico mais não sei escolher flores, já tentei escrever uma carta de amor mais o amor não veio sou péssimo atrapalhado tropeço em mim mesmo o amor tem dessas coisas deixa agente bobo.

    (poesia escrito por Sanssa e Barbara)

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito, caro Sanssa! É muito falado isso mesmo, q o amor nos deixa bobos(rs).

    Perdão pela indiscreção, mas vc escreveu esses versos de parceria?

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. mue camarada, sim escrevi esse peoma com Barbara tentavamos definir o amor nao conseguimos entao escrevemos isso juntos ate que ela mim deixou ' o amor tem dessas coisas deixa a gente bobo e eu ainda sou bobo por ela.

    ResponderExcluir
  8. meu caro amigo do blog jas ficou bobo por alguem?

    ResponderExcluir
  9. O q eu e outros querem dizer q nos tornamos bobos ao nos apaixonar, é q pensamos em excesso na pessoa amada, pra nós não existe pessoa melhor; ao mencionar o nome dela com os outros, nossos olhos brilham, parecendo q estamos extasiados. Contudo, no tocante a ser bobo de alguém, bem, fiz papel de bobo em 1981/1982(vai ver q vc nem tinha nascido) e, antes disso, em 1976, aconteceu, não q a garota me enganou, mas eu q me enganei a seu respeito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Você tem estórias meu camarada. No meu caso eu amei de mais, mas do que ela podia suporta, sofri bastante por isso tento ser poeta tento entender ou fingir entender o amor
    'o que não nos mata nos deixa mais estranhos'.

    ResponderExcluir
  11. meu camarada muito o brigado por mim 'escultar' desculpe se eu falo de mais rsr..
    vou pedir a barbara pra vim conferir seu blog creio que ela vai amar pos a sim como eu ela ama Ligeia.

    ResponderExcluir
  12. Quando eu fico triste tento lembrar coisas boas mais nada mim vem à mente , ai vem você com seu jeito diferenciado de ser mim diz baixinho ‘escreve pra mim ‘ eu escrevo , escrevo pra passar o tempo escrevo pra você, se fosse por mim eu nem tocaria na caneta, mais quando você pede com jeitinho tudo muda. Mais hoje eu não escrevo mais você sumiu levou minha melhor idéia manchou todos os meus papeis secou minha caneta mim deu um beijo e partiu com uma historia pra conta.

    (Sanssa e Barbara, o nosso ultimo poema juntos)

    ResponderExcluir
  13. Caro Sanssa, pode desabafar e expor seus poemas, q são bonitos, denotam sensibilidade.

    Mas, deixa eu ver se entendi direito: seu romance com a Barbara terminou, no entanto, vcs continuam amigos, é isso?

    A Barbara tb será bem-vinda. Se possível, gostaria q ela comentasse.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Nos fomos namorados amantes confidentes amigos colega, hoje somos estranhos morando na mesma rua, quando ela disse pra mim ‘vamos terminar vai ser melhor pra nos dois’ dali em diante viramos estranhos, como eu disse camarada ela gosta de Ligeia vou apenas fala desse blog. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Meu caro,

    Conversei com a pessoa q vc citou ontém. Pelo q pude notar vc está se contradizendo ou mentindo. Na primeira vez q vc citou o nome dela, vc disse q contaria pra mesma q descobriu meu blog. Agora vc diz q foi um amigo seu q descobriu o blog e mandou uma frase pra ela.
    Bem, desde q vc citou o nome da minha amiga, eu já sabia quem vc era. Não tinha muita certeza, mas quase certeza. Ela falou q era vc mesmo. Seu nome começa com a letra E.
    Ela me contou q vc mandou a frase pra ela. Ela achou estranho, pois ela há muito tempo q conhece meu blog. Aí ela falou q me conhecia. E vc chegou até a perguntar pra mim se eu a conhecia.

    Muito estranha essa história, muito!

    ResponderExcluir
  16. todas essas fotos sao de 'Ligeias'??

    Barbara

    ResponderExcluir
  17. gostei do blog tem uma coisas bem Interessantes

    Barba..

    ResponderExcluir
  18. Nem todas as fotos são da Ligéia, Barbara.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. voce tambem escreve poemas ?

    Barbara

    ResponderExcluir
  20. Caro Percy, entendi. Ela , ontém, contou a mesma história q vc acabou de contar. Foi o nosso amigo, E. Sansa q fez confusão(rs). Está tudo esclarecido agora. Achei melhor não deixar seu comentário exposto aqui, mas seja bem-vindo e, quando sentir vontade, comente.
    Fico contente de vcs terem gostado do meu blog.
    Muito obrigado.

    Barbara,

    O q eu escrevo são rimas, bem simples, tipo letras de músicas bregas(rs). Algumas foram postadas aqui, no blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Caro Percy, entendi. Ela, ontém, contou a mesma história q vc acabou de contar. Foi o nosso amigo E. Sansa q fez confusão(rs). Está tudo esclarecido agora. Achei melhor não deixar seu comentário exposto aqui; mas, seja bem-vindo e, quando sentir vontade, comente.
    Fico contente de vcs terem gostado do meu blog.

    Cara Bárbara,

    Eu escrevo rimas, bem simples, por sinal, tipo letras de músicas bregas(rs). Algumas postei no blog.

    Abraço a vcs!

    ResponderExcluir
  22. Caro E. S., como vc se identificou. Alguns amigos dela conheço e sei q vc é um deles. Então, meu caro, pelo q conheço dela, ela é uma amiga e tanto, uma pessoa como poucas, então, não enrole, seja autêntico, e deixe de lado certas curiosidades. Todos são bem-vindos no meu blog, inclusive vc.

    ResponderExcluir
  23. A curiosidade e uma arma em mãos erradas estou sentindo o peso dela.
    Seja curioso pra saber porque a terra e redonda
    Não seja curioso pra saber os segredos dos seus amigos.
    Seja curioso pra saber por que o amor nos deixa bobo.
    Não seja bobo procurando a curiosidade dos seus amigos
    Seja curioso pra saber por que os números são infinitos
    Não seja curioso contando defeitos dos outros
    A curiosidade matou o gato
    No meu caso custou alguém
    Que estava sempre ao meu malado.

    (SPARROW TRAGÉDIA GREGA)

    ResponderExcluir
  24. meu camarada do blog sera que um dia ela voltarar a fala comigo?
    O silencio dela indica 'nunca mais'.

    DDA SPARROW

    ResponderExcluir
  25. Oi Erivan, tenho msn, mas praticamente não o uso. Não costumo aparecer no messenger.

    Vc a procurou? Se vc a procurou e ela não respondeu, creio q é melhor não insistir. Agora, pode ser q ela esteja ocupada.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. valeu meu camarada do blog

    ResponderExcluir
  27. Todo mundo precisa de um amor
    Todo mundo precisa ser amado ou amador
    Todo mundo precisa ler Shakespeare ou macho de Assis
    Todo mundo precisa de um mundo
    Todo mundo precisa ver o por do sol
    Todo mundo precisa de um amigo
    Todo mundo precisa ser amigável
    Todo mundo precisa ler poesia ser poesia
    Pois o mundo de pende de tudo isso e um pouco mais
    Pois o mundo não esta só.

    uma coisinha brega que fiz hoje de manha
    estou voltando a escrever depois de muito tempo
    estou a predendo a escrever só.

    Barbara, sua amiga, posso te chamar de amiga?

    ResponderExcluir
  28. Pode sim, Barbara. Bonita mensagem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  29. O tempo e o destino conspiram contra mim
    Não a como em pedir, não a como parar
    Se o destino traçar sua linha
    Se o tempo passar.
    Restara a penas lembranças
    Descobrir algo mais amargo que a morte
    Lembranças e a cruz que carregamos
    Ao longo de nossa vida
    Cada um carrega sua cruz
    Cada um carrega suas lembranças.

    (SPARROW)

    ResponderExcluir
  30. Escutei isso de um velho amigo
    Se ela não ligar não insista
    Não implore, as penas deixe rolar.
    Você já lançou os dados
    Agora e só rezar e esperar
    Da os números certos.

    S.P

    ResponderExcluir
  31. Gostei do texto.Mas não entendi o comentário a seguir sobre ..."se ela não ligar...". Vc poderia me explicar, por favor.

    ResponderExcluir
  32. Sim meu camarada eu posso explicar.
    A palavra ‘ligar’ aqui em minha cidade poder ser uma gíria.
    Exemplo ‘ se ela não respondeu não insista’ na gíria ‘ se Ela não ligar não insista’
    Deu mais ou menos pra entender?
    Rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  33. Camarada Sparrow, eu entendi o sentido de 'ligar', o q não entendi é se o texto é direcionado a alguém.
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Meu camarada entendi seu ponto de vista.
    Antes de enviar a você eu tinha mostrado ao meu irmão ele mim perguntou a mesma coisa se esse texto era ‘direcionado a algum ‘ não usando as mesmas palavras que você usou. Eu disse a ele que esse poema era um poema aberto depende de quem estar lendo e pra quem você esta direcionando no meu caso ele e apenas um poema a penas isso.

    abraço DDA SPARROW

    ResponderExcluir
  35. Deu pra entender?
    abraço.

    ResponderExcluir
  36. vejo que os sparrow falou um pouco sobre nos dois. abraço de sua amiga Barbara.

    ResponderExcluir
  37. Caro Sparrow, novamente não vou publicar seu comentário porque vc citou o nome da sua grande amiga, e como ela gosta de privacidade, vc já viu, não é?

    Abraço, Barbara

    ResponderExcluir
  38. Ela vai voltar, escutei isso de alguém não mim lembro quem.
    Estou feliz ela vai voltar, eu tenho tantas perguntas misturadas a respostas que tudo a caba se perdendo. Ela foi embora deixou saudade
    Não deu mais noticias nem um a deus. Eu fiquei na janela esperando ela volta mais no seu lugar veio à solidão, misturada ao amor se tornando uma dor insuportável, mais tenho certeza que ela vai voltar pra mim cura dessa dor que se chama solidão.

    (qundo eu soube que Ligéia ia voltar eu fiz esse texto.)

    ResponderExcluir
  39. Sparrow, paciência tem limite. Vc só pode estar fazendo hora com minha cara! Trato a todos bem, mas chega a um ponto q não dá!

    Se vc quer q seus poemas sejam reconhecidos, abra um blog. É fácil fazer isso. No começo, pode ser q vc tenha dificuldade, como muitos tem, mas fuçando, insistindo, vc consegue.

    Então, se vc não falar coisa com coisa, e nunca fui na onda q esta tal de Barbara existe, ou q vc ou é amigo da nossa amiga, aquela, q vc volta e meia refere o nome,ou q está apaixonado por ela- sei lá, isso, meu caro, não venha aqui, não apareça no meu blog, seja mais objetivo.

    ResponderExcluir
  40. Você tem toda razão, mim desculpe.
    Eu enchi seu blog de textos, eu não tenho esse direito
    Eu escrevi coisas e mais coisas tudo fora de controle
    Eu invadir seu espaço sem pedi licença fiz uma bagunça
    Peço desculpa de novo, tirei ate sua paciência fui idiota
    Eu não tinha que ter lhe incomodado com toda aquela estória
    Fui bastante inconveniente, compulsivo eu tenho o ‘poder’ de afasta as pessoas de perto de mim. Não vou incomodá-lo eu não tenho esse direito, não mim tenha com um cara chato ou mentiroso inimigo, prometo que não lhe incomodarei mais (se tiver como você apagar todas as mensagens que lhe mandei, por favor, apague).

    ERIVAN
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  41. Caro Erivan, reconhecer seus erros, já é uma virtude, é sinal de humildade.

    Abraço

    Barbara, obrigado por vc ter me dado seu orkut e seu msn. Achei melhor não deixá-lo exposto aqui. Não tenho mais orkut. Tentei te adicionar no msn, mas não consegui. Ando tendo problema para entrar no messenger. Mas, valeu!

    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.