A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mythos




Foi em 1976 que me tornei uma espécie de militante do rock, acompanhando a saga de algumas bandas e comprando discos. Hoje possuo uns 1300 vinis, 400 e pouco cds originais e mais de 800 em mp3.
E se me poder aquisitivo fosse alto, teria bem mais discos ainda.

No ano de 2000 conheci uma banda que mexeu muito comigo, e eu com a mania que tenho de preferências, a incluí nas 20 melhores. Seu nome: Mythos.

Eu estava numa loja de discos, quando me deparei com um cd, de capa digipack, do Mythos. Nunca havia ouvido falar do grupo. Pela capa, que estava lacrada, percebi que se tratava de um conjunto alemão. O disco foi gravado no final de 1971. Não havia informação alguma na capa. Fiquei interessado, no entanto, o preço estava caro(50 reais), e , apesar de eu adorar rock alemão, temia que o disco fosse mais voltado ao jazzrock ou fosse maluco demais, cheio de distorções. Não que eu não aprecie essas coisas, mas para pagar um preço tão alto, eu preferiria que o estilo da banda fosse rock progressivo, hard rock, psicodélico.
O balconista e o proprietário da loja não conheciam a banda. Aí o balconista leu, num livro , tipo uma enciclopédia do rock, a formação da banda, com a sua instrumentação, o que me atraiu. Comprei o disco por 45 reais.

Ao escutar o disco, gostei da primeira faixa, uma música de pouco mais de três minutos, uma regravação de uma obra do compositor erudito Handel . Canção instrumental, com solo de flauta, acompanhada de baixo e bateria. Por essa música, pensei que o Mythos seria apenas mais um grupo do estilo de Jethro Tull e Focus(ambos usam muita flauta). No entanto, tive uma surpresa bem agradável, o som do Mythos é bem eclético, não havendo um instrumento a predominar. Além da flauta, escutamos guitarra, sintetizador, mellotron, violão, som do baixo alto e uma bateria eficiente com enfase aos pratos. Há também um equilíbrio entre músicas com vocal e instrumental.

À partir daí, me tornei fã do Mythos, procurando intensamente seus discos, que eram muito difíceis de se encontrar. Ainda no ano de 2000, consegui adquirir outro disco, o "Quasar"(esse foi vinil). Gravado em 1980, o disco não chega nem aos pés do primeiro álbum, apesar de não ser um trabalho ruim.

Encomendei, numa loja um disco da banda, que me custou caro. E o disco que veio era de outra banda,com o nome Mythos, que era uma dupla canadense, criadora de um estilo tipo new age, regada a muito sintetizador, violão e bateria programada, com destaque para vocal feminino, que cantava tipo "ah ah ah". Apesar da banda canadense não ser tão boa como a alemã, gostei do disco. Mas fiquei chateado de não ser o que eu esperava.

Em 2001, consegui comprar seu quarto álbum, "Concret City"(1979), um cd digipack, por 55 reais.

Uns três , quatro anos depois, adquiro os segundo e terceiro álbum da banda, que eram também cds, mas sem serem digipack. Paguei 65 reais em cada.

continua...

4 comentários:

  1. Conheço uma bando com o mesmo nome. É metal maluco e tem voz distorcida. Deve ser uma terceira banda com o mesmo nome.
    O que é uma capa digipack?
    Alemão, geralmente é maluco d+. Deu sorte.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A capa digipack é uma capa mais bonita, tipo de papelão, brilhante. Os comerciantes, pelo menos aqui da minha cidade, vendem tais discos com tais capas, mais caros.

    Alemão é mesmo maluco, e eu adoro! rs

    Vou olhar essa banda que vc falou, mas creio que não gostarei. Já estou velho para essas coisas .rs

    Muito obrigado, Janice!

    ResponderExcluir
  3. Ah! aquele papel que deixa as coisas mais caras, com uma "qualidades de qualidade"? rsrrsr Agora eu sei.
    Não sei a sua idade verdadeira. Você fala com uma pessoa de 200 anos ou moribunda.
    Se fosse assim as pessoas não teriam diabetis depois de velhas. Pois brigadeiro é bom em todas as idades.
    Acho que sou bem mais velha que você. Procuro não ficar enterrada viva, sei que não vou gostar. Gosto de rock e cada dia conheço um grupo diferente e sempre que tenho oportunidade vou a um show procuro CD's do gênero ou fico no "Terra". Gosto do Terra por não ser necessário tá clicando sempre que uma música acaba. Você escolhe o artista e a ordem que deseja e vai.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Já falei minha idade, nos blogs, estou quase completando 56 anos.
    Essa do 200 anos foi muito engraçada.rs
    Mas tenho me sentido meio moribundo mesmo.

    Obrigado, Janice.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.