A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Narcisistas?! Artistas?!




 "Meu povo e minha pova", o título deste post seria , "Só As Mulheres Bonitas Gostam de Mostrar Seus Rostos no Mundo Virtual?"(título muito curto, não?rs). Pensei , quando ainda tinha a intenção de continuar com o citado título que, na verdade, são as pessoas, de ambos os sexos, bonitas, que gostam de mostrar seus rostos. No entanto, mesmo certas pessoas feias, exibem sua face. O conceito de beleza também é relativo, embora existam as unanimidades. A atriz Barbara Steele mesmo é bem polêmica: uns a acham linda, outros a acham horrorosa. E algumas pessoas feias, se acham bonitas.

Continuo a pensar que as mulheres são mais vaidosas do que os homens. Pode até ser exagero de minha parte, mas creio que o mundo virtual, encaixa como uma luva para a vaidade feminina.
E questiono: será que existe uma mulher bonita, que navega nas redes sociais ou na blogosfera, que nunca mostrou seu rosto?  Acredito que isso é impossível.

Por mais séria e fiel que a mulher seja, adora elogios, adora ser desejada. Um homem sutil consegue agradá-la, pode até não conseguir seu corpo, seu amor, mas angaria sua simpatia.

O mundo virtual premia aqueles que desejam ser celebridades, mesmo os que não mostram seu rosto, nem colocam seu nome verdadeiro,como eu, se tornam artistas.

Mas, por que a necessidade de mostrar seus rostos?  Há quem se ache feio e faz questão de se mostrar. Seriam apenas pessoas populares, ávidas de angariar amizades? Pessoas do mundo?  Pessoas abertas?

Vejam meu caso, no começo da adolescência, sonhei em ser jogador de futebol. E meu desejo era oito ou oitenta: centro avante ou goleiro. Acabei optando mais por ser goleiro, o que já demonstrava meu espírito diferente e solitário, o goleiro veste-se diferente dos seus outros dez companheiros, ficando só debaixo da trave, sendo o único que pode pegar a bola com as mãos.

Eu era ruim de bola. O sonho acabou... Só gostei de futebol até o ano de 1972.

Sonhei , ainda na adolescência, em ser artista, de filmes de terror. Apesar da minha preferência por Vincent Price, eu queria ser como Christopher Lee-que de rosto de parece com meu falecido pai- bem alto e interpretando Drácula.

Ao me tornar fanático por rock, em 1976, sonhei em ser músico. Porém, a minha anti- sociabilidade , já estava formada. Ambicioso, eu queria ser tecladista e guitarrista, um músico solo- nada de tocar com grupos.
Gostaria de gravar discos, claro, mas não me apresentaria ao vivo. Isso mesmo! Com isso, penso que minha carreira não iria decolar, pois o que enriquece o artista, são as apresentações ao vivo; os empresários investem muito neste campo. Sou um roqueiro que não vai em shows. Detesto multidões. Acho ridículo bater palmas, e a vaia é um desrespeito ao artista. Um dia, imaginei eu dando meu único concerto, que se chamaria: "Nenhuma palma, nenhuma vaia". Haveria um aviso, na chamada do show, que qualquer aplauso ou vai que eu recebesse, terminaria o show imediatamente. Provavelmente, haveria tumulto neste show.rs

Bem, vocês me acham narcisista?  Recalcado?  Modesto? Ou apenas um chato?rs

Pra quem ainda não leu, ou não se lembra, repito, que devido a minha discreção e possessividade, teria muito dificuldade, talvez não seria viável, namorar uma mulher que exibisse seu rosto na internet.
Ainda estou apaixonado, mas se eu não estivesse, e, vamos dizer, hoje mesmo conhecesse uma mulher, na rua, a achasse atraente e pensasse: gostaria de namorar com ela... Na nossa primeira conversa, eu perguntaria se ela participa de redes sociais ou na blogosfera. Se a resposta fosse sim, eu já não quereria namorá-la. Ficar, tudo bem.rs
Sou louco? Ignorante?  Egoísta? Ou tudo isso ou mais?rs. Nem tanto egoísta, pois se a citada mulher dissesse não participar de redes sociais ou blogosfera e que não gostaria que eu participasse, eu me afastaria desse mundo. O amor é bem mais forte que o mundo virtual, eu penso.

E, vocês, se sentem artistas, no mundo virtual?  Se acham narcisistas?

Como sempre digo, fiquem à vontade para discordar. Sejam sinceros.

OBS.: Leiam meu post, "Porque não coloco meu nome nem mostro meu rosto no mundo virtual".

19 comentários:

  1. Beleza realmente é relativo. Tem um ditado popular que diz: "Quem ama o feio bonito lhe parece". Essa de mostra a face nem sempre é pq a pessoa é feia ou tem cicatrizes horríveis.
    Eu mesma não mostro pq vejo que não vi necessidade.
    A vida passa em fases não repetidas. De acordo com a idade, são os sonhos, os desejos, e a realidade nua.
    Beijos!
    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Eu te acho engraçado... rsrsrs
    Concordo que o AMOR é mais forte que o mundo virtual ou qualquer outra coisa. Mas não concordo que haja necessidade de se afastar dele. Na verdade, acho que o mundo virtual é como o mundo real (ou deveria ser). Faz-se amigos, criam-se afinidades, visitas... rsrsrs Normal, como a vida real! =) Claro que o "anonimato" faz com que alguns enalteçam-se (já que pode-se optar por não mostrar-se). Mas sinceramente, acho estranho... nunca aparecer, não ter um álbum que "mostre" aquilo que a pessoa escreve... Mas respeito tal opção.
    Eu não gosto de aparecer, mas adoooooooooooro a minha "bonequinha"... kkkkkkkkkkk Mas tenho álbuns com fotos em família, fotos normais...=)
    Não tem porque mostrar "a cara" o tempo todo, mas também não tem porque esconder... =/
    Mas confesso, leio alguns blogs femininos onde a foto do perfil mostra uma "figura linda". E quando vou em algum evento e encontro tal pessoa, penso: "o que é isso?????" kkkkkkkkkkkkk
    Aff! Sinto "vergonha alheia"... rsrsrs
    Acho que as pessoas tem que se mostrar como são. Seja escrevendo, seja nas fotos, seja como for... é você!!! E quem gosta de você tem que aceitá-lo como você é!!! =)
    Lá no blog as meninas sempre pedem pra fazer vídeos... tenho um canal no youtube onde a única vez que gravei, mostro um passo-a-passo de sacola de jornal, e só dá pra ver minhas mãos!kkkkkkkkkkkkkkk Sou cara de pau pra escrever, mas tímida pra falar... rsrsrs Para eu "tagarelar" tem que ser com quem eu já conheça, já saiba que eu sou "boba" (porque é opcional, entende?). Se não, as pessoas podem achar que eu sou "retardada"!!! kkkkkkkkkkkk
    Sobre o "show", seria super tumultuado mesmo...rs Só você!!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Janice e Simone,

    Eu já havia respondi às duas, mas a conexão caiu.
    Vamos ver se não cai desta vez.

    Bem, me perdi, já havia respondido. Estou muito chateado.

    Mas agradeço muito a vcs duas, pedindo q sempre apareçam por aqui.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não parei para fazer uma analise de sua pessoa.
    Gosto do que vc coloca aqui, e isto para mim é o bastante.
    Acho até que vc é uma pessoa muito boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Você tem umas opiniões que quando leio tenho que rir, não interprete isso como se eu tivesse debochando de você, é apenas porque são diferente, como essa do show sem aplausos e vaias, fico imaginando algo assim... rsrs

    Bem, adoro posar para fotos e não sou nem bonita, mas já descobri meus melhores ângulos, adoro fazer vídeos, pena que minha voz esteja prejudicando um tanto a continuação deles. Enfim, eu queria muito ser atriz e queria o assédio, eu tenho alma de artista mesmo. Estranho que sou uma antissocial, mas esse tipo de assédio que os artistas tem eu acho super legal.

    Para mim ser a Dama de Cinzas sem quase mostrar ou rosto, ou só de vez em quando, não é um exercício fácil, por mil publicava sempre fotos minhas e tal, mas um certo anonimato é necessário no blog, porque já tive problemas não sendo anônima. Resumindo, sou uma exibida, embora possa não parecer... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Janice,

    Muita gentileza sua. Lhe agradeço muito. Mas parece que sou muito complicado.rs. Acusou no meu painel que no seu blog havia esse meu post, mas parece q vc desistiu...rs

    Dama, o show seria uma loucura(rs), creio q não duraria nem um minuto. Vaias, palmas, assobios, alimentos podres jogados em mim no palco, pancadaria...rs

    Creio ser difícil existir uma pessoa que não seja, ao menos um pouquinho narcisista. O artista, no geral, é um narcisista. Numa matéria da Wikipedia, revela que os artistas são portadores de transtorno de personalidade histriônica, mas não num grau doentio, com algumas exceções. Alguns artistas são mais discretos, não gostam muito de aparecer, exemplos: os saudosos Richard Wright e George Harrison, que foram integrantes do Pink Floyd e Beatles, respectivamente.

    Janice e Dama,
    Tudo de bom pra vcs!

    ResponderExcluir
  7. Talvez você devesse se relacionar com alguma portuguesa, ahah.
    Digo isto com conhecimento de causa, uns 97% dos meus seguidores são de Portugal e quase nenhuma das blogueiras usam fotos originais. Eu vejo este tipo de exibicionismo, na blogosfera, mais em nosso país mesmo.
    Não acredito que isto tenha relação em ser uma pessoa feia ou bonita, tem cada dragão que faz pose em redes sociais. Bom, que eu considere dragão, visto que já citaram aqui que beleza é relativa.
    O que eu vejo é que estas blogueiras anônimas se sentem mais a vontade para falarem de si mesmas justamente no anonimato, para familiares, amigos e conhecidos não terem conhecimento dos sentimentos que elas ali expõem, as brasileiras (algumas) já são mais caras-de-pau ou não são de todo sinceras, afinal, quem garante que a foto de cada uma ali seja real por mais que pareça? Como você mesmo disse, aqui pode tudo, até ser artista.
    Já tive fakes de personagens de animes / mangas na época do orkut e naquela rede social não é legal ser um fake, acabei por me tornar meio híbrido com o tempo e atualmente, prefiro apenas a discrição.
    E sobre o seu show, há a Anna Varney que tem uma banda chamada Sopor Aeternus que foi ou ainda é muito cultuada pelos góticos do meio underground onde correm rumores que fez apenas uma apresentação em público. Seu lucro vem apenas de quem admira seus CD's. Se isto é uma lenda urbana, não posso confirmar.

    http://escritoslisergicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Uau.

    Extremamente cru nos seus comentários.

    Na verdade, essa semana, li muitas reportagens sobre o facebook, visto que o carinha que o fundou-o, está mega rico a custas das nossas postagens gratuitas. Isso mesmo. Colocamos todas as informações da nossa vida, sem receber nada em troca e o carinha espertinho lá, que fica rico.

    Ai, fiquei matutando um pouquinho a mais sobre este assunto. (Se quiser ler a reportagem, o mesmo está veiculada na revista Época desta semana).

    Eu participo sim e acho extremamente inteligente a ideia da rede social em si, mas como sempre, há pessoas que exageram... É a minha opinião... Eu participo e geralmente coloco algumas fotos(acredito que 1 vez por mês), posto (aproximadamente 4 comentários na semana), curto algo que acho legal, curto fotos legais, enfim, navego sem demagogia. Porém, não consigo me expor exageradamente quanto a algumas pessoas que estão por lá!

    Mas, o que é um exagero para mim? Enfim, o meu exagero pode não ser o seu. É estritamente relativo e não irei ser xarope ao dizer que detesto redes sociais. Ali conhecemos um pouquinho mais da pessoa que possivelmente em um bate papo "tete a tete", ela não diria. O que ela posta, o que ela curte, o que ela expõe, diz muito e mais um pouco...

    Aí, volto ao seu ponto de vista..

    Sou narcisista? Estou viva, porém se fosse trocar a rede social pela sociabilidade primária, digo 'carne e osso' (encontro com os amigos), eu trocaria sim numa boa.

    Mas, subscrevo-me em dizer que a minha postura na rede ainda é condizente com meus padrões morais, portanto se algo sair do controle, eu deleto sem dó. Não quero ficar dependente de algo cruelmente. Já basta a minha dependência com o amor, que só me faz mal!!

    Rs!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Ah, vi o comentário da Dama e também não pude silenciar-me.

    Eu dou risada mesmo com os seus textos. Temos alguns pensamentos parecidos e outros não. Porém, confesso que aquela parte dos seus sonhos e objetivos (jogador de futebol, ator de filme de terror ou mesmo um cantor) junto com algumas analogias feitas por ti, me fizeram rir aqui em casa! Até meu pai perguntou porque eu estava gargalhando demais!!

    Continue assim. Eu me deleito nos seus posts! Quero que não pense que estou rindo dos seus problemas, e sim, do modo como você expõe, do modo que escreve, da sua ironia sem pretensão ao digitar...

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Christian, 97% de seguidores portugueses... rs
    Vou conferir a roqueira que vc me indicou.
    E vou conferir seu blog. Obrigado

    Suzi,

    No mundo que vivemos, está difícil rir, fico contente de vc rir dos meus posts. E te agradeço muito , muito mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Você se mostra como é. Ser autêntico facilita a comunicação porque as pessoas não têm que ficar analisando seu comportamento para saber como pensa e como se define. A identificação, por foto, no mundo virtual, pode ter objetivos diferenciados dos que mencionou. A curiosidade é maior quando não sabem que aparência temos. Em meus blogs, o que menos importa é esse fato. Não estou em site de relacionamentos (rss) e os contatos que mantenho são ligados à literatura, ao meu amor pelas palavras.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Eu não me acho uma artista da blogosfera.. na verdade, a cada post meu penso que serei banida ou deletada a qualquer momento. Ainda bem que isso não é possível... rs...no máximo as pessoas não visitarão mais meu blog.
    Sobre mostrar o rosto... bom, no meu caso é que me irrita pensar que certas pessoas se sentirão diretamente atingidas pelo que escrevo, sendo que eu não escrevo para ninguém especificamente. Escrevo para mim.
    Aí mantenho meu nick. Mas poderia colocar fotos se não fosse por isso, modéstia a parte sou uma moça bonita. rsrsrs..
    Seu post foi muito interessante e divertido.
    Sobre essa questão da possessividade, sei lá. Penso que ninguém é de ninguém. Mas aprendi isso levando muitas cacetadas. Não sei se aprendi 100%.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Moiselle, vc é uma artista incipiente.rs

    Sobre ser banida ou a falta de visitas no seu blog, ele está fazendo sucesso, mal começou e já tem cinco seguidores, no qual minha humilde pessoa faz parte(rs),e com muitos comentários.
    Acho bem possível chegar a um ponto q ninguém mais me visitará. Uma pessoa já me disse que meu blog é de fofocas e que sou especialista em posts falando mal de tudo, inclusive das pessoas(rs). Já falaram que blog é feminino...rs
    E um sujeito que ainda "segue" meu blog, que comentava muito, dizia que me admirava, um dia disse: "nada te define..." e parou de comentar.

    Vc é uma moça bonita, eu sou um velho feio(rs).

    Quanto ao amor, voltarei a amar a pessoa que mais amei na minha vida, eu próprio, sem bem que amo outra intensamente , a solidão, minha eterna namorada. No entanto, não sou fiel, pois tenho uma amante, ou melhor um amante(pega mal pra mim, não?rs), o silêncio, que cada vez é mais amado por mim. Porém aparecem seres desagradáveis para perturbar nossos idílios: o tédio e o terrível barulho.

    Muito obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  14. Eu que agradeço, Roderick Verden...

    Há tempos eu não escutava uma definição tão interessante de um triângulo amoroso. Ou melhor um hexágono! rsrs...

    Sobre o fato de alguém ter dito que seu blog é de fofocas, confesso que o conceito de fofocas dessa pessoa é, no mínimo, diferente do meu.

    O terrível barulho é, realmente, terrível. Estou de acordo. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Sobre fofocas, pode ser que entendi mal o q tal pessoa disse.

    Não é que eu tenha nada contra o barulho, só tenho vontade de matar quem o faz(rs).

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. hehe, eu odeio o barulho e quem o faz também!

    ResponderExcluir
  17. Em 2009, eu quase matei dois vizinhos, que faziam muito barulho com som alto.rs

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.