A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

terça-feira, 5 de julho de 2011

Frutas(trabalhando nas férias)


Às vezes pode ocorrer de uma pessoa, de férias, por algum motivo qualquer, ter que ir ao seu local de trabalho, no decorrer do seu descanso, então, seu patrão, aproveita da situação, lhe incumbe uma tarefa.
O empregado, talvez mesmo a contra-gosto, executa o trabalho.
Resolvi interromper minhas férias, apesar de eu não ter patrão. Senti uma enorme vontade de criar esse texto.

E é justamente sobre um texto, atribuído a Machado de Assis, que vou discorrer.

Maçãs do Topo

"As Melhores Mulheres pertencem aos homens mais atrevidos. Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo. Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir. Assim, as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, ELES estão errados... Elas têm que esperar um pouco mais para o homem certo chegar... aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore”.

Algumas(ou seriam muitas?) mulheres admiram muito o pensamento atribuído a Machado de Assis, no entanto, acabei de me deparar com um blog, no qual dois comentaristas repudiam o texto do famoso escritor brasileiro. Um deles, com o nick de "O Ùltimo Romântico", diz que mulheres não são maçãs e sim flores, pra ele, as melhores mulheres são as românticas, no chão como as lindas e perfumadas flores, que somente o homem humilde de coração e no amor, pode cultivá-las. O outro não foi tão sutil , acusou Machado de Assis de machista, e , aparentando ira, afirmou que toda mulher deveria repudiar o texto.

Vero que Machado de Assis usou de metáfora. Mais uma vez, a questão do ponto de vista  está em voga. Eu, particularmente, não achei o texto de Machado de Assis machista.
Mas o que é ser, realmente, uma maçã do topo para muitas mulheres? Uma maçã do topo seria uma mulher forte, firme que ama e se dedica, que quer encontrar um homem, tão homem, quanto ela é mulher, andando de lado a lado, cúmplices no amor. Bonito, não?  Seria maravilhoso se fosse real... Mas, teoria é uma coisa, prática é outra. Uma determinada mulher pode se achar uma maçã do topo, com as características, que acabei de citar, ela seria isso mesmo? Não seria possível que tal mulher , na verdade, gosta de continuar no topo, não quer ser tocada, não quer se envolver, mesmo queixando-se da solidão, acha mais cômodo viver só? Uma maçã do topo que não confia nos homens. Pra ela, o homem certo não existe, mas existe a mulher certa? Quem sabe essa maçã prefira mesmo ficar sempre no topo, exibindo sua beleza, exposta, intocável, cheia de encantos e enigma? Seria mais excitante pra ela?
Os tempos mudaram, contudo, algumas mulheres continuam a culpar os homens, acusando-os, direta ou indiretamente, de serem até os culpados da sua solidão. Suspeita-se que essa maçã  apenas ama a si mesma.

Eu poderia ser uma maracujá, porém não sou calmo, sou muito nervoso e ácido. Sou um limão, um simples limão, que não está no topo. Um limão simples e humilde, no meio de tantos outros. Ainda assim, tenho um poder especial, quando mulheres erradas se aproximam para me pegar, me aparento de podre, daí, elas me repelem. Sou azedo, mas basta um pouco de água e açucar, que fico doce, bem agradável para o sabor de uma mulher certa, a mulher que eu escolher.

Mesmo sendo um simples e comum limão, escolhi uma maçã do topo. O que penso é que amor é meio a meio. Quem ama, não deixa a pessoa amada nas nuvens; quem ama assume publicamente seu amor; quem ama cede, dialoga, reconhece seus erros e tenta o quanto pode conservar a pessoa amada ao seu lado. Quem ama explica, dá satisfação. Quem ama compreende, quer compartilhar sua vida com a pessoa amada.
Quem ama, não é só venha a nós, tem que igualmente ser vosso reino. Quem ama, não faz as coisas a seu bel prazer, ignorando a presença da pessoa amada.

Estou muito azedo mesmo!  Até me lembrei de pessoas que dizem: "sou exigente, gosto de coisas boas", sendo do conhecimento de todos que pessoas assim, não passam de chatas.
Me lembrei de um primo, que quando solteiro, morava com seus pais, um casal de irmãs e duas tias solteironas. Ele, às vezes, até mesmo com maior frequência, reclamava que o feijão estava azedo, não o comia, claro, mas só ele pensava assim em seu lar. Um dia lhe falei: Mas sendo só vc q reclama q o feijão está azedo, não seria que o problema está em vc, e não no feijão? Sua resposta: "É que tenho o paladar muito apurado..."(durma-se com essa!). Chato, uma espécie de ovelha negra da sua casa, está há uns 4 anos casado. tem uma filhinha. Teve sorte ao encontrar uma mulher,como a sua. Ela não é bonita, mas muito cativante, muito estimada pelas pessoas, e paciente... O limão mais que azedo do meu primo encontrou uma maçã do topo, eu não tive a mesma sorte.

Fim do trabalho, missão cumprida, volto para as minhas férias, recolhido ao meu castelo em ruínas.

9 comentários:

  1. Bom te ver de volta... rs

    Eu também não achei o texto de Machado de Assis tão machista, talvez um pouquinho... rs... Mas vi pelo lado que você viu.

    Se bem que acho sinceramente que a mulher no Brasil não é muito valorizada, nem pelos homens e nem pelas próprias mulheres, então ser uma maçã do topo quase sempre resulta em solidão...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Roderick! Quando li o que Machado de Assis escreveu me senti aliviada, pois devo ser uma maçã que fica no topo por conta da demora que sinto em meu coração. Portanto nao vejo nada de machista no texto e concordo plenamente com suas palavras.
    Eu fico meio limão quando leio pessoas que querem distorcer o que foi escrito e que contenha algo de bom.
    Portanto nao quero ser pretenciosa mas espero do fundo do coração ser uma maçã do topo assim terei a esperança de algum dia ser alcançada, imaginou se descubro que sou das podres que caiu longe d arvore? rsrsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não achei nada machista. Gostei muito do que vc escreveu Roderick.
    O povo anda muito esquizofrenico, as coisas são simples... homens e mulheres tem que parar de idealizar o próximo, talvez assim fossem mais felizes!

    ResponderExcluir
  4. Camila,

    Como eu disse o "Último Romântico" discordou, mas foi sutil, até poeta. O outro comentarista, além de acusar o Machado de Assis de machista, falou q a maçã do topo é uma mulher objeto, na concepção do escritor.

    Um dia vão te alcançar, Camila.
    Boa sorte!rs

    Bem pensado, Ana!

    Muito obrigado, Ana e Camila.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi essa história de maça no topo da árvore, me contaram para justificar minha solterice prolongada rsrs... Fez bem a minha vaidade, mas não resolveu o problema rsrs

    No mais, não lhe acho azedo, apenas sincero, essa história do seu primo é ótima e ele é um folgado isso sim, mas parece que para todo folgado existe alguém dispoto a aturar aff...
    ___

    Ah, antes que eu me perca naqueles comentários enormes que eu costumo fazer aqui rsrss... Sobre o comentário no Em Quantos, lá que manda na casa é a Sônia Senhor Verden, ai o seu comentário demorou a entrar eu acho...

    Mas, eu percebo que o senhor gosta muito de imagens e as privilegia aqui e no beldades (que eu não frequento tanto pq néh, muler eu já vejo demais e quando eu olho sempre discordo da sua opinião rsrsrs...). Enfim, obrigada pela visita por lá!!!

    Cheros e bom sempre está por aqui!

    ResponderExcluir
  6. Ah, esqueci de dizer, adoro essas imagens de filmes de terror clássicos e de mulheres com longas cabeleiras negras que tem no seu blog...

    E falndo em cabelo, o Senhor é o único que me apoia em não corta-lo rsrs...

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do q vc falou a respeito do meu primo.rs

    Muito obrigado pelos comentários, Pandora.

    Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  8. E fique à vontade pra comentar no blog das beldades. Pode criticar , se quiser, falar q elas têm celulite, são louras oxigenadas... rs

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.