A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ciume é só Insegurança?



Muita gente insiste que ciume é simplesmente insegurança. A pessoa não confia no seu "taco", daí o monstro de olhos verdes aparece.

Contudo, penso que o ciume é um sentimento que abrange mais coisas ainda que a insegurança.
Volta e meia digo isso, apesar de que cada caso é um caso e da complexidade humana, o ciume tem muito a ver com egoismo, sentimento de posse... Evidente que uma pessoa desconfiada como eu, não confiaria na pessoa amada. Embora, não seja uma desconfiança ampla. As vezes confio, as vezes não... estranho , não?
Eu sei de mim, mas como saber sobre outra pessoa, outra individualidade? Claro que se formos pensar o que nossa amada faz durante o dia inteiro, sobretudo na nossa ausência, ficaremos louco!
E, como de costume, volto a afirmar que o mundo virtual é um grande incentivador desse monstro, que tanto nos corrói.  Vero que muitos não levam o mundo cibernético a sério, no entanto, não acho nada engraçado em ver minha amada sendo, simplesmente, elogiada ou sendo alvo de brincadeiras, até mesmo sendo visitada por homens aparentemente inofensivos, virtualmente falando. O que? Vocês estão dizendo que também recebo visitas femininas, que ocorre o mesmo comigo? Certo, mas como disse acima, eu sei cuidar de mim, sou um egoísta do amor e um pouco machista.

Alguns motivos da insegurança de certos ciumentos:1) A pessoa amada é rica, 2) a pessoa amada é mais culta, 3) A pessoa amada é mais bonita, 4) A pessoa amada é mais extrovertida, 5) A pessoa amada é mais cheia de vida, e até mesmo um fato bem polêmico: a pessoa amada teve mais relacionamentos do que a outra. E pode acontecer dos seis itens estarem  presentes no mesmo caso. Então, é isso, a pessoa se sentindo inferior teme de perder seu amado para outra, que tem tantos predicados como os que acabei de relacionar.

No entanto, o comportamento humano é tão complexo, a vida é tão imprevisível e nos reserva tanta surpresa, que podemos perder a pessoa amada para outra mais até simplória do que nós.
Minha saudosa mãe, em 1976 ou 1977, ao desconfiar muito do comportamento do meu falecido pai, colocou um detetive em seu encalço- o velho tinha uma amante. A mama ficou arrasada! Pra piorar,meu pai pegou doença venérea nela.  Notei outro fato que fez a indignação da mãe aumentar: a mulher era bem pobre, feia e preta. Minha mãe tinha um racismo peculiar, não comungava com outros racistas, os que dizem que preto não presta, o racismo dela era no tocante a estética, achava a raça negra bem feia... Enfim, minha mãe ficou indignada por ter sido trocada por uma pessoa "inferior" a ela.

Uns têm ciumes de amigos, dos pais, dos irmãos, das suas coisas. Nunca tive ciumes de amigos. Quanto a ter ciumes de coisas... bem, não empresto meus discos, aliás, o pouco que tenho , não gosto de emprestar(rs).
Mas tive ciumes do meu irmão com a minha mãe durante muito tempo. E o ciume não era meramente um capricho de minha parte, era justificado por que a preferência da minha mãe por ele, era notada por todo mundo. E meu irmão nasceu quando eu tinha 6 anos... Depois que meu irmão se casou, as coisas se inverteram. Meu irmão passou a tratar a minha mãe com indiferença e frieza, só se dedicando à sua esposa. Findou o carinho, o apego que ele tinha com nossa mãe, o que deixou minha mãe muito frustrada, chegando até a dizer que ele foi a maior decepção que ela teve nada vida. Minha mãe tinha ciumes da sua esposa, porém, pude notar que a mulher do meu irmão tinha mais ciumes ainda da minha mãe.
Com o tempo minha mãe se conformou com a situação, no entanto, nada mais foi como era antes do meu irmão se casar. Igualmente minha mãe percebeu que o filho que estava do seu lado, que até brigava por ela, era eu.  Com o tempo também não tive mais ciume. Creio que me acostumei de ser mal amado.rs

Uma pessoa possessiva, desconfiada, machista e egoísta, seria uma pessoa insegura? Todas essas características fazem parte da insegurança?

Gostaria de ler opiniões a respeito desse polêmico e monstruoso sentimento.

26 comentários:

  1. Opiniões sobre ciúmes, vamos lá!

    Senhor Verden eu não sei se já li disse em algum momento, mas sou tristemente ciumenta, até dizer basta!!!!

    Tenho ciumes dos meus irmãos, da minha mãe, do meu pai (um pouquinho, pq meu pai já me machucou tanto que eu tento ignorar ele tanto quanto posso), do gato, de Pirrita, dos meus primos... A lista é grande, de tudo que eu amo eu tenho um pouco de ciúmes sim, tento controlar, pq quem mais sofre sou eu....O ciúmes é um monstro de olhos verdes e corroe mais que ferrugem... Doí demais...

    Mas não sei o que fazer para deixar de ser uma ciumenta em potencial!!!

    Meu ex-namorado não era paquerador nem nada, eu tinha total confiança nele, a unica coisa que ele gostava era (é, que ele não morreu) Química e Teologia eu simplesmente NÃO SUPORTO nem uma coisa nem outra, tenho vontade de queimar todos os livros de Química que vejo pela frente por todas as vezes que ele ficou estudando a química em vez de vim na minha casa. Qualé, que tipo de mulher é a Química, nem peito tem... Ai quando ele vinha na minha casa eu coloca os maiores decotes possiveis e era uma tortura para ele pq ele é muito cristão e o senhor sabe como é néh, aquela coisa da virgindade, da pureza e blábláblá... Ele ficava prá não viver com esses peitões na cara dele e a teologia na cabeça kkkkkkkk... Só de pensar a vingança me faz sentir melhor... Mas eu só fazia essa pequena maldade feminina por ciúmes #pronto confessei!

    Mas é claro que o namoro não deu certo, tudo caiu por causa da minha falta de equilibrio... Eu reconheço que tive uma dose de culpa enorme... O ciúmes quando foge do controle só causa destruição... Isso não da certo senhor Verden, é preciso ter controle, se equilibrar, confiar um pouco... Ou nunca os apaixonados vão encontrar um pouco de paz para serem felizes... O ciúme nos deixa irracionais, não faz ter equilibrio para pensar... Só nos faz sofre e sofrer e sofrer... Amar é sabe deixar o outro livre, é ter tolerância... Eu perdi o foco, fiquei tentando a sexualidade do meu ex e ele acabava evitando minha presença e eu ficava mais irritada ainda... e o resultado foi o fim... uma pessoa que eu gostava desde os 17, levei dois anos para namorar e ainda sinto algo por ele.

    Assim, eu não sou o tipo conselhera, o senhor é mais experiente e mais esperto que eu com certeza, mas se eu fosse o senhor me esforçava um pouquinho para se conter e não perder a LL.
    __________

    p.s.: Ao contrario da sua mãe eu acho a estetica negra linda, o primeiro menino que eu achei gatinho (meu primo) é negro, meu primeiro beijinho e beijão também foi em um rapaz negro, o primeiro namorado que trouxe para casa foi um negro (ainda é pq ele não morreu, apenas não namoramos mais)... Acho que o pai dos meus filhos será negro também, ao menos esse é o plano, acho homem branco uma coisa meio, como diria... aaah... eu não gosto e ponto.

    ResponderExcluir
  2. Ciúme é um cupim verde que cheira coca e perde a noção das coisas. Aí ele vai comendo o amor aos poucos, mas inexoravelmente. Um dia vc descobre que o buraco que ele fez é muito maior que o amor que existia. Mas já é tarde demais pra qualquer atitude na tentativa de salvar a relação.
    Sabe, Ro, não sei bem o que é o ciúme, mas sei que é a pior coisa que existe pro amor da gente. Também sei que é difícil encontrar alguém que não seja ciumento em maior ou menor grau. Entretanto, o ideal seria que esse monstro não existisse. Ele não faz bem a quem sente e muito menos ao alvo do ciúmes.
    Saudades de vc.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  3. Que loucura, Pandora, vc é ciumenta demais!rs

    Sobre a LL, ela é tanto ou mais ciumenta do q eu(mas não admite q é). E ela acha q eu não me comporto, mas não é verdade; aí fica difícil!

    Poucas mulheres gostam de homem muito branco- eu sou um deles(rs). Mas muitas tb não gostam de homem preto, elas preferem os morenos tipo jambo(rs).

    Lua Nova, concordo com o q vc falou, é a pura realidade, infelizmente.

    Pandora e Lua Nova, muito obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Eu já sintetizei minha opinião na resposta que deu ao meu comentário no post debaixo.
    Mas para inteirar, acho o ciúme tem muito a ver com insegurança, nossa com o tanto de amor e atencao que recebemos na infância, adolescência. A falta disso, junto com a indiferença, cria buracos no peito, e esses extravasam em ciúmes na vida adulta. Veja teu caso, por exemplo, tua mamis te ignorou (quase) a vida inteira dando mais atencao ao seu irmao. Tenho certeza por causa disso tem essa dose de ciúme aí dentro. Uns alcançam a compreensão disso na maturidade, outros nao (lá vem você de novo). Acho um caso sério a ser tratado com ajuda psicológica, se puder e tiver condicoes. Caso nao, é procurar ler sobre o assunto e como dominá-lo, na comunhao plena da outra pessoa, que como você, deverá se empenhar a lutar contra o ciúme.

    Me empolguei falando do assunto, nossa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris, não é bem q minha mãe me ignorou. Quem me ignorou foi meu pai,q comportou da mesma forma com meu irmão. Minha mãe me dava atenção, se preocupava comigo, tentava me corrigir, me aconselhava, no entanto, ela era possessiva, e sua preferência pelo meu irmão era grande; ela, apesar de ter mais qualidades q defeitos, de ser uma mulher boa, na minha opínião e na de quase todos q a cercavam, gostava de controlar, e não conseguia me controlar; eu era o filho rebelde, mal mandado, q não queria estudar, gostava de uma bebidinha, meu irmão era o bom rapaz.

    Na verdade, ela não me entendia, faltava um pouco de paciência comigo. Meu irmão, já casado, chegou a falar comigo: "nossa mãe foi mãe e pai ao mesmo tempo"(isso por meu pai ser um pai ausente).

    Tudo indica q a minha cunhada fez a cabeça do meu irmão para ele se afastar da influência da minha mãe. Sua esposa tb é muito ciumenta, dominadora, autoritária... Só q eu acho q meu irmão exagerou, radicalizou mesmo. Um erro crasso da minha mãe foi achar q meu irmão era um ser(quase) perfeito; eu e outras pessoas tínhamos conhecimento dos seus defeitos, minha mãe custou a perceber isso.

    ResponderExcluir
  6. Um episódio interessante aconteceu na mesma época q minha mãe descobriu a traição do meu pai.
    Minha mãe não gostava de bicicleta. Meu irmão comprou uma, escondido dela, e deixou na casa de um amigo, q meu irmão dizia q era o dono da bicicleta. Minha mãe descobriu... ele teve q desfazer do veículo.

    Quando eu tinha meus 15,16 anos, eu e mais três colegas/vizinhos iríamos viajar de trem, para uma cidadezinha do interior; seria tudo num dia só. Minha mãe não deixou eu ir. Eu poderia ir escondido, mas nunca tive mesada, não trabalhava, então, dependia do dinheiro dos meus pais. Pelo menos um dos meus colegas, ficou indignado com a atitude da minha mãe.

    Vc não se empolgou não, Cris, eu q me empolguei e muito! rs

    Muito obrigado pelo comentário!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Aplaudo quem diz que não existe quem não tem ciúme. Uns mais, outros menos, mas todo mundo tem, sim. A Pandora teve ciúmes dos livros, o que é perfeitamente compreensível, porque se ele gosta tanto assim de livros, que não arrume mulher, ou saiba separar as coisas. Livro é livro, mulher é mulher.
    Duvido, mas duvido mesmo, que alguma mulher não se importe em ver o namorado, noivo, marido, "interagindo" no mundo virtual, "rodeado" de mulheres, sendo paparicado, mimado, sendo chamado de querido o tempo todo, recebendo beijos e retribuindo beijos a toda hora,vendo-o distribuindo galanteios e homenagens, vendo-o pedindo os e-mails dessas mulheres, dizendo que se alguma delas quiser se corresponder com ele, ele aceita, e tantas outras coisas mais. Duvido que alguem de sangue quente veja isso diariamente e aceite tudo numa boa, na maior naturalidade e com um sorriso confiante nos lábios.Exigir isso da companheira é uma total falta de respeito, para com ela e para com os seus sentimentos. Além disso, ninguém tem o direito de exigir o que não pode (ou não quer) retribuir.
    Por outro lado, ele não aceita que ela também receba elogios ou que elogie. Detalhe: eu disse "elogios" , a textos, a poemas, a posts interessantes, não GALANTEIOS, que é o que ele faz. Como pode uma coisa dessas?!
    Ela não faz galanteios, mal fala de si, não manda beijos, a não ser para as amigas, e nem chama ninguém de querido, e ele desconfia dela, e ela que vê tudo isso, não tem o direito de desconfiar dele. É de pasmar! Outro detalhe: uma dessas mulheres já declarou a ele que gostava dele! Tá bom, pra vocês? Nada disso é "motivo", só é "motivo" se for o outro a fazer.
    A coisa toda é muito simples e fácil, desde que seja com os outros. Aí é insegurança, complexo, distúrbio psicológico. Aquela velha história da pimenta...
    Impressionante como as pessoas julgam com tamanha propriedade e autoridade, mesmo sem saber a versão do outro.

    Ela era carinhosa com os amigos, em sua maioria, de faculdade, que já existiam muito antes dele a conhecer. A partir do momento em que ela passou a corresponder os sentimentos dele,ela se afastou dos amigos, pois era muito xingada por ele, entre outras coisas, de colecionadora de homens. E o que ela ganhou com isso: apenas Solidão. Esse foi seu erro, e talvez seja esse o seu "distúrbio psicológico".

    O mundo está cheio de médicos e conselheiros, o que tem pouco é respeito pelos (desconhecidos) problemas alheios.

    ResponderExcluir
  8. Conversamos muito sobre isso,e, infelizmente, não nos entendemos. No meu ponto de vista, não sou paparicado. É praxe no mundo virtual "beijos", querida(o)", e, muito menos, fico a fazer galanteios.

    Sobre e-mails, amigos não podem se corresponder?
    Mulher q gostava de mim?! Se for quem estou pensando, não foi bem isso q eu disse.

    ResponderExcluir
  9. Outra coisa, os beijos não são beijos na boca, são os beijinhos de lado, no rosto, costume q muitos amigos do sexo oposto têm. E eu parei há muito tempo de chamá-las de querida e de dar os tais beijos, vc sabe disso.

    As outras coisas q vc falou, já cansei de explicar.

    ResponderExcluir
  10. Eu mandava beijos para os meus amigos,e recebia atenção e retribuição deles, e fui chamada dos mais absurdos impropérios. Por que? Se tudo isso é normal?!
    Tudo isso é normal, sim, eu tbm acho, o que não é normal é não admitir que o outro tenha um bom relacionamento com seus amigos, e principalmente, querer fazer tudo o quer não quer que o outro faça. Podem falar que sou ignorante, doente, o que quiserem, quem quer vida de solteiro não arruma compromisso.

    Peço desculpas às pessoas aqui, principalmente às conscienciosas, que eu sei que tem aqui, mas não dava mais para ver tanta falácia, inverdades e meias verdades e continuar calada.

    ResponderExcluir
  11. Dizer que não tenho ciúme é dizer que não sou humana. Tenho um pouco de ciúme, de amigos e de relacionamento amoroso. Mas é algo bem razoável, que não me faz sofrer e geralmente é transitório.

    Não creio que ciúme tenha ver com insegurança. Cíume é um sentimento próprio, com suas razões, não depende de um outro sentimento para existir.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Dama, como na vida tem de tudo e acredito muito em exceções, acredito sim q exista quem não tenha ciume, mas é raro isso, mas creio existir. O comportamento humano é complexo demais, o q as vezes é muito importante pra uns, nada significa para os outros. Há até os q acabam se passando por ciumentos, mas , na verdade, o q não admitem é atraição, é serem feitos de bobos.

    Bem original vc achar q ciume não tem a ver com insegurança(rs). Respeito e agradeço a sua opinião.

    Anônima,

    Se é uma coisa q tenho é autencidade, não invento e não difamo qualquer pessoa q seja. Inclusive, sou franco o bastante pra criticar a mim mesmo, reconhecendo meus defeitos. Assumo q sou um pouco machista,q sou um egoísta do amor. Tenho auto-crítica e minhas atitudes são coerentes.

    Vou te mandar um e-mail, respondendo o restante do seu comentário.

    ResponderExcluir
  13. Não difama ninguém? O que tem feito até hoje aqui senão falar que te desprezo, te rejeito, o que tem feito senão me mostrar aqui como uma mulher má e fria? Não tem nada de coerente em xingar uma mulher durante três anos só porque ela tem, ou melhor, teve, carinho com os amigos. Não existe nada de coerente em falar aqui a todo instante sobre suas ex- paixões,ex- casos,ex- desejos, e me agredir durante anos por causa dos poucos homens que conheci em mais de seis anos de separação, muito antes de te conhecer, e depois que o conheci, nunca mais me envolvi com ninguém. Faz três anos que não me envolvo com ninguém, e faz três anos que sou chamada de "colecionadora de homens". Este blog está cheio de posts sobre mim, uns falam bem, muitos me esculhambam. Cadê a coerência? Não vejo coerência nenhum em exigir de uma mulher aquilo que você não pode dar a ela. Não vejo coerência nenhuma em dizer que algo é normal e viver agredindo verbalmente uma pessoa, uma mulher, a título de ciúme, apenas por ela fazer o que você acha tão normal. Não vejo coerência nenhuma em ser normal e aceitável você ter ciúme de alguém e não admitir que ela tenha de você, só por que você diz de si mesmo que é fiel; não vejo coerência nesse seu "egoísmo do amor", sobretudo não existe coerência no machismo, nunca existiu, nem nunca existirá. O seu "faça o que eu mando não o que eu faço" é pra lá de incoerente. Não existe coerência em você dizer aqui que é um homem que ama sem ser correspondido, um homem rejeitado, desprezado, e tantos outros "ados" se a mulher por quem você tanto se lamenta já te disse que te quer, disse sofrer com as coisas que você faz e diz a ela, tipo: "se te incomoda, não olhe meu blog. O que os olhos não vêm o coração não sente". Você posa de homem rejeitado, mas eu já disse que te quero há mais de um ano e meio. Por que nunca disse nada disso aqui? Por que não diz aqui que você me propôs parar de postar no blog, como se você aguentasse ficar sem seus blogs, numa tentativa errônea e equivocada de "resolver" nossos problemas? Eu já disse que isso não é necessário. Que não é assim que vamos nos entender. Que não quero, nunca pedi para você se afastar dos blogs, que só quero seu respeito, e que pare de dizer coisas absurdas aqui sobre mim, como postar sobre transtorno de personalidade histriônica e me dizer que postou isso para mim. Nossa, quantos "transtornos" e "distúrbios" para uma só pessoa. "Personalidade histriônica", "mulheres que amam demais". Cada uma!... Que personalidade histriônica o quê?! Só porque eu tinha o carinho dos meus amigos e tinha carinho por eles? Eu os deixei, e agora? O que é? E as suas amizades? Você tem o carinho delas e lhes dá o seu carinho. Qual a coerência em exigir de mim que não tenha amigos? Que transtorno de "mulheres que amam demais" o quê?! Que baixa auto estima o quê?! Minha auto estima até que é bem alta; Vai ver, até isso, no meu caso, seja considerado um "distúrbio".
    Lamento dizer: Fora daqui, somente eu sei quem você é.
    Bem, você já me expôs demais aqui, eu própria, agora, já me expus demais . E como os doutores da blogosfera, autoridades no assunto "transtornos" e distúrbios psicológicos" já me deram seus diagnósticos, com licença, vou me internar no manicômio mais próximo e rasgar dinheiro.


    Peço que me desculpem a lavanderia, mas há três anos que eu me calo. E já estava cansada de tanto absurdo a meu respeito.

    ResponderExcluir
  14. Anônima,

    Já postei um tanto de vezes dizendo q vc dizia corresponder meu sentimento, mas q nossas brigas , em especial por ciumes atrapalhavam nosso relacionamento.

    Tive e tenho ciumes dos seus amigos, mas nunca exigi q se afastasse deles. A maioria dos posts a seu respeito foi revelando meu sentimento, com carinho e amor. Qual pessoa q já criou um blog em homenagem a outra?

    Bem, então, sou caluniador, incoerente, sem personalidade(ou dono de uma personalidade dúbia, fraca).

    Sobre distúrbios, postei q tenho alguns, pelo menos um pouco de tantos, e quem não tem?

    Louco sou eu, e como! Cheguei até a enlouquecer de tanto te amar!
    A loucura é mais um dos meus defeitos, afinal sou um mar de defeitos!

    ResponderExcluir
  15. Só mais uma coisa, apesar de vc não levar em conta o q digo:

    Eu e vc estamos corroídos pelo ciume, totalmente dominados pela desconfiança, pela insegurança.

    ResponderExcluir
  16. Eu estou corroída pela indignação. Nem sei por que, o comportamento humano nem deveria me surpreender mais, depois de tudo o que já vi.

    Assinado "LL" - Linda e Louca (Auto estima - transtornos e distúrbios - hã... hã... rs) Desculpem, eu não podia perder a piada.

    ResponderExcluir
  17. "Eu estou corroída pela indignação. Nem sei por que, o comportamento humano nem deveria me surpreender mais, depois de tudo o que já vi.".

    Nisso concordo contigo.

    ResponderExcluir
  18. Também me sinto desse jeito. Isso q eu quis dizer.

    ResponderExcluir
  19. UAU!!!

    Eu sei que "entre briga de marido e mulher, ninguém mete a colher", mas super concordo com a LL.

    Diante desse desabafo todo, entendi que há muito tempo o ciúme deixou de ser o problema de vcs.

    Fiquei triste por vocês.

    ResponderExcluir
  20. Rá rá rá, vamos rir pra não chorar, o q a LL disse a respeito do comportamento humano, isso digo antes de entrar pro mundo virtual, e só entrei nele, depois de meio século de vida, e depois desse seu comentário,Ana, retiro o q disse, como o comportamento humano nos surpreende, como! Mas uma coisa é certa,q falo há muito tempo, mas tive um desvio depois q conheci a LL, não é bom levar as coisas a sério, entre essas coisas, existem as pessoas, e como disse pra LL, agora só levo a sério a minha saúde e o lar q estou vivendo, muito menos levo a sério "amigas" como vc, Ana, vc meteu a colher sim, e perdeu minha amizade!

    ResponderExcluir
  21. Só mais uma coisa, Ana, esclareça o motivo de há muito tempo q o ciume deixou de ser problemas entre eu e ela, afinal és franca, não?

    ResponderExcluir
  22. "Quem fala o que quer, ouve o que não quer!"
    Foi por isso que concordei SIM com o que a LL falou. Pra ela ter uma reação dessas, imagino que vc tenha extrapolado todos os limites dela.
    Porra, essa mulher acabou de se declarar ( eu já disse que te quero há mais de um ano e meio.), deixa de ser neurótico e VIVA esse amor!!!!!

    ResponderExcluir
  23. E mais uma coisinha, EU SÓ LAMENTO se vc não me considera mais como uma amiga. Vou continuar gostando de vc do mesmo jeito, concordando ou não com vc ou com a LL. Amigo não é só aquele que passa a mão na cabeça não tá?!
    ACORDA PRA VIDA!

    ResponderExcluir
  24. "Me quer há um ano e meio", pois eu a quero há três anos, entendeu, Ana?

    E não adianta me dar lição de moral, afinal eu não tenho isso! rá rá rá

    ResponderExcluir
  25. Oi,

    É um assunto intrínseco de cada ser. Difícil darmos uma opinião que conforte ou ao menos defina também outras pessoas.

    Sou ciumenta de mão cheia. Se tinha alguma fila de sentimentos para passar (logo ao nascer) e o ciúmes estava disponível, é quase certo que passei diversas vezes. Agora, por que? Não sei te dizer.

    Tive diversos relacionamentos e o último foi o que mais sofri. Hoje não estamos mais juntos, até está recente (1 mês e alguns dias) e sei que também tenho parte no fim do relacionamento.

    Sei dos meus defeitos e também das minhas qualidades. E, o ciúmes, é algo que gostaria que desapossasse do meu corpo. Como sofro com isso...

    Já li vários posts seus e você sempre fala sobre esse incomodo na sua vida. Confesso que aprendo muito com a vivência alheia... Conseguiu domá-lo de alguma forma?

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Não, Suzi, e não existe terapeuta que cure isso. E nessa última paixão q tive, meu ciume extrapolou mesmo! E, não sei se vc leu os comentários deste post, ela, a meu ver, é mais ciumenta do que eu.

    Grato pelos comentários. Apareça sempre!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.