A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Porque Não Coloco Meu Nome Verdadeiro e Nem Mostro Meu Rosto


Quando eu frequentava o Orkut, pude notar o preconceito que alguns tinham a respeito dos fakes. Mas eu achava-os muito divertidos, principalmente os que agiam como se fossem astros verdadeiros, falando mesmo no seu perfil sua data de nascimento e de morte(rs). Uma vez, vi uma menina respondendo a um rapaz, educadamente, que não iria adicioná-lo, pois a mesma não adicionava  fake.

No entanto, apesar de termos que ter cautela, não os levando muito a sério, em alguns casos, os fakes são mais autênticos do que os que revelam seu rosto e mostram seu nome.

E eu, sou um fake?  Bem, uma vez , pedi a adição de uma garota, que usava um nick de uma personagem de Edgar Allan Poe(neste época eu tinha o costume de pedir adições de pessoas com nick referente a Poe). A principio, não percebi que ela era uma periguete. Ela desconfiou que eu pudesse ser um colega de serviço dela(sou do sudeste, ela é do sul). Achei engraçado ver um diálogo dela , com uma de suas amigas, em suas páginas de recado:  "O que vc achou do meu novo amigo, Roderick?"  "Não deu pra ver quase nada, ele deixa tudo trancado. Acho que ele é fake". "Eu quis ver seu rosto, mas ele disse que não valia à pena, pois é feio demais".
No meu rol, havia uma tal de Raquel Welch(rs). Ela não adicionava fakes, mas me adicionou.
Portanto, pra alguns, ou muitos, sei lá, sou um fake.
Porém, não me considero assim.

Logo quando eu conheci a  LL, ela falou que eu era muito misterioso. Imediatamente dei a ela a minha ficha. Ela parece ter achado interessante, dizendo que eu não me revelava por fora, mas me mostrava por dentro.
E sou assim mesmo! Não tenho mistério e nada a esconder. Pra quem não sabe, segue um pouco de mim:
55 anos, 1,72 cms de altura, peso oscilando entre 62 e 63 quilos, um pouco cabeludo, com cabelos grisalhos e barba branca. Celebridades, as quais pareço: Roger Hodgson(ex-músico do Supertramp), Anthony Philips(ex-guitarrista do Genesis) e, principalmente, o cineasta Luiz Fernando de Carvalho(como podem ver, sou bem feio-rs). Minha personalidade, mais detalhes sobre minhas características, podem ser vistas no meu perfil e em alguns posts. Sou um simples e humilde pé-rapado, tenho apenas o ensino médio. Curto bem mais música do que literatura. Odeio política e o capitalismo, entre outras coisas.

E o motivo de eu não usar meu nome verdadeiro e nem mostrar meu rosto?
Nos dois primeiros blogs, que passei a comentar, eu usava meu nome, com o sobrenome, mas sem o prenome. Não gosto do meu prenome. É um nome incomum.  Algumas pessoas têm até dificuldade em pronunciá-lo. Rapidamente, percebi que muitos que navegavam pelo mundo virtual usavam nicks. Achei que assinando um nome duplo, eu estava muito formal,pensei em tirar meu sobrenome, mas o nome que procedia meu prenome, era comum demais(rs), daí poderiam fazer confusão com outras pessoas. Pensei, pensei, e optei por Roderick Verden, Roderick: personagem de Poe, do conto "The Fall of House of Usher"; Verden: marido da Ligéia, do filme "The Tomb of Ligeia", de Roger Corman. Me identifico muito com os dois personagens.

Paradoxalmente, Roderick Verden é um nome muito pomposo, ainda mais que sou um sujeito muito simples. Um proletário com nome de nobre(rs).

Não mostro meu rosto e nem exibo meu nome, porque gosto de uma certa privacidade. Não sou e nunca fui uma pessoa popular, de muitos amigos, apesar de sempre afirmar que todos são bem-vindos.
Talvez se eu tivesse meus 20 anos , ou menos do que isso, revelaria minha identidade, exibindo minhas fotos. Na juventude, nosso ego é enorme, costumamos achar que somos os tais, gostamos de aparecer, de nos auto-afirmar.
Não quero dizer com isso, que as pessoas mais maduras, que procedem desta maneira, são narcisistas, se comportando como adolescentes. Algumas , realmente, são, mas outras não o são.

Certas pessoas gostam mesmo de interagir, querem se abrir para o mundo, aumentar seu círculo de amizades. Têm muito a dizer, muito a sonhar, e querem cada vez mais aprender. Amam a vida. Outras, de ambos os sexos, até se acham bonitas, mesmo sendo feias. Alguns e algumas querem paquerar... Uns e umas mostram rostos e corpos que não são os seus... Outros e outras criam vários perfis, muitos de personalidades distintas.

Sinto necessidade de desabafar. Já contei casos que presenciei no decorrer da minha vida. Se eu mostrasse meu rosto e , pior ainda, revelasse meu nome, eu poderia comprometer certas pessoas. Exemplo: já falei aqui, num post, sobre um tio paterno, que se matou, há uns 20 anos. Ele era casado e tinha três filhos, o primeiro adotado, o segundo filho de um vizinho, o terceiro filho de um homem que transou com minha tia, quando ela foi passear em São Paulo. Meu tio era louco pela sua esposa, e creio que desconhecia essas traições. Acredito também que seus "filhos" não sabem disso. Imaginem se eu coloco meu nome verdadeiro, me descobrem por aqui e ficam sabendo que eles  não são filhos de quem pensavam que fossem...

Espero que tenham me entendido.

9 comentários:

  1. Senhor Verden, sinceramente acho uma temeridade cobrar o que quer que seja de nossas relações virtuais ou reais, até mesmo uma identificação. Acho que desde que haja respeito mutuo o nome não é tão importante, nós não somos nosso nome, somos um pouco mais que isso, somos o que fazemos e dizemos...

    Entendo também sua necessidade de privacidade, como a de muitos outros amigos... e a curiosidade bem, depois desses cinco anos de virtualidade já aprendi que muitas vezes é melhor conte-la.

    Cheros...

    ResponderExcluir
  2. A decisão é sua e respeito. Mas não deixa de ser engraçado, pois como moramos na mesma cidade, às vezes, quando ando pela rua, tenho a sensação de que alguém que passou por mim é você.rsrs

    ResponderExcluir
  3. Pandora e keila, obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  4. Gosto desses seus posts, me identifico muito com o jeito como expõe as coisas...

    Eu não considero o meu Dama de Cinzas um fake, apenas escrevo anonimamente, assim como você, como tantos outros blogueiros e até escritores famosos. O que as pessoas não entendem é que existe o pseudônimo e hoje em dia o fake.

    Escrever por pseudônimo é apenas não querer mostrar sua identidade, nem por isso tudo que escrevemos á menos verdadeiros do que qualquer blogueiro que assine o seu nome. Eu me sinto totalmente assim, e acho que você também.

    Fake são pessoas que não se identificam para mostrarem aquilo que não são...

    Meu primeiro blog em 2003, eu assinava meu nome, tinha foto muinha e escrevia de maneira mais ácida ainda do que escrevo hoje em dia. Aí uma amiga do trabalho descobriu meu blog, foi ler e aquilo virou uma confusão, porque tinha escrito lá alguma coisa do trabalho.

    Foi um sufoco para eu contornar aquela situação, deletei o blog e desde então só escrevo por pseudônimo.

    Imagina meus sobrinhos caindo no meu blog e lendo que meu irmão abusou sexualmente de mim quando criança? Escrever por pseudônimo te dá mais liberdade, isso é inegável.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Pensei no seu caso, ontem à noite, depois q postei. Imagina tb a minha avó materna foi pega com outro homem, nos anos 30. Ele era um famoso político brasileiro(ambos são falecidos), já pensou se coloco meu nome. Como vou provar? E minha avó mesmo contou o fato: "Meu marido, funcionário público, ganhava pouco; fui até seu chefe pedir um aumento; ele falou q daria, com a condição de eu fazer uns 'agrados' pra ele, aí eu fiz". E isso minha avó contou com muita naturalidade, como se fosse tudo muito normal...

    Muito obrigado, Dama!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Estou percorrendo seus escritos e vendo muita coisa com a qual me identifico. Principalmente a adoração pelo cinema antigo.

    Quanto a esse texto concordo com a Dama. Fake é uma coisa e escrever com pseudônimo outra.

    Existem pessoas que dizem sentirem medo de quem não coloca fotos, mas eu tenho medo é daqueles que dizem as fotos serem suas e na verdade não são. Eu defendo na web uma escrita sem fotos, sem identificação. Quando comecei há uns três anos já assinava com meu próprio nome mas não colocava fotos depois coloquei mas decidi voltar a usar avatar. Apesar de ter algumas fotos minhas espalhadas por aí minhas espalhadas por aí, para interagir sinto-me melhor com avatar.

    Mesmo assim tenho uma grande barreira para contar tudo que me oprime no blog(mas tenho preguiça de criar outro) e acho muito honrado quando as pessoas querem preservar a identidade e a privacidade das pessoas com quem convive. e isso só se consegue usando um avatar.

    No meu blog quando falo em meus parentes, e assim mesmo não posso falar tudo, eles nunca têm nome.

    ResponderExcluir
  7. Oi Iza, bom te ver por aqui.

    Grato pelo comentário.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, se hoje vc se mostrasse, dando o seu verdadeiro nome, talvez perderia totalmente a graça. Vc é O Roderick Verden. Só te reconheço dessa forma. Vc se identificando seria como começar tudo de novo.
    Eu coloquei a minha cara a tapa, mas tb, não falo nada de mais. Muito de vez em quando tenho vontade de escrever sobre situações vividas no trabalho, mas infelizmente a galera sabe da existência do meu blog. E certamente causaria muita confusão.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.