A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Não Sou Cinéfilo

 O ator galã Roderick Verden
 E o vento levará
Não sou muito fã de atores tidos como grandes intérpretes, cheios de glamour, que muitas mulheres suspiram; exemplos:  Paul Newman, Robert Redford, Steve MacQueen, James Dean e muitos atores do cenário atual. Antigamente , eu não ia com a cara do Marlon Brando, porém, no final dos anos 70, passei a simpatizar com ele, devido sua irreverência, um ator que falava o que pensava, não achava que cinema é arte, assumia que pedia um absurdo, uma grana super alta, para atuar em filmes, por poucos minutos, como em "Superman"(não vi esse); disse que jamais iria pra cama com Jane Fonda(ele vivia a criticando) e com Jimmy Carter, então presidente dos Estados Unidos(ele não gostava do homem-rs).Não gosto das Joan Crawford, Marlene Dietrich; gosto, mas nem tanto de Marilyn Monroe.

Gosto mais dos chamados de canastrões: Errol Flynn, Tyrone Power, Rock Hudson, Victor Mature. Gosto também do Stewart Granger. Richard Burton era ótimo. Elizabeth Taylor era maravilhosa. Gosto muito das Ava Gardner, Hedy Lammar, Susan Hayward, Claudia Cardinale e de um punhado de atrizes desconhecidas(confiram no meu outro blog). A obscura Barbara Shelley é minha atriz predileta(trabalha muito bem!).

Detesto filmes de guerra. Não gosto, entre muitos gêneros, de bang-bang, no entanto, vi um, simplesmente por Price estar presente, que adorei, "Mais Morto do que Vivo": um filme dramático, realista, que nos comove, principalmente pelo final trágico. Assisti a uns poucos documentários, quando eu estava com mania de comunista(rs). O pior estilo de filme, pra mim, é o de lutas marciais.

Os últimos filmes que vi foram uns 10, baixados na iternet, todos de terror, há uns três anos atrás. Há menos de um ano, revi, aqui na telinha do pc, "Os Vampiros Amantes", com a inesquecível Ingrid Pitt.
A última vez que fui ao cinema foi no final de 1992, ver um filme pornô, com a Veronica Hart no papel principal. Será que um dia vou voltar a entrar num cinema, ouvindo aquelas músicas aconchegantes, antes da tela aparecer, vivendo aquele clima gostoso, que é melhor ainda quando estamos acompanhado de alguém muito especial?

Na juventude, pretensioso como eu era, pensei em ser ator. Hoje, eu não queria ser de forma alguma. É uma vida muito sofrida, cansativa, e o preço da fama é bem caro! Alguns atores não recusam papéis, como o saudoso Milton Moraes. Outros recusam.
Mesmo gostando de comédias, não me agradaria ser comediante, já que parte do público confunde as coisas, pensando que somos palhaços, estamos sempre rindo, toleramos qualquer pilhérias a nosso respeito.
Se fosse pra eu ser um ator, gostaria de ser um astro de filmes de terror, especialista mesmo, embora eu teria que ter a cara e o físico apropriado pra isso, o que não tenho(rs).
E sem essa de dar uma de herói, de macho, eu gostaria de um dublê; me machucar, fraturar membros? É ruim, hein? Interpretar gays? Nem pensar! Como diria o Alberto Roberto-personagem de Chico Anysio- "isso seria muito ruim pra minha imagem".  Me sentiria ridículo se eu fosse um dos protagonistas daquele famoso filme dos cowboys gays, filme que não vi e nem pretendo ver. E falando em não ver, creio que minha humilde e ranzinza pessoa jamais verá "E O Vento Levou", longo demais! Triste demais! É melhor deixar o vento levar...

Meu ator predileto, Vincent Price, se excedeu ao fazer comédias, mormente de 1965 a 1968. Se eu fosse ator não aceitaria interpretar o "Cabeça de Ovo", da série Batman, como Price fez. Era  mais um dos bandidos retardados(rs)  da série, e ficou mais bobo, medroso e ridículo quando entrou em cena a Olga, interpretada por Anne Baxter. Além de tudo, um bocó, dominado pela amada. Repetindo o Alberto Roberto: "isso é muito ruim pra minha imagem".

E o lance de raspar a cabeça, aprender , cursar  certas coisas, como a lutar espadas, fazer um regime pra emagrecer, ou o contrário, engordar, só por causa de interpretar um determinado personagem? E o tempo perdido sendo maquiado...  Não dá pra mim. Namorar ou casar com uma atriz?!  Tá brincando?? Nem com as mais comportadas, que são poucas. Ver minha amada exposta, mostrando as pernas, beijando homens e até mesmo outras mulheres? Tudo pelo amor da arte? Eles não sentem nada, é tudo profissional! Tá bom...

Não é que eu esteja desdenhando a classe, só não gostaria de fazer parte dela. Já ser músico , eu gostaria. Adoraria saber tocar um , ou mais de um, instrumento, compor, arranjar. Não me importaria com sucesso, fama e grana, só mesmo pelo prazer de criar, do dom, um dom que, infelizmente, eu não tive.

"Se existe um principio do bem, também deve existir um principio  do mal, e eu vi o mal, Hollywood, há tempos atrás, era um dos piores lugares da face da Terra"(Vincent Price).

O show já terminou.
The End


6 comentários:

  1. Adorei ler esta saga até mesmo porque são atores de minha época. Agora estou lembrando que não fazem mais filmes de terror como antigamente. como eu gostava de ver filme de terror com meus irmãos e comendo pipoca em cima da cama. A adrenalina a mil e quando um tinha que ir ao banheiro, dois ou tres tinham que ir junto por causa do medo. Hoje em dia os filmes de terror parecem não ter mais graça.

    Abraço e uma boa noite para você!

    ResponderExcluir
  2. eu gosto de clássicos, como Kong Fu, Bonanza...
    Tbm não sou fã de atores brasileiros consagrados como grandes artistas, tipo, chico anisio fernanda montenegro...
    até mesmo o Jo, gosto muito do programa dele inclusive por imitar um quadro de programa americano... eu gosto muito do formato do programa, mas eu gosto do humor que é levado pra ele, porém o proprio jo eu n sou muito fã do mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Iza. Interessante é q eu nunca senti medo de filmes de terror. Vc gosta do trio calafrio, V.Price, C.Lee e Peter Cushing? Tem preferência por algum deles?

    Oi Verdade, tudo bem?

    Nunca gostei do Kung Fu, mas adoro Bonanza, dá até saudade...

    Gosto do Chico Anysio. Gosto muito da Eva Vilma.

    Sobre o Jô Soares, prefiro-o bem mais como comediante do q como apresentador.

    Iza e Verdade Nua, muito obrigado pelos seus comentários.
    Apareçam sempre!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gosto sim e prefiro Christopher Lee.
    Bom dia para você!

    ResponderExcluir
  5. Vc falou em ir a cinema para ver filme pornô. Cara, e nos dias atuais, será que ainda existe alguma sala que tem esse tipo de exibição?! Qdo eu era pequena, lembro que no centro do Rio tinha um monte de "cinema pulgueiro"... taí, vc me deu uma boa ideia para uma postagem!

    ResponderExcluir
  6. Iza, Lee está postado aqui, junto com seu amigo, Peter Cushing. Vc viu? rs

    Ana, não sei te responder, pq estou bem por fora, e tais filmes não fazem mais minha cabeça, mas aqui, em BH, havia sim, a gente chamava "pulguinha". Um deles, não me lembro se o nome era "Candelária" ou "Acaiaca" era repleto de gays. Fui nele poucas vezes. Numa das vezes, tive q mudar de poltrona muitas vezes , por causa do assédio das bichas; na saída, quase dei uma porrada em uma delas. Uma vez, fui com um primo, e ele ficou perplexo: "como tem viado por aqui!". E fui com a minha ex-mulher, uma vez, quando éramos namorados. Tivemos q mudar de poltrona algumas vezes, devido a audácia dos gays; cheguei até a ameaçar agredir. Não voltei mais lá. Não vale à pena.

    Um ótimo final de semana, Iza e Ana! rimou, hein? rs

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.