A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Não Sou Cinéfilo


De fato, no mundo virtual, assim como na vida real, encontramos pessoas que exibem uma cultura, que, na realidade, não possuem. Mas muitos são cultos mesmo, adoram ler, amam literatura.
Já contei minha saga literária, meu pouco interesse em ler livros.
Agora chegou a vez de falar sobre minha saga cinematográfica.rs

No mundo cibernético, me deparei com muitos amantes, conhecedores mesmo, alguns experts, da chamada sétima arte.
E minha humilde pessoa, seria uma admiradora do cinema, conhecedora do assunto?
Creio que não. Espero não ser mal interpretado.

Nas tais infância e adolescência, eu assistia , na TV, filmes estrelados por Tyrone Power, Victor Mature, Maria Montez, Tony Curtis. Quando eu estava com meus 10,11 anos, ia ao matinê, em todos os domingos, dois quarteirões distante da minha casa, onde eram exibidos filmes de vários gêneros: aventura, romance, comédia, bang-bang e até mesmo o terrir, "O Corvo". Eu curtia tudo.

Bem interessante a relação da minha mãe com o cinema. Ela, que tinha preferência pelo meu irmão, por uma de seus netos, e até mesmo por um de nossos papagaios, tudo com muito exagero, não tinha um ator predileto. Ela não suspirava por qualquer galã. Assistia a muitos filmes na TV. Detestava filmes de terror; gostava de filmes românticos e , em especial, de comédias. Impressionante é que ela sabia de cor os nomes de muitos, mas muitos atores, mesmo os pouquíssimos conhecidos.

Meu "ecletismo", no tocante a filmes, terminou quando fui apresentado aos filmes de terror, quando eu tinha 16 anos. Fiquei fanático! Vincent Price, Christopher Lee e Peter Cushing se tornaram meus astros prediletos. Passei a adorar vilões, enterrei os heróis. Vi muitos filmes de terror, tanto na TV, como no cinema.
Mas eu também gostava muito de filmes eróticos e sempre curti muito uma boa comédia, até mesmo as românticas,como as estreladas por Doris Day e Rock Hudson.

Vi "O Exorcista", no cinema, quando de seu lançamento. Gostei, mas não tanto como os filmes de terror anteriores. À partir daí, as películas de terror se tornaram explicítas, com muito exagero e mau gosto, eu penso. Cheguei a assistir alguns, pós- "O Exorcista"; detestei quase todos, acabando por perder o interesse pelos filmes de terror. Mas terror dos anos 60,50, é comigo mesmo!
"Os atuais filmes de terror, de tão explícitos, não dão chance para a imaginação, só me causam naúseas"(Vincent Price).

E como sou maluco e excêntrico, gosto de filmes assim, como"Uma Jovem Tão Bela Como Eu". Assistia bastante a filmes italianos, estrelados por Monica Vitti, Marcelo Mastroiani, Sofia Loren. Gostava deles e achava-os engraçados. O povo italiano é muito exagerado, daí pode suscitar risos.

continua...

7 comentários:

  1. Pois eu não saco nada de cinema, sei que gosto de filmes leves, desenhos animados ou adaptações vindas do mundo dos quadrinho, adorei assistir Thor, quero assisti Harry Potter, o novo filme dos X-man e o novo filme da série Crepúsculo, coisas que os cinéfilos de plantão dizem que não presta, que só são feitos para vender, mas eu não tô nem ai, ser "intelectual doí" e eu não tô nem afim de sentir dor rsrsrsr...

    ResponderExcluir
  2. Eu e o meu "ecletismo" também para filmes... aliás, essa é uma "qualidade" ou "defeito" pra quase tudo em mim!!! kkkkkkk
    Será mal de "geminiana"????? Não esqueço o zodíaco sempre que vou comentar aqui...rsrrsrs
    Sempre gostei de filmes de terror... Procuro um filme que é antigo (antigo mesmo!!! rsrs). Nunca consegui encontrá-lo. Assistia escondida na infância, quando passava, pq não podia assistir "cenas de terror"...kkkkk
    Se chamava "A lua das bruxas". Nem aqui pela net (onde a gente normalmente encontra de tudo), não consigo achar... =/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Todos os filmes q vc citou, Pandora, não vi(rs).
    Essa do "ser intelectual dói e eu não tô nem afim de sentir dor", foi demais! rs

    Oi Simone, e uma coisa q tb estou achando incrível, é a quantidade de geminiano q encontrei na blogosfera...

    Vc me deixou curioso, a respeito desse filme, "A Lua das Bruxas". Vc se lembra os atores do filme? O ano? Se vc souber o título em inglês, aposto q encontrará na net.

    Muito obrigado, Pandora e Simone!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Caraca, não faço idéia dos atores... E do ano??? Também não... Ele passava muito quando eu era pequena (ops! menor...rsrs DIGO: criança!). Caraca, muito tempo depois lançaram o vídeo cassete "2 cabeças"!!! kkkkkkk PQP!!! Desculpe o "palavreado"!!! =) Bem, enfim, eu não lembro de quase nada... a não ser a história mesmo, que se passava "dentro da casa" de um casal de idosos, que recebiam pessoas como numa pousada,algo assim... E eles escolhiam a vítima aleatoriamente para servir aos novos hóspedes no jantar... Lembro da geladeira, que ficava trancada com correntes... isso me "assustava" pacas!!! kkkkkkkkk Enfim, algumas cenas me impressionavam todas as vezes em que eu assistia! E o casal? Acima de qualquer suspeita, com certeza! Um vovôzinho e uma vovózinha!!! =O

    Lendo o comentário da Pandora, eu fico pensando o que leva uma pessoa a ser crítico de cinema...rsrsrs Será desgosto??? Teve uma época que eu ouvia um programa no rádio que tinha o "José Wilker" como crítico. Jesus, em 2 anos quase NUNCA ouvi um elogio sequer a filme algum... nada prestava para ele! Putz! Vai ser chato assim no inferno!!! =( kkkkkkkkkkkkk
    Eu tb não saco nada de cinema, mas tem filmes que adoooro, mesmo a crítica dizendo que são terríveis!!! Os citados pela Pandora, Harry Potter e Crepúsculo eu adorei! Mas os de "heróis" realmente não me impressionam... Até assisto, mas não são filmes que me "agradam". Tipo os filmes de "ação", entende? Panteras, Missão Impossível, Velozes e Furiosos... isso pra mim é "não fede nem cheira". Não pago pra assistir e dificilmente vão me "prender sentada" na frente da TV!!!kkkkkkkk Mas adoooooooro um "desenho" de Walt Disney!!!! =) Isso sem falar nos "clássicos femininos": Uma Linda Mulher, Endless Love (q encheu o saco graças ao SBT), O mistério da libélula, Diário de uma paixão... e o pior é que a gente chora nas mesmas partes, mesmo sabendo de cor e salteado a fala... rsrsrsrs Aff!!! Outro dia, meu filhote mais velho me viu chorando pela "enésima" vez em "Um lugar chamado Notthing Hill". Ele fez aquela cara de espanto, e perguntou: "pq vc está chorando de novo vendo isso?????" kkkkkkkkkkkkk

    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Simone, esse filme de terror não conheço. Deve ser interessante.

    Não sabia dessa faceta do José Wilker. Não sou chegado em críticos, nem um pouco. Uma vez até rasguei uma revista de rock, q eu havia acabado de comprar, de tantas besteiras comentadas.

    Eu gostava muito da série antiga de Missão Impossível. Gosto tb dos desenhos de Walt Disney.
    Não vi o famoso "Uma Linda Mulher"rs.

    Muito obrigado pelo comentário.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu sou um ratinho de filmes e seriados. Qdo não estou fazendo nenhum curso, como agora - por isso estou longe dos blogs - eu consigo ver 8 filmes no final de semana e acompanhar todo tipo de seriado!!
    Não sou chegada à comédia, mas todo o resto eu assisto.
    Não gosto de ficar fazendo análises filosóficas sobre filmes, gosto apenas de me divertir.
    Ah! Eu amo Jonnhy Deep e qualquer coisa que ele faça. Se Souber onde tem um Jonnhy Deep para vender, me diga.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. É, Katia, vc é cinéfila(rs). Os seriados antigos, bem antigos, eu adoro.
    Quanto a vc não ser chegada em comédia, pra mim não é surpresa, pois sempre te achei muito séria(rs). Embora, vc, mesmo com sua seriedade, dizer coisas engraçadas, como isso q acabou de falar sobre o Jonnhy Depp. A LL tb é fã dele. Só o postei aqui, por causa dela. No entanto,há pouco tempo, brigamos por causa dele. Fiquei com ciúmes(rs). Cheguei até a eliminar o post. Não sei se alguém notou, nem se ela notou(rs). Mas, depois voltei com ele de novo(rs).

    Gostei muito do seu comentário, Katia.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.