A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

domingo, 12 de junho de 2011

Meme Literário


A blogueira Keila, proprietária do blog "Atitude do Pensar", sugeriu que eu fizesse um "Meme Literário".

Obrigado por se lembrar de mim, pela consideração.
Creio que no blog já disse coisas a respeito da minha saga literária...
Não somos iguais a nossos pais, a nossos avós, no entanto, em certos pontos, nos parecemos com eles, que passam muita coisa pra gente.
Minha mãe tinha o curso secundário, mas não era chegada em leitura, nem um pouco. Meu pai, pior ainda: só tinha, se não me falha a memória, o antigo curso primário. Era um homem que vivia para o trabalho, mas gostava de ler jornal. Meu único irmão, nem sei explicar como o mesmo conseguiu ser técnico, como conseguia passar de ano, pois seu português é terrível! rs. Ele também não é chegado em leitura.

Quanto a mim, na infância e/ou no começo da adolescência, gostava de ler enciclopédias; lia biografias, coisas assim. Eu não gostava de estudar. Era bom em história, porém, era só o tal "decoreba". Pedro Alvarez Cabral "descobriu" o Brasil, não é?  Mas por qual motivo isso ocorreu? Por que a colonização? Eu não questionava isso, não pensava sobre nada, não estava nem aí!

Por volta dos anos 1983/84, voltei a ler enciclopédias. Aí descobri o marxismo e a psicanálise. Gostava também de filosofia e mitologia-isso desde a adolescência. Passei a comprar livros sobre o marxismo, filosofia e psicanálise. Antes disso, eu já possuía uma livro do Edgar Allan Poe, com alguns de seus contos.
Eu conhecia sua biografia,mas o que me fez comprar um livro dele, foi por  eu ser fã dos filmes de terror, anos 60, dirigidos por Roger Corman, estrelados por Vincent Price, baseados nos seus contos.
Adorei seus contos, suas poesias, mas mesmo Corman não tendo sido muito fiel à obra de Poe, nos seus filmes, ainda prefiro as películas do que os livros.

Me simpatizei muito com o stalinismo, e, até hoje, tenho dois livros escritos por Stalin.Possivelmente, o livro definitivo pra mim foi "O Mundo como Vontade e Representação", do filósofo alemão, Schopenhauer. Ele encerra o livro assim: "O Nada é esse mundo, com todos os seus sóis e galáxias".
Meus contos preferidos de Poe: "A Queda da Casa de Usher" , "Ligéia" e "Leonor".

Essa mania de comprar livros e ler, durou poucos anos. Cheguei até a vender a maioria dos meus livros. O último livro que li foi "Eram Os Deuses Astronautas", em 2000.  De 2001 a 2007 , li, devorava os jornais. Isso já passou também(rs). Nunca li um autor brasileiro. Prefiro ler textos e frases do que ler um livro inteiro. À noite, de luz apagada, escuto música.

No orkut e na blogosfera acabei me tornando um estranho no ninho, diante de tanta gente culta, que ama ler.
E a apatia tem tomado conta de mim...

18 comentários:

  1. kkkkk Só a graça!!! Senhor Verden se anime homem!!! Olhe tem um autor brasileiro que eu sempre que leio me lembro do Senhor, é o Alvares de Azevedo, acho que o senhor lembra que escrevi um post falando sobre ele e citei o senhor... Sempre que pego nesse livro lembro do senhor, se... o senhor quizer e se animar me mande um endereço que envio para o senhor \o/

    ResponderExcluir
  2. Sim, Pandora, lembro sim. Já postei Alvares de Azevedo no blog. Muito, mas muito obrigado pela consideração, mas tenho como lê-lo, por aqui mesmo onde moro, de um modo mais fácil. Porém, apesar de eu não estar trabalhando, não sobra muito tempo para ler livros(rs). Computador é uma coisa de louco, a gente quase não faz nada e fica umas 6 horas na frente do pc, como eu fico. Tenho mais de 2000 discos, e adoro ouví-los. Tenho coisas para fazer em casa, como cozinhar, lavar roupas(moro sozinho), e gosto de dar meus passeios... Entendeu? rs.

    Mais uma vez muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. A internet está tão cheia de gente culta e bem sucedida!!
    Ai, ai...
    Eu estou tão casada dessa gente que se acha mais importante que os outros e vai para a internet se fazer pq na realidade a sua vidinha é tão miserável!
    Não acredite nesses letrados do ctrl+c, ctrl+v!
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu comentário, Katia.

    Bom domingo pra vc também!

    ResponderExcluir
  5. A Kátia está certa. Na internet não há tanta gente culta assim não. Muitos fingem uma cultura que não têm.

    ResponderExcluir
  6. Não me decepcionei, a leitura não encontra-se somente em livros, mas em tudo que olhamos, ouvimos, observamos...
    E com essa coleção de vinil sua, é um universo de conhecimento.
    Ah, e só pra constar, detesto peseudos. Inclusive, pseudos intelectuais...hehe
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Há muita gente "culta" que ama ler mas não consegue entender e tem muita gente que pouco ou quase nada lê, porêm, aprende/entende na prática a arte de viver.. como vês, ser culto ou possuir cultura é questão relativa!Obrigada por gostar tanto de meus versinhos sem pretensão! Grande beijo.. adoro seu apoio!

    ResponderExcluir
  8. Virginia, sou um homem apaixonado, e é bonito ler coisas como vc escreve, e me lembrei dela, a LL, a mulher q tanto amo. Quando nos apaixonamos, eu pelo menos sou assim, esquecemos nossa idade, voltamos a um tempo, q só queremos amar, e isso q quero com a LL, amar, só eu e ela!

    Quanto ao seu último verso, é coisa bem feminina, de mulher, de até adolescente, mas um homem q ama tanto uma mulher como amo a LL, não fica indiferente.
    Somos mais q adolescentes, somos mais q crianças quando nos apaixonamos, o amor é a última esperança. Eu amo a LL!!!!

    ResponderExcluir
  9. eu tbm gostava de ler enciclopédias, gostava muito de mitologia, aliás gosto ainda, mas não leio mais tanto sobre isso como antes, e tenho um costume estranho de ler dicionários!!rsrs
    Acho que já fui mais culta, antes da faculdade eu lia muito, escrevia muito bem e gostava de escrever poemas tbm.Hoje, não tenho mais tanta paciência para escrever e confesso que estou mais "vagal" para ler. Estranho isso, porque geralmente depois que se faz faculdade a pessoa fica mais culta né? Mas depois que terminei, fiquei meio preguiçosa.
    Mas é serio que vc nunca leu um autor brasileiro, nem no colegial nada?
    Ou fazia como eu e pegava resumos na internet? rsrs
    ate mais!

    ResponderExcluir
  10. Entendi que o senhor não gosta de ler!!! rsrsrs.... Só a graça!!!

    Cheros Senhor Verden!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, amigo... é bom saber que existe um amor que é para sempre.. eu, infelizmente, perdi o meu.. hoje, as pessoas para mim, principalmente os homens, vão do esquisito ao caprichoso... melhor manter-me distante destes seres ininteligiveis! :)) Hoje parecem nos amar, respeitar.. chegam a nos colocar num pedestal.. dai dois dias depois, parecem que mal te conhecem.. indiferentes.. frios feito pedras de gelo.. pra onde foi toda a paixão, o carinho, o envolvimento? aconteceu algo comigo assim por estes dias.. eu sou tão legal :)) nem sei o que fiz pra merecer tal tratamento.. bom só um desabafo.. melhor nem saber! Boa noite fique com Deus e sua LL, A amada imortal!

    ResponderExcluir
  12. Denise, eu tb tinha essa mania de ler dicionários. Adoro quando descubro palavras difícies. Talvez um dia eu poste um post só com palavras difícies. Os problemas são q minha memória não está boa e , como mencionei num comentário mais acima, tenho outros afazeres , o q me impede de ler dicionários(rs).

    Sou de outra geração, tenho 55 anos. Na minha época havia o ginásio. Não me lembro dos professores terem mandado a gente ler auto brasileiro. E como eu não gostava de estudar, igualmente não gostava de fazer "trabalhos", inclusive às vezes nem fazia. Parei de estudar por 3 anos no ginásio, só vindo a terminá-lo aos 18 anos, em 1974. Aí em 1984 fiz supletivo, frequentando uma escola, pra matemática e ciência, q abrangia química, biologia e física. Passei raspando em ciência, com a nota 5(e só passei por causa da biologia, acertei 19 questões dessa materéria e 6 de química e física juntas). Fui reprovado em matemática, com nota 4. No ano seguinte, aproveitei q fiquei desempregado e fiz supletivo das outras matérias, mas como auto-didata. Em uns três meses, devorei as apostilas, e passei com notas boas, exceto em matemática, nota 5. Tirei 10 em inglês. Quando fui pegar meu diploma, a secretária me disse q notas boas como as minhas eram raras, perguntando se eu tentaria o vestibular. Mas eu não tinha interesse algum. E quanto mais o tempo foi passando , mais preguiçoso eu fui ficando(rs). Não estudei mais depois disso.

    Grato pelo comentário!

    ResponderExcluir
  13. Ciências é o certo(rs).

    Pandora, usar computador, já é uma forma de leitura, inclusive eu li seu conto. Gostei! Não me lembro se comentei(ah, a idade...rs), mas gostei.
    Mas a verdade é essa mesmo: prefiro ficar diante do pc, ouvir músicas, passear do q ler um livro(rs).

    Virginia, lamento muito. É muito triste mesmo quando acontecem coisas, como acabou de acontecer com vc. Nem tenho palavras; só tenho palavras , pra agradecer a tão gentil comentário. Pode desabafar à vontade.
    Tudo de bom!

    Pandora e Virginia, muito obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  14. Ah, que bom que o senhor leu meu rabisco literario rsrsr... Obrigada Senhor Verden, foi uma honra!

    ResponderExcluir
  15. Não foi rabisco literário(rs),foi bem escrito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Apesar de eu vir de uma família que cultua os livros e tudo o mais não acho legal que as pessoas vivam metidas nos livros.

    Na faculdade foi um horror o que tive que ler de coisas que não gostava. Lá vi professores zumbis por causa dos livros que leram...

    Acho que a experiência de vida de alguém já é um bom livro a ser lido... como estou a ler a sua experiência agora.

    Muitas vezes não consigo compreender aos que vivem a ler livros a dizer que se deve ler livros a parecer que se come livros.

    Ao contrário de voce li muito mais a literatura nacional. Creio que não deva se sentir "um estranho no ninho" por não ter lido livros "aos baldes".

    Pessoas que lêem demais e tudo o que viveram se resume ao que leram são estranhas no ninho para mim.

    Temos algo em comum. Minha formação é em filosofia, mas são os livros de psicanálise os que mais aprecio.

    ResponderExcluir
  17. É, Iza, como dizem, "tudo em excesso, faz mal".

    Hoje, não tenho mais interesse em psicanálise. Inclusive, acho os psicanalistas, no geral, radicais e autoritários.
    Legal vc ter formação filosófica. Eu estou por fora, ultimamente, de filosofia(estou muito relapso-rs). Na verdade, só tive uma pequena noção.

    Muito obrigado pelos seus comentários.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.