A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quinta-feira, 2 de junho de 2011

55 Anos


No último domingo, completei 55 anos de vida. E quando mais vivo, menos compreendo a vida.
É impressionante como um sujeito tão descrente, tão desiludido, que gosta tão pouco da vida, pôde sobreviver tanto!
Desde meus 18 anos já não ia muito na "onda" da vida.
Pessoas como eu, não costumam ter longevidade.

E não é o caso de me achar mais infeliz que os outros, nada disso! Inclusive, com  praticamente todas as pessoas que me contaram pormenores de sua vida, eu pensei: não queria estar na pele delas; vivo melhor do que elas.
E muitos pensam assim de mim, como meu próprio irmão, que, na adolescência, um dia, me disse: "eu não queria ser como você!".

Minha saúde é boa, não posso me queixar. Já tive problemas corpóreos, mas os superei, como acabei de superar uma dor na perna, que me fez mancar e ter muita dificuldade no andar. Não me entrego quando estou doente e luto para me curar.

Com o passar do tempo, penso que acabei me tornando um cínico, mas não brinco com os sentimentos alheios.

A solidão que me incomoda é a acompanhada. Adoro viver só. No meu aniversário, só recebi os parabéns do meu irmão, sua esposa e sua filha, que vieram aqui em casa me cumprimentar. Não estou me queixando, só estou falando.

O conjunto Klaatu tem uma música chamada "A Mais Solitária das Criaturas". A conheci na época do seu lançamento, nos anos 70.  Naquela ocasião, até que a solidão me incomodava, não só a acompanhada, que sempre me aborreceu. A falta de colegas, de amor, o fracasso profissional, tudo isso me deixava amargurado. Minha auto-estima estava baixa, e continuou assim pelos anos 80 a fora.
Na citada música, o autor diz se sentir como a mais solitária das criaturas, mas alguém o responde que existe uma ainda mais solitária do que ela: o vigia de um farol. E existe uma mais solitária ainda que o vigia do farol, eu, Roderick Verden.

Das muitas músicas que já postei por aqui, acho que as que mais me identifico são "Empty Spaces"(Espaços Vazios), do Roger Waters e "Banda da Ilusão"(Alberto Luiz). A primeira mostra uma visão geral que eu tenho do mundo, do comportamento humano. Nossas atitudes são para preencher os espaços vazios, nosso vazio interior, tudo é ilusão e fugaz. No entanto, a grande maioria não concordo com isso, tem fé no seu semelhante, acreditando que dias melhores virão, tecem loas á vida.  A "Banda da Ilusão", já revela meu sentimento pessoal em relação a viver: "eu toco essa amargura atravessada, essa dor desesperada, essa vontade, sem vontade de viver. É a lei da vida, tocar pra não morrer".



Hoje, amo a solidão, colegas não me fazem falta. Há muitos anos que tenho uma visão bem negativa a respeito do amor, o que não me impediu de ter me apaixonado pela LL(vejam o post, "Paradoxo"). As coisas poderiam ser diferentes, mas, infelizmente, não são como queremos, o mundo não é um conto de fadas. Só sinto um pouco falta da minha mãe, a única pessoa que, realmente , me amou.

E não me sinto como um velho, o tempo passa depressa demais!  Só percebo que tenho 55 anos, ao me olhar no espelho: barba branca, cabelos grisalhos, e quando as pessoas me chamam de "senhor".

Sem amigos, sem amor, sem  profissão, sem ambição, sem objetivo. Se quiserem saber mais sobre minha atual situação, leiam o post, "Diógenes de Sinope".
Vazio e apatia me acompanham. E o que eu mais lamento é de não ter tido uma boa profissão, um ganha-pão estável, um trabalho que me desse prazer.

Quanta gente animada, que ama a vida, e morre precocemente, e eu aqui, sem saber aonde ir.
"O que estou fazendo aqui?" "Oh dia, oh vida!"rs

O jeito agora é  "ficar com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar"(Raul Seixas)
"Uma vida sem sentido corre seu curso"(David Gilmour)

Obs.: a música do Moody Blues é uma das minhas prediletas. Pena que não consegui postar um outro vídeo, que possui imagens bem bonitas. Confiram no google.

13 comentários:

  1. Eu não sou muito fã de aniversário, mas mesmo assim, não é o meu, portanto: FELIZ ANIVERSÁRIO ATRASADO!

    ResponderExcluir
  2. SEI BEM O QUE É ISSO, TAMBÉM ANIVERSARIEI NO DOMINGO, E, EMBORA TENHA MENOS IDADE, ISSO NÃO FAZ A MENOR DIFERENÇA.

    TALVEZ A APATIA NÃO SEJA NOSSA, É QUE NÃO RENEGAMOS NOSSA PARTE, MAS A INDIFERENÇA DAS PESSOAS, OU O EXCESSO DE "INTERESSES É QUE NOS LEVA A EXTREMOS.

    SIGNO DE GÊMEOS, SE EU NÃO FOSSE QUERERIA SÊ-LO, SÓ PARA SABER O QUE É A VIDA NO LIMITE ENTRE A MAIS ABSOLUTA LUCIDEZ E A LOUCURA.

    DESCULPE-ME PELAS MAIÚSCULAS, MAS ESTOU COM SÍNDROME DO SENHOR DO SANTUÁRIO DE ATENAS.
    OLHE O JORNAL!


    PARABENS PELOS 5+5=10 ANOS

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  3. Katia, parabéns ou pêsames?rs. Também não sou chegado em aniversário, tanto q só postei sobre depois de ter passado 4 dias, mas 55 anos é muito chão, ainda mais para uma pessoa como eu.rs
    Obrigado, Katia.

    Bem vinda , Meru Sâmi!
    Mais uma, no mundo virtual, q faz aniversário em 29 de maio?rs.
    No meu caso, Meru, a minha falta de interesses, é que pode me levar a extremos. rs

    Síndrome do Santuário de Atenas? Sorry a ignorância, mas não sei de q se trata.

    Obrigado, Meru.
    Apareça sempre!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Gosto desse seus posts desabafos... rs

    Eu me vi muito no seu post, deve ser porque nasci nesse dia. Será que todas as pessoas de 29 de maio tem esse desânimo com a vida? rsrs

    Não é que eu não tenha sonhos, que eu não realize coisas, nem me encante com momentos da vida, mas existe um lado sombrio em mim, que conto pra pouquíssimas pessoas, que é uma vontade de morrer que me persegue, de repente acordo de manhã e acho a vida completamente sem sentido, não entendo o que ainda estou fazendo aqui e não é depressão, nem nada, essa sensação está sempre comigo.

    Aprendi a lidar com tudo isso e a neutralizar um pouco esse sentimento de vazio diante da vida, mas tem épocas que ele fica mais evidente, como essa época agora da minha vida...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Freud falava dessa vontade de morrer, q se chocava com o instinto de viver, no entanto, é raro alguém dizer o q vc disse, Dama. Também tenho essa vontade, não sei se vc já notou?rs

    Porém, comigo costuma a acontecer o contrário q acontece contigo, eu até q acordo de manhã animado. O local em q moro é uma delícia, meu quarto é espaçoso, com duas janelas, as manhãs aqui são aconchegantes; faço minhas necessidades, faço meu café, ligo o computador, mas, rapidamente, o desânimo , o vazio aparece.
    Agora, se eu estivesse trabalhando, certamente, q me despertaria, na manhã, bem pior: ônibus cheio, as mesmas caras, seja na rua ou no local de trabalho e tanto etc a nos incomodar...

    Quem sabe exista outra encarnação, na qual podemos voltar como animais, gostaria de ser um jacaré ou um leão, torcendo para q os humanos não me aprisionem num zoológico ou eu me torne uma atração de circo.

    A Meru, Dama, q comentou aí em cima, nasceu no mesmo dia nosso, e é bem animada, pelo q pude notar(rs). Professora de Dança, seu interesse é só dançar(rs), bem diferente do meu, q sonho com a esterelização da raça humana rs
    Viu, até q tenho meus sonhos? rs
    Grato, Dama!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Lendo os seus comentários e os da Dama fiquei pensando se essa melancolia e vontade de nada não é de quem nasce no fim de maio... Mas, eu não tenho vontade de morrer, morrer agora daria muito trabalho e deixaria minha mãe mal (eu acho), minha vontade geralmente é de sumir, deixar de existir, não ter sido gerada, bem ao estilo filme de ficção cientifica.

    Ah, e a solidão é uma constante, as vezes me sinto culpada, afinal estou sempre tão cercada por pessoas que sempre acho uma temeridade me sentir sozinha.... Mas, o que podemos fazer, só somos o que podemos ser.

    Ah, a velhice, bem, acho que ela é um tipo de estado de espirito, eu por exemplo, já nasci velha, responsavel e chata... Espero apenas ter escolhido a profissão certa.

    Cheros senhor Verden, estava com saudades daqui!

    ResponderExcluir
  7. É, Pandora, vc tb está pra baixo, hein? Sófocles, filósofo grego já chegou a dizer isso: a maior felicidade é nunca ter nascido.

    Não se culpe, eu te compreendo.

    Velhice não é só um estado de espírito, eu penso, as rugas, os cabelos brancos, a perda da memória, o reumatismo e outras tantas limitações que o digam. Mas acho q nasci velho, irresponsável(rs) e chato(rs).

    Felicidades, Pandora, é sempre bom ver vc aqui.

    ResponderExcluir
  8. Mandei um email pra vc.

    Compartilho com vcs desse mesmo sentimento, só que na potência 2, será que ainda tenho salvação?!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, acabei de ler o e-mail. Muito obrigado pela consideração, muito obrigado mesmo!

    Nossa, vc tb está down?rs. Virou moda agora todos estarem pra baixo?

    Felicidades, Ana!
    Vc tem salvação, sim, vc é pura alegria!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Roderick. Que venham muitos anos ainda...

    ResponderExcluir
  11. Eu admiro as pessoas que festejam aniversários e comemoram e tal, mas aqui em casa temos um comportamento diferente com relação a aniversários. Uma vez em que não queria fazer o almoço disse ao marido: é meu aniversário! e ele falou: grande coisa! Para as pessoas comuns isso seria uma ofensa mas para nós foi divertido pois não cultuamos datas.

    Tenho 45 anos e pertinho de fazer 46. Neste tempo de vida. Como já falei antes, não é só voce que está só. todos que estamos acompanhados sabemos, lá no fundo, que caminhamos sós. Essa caminhada não significa que as pessoas não nos amem, elas apenas amam da forma como podem amar, não significa que não temos amigos, pois o sentimento de amizade é nato no ser humano e pode se expressar em qualquer esquina da vida, mas o caminhar é só.
    Eu que experimentei estar em um estado psicólogo onde nem minha mãe que é uma das pessoas que mais amo compreendeu o que eu estava passando sei bem o que é o vazio de estar sozinho, mesmo tendo milhares a minha volta.

    E posso sair livremente escolhendo amigos aqui e ali. Guardando os bons amigos no coração

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Sobre aniversário, se tiver curiosidade, leia meu post sobre isso.

    "O mundo é um lugar solitário". Somos solitários.

    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.