A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Menina Triste, Menina Linda, Menina Feia



De antemão, esclareço que este post não é endereçado a qualquer pessoa.

Havia em Belo Horizonte, uma rádio chamada Atalaia, que era disparada a campeã de audiência. Sua programação era exclusivamente musical. O esquema era o seguinte: tocava uma música, e no final dizia o nome do intérprete e da canção, depois havia um pequeno comercial. Das 16 às 19 hs., a rádio tocava músicas solicitados pelos ouvintes, através de cartas.

Menina Triste, Menina Linda e Menina Feia tocavam bem na Atalaia, sendo que a segunda fez um enorme sucesso.

Menina Triste foi gravada pelo Paulo Sérgio. Certamente que muitos que curtem MPB ou outros estilos mais refinados, detestarão tanto a melodia como a letra, porém, penso que a letra bate com o sentimento feminino: qual mulher, que, ao menos uma vez na vida, não se sentiu uma menina triste, não querendo um ombro masculino que a confortasse, que a entendesse? Essa canção é cantada com paixão pelo Paulo, que era chamado de 'ídolo das meninas', no seus bons tempos; e , possivelmente, muitas meninas, na época suspiraram por ele, queriam estar em seus braços.

Menina Linda foi gravada pelo conjunto Renato e Seus Blue Caps. É uma versão de uma música dos Beatles, a famosa "You Should Know Better"( o conjunto era especialista em gravar versões dos 4 fabs). A melodia é alegre, a letra idem, e bem banal, eu penso.

Menina Feia também é uma gravação do Renato e Seus Blue Caps, composta pelo competente Renato Barros. Sem dúvidas, a mais polêmica das 'meninas'. A melodia tem um andamento lentro, é romântica.
A música era muito pedida na tal "Solicitação dos Ouvintes", da Rádio Atalaia.
Sempre pensei muito sobre isso: será que os que a solicitavam, dedicando-as à determinadas garotas, não estariam fazendo uma pilhéria, um deboche? Mesmo a mulher tendo consciência de não ser bonita, creio que não gostaria desse tipo de homenagem, não?

Menina Triste(Carlos Roberto)

Menina dos olhos tristes, olhe para mim
Não deixe que a tristeza lhe maltrate assim
Você vive a chorar por alguém que não quis lhe amar
Menina, dê um sorriso e vamos cantar
Canta, menina triste, esqueça a tristeza
Pense no amor que existe e no valor que tem
Você, menina triste, que vive a chorar
Esqueça a dor que existe e vamos cantar

Menina Linda

"Ah! Deixa essa boneca, faça-me o favor
Deixe isso tudo e vem brincar de amor
De amor, hei hei hei de amor
Oh! Meu bem
Lembre que existe por ai alguém
Que tão sozinho, vive sem ninguém
Sem ninguém, sem ninguém
Menina linda eu te adoro
Menina pura como a flor
Sua boneca vai quebrar
Mas viverá o nosso amor
Oh! Meu bem
Deixa essa boneca, faça-me o favor
Deixe isso tudo e vem brincar de amor
De amor, hei hei hei de amor
Oh! Meu bem
Lembre que existe por ai alguém
Em
Que tão sozinho, vive sem ninguém
Sem ninguém, sem ninguém
Menina linda eu te adoro
Menina pura como a flor
Sua boneca vai quebrar
Mas viverá o nosso amor"

Menina Feia(Renato Barros)

Menina feia que mora
Na mesma rua que eu
Com ela ninguém namora
Sozinha sempre  viveu
Menina feia
Não chore assim
Você é feia pra eles
Mas é a mais linda menina pra mim
Linda pra mim
Menina feia, um dia
Será linda como outra qualquer
Basta entender que eu lhe adoro
E que o meu coração só lher quer
Menina feia
Não chore assim
Você é feia pra eles
E é a mais linda menina pra mim
Linda pra mim
Menina feia
Não chore assim
Você é feia pra eles
E é a mais linda menina pra mim
Linda pra mim
Vivo sonhando com o dia
Feliz que será lhe encontrar
Poder dizer que te amo
E o meu amor lhe entregar


2 comentários:

  1. Olá querido geminiano...rsrs
    Ohw, eu gostei da "feia e da triste". A "linda" é mesmo banal... e sem graça... a melodia "animada" também não ajuda muito. rsrsrs
    Mas a "feia" eu não acho que era pedida por deboche não... porque tem uma melodia "gostosa"...e no fundo, mulheres são de "fases". Um dia nos sentimos "lindas e poderosas" de chinelo, jeans e camiseta. Na semana seguinte, estamos realmente "deslumbrantes" num tubinho preto com salto poderoso...rs cabelos esvoaçantes, lindéééérrimas, mas se estivermos nos "sentindo" feias, nada muda isso... é inexplicável... rsrs coisa de "mulherzinha"!!! kkkkkk E vou te dizer, TODAS temos esses dias, mesmo aquelas que dizem: 'eu não. Me amo e me sinto ótima como sou' rsrsrs Essas então, podes crer... de noite "desabafam" com o próprio travesseiro!!! Esse sim é "fiel escudeiro" e guarda segredos como ninguém!!! rs E nesses dias, nessas "fases": "hoje estou horrorosa, não fala comigo..." é justamente o dia em que a gente dá meia dúzia de foras em todo mundo... e ao homem que está ao nosso lado em especial...rsrsrs mas tudo o que a gente mais quer (EXATAMENTE nessas horas e mesmo quando a gente diz que não!!!!) é alguém dizendo justamente o que a letra diz... rsrsrsrsrs
    Acho que por isso deveriam ser muito pedidas. E deveriam "agradar" sim as ouvintes! =) Porque é como eu já disse, TODA mulher tem seuS momentoS de se sentir "feia" (mesmo visivelmente não o sendo!).
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Simone,

    Muito interessante o seu comentário. Também concordo q as mulheres são assim mesmo, porém não acredito q seja esse o motivo da música ser muito solicitada. Conheço pessoas de boa aparência, q namoram ou são casadas com outras feias(de ambos os sexos). Algumas gostam mesmo da sua companheira(o), havendo até os q reconhecem q seu amor não é uma pessoa bonita, mas não dizem isso pra pessoa, por mais francos q sejam.
    Vamos supor q o homem tome um soro da verdade e diga para a mulher: "vc é feia pra eles, mas é mais linda menina pra mim", creio q ele levará pelo menos um tapa na cara, não?rs
    Outra coisa: no começo da música, o autor já diz q ninguém quer namorar com ela, então...

    Continuo achando q foi deboche, mas sua opinião, sempre agradável, foi bem válida, me surpreendeu até. Espero q outras pessoas tb opinem.

    Muito obrigado, Simone!

    Apareça mais!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.