A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

sábado, 23 de abril de 2011

Amor, Ciúme, Amizade... Mundo Virtual



 Tá olhando o que? Criança tb tem crise existencial, tem momentos de tristeza!!!

É possível que este post seja bem apropriado para um dia como hoje, sexta-feira da paixão. Bem, mas não sou cristão, e, felizmente, o dia hoje está bonito, ensolarado, o velho gordo sol não está tão quente, o clima está gostoso.

Espero que eu não seja mal interpretado, e estou aberto aos debates. Se não concordarem comigo, digam, mas não me esculhambem, por favor.rs

Posso estar sendo repetitivo, no entanto, entre os navegantes do blog, há os que podem não ter lido sobre o que vou dissertar agora. Bem, chega de delongas, não? Vamos ao assunto.

Quando postei "Reminiscências da Minha Última e Maior Paixão", dois blogueiros opinaram, sendo que um disse que mesmo não crendo no amor, teve esperança de mudar de opinião, devido o que eu disse no meu texto; o outro blogueiro disse acreditar que o amor seja possível.
Criei tal texto, quando estava a procurar umas fotos na minha página de e-mail, acabei, entre muitos e-mails, me deparando com dois, que eu havia enviado para a minha amada, há tempos.
Naquele momento, como tem acontecido com frequência, eu não estava nada bem, sentimentalmente falando, mas ainda havia uma pequena chama de esperança, e como os dois textos foram escritos com muita sinceridade, carinho e amor, achei melhor postá-los. Cinco dias depois do post, tudo piorou bem mais ainda. E nem sei dizer ao certo se a chama se apagou de vez, a chama do amor.

Dizem que todo mundo tem ciúme, uns mais, bem mais, outros menos. Falam que quem ama , tem que ser pelo menos um pouco ciúmento. Será? A falta de ciúme, creio que pode deixar a pessoa amada insegura e desconfiada que não é amada pela outra.
Ciúme , a meu ver, engendra possessividade, desconfiança da pessoa amada, falta de confiança em si próprio, egoísmo, insegurança. Mas, poxa, eu, particularmente, não quero dividir a mulher que amo com ninguém. A possessividade faz parte: ela é minha, eu sou dela! Evidente que temos nossa individualidade, no entanto, se há uma vida a dois, nossa liberdade não será mais a mesma como era, quando vivíamos sós, mesmo o casal não morando juntos, o que eu acho que até facilita a relação.

Eu, como todos que acompanham o blog devem saber, sou muito ciúmento, muito mesmo!!!

E se antes do advento do mundo cibernético, os relacionamentos amorosos já eram bem complicados, fidelidade  e lealdade já beiravam a extinção, agora tudo fica muito pior do que no passado.
Tenho uma namorada ou esposa, ela trabalha numa firma, eu em outra. Não conheço seus colegas de serviço, nem ela conhece os meus. Caso estudarmos, estudando em colégios diferentes, claro que não conheceríamos os colegas um do outro. O contato meu com a minha amada seria dentro do nosso lar, caso morássemos juntos, ou nos finais de semana, por exemplo, se morássemos em casas diferentes. Neste último caso, aí que  não dá mesmo para saber como a pessoa amada se comporta com  outrem.
No mundo virtual, já não é assim. Mesmo interagindo com uma pessoa de outro país, o ciúme pode acontecer, o ciúme de um, e o desejo de outro, desejo por uma pessoa que está bem distante geograficamente, mas está perto , diante de uma tela de computador.
Sei de casos de casais ciumentos , que ambos não suportam os amigos dos outros. Vou explicar melhor: João detesta os amigos da sua namorada, Maria, e ela detesta as amigas de João. Devido  isso, "O Mostro de Olhos Verdes"(o ciume) sempre está presente, ajudando a minar o relacionamento, a adoecer o amor.
Mas existem os que não esquentam a cabeça, seguros de si, alguns até bem egocêntricos. Se você não esquenta a mente, melhor para você, não?  E não seria que essa falta de preocupação, pudesse ser também falta de amor?
Qual seria a melhor solução para um casal que se gosta, mas ambos bem ciúmentos, que navegam pelo mundo virtual?  Não interagirem mais?  Não olharem mais os orkuts, facebooks e blogs do outro?
Se o relacionamento é aberto, aí tudo bem, mas não sendo a coisa se complica e muito!
Outra solução, seria a separação? Não mais termos compromisso, apenas ficar?

Bem, eu já estou muito usado(rs), com mais de 50 anos de vida, não tenho mais certas ilusões, aliás, impera em mim desilusões. Essa turbulenta paixão virtual, a qual eu fui vítima, foi totalmente inusitada, pra mim. Pelo que me conheço, não mais me apaixonarei. Porém, independentemente de idade, vamos supor que eu tivesse meus 20 anos, estaria cheio de vida, mais animado, mas não gostaria de namorar, só de ficar; apesar de não adiantar a gente dizer: não vou namorar, não vou me apaixonar, pois tais coisas acontecem, mesmo sem nosso consentimento(rs), mas creio que meus namoros seriam bem infelizes, fugazes... com a grande contribuição do mundo virtual.

Outra inconveniência do mundo virtual, em casos amorosos: o casal apaixonado ser de cidades, estados diferentes. Nem precisa explicar os motivos, que são muitos, certo?

Mas minha humilde pessoa não é ínfeliz apenas no jogo e no amor, o mesmo pode-se dizer com respeito a amizade. Há 17 anos que não tenho amigo pessoal. Fiquei por anos dizendo: amizade é uma coisa que dura , no máximo duas semanas. Ao descobrir o mundo virtual, voltei a crer em amizade, isso há uns três anos atrás. No entanto, as frustrações pipocaram, ainda restando duas amigas, que fizeram parte do meu rol orkutiano, e se comunicam comigo, através de e-mails, seguem meus blogs(uma delas, comenta neles). Ah, ainda existe a LL, que foi uma ex-amiga , que se tornou amor(rs), porém,como de praxe, estamos afastados de novo, e não sei como tudo terminará. Já contei alguns pormenores, aqui no blog, sobre minhas frustrações com amigos virtuais. E , depois desse malogro, afirmo com toda convicção que amizade virtual é bem pior que a pessoal. Então, se amizades pessoais costumam durar duas semanas, amizade virtual dura somente uma semana(e olha que estou sendo bem bonzinho-rs).
Quero deixar bem claro, que amizades são bem-vindas. Talvez até me falte habilidade, é possível que eu não saiba administrá-las; quem sabe exijo muito das pessoas? O que sei responder é que não nasci mesmo para ter amigos, com algumas exceções, lógico. Nasci para viver só. Algumas pessoas são assim mesmo: boas, mas só enquanto  não estreitamos os laços com elas.

E, de dentro da caverna, em que moro, continuo a achar quase impossível homem e mulher serem amigos, a não ser havendo um repulsão física entre eles recíproca.
Pode até haver amizade entre pessoas de sexo diferente, mas sem laços mais estreitos. O mundo virtual também estreita os laços de amizade, o que ajuda muito a estremecer, até mesmo terminar com romances. Acaba virando bagunça; todos corremos o risco de sermos infiéis, volúveis.
Continuo a pensar, apesar das mudanças dos tempos, que o homem é mais safado que a mulher.
As mulheres, como não confiam uma nas outras, não se entendem, competem umas com as outras, preferem, muitas vezes, uma amizade masculina. Algumas dão uma de boba, como se acreditassem realmente que o amigo nutre uma amizade pura por ela, que a respeita, sendo que o interesse do homem é outro, mesmo que seja inconscientemente. Outras gostam de provocar...

No mundo pessoal, já fui testemunha disso, muitas vezes. Vou dar um exemplo, simples, que deve ter ocorrido com outras pessoas, e aconteceu comigo.
Eu frequentava um determinado lugar, brincava muito com uma moça. Nosso contato, era só neste local. Papo, brincadeira... notei que ela começou a se interessar por mim. Eu não a achava atraente, apesar dela ser simpática e gente boa. Ela era uma garota séria. Então, eu ,com muito cuidado para não machucá-la, a cortei.  Acabou que passamos a conversar menos , brincar menos ainda... A última vez que a vi, foi no centro da cidade; ela estava com um namorado; me cumprimentou, me apresentou a ele.

É complicado, esse negócio de relacionamento!  Como sempre digo: todo cuidado é pouco!

OBS.: Novamente, bati o recorde em prolixidade. rs


10 comentários:

  1. Roderick, é super difícil dizer o que acho realmente e não ter medo de te ferir de alguma forma. Até porque o que conheço de você é o que leio aqui e uma pessoa é muito mais que um blog. Tem muito mais sentimento e potencialidades envolvidas que não percebemos atráves dos posts apenas.

    Eu sei que sou uma pessoa nada possessiva e ciumenta. Então para lidar com alguém assim é muito difícil para mim. A pessoa me ganha na liberdade e não vou ser infiel porque estou livre. Infidelidade está no caráter da pessoa, se ela é, não adianta prender, ela vai dar um jeito de dar uma escapada. Por pensar assim é que deixo os homens livres. Sei que posso ter perdido muitos relacionamentos meus por conta de deixá-los livres, mas por outro lado se não ficaram, é porque não tinham que ficar... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Entendo seu ponto de vista, Dama, mas pode até ser ignorância da minha parte, mas sou bem ciumento e possessivo, mesmo,e no mundo cibernético creio q fica mais complicado tudo ainda,como eu disse no post.
    Não gosto de ver minha amada paparicada, mesmo ela sendo fiel e não correspondendo os paparicos. Acho q tudo virou bagunça mesmo e q instituições como o casamento, nem vou dizer bem o casamento, no cartório, na igreja, digo os relacionamentos, está tudo falido, tudo fugaz, tudo mecânico, sem graça, não monótonos, pois onde há turbulência, tormento, não existe monotonia. A falta de graça seria pela falta de amor, pelo fato de estarmos todos iguais, por mais q proclamam q ninguém é igual, e, da fato, não somos, mas quanto mais eu vivo, menos acredito no amor. Não sei se me fiz entender. rs

    Muito obrigado pelo comentário.

    Uma ótima noite pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Cada dia fica mais complicado a vida a dois. Deve ser por isso que as pessoas ficam cada vez menos tempo casadas.
    Se relacionar com alguém tb é difícil. Tenho uma amiga linda que está sozinha há 12 anos!
    Difícil.

    ResponderExcluir
  4. Oi Katia, como vc está? Espero q esteja bem.
    Concordo com o q vc disse.

    Tudo de bom!
    Grato pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Uau! Sou uma felizarda mesmo. Aos 38 anos estou prestes a completar 14 anos de casada! Temos uma diferença de 22 anos, mas isso é só um mero detalhe. Ok, nem sempre é um mar de rosas, afinal somos humanos e cheios de manias. A diferença é que existe amor e respeito.
    Nunca acreditei em "um amor e uma cabana", até pq isso não sustenta nada, a não ser alguns dias de sexo selvagem, mas aí depois a ficha cai e não é todo mundo que segura a onda!
    Mas é como dizem por aí, "toda a forma de amar vale a pena"... eu só acredito nisso aí, até a pág.02.

    ResponderExcluir
  6. Ah, então nasceu em 1973. rs

    Amor, respeito,compreensão, aí dá pra levar.

    ResponderExcluir
  7. Nasci em 72!
    Sem ciúmes e neuras, aí sim dá pra levar!

    ResponderExcluir
  8. É, havia me esquecido q vc é do signo de escorpião, portanto nasceu no final de ano, novembro ou dezembro.

    Não sei se vc leu o texto. Bem, acho q quem é muito ciumento não deveria acompanhar, ficar no rol orkutiano da pessoa amada e nem ler comentários feitos nos blogs, tanto da pessoa amada como dos outros. Creio q essa é a mulher política, já q é comum a pessoa muito ciumenta enxergar o q não existe, com isso ela sofre e aborrece a pessoa amada.

    ResponderExcluir
  9. Já tive momentos de ciúmes, com alguns namorados mais do que outros.
    Quando namorei o Raul - meu melhor amigo -, eu tinha a auto estima lá no chão e achava ele o máximo. O admirava muito e, portanto me sentia lixo perto dele. Sucessivamente, morria de insegurança e ciúmes.
    Com meu ex, no início não gostava tanto e após um tempo tornou-se o homem que mais amei, mas brigavamos muito e ele raramente me elogiava - é um cara fechado em alguns aspectos. E isso me deixava mal...
    Namorei a distância, e adorei...no meu caso, contribuia para o aumento do sentimento...

    ResponderExcluir
  10. Oi Keila. Tá sumida! Penso q o q vc disse faz sentido. Veja bem: com um, vc se sentia inferior; com o outro, havia muita briga e ele era seco. Pode-se dizer q todas essas coisas aconteceram com quase todos q já tiveram namorados.
    Acho q diferença de idade, status, cultura e até mesmo disparidade na aparência, podem contribuir para malograr os relacionamentos.

    Quanto a vc dizer q namorou à distância e adorou, será q vale à pena?
    Vc pode explicar isso pra mim? rs

    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.