A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quarta-feira, 16 de março de 2011

Demolição



Uma das coisas que me deixa mais revoltado no mundo virtual, é a deletação, a atitude de deletar, de excluir arquivos, blogs, e-mails, orkuts. E isso é praxe tanto de usuários como dos próprios sites.

Recentemente, um dos meus e-mails, que eu usava muito pouco, foi excluído, devido eu ter ficado mais de 90 dias sem usá-lo. Consegui reativá-lo, no entanto, não houve como recuperar meus e-mails antigos- tudo excluído, tudo perdido...

No Orkut, houve uma época que quando excluíamos nosso perfil, o que tínhamos postado continuava no site, sem o nosso nome, como anônimo, mas permanecia. Posteriormente, mudaram o esquema: excluído seu perfil, tudo que você postou também se apaga. E a maioria dos que fazem parte do Orkut, não está nem aí, excluem seus perfis, sem dó; alguns até são proprietários de comunidade. Muitos dos que permanecem nas comunidades, têm muito trabalho de repostar os tópicos antigos, que foram deletados, devido a exclusão de um perfil de uma pessoa.

Nos blogs acontece a mesma coisa.  Há pouco tempo, ótimo blog "Terza Lima" deixou de existir. Seus dois proprietários avisaram que não mais iriam continuar com o blog. Eu e, pelo menos, mais uma pessoa sugerimos que o blog fosse desativado, mas não excluído, para que os navegantes pudessem ter acesso a um recanto repleto de belos textos. No entanto, optaram por destruir um belo local para uma prazerosa leitura.

Por mais que os praticantes de exclusões tenham seus motivos, eu não me conformo de modo algum com tais  atitudes. "Ah, o blog é meu, o perfil orkutiano é meu, faço dele o que quero!".  Não concordo, atitudes assim demonstram falta de amor á cultura, à história. Eu curto registros. Não há como guardar palavras verbais, a não ser se as gravamos com um gravador ou em nossa memória. Mas o que se escreve podemos guardar, armazenar, o que acho bem sadio e sensato.
Acredito que eu não seja o único que gosta de ler e reler posts e tópicos antigos. Porém, quando os demolidores de perfis e/ou de blogs praticam seu ato impensado, egoísta e pq não dizer comodista, os que são amantes de uma boa leitura perdem.

O primeiro blog em que comecei a fazer comentários, no começo de 2007, focava filmes tipo B, principalmente de terror e fotos de atrizes nuas.  Seu proprietário parou de postar há mais de um ano, disse adeus, desativou os comentários... No entanto, ele não excluiu o blog, e tudo contido nele permanece intacto, para o deleite nosso.  Infelizmente, esse mesmo sujeito não se comportou desta maneira, no tocante ao Orkut, excluiu seu perfil, sem dó, com isso mais da metade dos tópicos criado por ele em sua comunidade foram excluídos- tudo perdido...

Ora, não estou mais no Orkut, e não precisei excluir meu perfil, apenas o desativei, não é trabalhoso fazer isso. Portanto, tudo que postei continua lá . No lugar do meu nome, coloquei uma letra. Roderick Verden não existe mais no Orkut, mas o que ele postou permanece lá.

Então, vc que não se importa de excluir seu perfil ou seu blog, quando acabas de ler um livro, joga-o fora? Não gosta de reler? Mesmo no famigerado orkut, encontramos vida inteligente  e postagens interessantes, mesmo sendo poucas, encontramos.

Todos nós seremos excluídos um dia na vida, mas devido a isso, teríamos que nos matar antes que a natureza nos mate?  Se a casa não mais nos serve, ela não poderia ser útil a outros?

11 comentários:

  1. No começo desse ano, a google excluiu, ou bloqueou o meu perfil. Deu um trabalhão, pois perdi tudo: Orkut, Blogger, Picasa, tudo!
    Depois de uma série de ameaças eles me devolveram tudo como estava.
    Não entendi o que aconteceu, mas eles disseram que fui denunciada por tentativa de spam ou algo do gênero!
    Deve ter sida a ex louca do meu irmão que deve ter tirado um mês para ficar me denunciando todos os dias!
    Mas me devolveram tudo sem nem mesmo um pedido de desculpas, achei um absurdo!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Katia. Há pouco tempo, acho q eu e vc nem tínhamos contato, o googler excluiu minha conta, com isso perdi meus dois blogs. Mandei umas 3 mensagens pra eles, perguntando o motivo e explicando q não desrespeitei nenhuma regra. 48 hs depois , tudo voltou ao normal. Eles me mandaram um e-mail, se desculpando, mas não falaram o motivo, aliás, não li direito o e-mail, digitado em inglês.

    Em agosto de 2008, meu perfil orkutiano foi excluído. Fiquei apavorado e revoltado, sem entender nada. E naquela época eu curtia muito Orkut, estava entusiasmado com os 'amigos', com as minhas comunidades... E foram meus 'amigos' q revelaram o motivo da exclusão: eu colocava fotos de mulheres com nu frontal. Ao menos três dos meus 'amigos' sabiam q isso poderia causar a exclusão(eu não sabia), e não me avisaram.

    Acho tudo isso um absurdo, seu caso, então, Kátia, nem se fala. Eles deveriam averiguar as denúncias antes de tomar essa drástica decisão.
    Dá pra desanimar...

    ResponderExcluir
  3. Pode ser impressão minha. Mas acho que as pessoas mais imaturas, que não se encontraram, que não formaram sua personalidade em bases mais sólidas são que que ficam fazendo perfis e deletanto, criando blog e deletando. Acho que isso denota que a pessoa está em busca de algo que ainda não encontrou.

    Não sou modelo de equilíbrio para ninguém, mas acho que já sei meu lugar nesse mundão. Então tudo meu na internet, segue como na vida. Umas horas utilizo, noutras ficam ali paradinhas, porque não estão incomodando ninguém.

    Mas tem um blog meu na internet que queria muito que fosse destruído pelo dono lá do site... rs... É de uma fase chata da minha vida, nada daquilo que está escrito lá tem a ver comigo, parece outra pessoa... rs... Aquele eu queria que sumisse, mas esqueci a senha e não consigo mais entrar... eheheh

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Dama, agora vc me deixou muito curioso, não dá pra revelar o nome do blog(rs). Não publico, se vc me revelar.rs

    Grato pelo comentário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Mas de jeito nenhum, jamais mandariam alguém para aquele blog... ahahah... Sentiria uma vergonha extrema. De vez em quando entro lá para ver se aquela porcaria sumiu... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Que pena!rs. Mas suspeito q vc deveria estar bem apaixonado por um cara e inundou o blog com juras de amor(rs). Possivelmente o blog era cheio de florzinhas, coisas assim.rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Temos a mania de poder. De posse. Portanto, ao criar um blog, orkut, e afins, além de nos representar, estamos dizendo: é meu. Sendo assim, quando cansamos, simplesmente o excluimos. Posso estar enganada, mas pode estar relacionada a essa era do efêmero. Tudo é passageiro...
    Confesso, já exclui orkut; hoje me arrependo. Porém, exclui por ter ficado viciada, e não por enjoar.
    Bju,
    K.

    ResponderExcluir
  8. Durante o tempo que tive o blog, fui muito apaixonada por um cara, numa relação difícil, mas não cheguei a fazer blog com florzinhas todo guti guti... ehehe... Meu estilo foi sempre ácido e objetivo... rs

    Naquela época meus textos eram deprimidos, eu me sentia muito carente. Quando releio os posts, mal me reconheço, por isso não gosto do blog.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. rs. Adivinhei em parte, então(rs), Dama.

    Era do efêmero, boa colocação, Keila!rs

    Grato pelos comentários, Dama e Keila.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Também concordo que os blogs, mesmo depois de deixarem de ser atualizados, continuem no "ar" para que outras pessoas possam conhecer e até mesmo para dar um tempo para que o dono descanse, mude de ideia e quem sabe até volte a atualizar o mesmo.

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, Gilberto! Vc anda sumido. Fiz uma pequena homenagem pra vc, no post, "Se Eu Pudesse". Vc viu? rs

    Tenho outro blog, beldadesdocinema.blogspot.com. Postei a Cher, há pouco tempo. Se tiver curiosidade, dê uma olhada.

    Grato pelo comentário.

    Apareça mais!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.