A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Álvares de Azevedo(dois poemas)

Dois poemas de Álvares de Azevedo, que acabei de conhecer e gostei muito.  "A Minha desgraça", então, tem muito a ver comigo.


Se Eu Morresse Amanhã (Álvares Azevedo)

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã,
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
Que sol! que céu azul! que doce n’alva
Acorda ti natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!

Minha Desgraça (Álvares de Azevedo)

Minha desgraça não é ser poeta,
Nem na terra de amor não ter um eco,
E meu anjo de Deus, o meu planeta
Tratar-me como trata-se um boneco...
Não é andar de cotovelos rotos,
Ter duro como pedra o travesseiro...
Eu sei... O mundo é um lodaçal perdido
Cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro...
Minha desgraça, ó cândida donzela,
O que faz que o meu peito blasfema,
É ter para escrever todo um poema
E não ter um vintém para uma vela.

4 comentários:

  1. Bela escolha, embora poemas de uma tristeza enorme, uma bela escolha... as vezes é bom saber que não estamos sozinhos nas nossas dores e a poesia é um alento para esses momentos tristes.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vinda, Salete!

    Grato pelo comentário e por seguir meu blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou fã do Alvares desde a adolescencia, apesar de não ter um gosto pelo macabro... Gosto da intensidade que percebo na escrita dele, da paixão que há nas palavras.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.