A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

E a Bela Morella Se Foi...






















A vida vive a nos surpreender. Há dias que tenho pensado em postar sobre Leona Gage. E, hoje, que resolvi por em prática meu intento, descobri que ela faleceu, de parada cardíaca, aos 71 anos, no começo deste mês.

Acredito que ninguém, ou quase  ninguém, que frequenta o blog, sabe de quem se trata.
Conheci Leona Gage ao ver o filme "Muralhas do Pavor"(Tales of Terror-1962), dirigido por Roger Corman, baseado em contos do genial Edgar Allan Poe. Leona participou do episódio "Morella", ela era a própria personagem. O que mais me impressionou nela foram seus grandes e expressivos, por que não dizer sinistros, olhos claros.

Há poucos anos, quando eu nem pensava em usar computador, me deparei com uma matéria em um jornal, paulista ou carioca, não me lembro mais ao certo, no qual contava facetas da obscura atriz. Fiquei surpreso! Leona foi Miss EUA , em 1957. Porém, rapidamente, perdeu a coroa, pois tinha 18 anos, era casada duas vezes e mãe de dois filhos. O concurso exigia que as candidatas tivessem 21 anos e não fossem casadas e sem filhos, lógico.

A bela morena clara foi showgirl, se tornou atriz, participando de apenas 5 filmes. Ao todo se casou 6 vezes. Teve cinco filhos, mas perdeu a guarda deles.  Abusou das drogas, tentou o suicídio e foi acusada de abuso de crianças(creio que foi por maltratar os filhos). Fracassou em tudo. De consolo, se orgulhava pelos filhos terem sido bem sucedidos profissionalmente.

O título , que eu tinha intenção de colocar, neste post, era "Nó em Pingo D'Água", no entanto, não foi devido à sua morte que mudei de idéia, foi porque, por mais que ela tenho cometido seus erros, pode ter sido vítima também de homens inescrupulosos, manipuladores. Seu primeiro casamento foi quando ela contava com apenas 14 anos, e foi anulado uma ou duas semanas depois...

É a vida!  É a morte!
http://www.imdb.com/name/nm0300825/

8 comentários:

  1. Boa tarde meu amigo, como vai?

    Eu realmente não conhecia tal esplendorosa atriz, e, como bem vejo, ela foi figura ímpar nas páginas do cinema, mesmo tendo participado somente em 5 filmes. Não poderia ter protagonizado melhor, do que naqueles baseados nos contos do grandioso Poe!

    Vou ver se baixo um de seus filmes, pois, já que alertou-nos sobre "seus claros olhos", e eu, um amante de olhos; vejo que ela tem algo cativante (de acordo com as fotos as quais postou em seu blog), encantador, profundo e por que não, arrebatador?

    Realmente, como você bem enfatizou ao final da matéria, ela pode ter sido sim vítima de homens manipuladores, já que iniciou precocemente sua carreira como artista e principalmente como mãe! Sua vida não deve ter sido nada fácil, muito pelo contrário, os traumas podem tê-la feito sim envolver-se com drogas, maltratar seus filhos, etc!!

    Vítima de um sistema artístico, muitas vezes defasado pelo poder machista ou até "marxista"...

    Grande abraço fraternal...
    E valeu pela dica neste post!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!! Não conhecia nada sobre essa atriz, até vir aqui ver seu blog. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. M., sou meio especialista em conhecer atrizes desconhecidas(rs).
    Beijão

    Anjo,

    Filme de terror mesmo q a Leona participou foi só o "Muralhas do Pavor". Creio q ela estrelou o "O Grito da Borboleta", mas o filme não foi um sucesso.

    Caso vc não saiba, vou te dar uns toques sobre o "Muralhas do Pavor". O filme é dividido em três episódios: "Morella", "O Gato"(baseado no O Gato Preto e no Barril de Amontilado) e "O Caso do Sr. Waldemar". O q eu mais gostei foi do "Morella"(creio q sou o único mortal q gostei mais dessa história-rs), mas há um porém, "Morella" é a parte mais curta, q dura de 15 a no máximo 20 minutos. Já a história do Gato é bem maior, o q achei desproporcional. Ainda assim, "Muralhas do Pavor" é uma ótima pedida, mais um clássico do terror.

    Vc usou o termo 'marxista', no sentido de ser muito rígido, é isso? rs

    Valeu, gente, grato pelos simpáticos comentários!

    ResponderExcluir
  4. Hum...adoro "O Barril Amontilado" e principalmente o "Gato Preto"..são duas obras sensacionais que aprecio em demasia, as quais li com muito ardor!

    Vou procurar "Muralhas do Pavor", sim...

    Ah, e quanto ao termo "marxista", exatamente, no sentido de ser rígido, possessivo; ególatra!

    Agradecido pela dicas!


    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Também não conhecia essa atriz. Fico muito impressionada com seu conhecimento de música, de cinema, sobre livros. Vc é um maluquinho muito interessante... rs. Gostei daquela cantora, a Sonja. Uma mulher muito interessante, bonita mesmo.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  6. Vc está me superestimando, querida Lua Nova. Meu conhecimento é muito limitado, em livros então...

    Legal q vc gostou da Sonja.

    Quer dizer q sou um 'maluquinho'? rs E interessante? rs

    Grato pelo comentário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Puxa é sempre bom conhecermos coisas novas, vidas novas, quer dizer, a vida parece-me que se repete sempre ... nas angústias, tragédias, que coisa foi a vida dessa moça ... É somos muito frágeis! Beijo Roderick e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  8. Triste e trágico, Lua!
    Isso mesmo, por mais forte q uma determinada pessoa possa aparentar, ainda assim, ela é muito frágil... todos somos!
    Um ótimo final de semana pra vc tb!
    Beijos

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.