A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

domingo, 20 de junho de 2010

A Morte


"A vida é insuportável, mas a morte não é nada agradável"(Provérbio russo)

A maioria concorda com o provérbio russo, no tocante a morte, mas discorda com respeito a vida, que mesmo com todos os seus revezes, vale à pena. Pois eu concordo plenamente com o ditado. A vida tem seus bons momentos, mas, no geral, é um fardo.
Minha misantropia sempre foi tamanha, que quando eu trabalhava e morava com a minha família, tinha mais ânsias de morrer. Hoje, desocupado e morando sozinho, sinto mais 'amor' pela vida.  Há quem diga não temer a morte. Alguns radicais, amantes contumazes da vida-donos da verdade- afirmam que todo ser humano tem medo de morrer. Acredito, sim, que uns poucos não temem a morte.
No meu caso, tenho um pouco de medo.  O que nos prende à vida é o instinto.  Muitas vezes, quando estamos bem pra baixo, até mesmo pensando em morrer, no entanto, nos defendemos de um perigo, lutando para preservar nossa (pífia) existência, mesmo tendo conhecimento que um dia morreremos.  No suicida, apesar de cada caso ser um caso, o desejo de morrer é maior que o instinto de vida(óbvio, não?).  O homem é o único animal que sabe que um dia vai morrer, daí a angústia(outra obviedade). O  'nada' me assusta um pouco, coisas do instinto, não?  Acho mais provável, nada existir além-túmulo. E caso existir, boa coisa não nos espera do 'outro lado'. E se for como todas as religiões dizem, é preferível nada existir além.  Somos matéria; o mundo é químico; vivemos em função da matéria. Bem, então eu morro, aí apareço em outra dimensão, tendo ciência que fui Roderick Verden, residi num planeta chamado Terra.  Ora, mesmo um solitário e pouco amante da vida como eu, sentirá uma enorme tristeza, sentirá deslocado numa dimensão totalmente desconhecida, ficará como uma criança desamparada, sentindo falta das coisas  e pessoas terrenas. Ou nessa dimensão, nessa nova vida, haveria prazeres desconhecidos?  Sobre a reencarnação, tremo até de pensar: imaginem, voltar a ser criança, adolescente, adulto, velho(se a morte não chegar antes), sofrimentos, desenganos...
É igualmente desolador não sabermos quando e de que iremos morrer. Sei, se soubéssemos, por exemplo, que morreríamos queimados e bem jovens, seria um terror. Não obstante, é terrível não saber o que o destino nos reserva.  Paradoxo, é a condição humana.


Morte bem terrível também, é a de um sentimento.  Amigos e amores morrem em nossa vida.  O amigo de hoje, pode ser o inimigo de amanhã.  Perdas de amizades e amores acontecem de supetão ou gradualmente. Sendo gradual, há um 'conformismo'; de supetão é mais frustrante.  Contudo, é triste constatar que tal pessoa, que nos foi tão cara, que nos identificamos, que tínhamos afinidade, ou não era bem como imaginávamos que fosse, ou se afastou sem motivo aparente, ou devido  não ter gostado do nosso comportamento.
Creio que a morte de um sentimento oriundo do mundo virtual, é mais difícil de se esquecer, de se conformar, a ferida custa a cicatrizar.
Ontém, eu morri mais uma vez. Hoje, continuo morto. Vamos ver como vai ser de agora em diante.

A morte de um sentimento


Ronaldo Silva



A morte de um sentimento

Começa por uma lágrima que de tristeza cai no

Rosto e rola ate os lábios muitas vezes trêmulos...

A morte desse sentimento ocorre quando tudo que

Um dia brilhou se tornou somente

Dor e tristeza...

A morte do sentimento começa na tristeza e termina

no sepultamento do pensamento

Não se pensa

Não há desejo

Não se tem alegria

Não se tem a menor vontade de nada

Tudo que se quer é distancia

Sossego, embora a tristeza insista mais que devia.

Inevitável...

A morte já aconteceu

E a partir daí nada mais importa

Anda se sem rumo

Come se por comer...

Dorme se para esquecer os dias que outrora foram de extrema

Alegria... e inacreditável sonhos...Anda por andar

A morte desse sentimento

Traz um luto infindável ao pensamento

Esse luto parece não querer ter fim...

o estômago vira e revira

não há fome

só se tem vontade de deixar de existir

e ai a pergunta?

Porque eu?

Porque você fez isso comigo?

Porque?

Enfim, acabo de enterrar esse sentimento para sempre

E jaz aqui um coração despedaçado...

Fim...acabou!!!

2 comentários:

  1. A morte é um mal necessário, pois se todos fossem imortais, a Terra já não teria mais espaço para tantas pessoas vivas. Fico imaginando, e se todas as pessoas desde o tempo da Antiguidade estivessem vivas, imagina que sufoco, o mundo com tanta gente?
    A idéia de morte assusta as pessoas justamente por nao sabermos o que acontece, pois temos medo do desconhecido.Enquanto a morte não chega, o melhor é tentar aproveitar a vida, pois tem coisa chata, mas tem coisa boa na vida tbm.
    E no fundo, ninguém iria aguentar viver para sempre.

    ResponderExcluir
  2. Eu preferiria que não houvesse morte e nem houvesse mais vida, gente nascendo.
    Denise, até eu que sou um negativista de marca maior, tanho meu instinto de vida. Eu não quereria morrer, só não concordo com a vida que levamos. Viver para sempre, com tranquilidade, com estabilidade, vale à pena, eu penso, mas nesse mundo, não temos isso.

    O nasce e morre é um porre, e a falta de espaço, a maldade humana, acaba voltando igual ou pior do que os tempos da caverna.

    Repito, eu gostaria de viver para sempre, mas não num mundo como esse.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.