A vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche). A vida é um erro, mas a música atenua este erro(O Caveira)

Isso, abaixo, seria a vida após a morte?

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Baudelaire(Poemas)

A Uma Passante

A rua, em torno, era ensurdecedora vaia.


Toda de luto, alta e sutil, dor majestosa,

Uma mulher passou, com sua mão vaidosa

Erguendo e balançando a barra alva da saia;



Pernas de estátua, era fidalga, ágil e fina.

Eu bebia, como um basbaque extravagante,

No tempestuoso céu do seu olhar distante,

A doçura que encanta e o prazer que assassina.

Brilho... e a noite depois! - Fugitiva beldade


De um olhar que me fez nascer segunda vez,

Não mais te hei de rever senão na eternidade?



Longe daquí! tarde demais! nunca talvez!

Pois não sabes de mim, não sei que fim levaste,

Tu que eu teria amado, ó tu que o adivinhaste!

 
x________________________x
 
Hino à Beleza
 
Vens do fundo do céu ou do abismo, ó sublime


Beleza? Teu olhar, que é divino e infernal,

Verte confusamente o benefício e o crime,

E por isso se diz que do vinho és rival.



Em teus olhos reténs uma aurora e um ocaso;

Tens mais perfumes que uma noite tempestuosa;

Teus beijos são um filtro e tua boca um vaso

Que tornam fraco o herói e a criança corajosa.



Sobes do abismo negro ou despencas de um astro?

O Destino servil te segue como um cão;

Semeias a desgraça e o prazer no teu rastro;

Governas tudo e vais sem dar satisfação.



Calcando mortos vais, Beleza, entre remoques;

No teu tesoiro o Horror é uma jóia atraente,

E o Assassínio, entre os teus mais preciosos berloques,

Sobre o teu volume real dança amorosamente.



A mariposa voando ao teu encontro ó vela,

"Bendito este clarão!" diz antes que sucumba.

O namorado arfante enleando a sua bela

Parece um moribundo acariciando a tumba.



Que tu venhas do céu ou do inferno, que importa,

Beleza! monstro horrendo e ingênuo! se de ti

Vêm o olhar, o sorriso, os pés, que abrem a porta

De um Infinito que amo e jamais conheci?



De Satã ou de Deus, que importa? Anjo ou Sereia,

Se és capaz de tornar, - fada aos olhos leves,

Ritmo, perfume, luz! - a vida menos feia,

Menos triste o universo e os instantes mais breves?


x__________x

Eu Te Amo Como
Eu te amo como se ama a abóbada noturna,


Ó taça de tristeza, ó grande taciturna,

E mais ainda te adoro quando mais te ausentas

E quanto mais pareces, no ermo que ornamentas,

Multiplicar irônica as celestes léguas

Que me separam das imensidões sem tréguas.



Ao assalto me lanço e agito-me na liça,

Como um coro de vermes junto a uma carniça,

E adoro, ó fera desumana e pertinaz,

Até essa algidez que mais bela te faz!

x_______________x

As Flores da Mal




A QUE ESTÁ SEMPRE ALEGRE



Teu ar, teu gesto, tua fronte

São belos qual bela paisagem;

O riso brinca em tua imagem

Qual vento fresco no horizonte.



A mágoa que te roça os passos

Sucumbe à tua mocidade,

À tua flama, à claridade

Dos teus ombros e dos teus braços.



As fulgurantes, vivas cores

De tua vestes indiscretas

Lançam no espírito dos poetas

A imagem de um balé de flores.



Tais vestes loucas são o emblema

De teu espírito travesso;

Ó louca por quem enlouqueço,

Te odeio e te amo, eis meu dilema!



Certa vez, num belo jardim,

Ao arrastar minha atonia,

Senti, como cruel ironia,

O sol erguer-se contra mim;



E humilhado pela beleza

Da primavera ébria de cor,

Ali castiguei numa flor

A insolência da Natureza.



Assim eu quisera uma noite,

Quando a hora da volúpia soa,

Às frondes de tua pessoa

Subir, tendo à mão um açoite,



Punir-te a carne embevecida,

Magoar o teu peito perdoado

E abrir em teu flanco assustado

Uma larga e funda ferida,



E, como êxtase supremo,

Por entre esses lábios frementes,

Mais deslumbrantes, mais ridentes,

Infundir-te, irmã, meu veneno!
 

2 comentários:

  1. Lindos poemas de Baudelaire.

    Adorei o blog! Já estou te seguindo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário e por seguir meu humilde blog, mas vc não respondeu à pergunta q fiz, já q tenho dúvidas do nome da tal diva.
    Abraço

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.